Medicina e Saúde
Depressão no ambiente de trabalho: como detectar e minimizar os casos dentro da empresa?
Publicado
25/11/2020 - 12:38
Considerada como o mal do século, a depressão, apesar de silenciosa, é muito grave e necessita de muita atenção.
Mas como detectar colaboradores com depressão?
- Queda brusca na produtividade;
- Insatisfação exagerada;
- Cansaço fora do normal;
- Picos de irritabilidade, agressividade ou alegria excessivas;
- Ausência de motivação, reclusão, introspecção e tristeza.
Em uma perspectiva sociocultural, a depressão é compreendida, além de um distúrbio orgânico (hormônios), e assim pode ser expressão de uma inadaptação social ou de um pedido de socorro. Na sociedade atual existe uma legitimação da doença por meio do uso da medicação que perpassa o senso comum e torna-se presente na conduta dos profissionais de saúde. A medicação legitima o sofrimento, contribuindo para a aceitação social de que o depressivo não é louco, nem vagabundo ou fraco de caráter, mas doente e que precisa de ajuda médica.
Claro que tanto os gestores quanto o RH não são especialistas em saúde mental para dar um veredicto, mas como conhecem bem o colaborador fica mais fácil notar as mudanças acima.
A questão é delicada e criar um ambiente que seja saudável e minimize a depressão é um desafio sério que precisa ser encarado de frente. Um elemento importante para ter um bom local de trabalho é o desenvolvimento de estratégias e políticas internas.
Um relatório acadêmico da União Europeia sugere que as intervenções devem ter uma abordagem em três vertentes:
- Proteger a saúde mental reduzindo os fatores de risco relacionados ao trabalho;
- Promover a saúde mental desenvolvendo os aspectos positivos do trabalho e os pontos fortes dos colaboradores;
- Abordar os problemas de saúde mental independentemente da causa.
Com base nos fatores é possível citar algumas etapas para a criação de um local de trabalho saudável, incluindo:
- Conscientizar as lideranças sobre a importância de ter um ambiente de trabalho sadio, desenvolvendo junto com o time de RH um plano estratégico e tático para promover uma melhor saúde mental para diferentes colaboradores;
- Compreender as oportunidades e necessidades individuais, ajudando a desenvolver melhores políticas para a saúde mental no local de trabalho;
- Implementar e aplicar políticas e práticas de saúde e segurança, incluindo a identificação do sofrimento;
- Envolver os colaboradores na tomada de decisões, transmitindo sensação de controle e participação. Ter práticas organizacionais que apoiam um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional;
- Desenvolver programas de desenvolvimento de carreira, reconhecendo e recompensando a contribuição dos funcionários;
- Criar rituais de gestão de pessoas, onde o líder abre espaço para se falar de assuntos como este; e
- Desenvolver nos colaboradores uma segurança psicológica para que tenham coragem de falar sobre suas vulnerabilidades.
O mundo corporativo é muito competitivo e focado somente em resultados, e assuntos de cunho emocional não possuem espaço no dia a dia e não são bem-vindos quando mencionados. As intervenções de saúde mental devem ser realizadas como parte de uma estratégia integrada de saúde e bem-estar que cobre a prevenção, identificação precoce, apoio e reabilitação.
Os serviços ou profissionais de saúde ocupacional podem apoiar a sua organização na implementação dessas intervenções, mas se eles não estiverem disponíveis as mudanças descritas acima precisarão ter ainda mais importância na proteção e promoção da saúde mental.
A chave para o sucesso é envolver as partes interessadas em todos os níveis ao fornecer proteção, promoção e intervenções de apoio.
Sabemos que no final do mês o que conta é meta batida e a perenidade do negócio, mas o trabalho é para ser desafiador e não sofrido. O assunto é sério e não pode ser ignorado!

Medicina e Saúde
ES receberá 35.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca na manhã deste domingo
Publicado
23/01/2021 - 18:00
Ao todo, serão distribuídas duas milhões de doses no Brasil. Alguns estados receberão as doses ainda neste sábado
O Espírito Santo irá receber 35.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca na manhã deste domingo (24). O carregamento deve chegar por volta de 9h40 em um voo da companhia aérea Latam. Ao todo, serão distribuídas duas milhões de doses no Brasil. Alguns estados receberão as doses ainda neste sábado.
Vindas da Índia, as vacinas chegaram ao país na noite da última sexta-feira (22) na base aérea anexa ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. As doses compradas pelo governo brasileiro do Instituto Serum, da Índia, passaram por um processo de análise para checagem de segurança e etiquetadas em português, que continuou na parte da manhã deste sábado (23).
Elas foram desenvolvidas pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica britânica AstraZeneca e precisam ser conservadas sob temperatura entre 2ºC e 8ºC.
Primeiros vacinados
O infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Estevão Portela, será o primeiro a receber a vacina. Também receberá a vacina a médica pneumologista do Centro de Referência Professor Helio Fraga, da Fiocruz, Margareth Dalcolmo. Ambos têm atuado na linha de frente da assistência a pacientes de Covid-19 desde o início da pandemia.
Medicina e Saúde
Vacinados contra a covid-19 no ES não tiveram efeitos colaterais, diz subsecretário de Saúde
Publicado
22/01/2021 - 11:54
Ele destacou que o Espírito Santo vive uma estabilidade tanto na taxa de contágio quanto na ocupação de leitos de UTI há algumas semanas
Mais de 5 mil capixabas já foram imunizados contra o novo coronavírus. As primeiras 101 mil doses da vacina CoronaVac chegaram ao Espírito Santo na segunda-feira (18) e começaram a ser distribuídas para os municípios na terça (19). Segundo subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o balanço desta primeira etapa, até o momento, é positiva.
Reblin relatou que ainda não foi registrada nenhuma situação de efeito colateral com a vacina, que está sendo aplicada, prioritariamente, em idosos que vivem em asilos, profissionais da área da saúde que trabalham diretamente com pacientes infectados e em indígenas aldeados. “Tudo tem transcorrido de forma absolutamente tranquila em todas as cidades do Estado. Segundo nossos registros, até o início da tarde de quinta, tínhamos um pouco mais de 5 mil pessoas vacinadas”, contabiliza.
Ele acredita que, com a liberação de um sistema online de registro feito pelo Ministério da Saúde, esse número pode ser maior já que atualmente a contabilidade é manual e naturalmente demora a atualização mais frequente.
O subsecret´ário vê com esperança a chegada de dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, vindas da Índia, e que devem ser entregues ainda nesta sexta-feira no Brasil. Ele afirma que o diálogo com o Ministério da Saúde é constante. “As vacinas vindas da Índia irão para a Fiocruz e serão distribuídas para os Estados. Nós estamos aguardando qual será a quantidade destinada a cada Estado e quais os grupos que serão definidos para receber esta vacina”, informou, lembrando que o Ministério pode ser que modifique o público-alvo das vacinas nessa fase.
O Espírito Santo, no momento, vive um quadro de estabilidade em relação à pandemia de covid-19. Com uma ocupação de leitos de UTI em 77%, o subsecretário acredita que não haverá mudança significativa no mapa de risco a ser apresentado no final da tarde desta sexta. “Nós temos alguma estabilidade nas internações há algumas semanas e continuamos monitorando, diariamente, esta situação. Se houver necessidade de ampliarmos os leitos de UTI, nós faremos essa ampliação para que a nossa taxa de ocupação não ultrapasse a faixa de 80%”, afirmou.
Pacientes de Manaus
Os 36 pacientes vindos de Manaus (AM) chegaram na noite de ontem ao Espírito Santo. Eles tiveram que ser transferidos a vários Estados devido ao sistema de saúde colapsado do Amazonas e da crise da falta de oxigênio. “Infelizmente, em Manaus, pacientes em enfermaria já precisavam de um cuidado mais intensivo. Eles foram avaliados ao chegar aqui. Alguns foram para UTI, foram entubados pois o quadro assim o exigia e outros permaneceram em leitos de enfermaria”, finalizou.

Jovem deixa lesbianismo e se entrega a Jesus durante louvor: “Ele restaurou tudo em mim”

Projeto reivindica auxílio emergencial de R$ 600 até abril

Homem morre e sete pessoas ficam feridas em grave acidente na BR-101

ES receberá 35.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca na manhã deste domingo

Fiocruz finaliza análise de segurança e libera doses para distribuição
São Mateus


São Mateus: Qualificar ES abre 60 vagas em retorno de cursos presenciais
O ano de 2021 começou com boas oportunidades para quem deseja se qualificar gratuitamente. O Programa Qualificar ES, desenvolvido pela...


Visitas suspensas nas unidades prisionais de São Mateus
A Secretaria da Justiça (Sejus) suspendeu as visitas sociais nas unidades prisionais de São Mateus, considerando o 40º Mapa de Risco...


Governador oficializa início do funcionamento do SAMU 192 na região norte
O Governo do Estado oficializou, nesta quarta-feira (20), o início do funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU...
Política e Governo


Governo amplia mais 30 leitos para atendimento à Covid-19 no sul do Estado
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, nesta sexta-feira (22), a disponibilização de mais 30 leitos adultos exclusivos ao...


Novo Terminal de Itaparica é entregue à população nesta sexta-feira (22)
O Governo do Estado entregou à população, nesta sexta-feira (22), o novo Terminal Urbano de Itaparica, em Vila Velha. Foram...


Governador Casagrande inaugura obras de infraestrutura em Ibatiba
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesta sexta-feira (21), no município de Ibatiba para a inauguração e o acompanhamento...
Segurança


Adolescente é baleado e, antes de morrer, vai à igreja pedir perdão
Ao perceber que o jovem havia morrido, alguns fiéis rezaram por ele e por seus familiares Um adolescente, de 16...


Justiça nega pedido de liberdade para acusado de assassinar ex-governador Gerson Camata
A magistrada responsável pelo julgamento do pedido alegou que não há fatos novos que possam justificar a liberdade do réu...


Operação Estado Presente resulta em sete prisões no sul do Estado
Na última quarta-feira (20), forças de segurança deflagraram a Operação Estado Presente, no sul do Estado. Polícias Civil (PCES) e...
Camisa 10


UFC 257 esta noite tem retorno de McGregor e três brasileiros em ação
Evento na Ilha da Luta, em Abu Dhabi, contará com um público de duas mil pessoas e uma versão “paz...


Final da Libertadores: decreto do Governo autoriza até 10% da capacidade do Maracanã
O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou decreto, nesta sexta-feira, autorizando a realização da final da Copa Libertadores,...


Flamengo bate o Palmeiras, cola no Inter e acirra ainda mais o Brasileirão
Rubro-Negro domina ações e vence confronto direto pelas primeiras posições do Brasileirão. Time agora é o 3º colocado O sonho...
Mais Lidas da Semana
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
Moda e Beleza02/05/2020 - 14:01
Famosas que estão deixando o cabelo grisalho na quarentena
-
São Mateus09/01/2020 - 12:06
Pré-candidatos começam a se preparar para as eleições e novos nomes estão se apresentando ao eleitorado
-
Moda e Beleza21/04/2020 - 17:12
Rolinho de Jade – O que é, como funciona, benefícios e como usar