Melhor time da fase de classificação, a Desportiva abriu as quartas de final com vitória por 4 a 1 sobre o Vilavelhense, resultado que deixa o time grená praticamente classificado para as semifinais
Melhor time da fase de classificação, a Desportiva Ferroviária atropelou o Vilavelhense no jogo de ida das quartas de final e praticamente carimbou sua vaga na semifinal do Capixabão.
A Locomotiva Grená venceu o Vila por 4 a 1, no Engenheiro Araripe, em Cariacica. É a sexta vitória do time nos últimos cinco jogos.
Como fica o confronto
Desportiva e Vilavelhense voltam a se enfrentar no sábado (8), às 17 horas, novamente no Araripe, mas agora com mando de campo grená.
Com o resultado desta quarta-feira, a Locomotiva pode perder por até dois gols de diferença que estará nas semifinais para enfrentar Rio Branco ou Capixaba.
Já o Vilavelhense só avança para a fase semifinal se vencer o jogo de volta por pelo menos quatro gols de diferença. Vitória do Vilavelhense por três gols de diferença leva a decisão da vaga para os pênaltis.
Números da Locomotiva Grená
A vitória sobre o Vilavelhense no jogo de ida das quartas de final foi a sétima vitória da Desportiva em 10 jogos disputados até agora.
O time do técnico Rodrigo César é o único invicto do Capixabão e tem também o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato.
Números da Locomotiva
10 jogos
7 vitórias
3 empates
0 derrota
20 gols marcados
4 gols sofridos
Como foi o jogo
Time de melhor ataque do Capixabão, a Desportiva não demorou a balançar as redes. Logo aos seis minutos, Cássio pressionou a saída de bola do Vila, roubou a bola já dentro da área, pelo lado direito do ataque, e tocou para Zé Gatinha. O meia chutou cruzado e Vinicius Baiano, sozinho, completou para as redes. O lance foi revisado pelo VAR, que confirmou o gol grená.
A chuva desabou no Engenheiro Araripe e o jogo seguiu sem muitas emoções até os 41 minutos, quando Zé Gatinha avançou com a bola desde o meio do campo e, de muito longe, arriscou o chute para fazer 2 a 0, com falha do goleiro Robert, enganado pelo quique da bola no gramado molhado.
Zé Gatinha comemora o segundo gol da Desportiva no jogo (Foto: Laila Pecorari/Desportiva)
Aos 43, o Vila tentou a mesma estratégia com Peterson, que chutou de longe, mas viu o goleiro Andrey fazer a defesa. Pouco depois, porém, a Desportiva tratou de decidir a partida. Vinicius Baiano, primeiro, perdeu gol incrível acertando a bola no travessão, de cabeça, sem marcação. Mas, no rebote, ele mesmo ficou com a bola, driblou o goleiro Roberto e chutou para fazer 3 a 0.
Logo no início do segundo tempo, o Vila diminuiu o placar. Kauã recebeu lançamento, entrou na área e trombou com o goleiro Andrey. O rebote ficou com João Firmino, que bateu direto para o gol. O zagueiro Pedro Botelho tentou cortar e fez gol contra.
O gol animou o Vila, que passou a chegar com mais perigo, enquanto a Desportiva parou de criar no ataque. Aos 30, no entanto, a equipe grená chegou com cruzamento para a área e contou com o azar do zagueiro Douglas, que cabeceou e fez gol contra: 4 a 1.
A Desportiva voltou a crescer na partida e perdeu boas chances com Zé Gatinha e Marquinhos do Sul.
FICHA TÉCNICA:
VILAVELHENSE 1 X 4 DESPORTIVA
VILAVELHENSE: Robert; Rickelmi, Gabriel Silva, José Vitor, Douglas (Amorim) e Cristian; William, João Firmino (Bruno Paixão) e Ítalo (Robert William); Peterson (MK) e Kauã (Maicon). Técnico: Zé Humberto
DESPORTIVA: Andrey; Arlen, Rodrigo Rocha, Pedro Botelho e Gabriel; Mariano, Cássio (Marquinhos do Sul), Alex Galo (Knupp) e Zé Gatinha (Bruninho); Vinicius Baiano (Davi Santos) e João Guilherme (Marcos Paulo). Técnico: Rodrigo César
GOLS: primeiro tempo — Vinicius Baiano, aos seis minutos, Zé Gatinha, aos 41, Vinicius Baiano, aos 49. Segundo tempo — Pedro Botelho (contra), aos dois minutos, Douglas (contra), aos 30
ÁRBITRO: Kesley Pereira
RENDA E PÚBLICO: não disponíveis
Dois jogos nesta quinta-feira
A rodada de ida das quartas de final do Capixabão continua nesta quinta-feira (6), com dois jogos. Em Vitória, o Vitória, sexto colocado na fase de classificação, recebe o Rio Branco de Venda Nova, terceiro colocado, às 18h30, no Salvador Costa.
Já o Rio Branco, que avançou na quinta colocação, enfrenta o Capixaba, que fez a quarta melhor campanha, às 21 horas, no Kleber Andrade, em Cariacica.
Quartas de final do Capixabão
Jogos de ida
Hoje (5)
Vilavelhense 1 x 4Desportiva
19h00 | Engenheiro Araripe
Amanhã (6)
Vitória x Rio Branco/VN
18h30 | Salvador Costa
Rio Branco x Capixaba
21h00 | Kleber Andrade
Sexta-feira (7)
Porto Vitória x Real Noroeste
19h00 | Kleber Andrade
Dois atletas do programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Vila Velha representaram o município em competições estaduais realizadas no último fim de semana e voltaram para casa com medalhas e troféus. Os resultados reforçam a atuação dos jovens esportistas da cidade em diferentes modalidades e o impacto do programa de incentivo ao alto rendimento.
No domingo (23), o atleta Anderson Emanuel, conhecido como “Sorriso”, de 13 anos, conquistou o primeiro lugar na 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Jiu-jitsu 2025 da FJJES, na categoria infantojuvenil B até 52,5 kg. A disputa ocorreu no Ginásio Tartarugão, em Vila Velha. Além da medalha de ouro, o atleta venceu o GP Kids 14/15 até 55 kg, entre seis competidores, garantindo o cinturão da categoria. Anderson também se destacou na 9ª Etapa do Circuito Capixaba de Jiu-jitsu, realizada no Ginásio Municipal de Jerônimo Monteiro, em 17 de novembro de 2024, onde ficou em primeiro lugar na categoria e no Desafio Kids. O histórico de conquistas do atleta inclui o primeiro lugar no AJP Tour Abu Dhabi Guarapari (2024), Copa Pódio (2024), Classic Internacional Badboy (2024), Open Vitória CBJJ (2024), e no Kids Internacional Curitiba CBJJ (2023), além de pódios no Brasileiro Kids e no Campeonato Sul-Americano. Luísa de Souza Patrício No sábado (22), foi a vez da atleta Luísa de Souza Patrício, também com 13 anos, se destacar nas piscinas. Ela competiu no I Torneio FAC Categoria 2025, promovido pela Federação Aquática Capixaba no Clube AEST, e venceu a prova dos 200 metros borboleta na categoria juvenil. Na mesma competição, conquistou o segundo lugar nos 100 metros livre e venceu, com sua equipe, o revezamento 4×100 medley misto. Com uma temporada consistente, Luísa já havia sido campeã estadual na categoria Infantil 2, em novembro de 2024, nas provas de 400 m livre, 800 m livre, 100 m borboleta e 200 m borboleta. Também conquistou medalhas de prata nos 50 m borboleta e 100 m livre, além de integrar equipes campeãs nos revezamentos 4×50 livre feminino e 4×50 medley feminino. A próxima competição de Luísa será entre os dias 12 e 16 de novembro, no Campeonato Brasileiro Infantil de Verão, que também será realizado em Vitória, no Clube Álvares Cabral. O Bolsa Atleta é um programa da Prefeitura Municipal de Vila Velha que apoia financeiramente atletas em diversas modalidades esportivas, visando incentivar o desenvolvimento e o alto rendimento dos esportistas da cidade.
Jogo de ida da final do Capixabão, entre Porto Vitória x Rio Branco, muda de data por causa da morte do auxiliar técnico do Porto Vitória
O jogo de ida da final doCapixabão mudou de data e, agora vai acontecer na terça-feira (1º de abril), às 19h30, no estádio Kleber Andrade em Cariacica. A mudança foi anunciada na tarde desta terça-feira (25), nas redes sociais dos dois times finalistas da competição: Porto Vitória e Rio Branco.
A primeira partida da decisão inédita do campeonato estava marcada para o próximo sábado (29). Porém, o adiamento acontece pela morte do auxiliar técnico do Porto Vitória, Nilmar Filho, no último domingo, logo após o triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, resultado que classicou o Vedão da Capital para a sua primeira final de Capixabão.
Porto Vitória solicita o adiamento e conta com apoio do Rio Branco
O Porto Vitória é o mandante do jogo de ida da final do Capixabão e solicitou o adiamento junto à Federação de Futebol do Espírito Santo (FES). O pedido foi atendido e contou com o apoio do Rio Branco.
“Em reunião realizada hoje (25/03) entre a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Porto Vitória e Rio Branco, foi definido que a data do jogo de ida da final do Capixabão 2025 será alterada em respeito ao falecimento de Nilmar, nosso auxiliar técnico.
O jogo, que estava marcado para o próximo sábado, dia 29, foi adiado para terça-feira, dia 01/04, às 19h30, no Kleber Andrade, onde o Porto será mandante.
Agradecemos à FES e ao Rio Branco pela compreensão e apoio, entendendo a necessidade de ajustes no cronograma de treinos do Porto devido a esse triste acontecimento.
Vamos juntos honrar a memória do Nilmar!”.
Também pelas redes sociais, o Rio Branco se solidarizou com o Porto Vitória e disse entender o motivo da mudança de data da partida de ida da decisão.
“O Rio Branco compreende a infelicidade dos torcedores em não ter o primeiro jogo realizado no final de semana, mas entende perfeitamente o motivo da mudança, em prol do luto e do respeito ao adversário, que foi comprometido com os treinamentos devido ao ocorrido. Reforçamos, novamente, nosso pesar pelo falecimento do auxiliar-técnico Nilmar Filho e expressamos nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos”, escreveu o Rio Branco, na nota publicada nesta terça-feira.
Final do Capixabão
Rio Branco x Porto Vitória
Jogo de ida: 1º de abril (terça) | 19h30 | Kleber Andrade