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DER-ES faz manutenção e monitoramento de estradas e pontes do Estado

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O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) está com suas equipes em campo fazendo a manutenção preventiva e o monitoramento das rodovias e pontes em locais que necessitam de maior atenção devido às chuvas que caem sobre o Estado.

Os segmentos em obras e situação de risco, são:

– ES-391 – Trecho de Conceição do Muqui x Mimoso do Sul. Atualmente o trecho passa por obras de contenções e implantação de pontes e diversos locais. Também apresenta erosões de bordo com interdição em meia pista, todos os locais encontram-se devidamente sinalizados.

– ES-391 – Trecho Mimoso do Sul x Entr. BR-101. Trecho encontra-se em obras de contenção e em fase avançada de conclusão com equipe e equipamentos em atividade. Todos os locais encontram-se devidamente sinalizados.

– ES-177 – Trecho Jerônimo Monteiro x Muqui. O trecho permanece com interdição na região da Serra da Aliança. Encontram-se no local equipes e equipamentos trabalhando na execução dos serviços. O local encontra-se devidamente sinalizado.

– ES-379 – Trecho Entr. BR-262 x Irupi x Iúna. Atualmente o trecho passa por obras de reabilitação e melhorias, como diversos locais de contenção e terraplenagem, com equipes e equipamentos transitando nos segmentos em obras e todos os locais encontram-se devidamente sinalizados.

– ES-185 – Trecho Iúna x Ibitirama (km 33 e km 60). Obras pontuais de contenção em tráfego em meia pista, com equipes e equipamentos transitando nos segmentos da obra, os locais encontram-se devidamente sinalizados.

– ES-475 – Trecho Castelo x Fazenda da Prata. Atualmente o trecho passa por obras de implantação e melhorias, como diversos locais de terraplenagem e implantação de ponte, com equipes e equipamentos transitando nos segmentos em obras, todos os locais encontram-se devidamente sinalizados.

– ES-166 – Trecho Venda Nova do Imigrante x Castelo. Atualmente o trecho passa por obras de reabilitação e melhorias, com equipes e equipamentos transitando nos segmentos em obra, todos os locais encontram-se devidamente sinalizados.

Os segmentos em manutenção e conservação, são:

Serviços: execução de operação tapa-buraco, (remendos e obturações com Concreto Betuminoso Usinado à Quente – CBUQ)

– ES-177: (trecho): Entr. BR-393 (Muqui) – Entr. ES-391 (Mimoso do Sul);

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– ES-391: (trecho): Conceição do Muqui – Entr. ES-177 (Mimoso do Sul);

– ES-391: (trecho): Entr. ES-177 – Entr. BR-101;

– ES-489: (trecho): Entr. ES-289 (Atílio Vivácqua) – Entr. BR-393 (Cachoeiro);

– ES-490: (trecho): Entr. BR-101 (Safra) – Entr. ES-060 (Marataízes);

Serviços: execução de roçada, capina e limpeza de dispositivos de drenagem, acostamento, sinalização vertical e remoção manual de barreira

– ES-164: (trecho): Entr. ES-164 – Entr. ES-485;

– ES-165: (trecho): Entr. ES-379 (Morro Vênus) – Entr. ES-166 (Castelo);

– ES-181: (trecho): Entr. ES-379 (Muniz Freire) – Anutiba – Entr. BR-482;

– ES-489: (trecho): Entr. ES-289 (Atílio Vivácqua) – Entr. BR-393 (Cachoeiro);

– ES-379: (trecho): Entr. ES-181 (Muniz Freire) – Entr. ES-165 (Morro Vênus);

– ES-375: (trecho): Princesa – Entr. Estrada Municipal (P/ Campinho);

– ES-391: (trecho): Conceição do Muqui – Entr. ES-177 (Mimoso do Sul);

– ES-488: (trecho): Entr. ES-482 (Morro Grande) – Entr. ES-164 (Santa Rosa);

– ES-489: (trecho): Entr. ES-289 (Atílio Vivácqua) – Entr. BR-393 (Cachoeiro);

– ES-010: Paralelepípedos soltos em frente ao SESC Praia Formosa com buracos no segmento após a ponte do Rio Piraqueaçu até a subida de Coqueiral de Aracruz,

– ES-146: Entre a BR-101 e Alfredo Chaves, existem seis intervalos que recebem atenção pois estão sem sinalização horizontal, segmentos já estão em recuperação do pavimento,

– ES 456: Trecho na localidade Primo Bitti (Aracruz) com problemas de drenagem, acumulo de água de chuva na pista de rolamento. Alguns buracos apareceram, mas o órgão já iniciou a opreção tapa-buracos.

As rodovias na microrregião Central Serrana já estão recebendo atenção especial dos engenheiros e técnicos do DER-ES, que registrou queda de barreiras em Afonso Cláudio, especificamente na ES-165. Mas não há interdição de pista de rolamento.

O trecho Domingos Martins x Melgaço é um dos que exigem mais atenção também devido às chuvas na região. E o DER-ES informa que existem obras na ES-080 entre Santa Leopoldina e Santa Teresa, mas a via segue liberada e está totalmente sinalizada para dar mais segurança aos usuários.

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As rodovias na microrregião Norte, nas quais os condutores devem manter atenção redobrada e respeitar os limites de velocidade estabelecidos devido à presença de curvas acentuadas e/ou à ausência de acostamento, são:

– ES-080 – Águia Branca – Ponto de alagamento no quilômetro 206 devido a uma represa construída próxima da rodovia e que transbordou com a chuva deixando a pista interditada por algumas horas na noite de Natal. A via já está totalmente liberada.

– ES-248 – Colatina a Linhares

– ES-245 – Linhares a São Jorge de Tiradentes

– ES-164 – Itaimbé a Itaguaçu

– ES-341 – Entroncamento ES-080 (Ângelo Frechiani) – Pancas

– ES-356 – Jaguaré – Nestor Gomes

– ES-209 – Trevo de Nanuque – Mucurici – Ponto Belo

– ES-080 – Entr. ES-446 (Colatina) a Entr. ES-261 (Santa Teresa)

– ES-164 – Entr. ES-260 (Itaguaçu) a Entr. ES-164 (Itarana)

– ES-164 – Fontenele a Baixo Guandú

– ES-248 – Povoação a Linhares

– ES-261 – Entr. ES-164 (Itarana) a Entr. ES-080 (Santa Teresa)

– ES-320 – Barra de São Francisco a São José do Mantenópolis

– ES-355 – Entr. ES-261 (Caldeirão) a Santa Maria de Jetibá

– ES-357 – Agrovila a Itaçu

– ES-357 – Terminal de Cargas a Colatina

– ES-358 – Guaxe Lote 01, Vila Valério a Comendador Rafael

– ES-358 – Guaxe Lote 02, Comendador Rafael a Guaxe

– ES-358 – Ponte do Lambari, Vila Valério

– ES-360 – Rio Bananal

O DER-ES informa ainda que no período de festas não há programação de interdição de vias no sistema de Pare e Siga para obras. O órgão orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar nas rodovias, principalmente neste período de festas entre Natal e Ano Novo. A maioria dos acidentes ocorrem por falta de atenção ou imprudência dos próprios usuários das rodovias. 

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Miss ES e ex-primeira-dama de Cariacica, Nabila Furtado morre aos 35 anos

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Casada com o ex-prefeito Juninho, ela estava hospitalizada desde o início de fevereiro. Enterro será nesta quarta-feira

A modelo, miss ES e ex-primeira-dama de CariacicaNabila Furtado, de 35 anos, morreu nesta terça-feira (22) após cerca de 3 meses internada.

A informação da morte de Nabila foi feita pelas redes sociais pelo marido da modelo, o ex-prefeito de Cariacica, Juninho, no final da noite de terça.

velório está marcado para começar a partir das 6h30 desta quarta-feira (23) na Associação de Moradores de Vila Palestina e o enterro será no Cemitério São Jorge, em Alto Lage, às 13h.

Internação após trombose

No dia 7 de fevereiro, Nabila deu entrada no Hospital Meridional do município para tratar uma trombose no ombro e no braço.

O ex-prefeito Juninho, marido da modelo, explicou na ocasião que Nabila fazia tratamento de saúde há alguns anos e, por conta disso, houve o surgimento de uma trombose no músculo trapézio, que fica entre o ombro e o pescoço.

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juninho e nabila
Juninho e Nabila Furtado. Foto: Reprodução/Instagram

“Esse problema irradiou para o braço e hoje estamos aqui no hospital na expectativa de os médicos conseguirem tirar a dor para podermos voltar para casa”, disse o ex-prefeito no dia 7 de março.

Veja postagem do ex-prefeito:

Conhecida por sua trajetória dedicada aos concurso de beleza, Nabila Furtado representou o Brasil no Mrs. Glam World, na Índia, em 2022. Além disso, ela foi eleita Miss Espírito Santo Intercontinental, Miss Cariacica 2009, Miss Espírito Santo Simpatia 2010, Musa do Brasil 2013 e Miss Brasil Queen 2016.

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Comunidade quilombola amplia produção de farinha e derivados de mandioca no Norte do Estado

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Produção recebe apoio de projeto de desenvolvimento da Mandiocultura, em parceria com a Suzano, Fundação BB e Cedagro

A comunidade de Córrego do Macuco, em Conceição da Barra, Norte do Espírito Santo, triplicou a produção de farinha e outros derivados de mandioca, nos últimos seis meses. A fabricação dos produtos passou a ser mecanizada, o que acelerou o processo de produção e aumentou a produtividade. O investimento em máquinas foi uma das ações do projeto de incentivo ao desenvolvimento da cadeia produtiva da Mandiocultura, uma parceria entre a Suzano, Fundação Banco do Brasil e o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (CEDAGRO).

Com os recursos repassados pelo projeto, a antiga farinheira da comunidade foi totalmente reformada, ampliada e modernizada com novos equipamentos, como forno elétrico, extratora mecânica de fécula (goma de mandioca), peneira elétrica, entre outros. A nova estrutura entrou em atividade em setembro de 2024, beneficiando 14 famílias da localidade, que são tradicionais na fabricação de produtos de mandioca, uma atividade econômica mantida há várias gerações.

O agricultor Mauro Rodrigues do Nascimento, de 42 anos, que também é presidente da associação dos produtores locais, ressalta que a comunidade produz além de farinha, a goma de mandioca, beiju e tapioca. No entanto, a associação planeja aumentar ainda mais a produção este ano. “Temos uma área plantada de mandioca de 7 hectares, mas vamos expandir para 15 hectares nos próximos meses. Além disso, também compramos mandioca de outras comunidades, para fazer o beneficiamento aqui”, explica ele, acrescentando que toda produção é absorvida por programas de aquisição de alimentos dos governos Federal e Estadual, e pela venda direta ao consumidor.

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A quilombola Maria da Ajuda Rodrigues, de 64 anos, lembra que antes da reforma da farinheira, o local funcionava em situação precária, com apenas um forno a lenha, e todo o processo era manual. “As condições de trabalho hoje melhoraram muito. Com as máquinas, nós conseguimos produzir muito mais em menos tempo. Sem contar que agora a apresentação dos produtos também melhorou, porque entregamos a mercadoria com embalagem própria. Me sinto muito orgulhosa de ver o produto final”, diz.

A comunidade quilombola Córrego do Macuco tem em torno de 30 famílias, e é uma das localidades que lutam pela preservação da cultura tradicional quilombola, assim como a manutenção das famílias no campo por meio da agricultura familiar, tendo a Mandiocultura como principal atividade econômica. Atualmente resistem no Norte do Espírito Santo cerca de 30 comunidades como essa, distribuídas em áreas rurais dos municípios de Conceição da Barra e São Mateus, na região conhecida como Sapê do Norte.

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Projeto engloba dois estados

O projeto de incentivo ao desenvolvimento da cadeia produtiva da Mandiocultura foi lançado em março de 2024 pela Suzano, Fundação Banco do Brasil e CEDAGRO. A iniciativa atende a diversas comunidades do Norte do Espírito Santo e do Extremo Sul da Bahia.

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O Investimento total do projeto é de R$ 3,1 milhões e beneficia diretamente seis diferentes municípios capixabas e baianos (Aracruz e Conceição da Barra, no ES; Alcobaça, Caravelas, Mucuri e Prado, na Bahia), totalizando 628 famílias de pequenos produtores rurais, quilombolas, indígenas, jovens e mulheres.

Conforme o consultor de Relacionamento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss, a Mandiocultura é a principal fonte de renda para muitos pequenos produtores rurais do ES e Bahia, e o projeto tem como objetivo atuar nas lacunas da cadeia produtiva com assistência técnica, estruturação de farinheiras para o beneficiamento e entendimento e inserção da produção no mercado local e regional.

“A organização e o planejamento da produção, a estruturação das farinheiras dessas regiões e o estímulo ao acesso a novos mercados oportunizam um novo olhar para a atividade de Mandiocultura e uma nova perspectiva de vida para as famílias envolvidas, justificando os investimentos necessários em infraestrutura, equipamentos e melhoria dos processos de produção propostos pelo projeto”, completa Narcisio.

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