conecte-se conosco


São Mateus

Deputado Freitas reivindica e governo libera 10 médicos para regularizar atendimento 24 horas na UPA de São Mateus

Publicado

Líder do governador Renato Casagrande na Assembleia Legislativa, o Deputado Freitas reivindicou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e conseguiu a contratação de 10 médicos para regularizar o atendimento 24 horas na UPA de São Mateus.

A implantação já ocorre a partir desta sexta-feira (20/12).
O deputado explicou que já havia feito um pedido e aguardava liberação de 10 vínculos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e reforço também do atendimento no Hospital Roberto Silvares; e foi atendido.

A definição saiu em reunião de Freitas, no início da noite quarta-feira (18/12), com o secretário estadual de Saúde em exercício Gleikson Santos (Kim), e o subsecretário de Estado da Assistência em Saúde, Fabiano Ribeiro dos Santos: “Imediatamente foram liberados os vínculos que foram pedidos. E, a partir de amanhã, nós temos dois médicos no plantão dia e noite na UPA, 365 dias por ano”.

A decisão elimina, de vez, o problema de atendimento médico na UPA de São Mateus, desafogando também o Hospital Roberto Silvares. “A UPA está e continuará sob a gestão do Estado e, agora com a nossa iniciativa, terá dez médicos no plantão de pronto atendimento 24 horas por dia, durante o ano todo”, comemorou o deputado.

Freitas acrescenta que, agora, é preciso que o Município cumpra o dever quanto à atenção primária, disponibilizando o atendimento médico nas unidades de saúde.
“A nossa parte [do Governo do Estado] está sendo feita. Nós estamos preocupados com o atendimento e buscamos intensamente que a Secretaria Estadual de Saúde permitisse que nós pudéssemos contratar e liberou esses 10 contratos de médicos para a UPA de São Mateus”, salientou o líder do governo, frisando agradecimentos ao governador Renato Casagrande, secretário de saúde Nézio Fernandes, secretário de saúde em exercício Gleikson Barbosa dos Santos (Kim) e ao subsecretário Fabiano Ribeiro.

Leia mais:  São Mateus e Nova Venécia passam a ter ponto de recarga para veículos elétricos
publicidade

São Mateus

Bairro Seac recebe nova Unidade de Saúde

Publicado

O Prefeito Daniel Santana, o Vereador Cristiano Balanga o Secretário de Saúde e demais autoridades inauguraram na sexta-feira (05) a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro SEAC, que recebeu o nome de Almerinda Santos de Freitas.

A homenagem à srª. Almerinda (in memorian) foi fruto do clamor dos moradores que a reconhece como baluarte no desenvolvimento do bairro e como exemplo de vida e dedicação à causa do outro.

A ESF irá realizar diversos atendimentos que facilitará a vida dos moradores do SEAC e de bairros vizinhos, melhorando, assim, a qualidade de vida das pessoas.

Ainda, a pedido do vereador Cristiano Balanga, o prefeito Daniel confirmou que a Unidade contará com uma ambulância de apoio em seu horário de atendimento à população.

O vereador Cristiano Balanga destacou que a unidade de saúde é uma de tantas outras obras que solicitou ao prefeito para o bairro, como por exemplo, a construção do esgoto e ativação da estação de tratamento.

Leia mais:  São Mateus permanece em risco alto para a covid-19. Confira o novo Mapa de Risco!
Continue lendo

São Mateus

Fixação da foz do rio Cricaré melhora a qualidade da água em São Mateus, diz Freitas

Publicado

“O abastecimento de água potável das regiões de São Mateus foi prejudicado. Por isso esse projeto que estamos apresentando, de fixação da foz do rio Cricaré, é extremamente importante. A economia da região também vem registrando queda. Outro exemplo são as embarcações de grande porte como as de petróleo, madeira e pesca, que atracavam no local e tiveram que passar a usar outros portos da redondeza. A economia pesqueira também sofreu um abalo muito forte, prejudicando muitas famílias que vivem da pescaria, principalmente em Conceição da Barra e São Mateus”, ponderou o deputado estadual Freitas (PSB), autor do projeto.

Visualização da imagem

O rio Cricaré, segundo o parlamentar, vem sofrendo com o assoreamento já há muitos anos, o que tornou a sua foz totalmente inavegável. Além disso, foi constatado também que a maré alta faz com que a água do mar chegue até o local de capitação de água potável do rio e o resultado disso é uma água salinizada saindo das torneiras das casas em São Mateus.

Freitas convidou várias lideranças das regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo para explicar o projeto de fixação da foz do rio Cricaré e em seguida fizeram uma expedição pelo rio. O evento aconteceu na manhã de sábado (dia 27), saindo do Espaço Náutico do Zeca, que fica na Estrada Meleiras.

O parlamentar, que organizou a expedição, falou sobre o projeto no qual já vem trabalhando na busca de parcerias para que ele seja executado e proporcione melhorias de vida, conforto e segurança para os moradores da região.

Foram convidadas e estiveram presentes várias lideranças do Norte e Noroeste do Estado, entre elas subsecretários de Estado, prefeitos, vereadores, diretores e técnicos da Cesan e da Saae, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, pescadores, lideranças comunitárias e religiosas, além de empresários e comerciantes. Após a exposição do projeto, o grupo se dividiu em vários barcos e seguiu rio abaixo até o encontro dele com o mar, em Conceição da Barra.

A bacia do rio São Mateus, também conhecido no município por rio Cricaré, possui aproximadamente 103.351 km². Banha dez municípios nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, desaguando no oceano Atlântico, no município de Conceição da Barra.

O Cricaré tem como principais afluentes os rios Cotaxé, também conhecido como Braço Norte do Rio São Mateus, Preto, Mingal da Vovó, Panela Velha e Pirapococa. Além disso, o rio Cricaré tem uma característica quase única de possuir um defluente: o rio Mariricu.

Leia mais:  Cassio é o pré-candidato do PP para disputar a Prefeitura de São Mateus
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana