conecte-se conosco


Segurança

Detentos trabalham em obras públicas de Colatina

Publicado

Internos da Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina (PSMCOL), unidade de regime semiaberto, estão envolvidos em diversas frentes de trabalho para a construção e reformas de diversas obras na cidade de Colatina.

Cerca de 30 detentos trabalham como pedreiro, ajudante e eletricista na construção da Unidade de Atenção Primária à Saúde Pública, localizada na Praça Sol Poente, no Centro do município de Colatina. A mão de obra prisional também está presente no reforço estrutural e alargamento da Ponte Agostinho Galdino Breda, no Bairro Fazenda Vitali, e na reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adwalter Ribeiro Soares, no bairro Santa Terezinha.

O trabalho também é realizado na construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cônego Gehard Meyers, no bairro Honório Fraga. As oportunidades de trabalho foram firmadas por meio de convênio com empresas que executam obras para a Prefeitura de Colatina. Internos também atuam na Secretaria de Trânsito, auxiliando na manutenção da cidade, na sinalização e pintura de faixas.

Leia mais:  PRF apreende quase R$ 150 mil durante fiscalização na BR-101

“Três empresas vencedoras de licitações em Colatina utilizaram a mão de obra do sistema prisional. Aproximadamente, 30 pessoas já passaram pelos canteiros de obras do município, em construções nas áreas de saúde, educação e habitação. São trabalhadores de excelente desempenho e efetividade. Tanto que alguns, que já cumpriram a pena, foram contratados de forma definitiva”, afirmou o secretário municipal de Obras, Saulo De Ambrozi.

A inserção de presos no mercado de trabalho faz parte do Programa de Ressocialização da Secretaria da Justiça (Sejus), que administra as unidades prisionais do Estado. A diretora da Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina, Taciane Côvre, informa que os detentos da unidade prisional já estão na fase final do cumprimento de pena e irão retornar ao convívio social.

“A oportunidade de trabalho e estudo faz parte do processo de ressocialização. Atualmente, 85% dos internos estão envolvidos em atividades na unidade prisional, seja em sala de aula, trabalho externo ou em projetos internos. A reintegração social dos presos em regime semiaberto, por meio do trabalho externo, é uma poderosa oportunidade para que eles adquiram habilidades, construam um pecúlio e se preparem para uma nova vida”, frisou Taciane Côvre.

Leia mais:  Viatura da PM cai de barranco e capota durante perseguição em Guarapari

“Esse processo não só contribui para a ressocialização e a dignidade dos indivíduos, mas também fortalece a sociedade ao permitir que cada um deles pavimente um caminho para um futuro mais promissor e produtivo”, completou a diretora da Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina.

publicidade

Segurança

Homem é preso após tentar matar a mulher na frente da sogra no ES

Publicado

A vítima teve um ferimento de 12 centímetros de profundidade. Suspeito foi autuado em flagrante por tentativa de feminicídio

Um homem de 39 anos foi preso após tentar matar a companheira a facadas em Castelo, região Sul do Espírito Santo, na tarde de terça-feira (18).

O caso ocorreu no bairro Niterói, na frente da mãe da vítima, que foi atingida nas costas e levada ao Hospital Municipal.

A mulher contou à polícia que ela e o marido tiveram uma discussão, momento em que ele pegou uma faca e a atacou. O crime foi presenciado pela mãe dela, que correu para fora da casa e pediu ajuda aos vizinhos.

Para evitar uma tragédia, um deles pegou a arma do crime e a jogou em uma área de mata, o que impossibilitou a localização da faca. O suspeito fugiu logo depois do ataque.

No entanto, a Polícia Militar foi acionada e depois de realizar buscas pela região, localizou o homem próximo à sua casa. Ele foi preso e encaminhado para a 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim.

Leia mais:  Pai de adolescente é afastado e investigado na PM após ataques em escolas de Aracruz

Vítima teve ferimento em osso do quadril

Aos policiais, a equipe médica do hospital municipal informou que a vítima sofreu um ferimento de aproximadamente 12 centímetros de profundidade e que a lâmina teria atingido um osso do quadril.

A mulher foi transferida para a Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim para uma avaliação mais detalhada.

Por nota, a Polícia Civil informou que o suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, foi autuado em flagrante por tentativa de feminicídio e encaminhado ao sistema prisional.  

Continue lendo

Segurança

Quase 9 mil litros de óleo fraudado são apreendidos na Grande Vitória

Publicado

Empresa responsável pela comercialização dos óleos já havia sido identificada em fraudes de azeites

Quase 9 mil litros de óleo fraudado foram apreendidos durante uma operação realizada nesta quarta-feira (19) em distribuidoras e supermercados da Grande Vitória. Além das apreensões, a venda de duas marcas do produto foi proibida.

A ação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) contou com o apoio do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES).

De acordo com a Secretária Estadual de Segurança Pública (Sesp), a empresa responsável pela comercialização dos óleos já havia sido identificada em fraudes envolvendo azeites nos meses de novembro de 2024 e março deste ano.

A investigação busca apurar a extensão do esquema e responsabilizar os envolvidos. Mais detalhes sobre a operação serão divulgados em entrevista coletiva marcada para o início da noite desta quarta-feira (19).

Leia mais:  Corretor de imóveis é morto com tiros na cabeça; polícia suspeita de emboscada
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana