conecte-se conosco


Mundo Cristão

Descobrindo descanso no bom pastor

Publicado

O que leva um rei a lembrar da vara, do cajado rústico, das ovelhas quando tem à sua disposição cetros de ouro, servos pessoais e toda a grandeza da corte?

POR ALISSON MAGALHÃES

Que leva um servo e um Senhor a um relacionamento tão íntimo? O que leva um rei, por exemplo, a lançar mão de seu passado humilde como pastor para explicar sua relação com aquele que ele tanto ama? O que leva um rei a lembrar da vara, do cajado rústico, das ovelhas quando tem à sua disposição cetros de ouro, servos pessoais e toda a grandeza da corte?

O salmo 23 é, sem dúvida, um dos trechos mais conhecidos – se não for o mais conhecido – de toda a Bíblia. Só de visualizar os verdes pastos pintados por Davi em nossa mente já ficamos mais relaxados com a paisagem emoldurada pelo salmista. Neste belo hino, o grande rei retrata em seis versículos a jornada da vida de todo ser humano e nos mostra como é importante ter o Senhor por perto em todos os momentos.

Nos três primeiros versículos Davi nos leva pelas paisagens escondidas em sua própria alma, contemplando um Deus de amor que nos traz conforto, alegria, paz e descanso. No verso 4, como uma espécie de mudança no andamento da canção, ele insere alguns elementos que não deveriam estar presentes; pelo menos não do nosso ponto de vista. São elementos que não combinam com os pastos verdejantes do verso 2. Afinal de contas, nos nossos pastos verdejantes não conseguimos encontrar lugar para? Vale da sombra da morte? Adversários? Vara e cajado? Sim, sim e sim.

Davi era um rei que havia passado por esses locais e sabia que mesmo quando nossa vida pode ser descrita como o quadro emoldurado do verso 2, atrás das colinas da vida, lá onde ninguém procura, estão o vale da sombra da morte, os adversários e sim, a necessidade de correção. O rei não tentava passar uma ideia triunfalista de uma vida pacata e tranquila, onde quando estamos com Deus ficamos livres de problemas. 

Leia mais:  Pastor diz que exemplo dos pais em casa conta mais do que levar filhos à igreja

O Salmo 23 não é um seguro contra as tempestades da vida, e sim a garantia de que você não será vencido por elas com o Senhor ao seu lado. Quantos buscam no salmo 23 um seguro ao invés de uma garantia?

Outro ponto interessante são as figuras que Davi usa neste salmo, que revelam aspectos da sua própria intimidade com o seu Deus. Tanto a figura da relação ‘pastor-ovelha’ quando a do ‘Hospedeiro-hóspede’ demonstram que o salmista desenvolvera e nutria um profundo relacionamento pessoal com Deus, a ponto de encontrar n’Ele o consolo durante suas lutas e provações. O verso 4 – “Tu estás comigo” – denota essa busca constante pela presença confortadora e alentadora do Senhor, bem como sua pronta resposta.

Os versículos 5 e 6 mostram um Davi assentado à mesa com o Senhor, e é bom salientar que eram tempos de turbulência e perseguição. A expressão “na presença dos meus adversários” ilustra o período difícil na vida do salmista durante o qual ele encontrava abrigo em seu Senhor sentado à sua mesa, gozando do refrigério de Sua presença.

Ficamos atemorizados quando as provações vêm, mantendo uma atitude de desespero e pavor frente a nossos inimigos? Então precisamos aprender a investir tempo com o Senhor para provar de Sua doce e gloriosa presença, que é refrigério em tempos de guerra e descanso em tempos de dificuldade.

Pensamos na paisagem do quadro pintado pelo rei no verso 2 como um lugar físico, um lugar que almejamos alcançar para estar, descansar de vez em quando, mas gosto de pensar que o segredo de Davi era que aquele não era um lugar que ele almejava estar, e sim o seu segredo: O quadro do verso 2 era o interior daquele que espera e descansa em Deus, e o tem como senhor. Ainda que a tempestade se levante lá fora, nossa alma está num pasto verdejante.

Leia mais:  Presbiteriana dos EUA cria questionário LGBT para impedir conservadores como pastores

Sabe, na sua jornada pessoal, Davi descobriu algo poderoso: Que o Senhor nos ministra de Suas próprias características quando passamos tempo com Ele. Estar com Deus é se fazer mais parecido com Ele, e quanto mais passamos tempo com o Senhor, mais e mais vamos sendo moldados à sua imagem. Sentir a bondade e a misericórdia do Senhor sendo derramadas em nossas vidas em tempos de tribulação é tudo o que precisamos. 

Busque-o. Coloque aos Seus pés todos os seus receios e todas as suas batalhas diárias; deixe que Ele lute por você. Os problemas até poderão continuar, mas com o bálsamo do Senhor derramado em nossas vidas, “O nosso cálice transborda”. Não há melhor esconderijo, melhor abrigo, mesa mais farta do que a presença do Senhor dentro de nós. Experimente deitar em Sua grama verde e fresca! Sua vida – e sua morte – nunca mais serão as mesmas. 

 

Alisson Magalhães é Ministro Ordenado na Igreja do Nazareno, formado em Teologia pela FNB/Unicamp, professor de Teologia em cadeiras teológicas, pastorais e na área de música e adoração. Autor do livro Cristianismo 4.0 – Desafios para a comunicação cristã no século XXI, é publicitário, jornalista, Consultor e Especialista em Comunicação Pública, Marketing Político e Eleitoral. Atualmente serve com sua esposa, Elaine, na Serra Catarinense, onde também atua como Chefe de Gabinete no município de Palmeira/SC.

 

publicidade

Mundo Cristão

Ex-satanista diz que filhos são protegidos de ataques quando pais oram com autoridade

Publicado

Riaan Swiegelaar expôs uma técnica que muitos satanistas usam para manipular crianças e destacou que a oração dos pais tem poder

Recentemente, o ex-satanista Riaan Swiegelaar expôs uma técnica que muitos satanistas usam para manipular crianças e destacou que a oração dos pais pelos filhos tem poder: “Vocês têm a autoridade de Cristo”.

Em uma entrevista no podcast americano “The Jesus People”, apresentado por Ryan Miller, o ex-líder da igreja satânica contou:

“Há uma técnica que os satanistas usam para colocar pensamentos nas crianças e na mente de outras pessoas. Então, eles se sentam para ver o que acontece”.

Porém, Riaan destacou que, às vezes, durante os rituais, esses satanistas se surpreendiam com certas crianças que não podiam ser influenciadas com esta técnica.

“É como se elas tivessem um círculo de fogo como uma tocha, uma tocha azul ao redor delas”, disse ele.

E continuou: “Mais tarde, descobrimos que essas eram as crianças pelas quais seus pais estavam orando, os pais estavam orando o sangue de Cristo sobre elas todas as manhãs quando saíam de casa, para que essas crianças não pudessem ser tocadas ou influenciadas”.

Leia mais:  [VÍDEO] Justin Bieber ministra louvor em igreja de Beverly Hills

Em seguida, ele declarou: “Essas são coisas que os pais precisam saber: vocês têm autoridade em Cristo”.

Riaan foi cofundador da Igreja Satânica da África do Sul. Enquanto se preparava para realizar um ritual satânico, ele teve uma visão de Jesus que mudou sua vida. 

“Tive uma reunião com os membros do conselho e afirmamos que o satanismo está crescendo. Eu tive que fazer um ritual sozinho para ver qual era o próximo passo. Para saber como conseguir mais poder e influência”, contou ele.

“E Jesus apareceu. Eu fui extremamente arrogante e disse: ‘Tanto faz. Se você é Jesus, prove’. Ele me inundou com o mais lindo amor e eu o reconheci imediatamente”, testemunhou.

Desde então, Riann deixou a Igreja Satânica que fundou para ser um seguidor de Jesus. 

Armas espirituais

O evangelista John Ramirez, que por muitos anos foi um satanista, também alertou os cristãos sobre a batalha no mundo espiritual e compartilhou armas poderosas para vencer o diabo com a autoridade de Jesus.

Leia mais:  Ex-traficante declarado morto volta à vida: ‘Invoquei o único nome que sabia, Jesus’

“As orações, seja em línguas terrenas ou na língua celestial, são as armas poderosas que Deus lhe deu para derrubar fortalezas e destruir os esquemas que Satanás colocou contra você”, afirmou John. 

Em uma entrevista à CBN News, ele explicou que o império das trevas continua causando estragos no mundo e citou: abortos, tiroteios em escolas, taxas de divórcio aumentando na igreja, divisão racial etc.

“É hora de lutar no reino espiritual. A batalha não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”, disse ele, citando o texto bíblico em ‭‭Efésios‬ ‭6‬:‭12‬.

O evangelista, então, comentou sobre as seguintes estratégias de guerra espiritual: 

“Ore com seu espírito, não com suas emoções. Use o nome de Jesus ao orar para ter autoridade. Leia a Palavra de Deus para ter discernimento”.  

“Satanás odeia você e quer destruir o plano de Deus para sua vida”, acrescentou ele. 

Continue lendo

Mundo Cristão

The Chosen: 5ª temporada estreia no Prime Video

Publicado

“The Chosen”, série cristã de sucesso retornou ao streaming no Brasil deste domingo (13)

A aguardada 5ª temporada de The Chosen estrou no Brasil neste domingo (13), no Prime Video. A série, que retrata a vida de Jesus Cristo, terá seus episódios liberados em três etapas semanais na plataforma. A estreia trouxe os dois primeiros capítulos da nova temporada.

Já os episódios 3, 4 e 5 estarão disponíveis em 20 de julho, e os episódios finais — 6, 7 e 8 — serão liberados em 27 de julho.

Nos Estados Unidos, a nova temporada alcançou o topo do ranking do Amazon Prime Video. “Está liderando o caminho”, publicou o Amazon MGM Studios nas redes sociais. A repercussão entre o público tem sido marcada por depoimentos emocionados.

“O último episódio me fez chorar e abraçar minha Bíblia. Eu amo muito Jesus. Obrigada por fazer essa série”, escreveu uma fã.

Outro espectador destacou: “O que mais gosto na série é a maneira como você humanizou os discípulos e Jesus. Sabíamos que eles eram humanos, mas na série tudo é perfeito. Obrigado por isso.”

Leia mais:  Ex-traficante declarado morto volta à vida: ‘Invoquei o único nome que sabia, Jesus’

Assista ao teaser da 5º Temporada de The Chosen!

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana