conecte-se conosco


Cidades

Detran convoca suplentes da 1ª fase do CNH Social para matrícula on-line

Publicado

Mais 530 candidatos que se inscreveram em março deste ano na primeira fase do programa CNH Social terão a oportunidade de tirar a carteira de motorista e se habilitar para o mercado de trabalho. Isso porque, nesta terça-feira (1º), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgará, às 12h, no site www.detran.es.gov.br, a lista única de suplentes, que poderão dar início ao processo de Habilitação de forma gratuita.

Os candidatos contemplados têm o prazo de 30 dias para fazer a matrícula on-line a partir desta terça-feira (1º). Para isso, os suplentes selecionados deverão acessar o site do Detran|ES na opção “CNH Social” e preencher os dados solicitados na área de “Matrícula Online”. Dessa forma, terão acesso à informação de em qual Centro de Formação de Condutor (CFC) deverão realizar a abertura do seu processo de habilitação, bem como os documentos necessários para tal.

Os interessados também devem se atentar aos prazos estabelecidos para cada etapa do processo, como: dirigir-se ao CFC presencialmente, fazer a coleta biométrica em uma unidade do Detran|ES, solicitar o Exame Toxicológico no laboratório credenciado (no caso de candidato a categoria D ou E) e concluir os Exames Médico e Psicológico. O candidato que não respeitar os prazos estabelecidos será desclassificado e perderá o benefício.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, reforça que, tendo em vista a pandemia mundial do novo Coronavírus, o Órgão decidiu ampliar todos os prazos relacionados ao programa.

“É importante lembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estendeu de 12 para 18 meses o prazo para que o processo de habilitação do candidato permaneça ativo nos Detrans e também ampliamos para este mesmo prazo o benefício do CNH Social, o que dá um pouco mais de tranquilidade às pessoas. Seguindo essa linha, esticamos, por exemplo, de 15 para 30 dias o prazo da matrícula on-line, que o interessado deve fazer sem precisar sair de casa. Também adotamos medidas com a Secretaria da Saúde (Sesa), para que o processo funcione sem colocar em risco candidatos, credenciados, examinadores e servidores. Para isso, é fundamental também que o candidato cumpra com os procedimentos necessários para proteção, como o uso de máscara e respeito à etiqueta respiratória”, salienta Givaldo Vieira.

Lista de suplentes 

As vagas disponibilizadas na lista de suplentes são aquelas que não foram preenchidas pelos candidatos selecionados devido ao não cumprimento dos prazos estabelecidos para o andamento do processo de habilitação e foram desclassificados.

Na primeira fase do programa em 2019 foram chamados 557 suplentes, enquanto a segunda fase daquele ano convocou 675 remanescentes. A lista única de suplentes é uma iniciativa implantada em 2019 pelo Detran|ES e que tem como objetivo preencher as vagas remanescentes com vistas ao aumento da efetividade do programa.

Seleção 

A lista com os candidatos selecionados para as 2.500 vagas à época disponíveis foi divulgada no dia 31 de março de 2020. Os inscritos foram selecionados segundo os critérios previstos no Decreto Estadual Nº 4423-R, de 03 de maio de 2019, que considera menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição. Entre os candidatos que se declararam Pessoas Portadoras de Deficiência (PCD), foram contemplados somente aqueles cuja deficiência não impeça a obtenção da CNH, na forma da legislação de trânsito vigente. 

Leia mais:  Aberta seleção para professores efetivos atuarem nas escolas de Tempo Integral
publicidade

Cidades

Detran esclarece sobre o funcionamento do órgão entre 14 a 18 de junho

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que, em razão da Portaria nº 115-R, publicada no Diário Oficial do Estado, no último sábado (12), que trata da classificação dos municípios no Mapa de Risco Covid-19, o atendimento ao público nas unidades durante a semana compreendida entre esta segunda-feira (14) e sexta-feira (18) funcionará da seguinte maneira:

  • Municípios em risco alto: atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
  • Municípios em riscos moderado e baixo: atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

É possível que alguns agendamentos tenham sido feitos em data anterior ao início de vigência da portaria, que é atualizada semanalmente pelo Governo do Estado, precisem ser refeitos pelo site www.agendamento.es.gov.br. O Detran|ES lamenta o transtorno.

O órgão reforça que, em atendimento a uma solicitação feita pelo Detran|ES, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou a prorrogação dos prazos de procedimentos de trânsito. Dessa forma, está prorrogado por tempo indeterminado o prazo para renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC), vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento a partir da data da publicação da Portaria do Contran nº 214/21, em 26 de março de 2021, assim como o prazo de validade das ACC, Permissão para Dirigir (PPD) e CNH vencidas no mesmo período.

O Detran|ES reafirma que, por meio do site www.detran.es.gov.br, o cidadão pode realizar cerca de 60 serviços nas áreas de habilitação, veículos e infrações, que podem ser feitos de forma on-line, sem precisar sair de casa. Dentre os principais serviços on-line estão: emissão de boletos, renovação de CNH, segunda via de CNH, licenciamento anual do veículo, comunicado de venda, recursos de multas, de suspensão, cassação e indicação do real condutor.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO BAIXO: Baixo Guandu, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Muqui, Piúma, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Viana e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cariacica, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO ALTO: Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Ecoporanga, Ibatiba, Iúna, Marataízes e Pinheiros.

Leia mais:  Inscrições abertas para o Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo
Continue lendo

Cidades

Capixabas têm madrugada com temperaturas de até 10ºC nesta segunda. Veja previsão!

Publicado

Dados que podem informar se houve recorde de frio ainda não foram divulgados

O inverno ainda não começou de forma oficial, mas já está dando sinais de que está chegando. Quem precisou acordar cedo nesta segunda-feira (14), precisou encarar um friozinho ‘de pocar’. Os dados que podem informar se houve recorde de frio ainda não foram divulgados, mas uma prévia mostra temperaturas de até 10ºC em cidades capixabas.

De acordo com medições das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), não oficiais para recordes, as menores temperaturas até as 6 h orasforam de 10,3ºC em Santa Teresa; 11,8ºC em Venda Nova do Imigrante; 16,1ºC em Alegre e 16,2ºC em Vila Velha.

Segundo informações do Incaper, a segunda-feira será com diminuição da quantidade de nuvens pelo Estado e apenas é esperada chuva rápida no início do dia nas regiões Nordeste e Grande Vitória. A madrugada é fria pelo Estado, mas ao longo do dia a temperatura diurna aumenta em todas as regiões capixabas.

Recorde de frio

Se muitos capixabas já consideram que 20º C já é motivo para se cobrir, imagina com uma temperatura de 9,5 ºC? Foi este o friozinho registrado na cidade de Venda Nova do Imigrante, por volta das 5h do dia 11 de maio. Até então, recorde de frio no Espírito Santo em 2021.

Leia mais:  Aberta seleção para professores efetivos atuarem nas escolas de Tempo Integral
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana