conecte-se conosco


Cidades

Detran divulga calendário de vencimento do Licenciamento Anual em 2021

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) publicou, nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial do Estado, o calendário de vencimento do Licenciamento Anual e fiscalização do exercício de 2021. Os proprietários de veículos registrados no Espírito Santo devem ficar atentos às datas de pagamento, que são definidas de acordo com o número final da placa do veículo, seguindo o calendário de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já divulgado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).

O Documento Único de Arrecadação (DUA), assim como nos anos anteriores, não será enviado para o endereço dos proprietários de veículos e deverá ser impresso no site www.detran.es.gov.br, na área de serviços on-line de Veículos.

Após o pagamento, os proprietários deverão imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) também no site do Detran|ES na opção ‘CRLV Eletrônico’ na área de Veículos. Também é possível utilizar a versão digital do documento no aparelho celular ou no tablet baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Leia mais:  Gestão da qualidade é tema de palestra on-line para empreendedores de Linhares e Colatina

Calendário

Os proprietários de automóveis, caminhonetas, utilitários, motocicletas, ciclomotores e motor-casa que optarem pelo pagamento da cota única do IPVA com 5% de desconto até o vencimento, assim como de veículos isentos de IPVA, terão o vencimento em abril de 2021. Já aqueles que preferirem pagar o IPVA em cotas separadas terão o vencimento do Licenciamento junto com a quarta e última cota do imposto no mês de julho do próximo ano.

Já os proprietários de caminhão, ônibus, micro-ônibus, caminhão trator deverão quitar o Licenciamento Anual do veículo entre março e julho de acordo com o final da placa, caso optem pelo pagamento da conta única do IPVA, ou entre abril e agosto junto com a segunda cota do IPVA.

O Detran|ES destaca que o licenciamento é uma permissão para trafegar em vias públicas com o veículo, sendo comprovado por meio do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), seja o documento eletrônico impresso no site do Detran|ES, seja o digital no celular ou tablet. Além disso, todos os veículos devem renovar o licenciamento anualmente, com o recolhimento de impostos, taxas e multas devidas pelo proprietário.

Leia mais:  ES tem mais de 1,2 mil vagas de emprego abertas. Veja onde se inscrever

O calendário de fiscalização do licenciamento tem início no dia 27 de agosto para os veículos leves, como automóveis, motocicletas, ciclomotores, caminhonetas, utilitários e motor-casa. No dia 13 de setembro, inicia-se a fiscalização para veículos pesados, como caminhões, ônibus e micro-ônibus.

publicidade

Cidades

Prefeito de Jaguaré recebe visita de executivo do Banco do Nordeste

Publicado

Forte crescimento econômico e social de Jaguaré nos últimos anos chamou a atenção do Banco do Nordeste para o destacado potencial de mercado do município; ponto de apoio servirá para atender empreendedores que queiram participar do Crediamigo

Nesta quinta-feira, 18 de abril, o prefeito Marcos Guerra recebeu a visita do gerente de Projeto e Expansão do Banco do Nordeste, Alexandre Barbosa. A visita foi marcada por um diálogo de construção de possibilidades e foram abordadas iniciativas sobre a instalação de um ponto de apoio do banco em Jaguaré para implementação do Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste, Crediamigo.

A reunião foi realizada no Gabinete do prefeito e também estiveram presentes, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, João Henrique Sartori e de Finanças, Larissa Preato. Participaram ainda, o gerente geral da agência do banco em São Mateus, Willian Santana, além de outros diretores da instituição. Jaguaré foi incluído na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, em 1998.

Leia mais:  Banestes anuncia R$ 1 bi em recursos para o Plano Safra 2023/24

Crédito para impulsionar negócios

Para os nossos empreendedores das micro e pequenas empresas será de muita importância um ponto de atendimento do Banco do Nordeste, no município. A possibilidade de poderem acessar o Crediamigo, que é um programa do Banco do Nordeste que está em expansão, significa a disponibilização de crédito mais fácil e rápido para impulsionar o pequeno e microempresário”, afirmou o prefeito Marcos Guerra.

Ponto de apoio

O encontro foi marcado pelo diálogo sobre a possibilidade da instalação de um ponto de apoio no município visando ao fortalecimento da economia local e o incentivo a projetos voltados para o empreendedor jaguarense por meio do Crediamigo. O programa movimentou aproximadamente R$ 11 milhões apenas no município de São Mateus em 2023.

Jaguaré atingiu forte potencial de mercado

O gerente de Projetos e Expansão do banco, Alexandre Barbosa, contextualizou a atuação do Banco do Nordeste como um banco de desenvolvimento, que atua em toda a região Nordeste e em todos os municípios, mesmo fora da região Nordeste, mas que fazem parte da área da Sudene.

“O Banco do Nordeste é um banco de desenvolvimento. E, nesse sentido, foi feito um mapeamento dos mercados na região para identificar municípios com potencial de crescimento do mercado formal e informal, geração de emprego, taxas de crescimento, população e uma série de requisitos. Então, nesse ranking que foi feito, Jaguaré foi mapeado como um município com grande potencial mercadológico, para receber uma estrutura de atendimento do Crediamigo”, destacou Alexandre lembrando ainda que, o passo seguinte será a abertura de uma agência do banco em Jaguaré.

Leia mais:  Detran orienta sobre agendamento de atendimento presencial e serviços on-line
Continue lendo

Cidades

Escola de São João Bosco recebe o projeto “Cidadania no Ambiente Escolar”, em Jaguaré

Publicado

Alunos da Escola Comunitária Rural Municipal São João Bosco receberam orientação sobre segurança no trânsito e outros temas; projeto é uma ação da Subsecretaria de Segurança Pública do município

A Secretaria de Planejamento Urbano e Segurança Pública de Jaguaré realizou nesta terça-feira, 16 de abril, a primeira edição do projeto Cidadania no Ambiente Escolar. A ação foi realizada na Escola Comunitária Rural Municipal – Ecorm São João Bosco. Com apresentação de palestras e imagens educativas, a apresentação teve o objetivo de oferecer conscientização sobre a segurança no trânsito.

O projeto na Ecorm São João Bosco contou com a participação do subsecretário municipal de Segurança Pública, Miller Kutz, e o representante de uma entidade da sociedade jaguarense, Gleidson Valandro. “Em parceria com a Prefeitura queremos potencializar um trabalho social com foco na segurança no trânsito. Aqui na escola São João Bosco fizemos um trabalho de conscientização das crianças que usam o trânsito e são futuros condutores. O objetivo é promover atitudes prudentes”, afirmou Gleidson.

Leia mais:  Parques estaduais estarão abertos no feriado de Nossa Senhora da Penha

Cidadania

O subsecretário municipal de Segurança Pública, Miller Kutz, lembrou aos alunos que a escola é a base da vida social de todos e que, atividades de inclusão como a do projeto Cidadania no Ambiente Escolar são fundamentais para garantir inclusão e conscientização formando, dessa forma, cidadãos mais responsáveis.

“O projeto tem o objetivo de levar conscientização sobre direitos e deveres nas escolas e no trânsito. Então, quando abordamos assuntos pertinentes ao trânsito, pedestres, ciclistas e veículos, com informações preciosas, conseguimos alcançar a conscientização dos estudantes. Além disso, tratamos também sobre o mercado de trabalho, alerta sobre as drogas e a importância da família”, ressaltou Miller Kutz.

Conscientização

Ao passar informações e conscientização para os estudantes sobre segurança no trânsito, o projeto busca promover mais humanização, respeito e solidariedade nas ruas. Os principais temas abordados foram condução segura, dispositivos de segurança, equipamentos e como usá-los.

Os alunos também foram informados sobre como ocorre a fiscalização com os envolvidos em incidentes, e a abordagem aos responsáveis em atos de infração. “Os estudantes ainda receberam informações sobre as características do município, a estrutura e todos os assuntos que podem trazer resultados satisfatórios no relacionados à educação para o trânsito” concluiu Miller.

Leia mais:  ES tem mais de 1,2 mil vagas de emprego abertas. Veja onde se inscrever

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana