conecte-se conosco


Segurança

Detran-ES dá orientações para trânsito mais seguro no Carnaval

Publicado

Para garantir um trânsito mais seguro durante o período de Carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta atenção aos condutores que forem pegar a estrada neste feriado, seja para curtir os locais onde há programação de Carnaval, seja para descansar nesses dias, ou mesmo para deslocamento dentro das cidades.

Para alertar os condutores e usuários das vias sobre a segurança no trânsito o Detran|ES realizará ações educativas com abordagem dos foliões em blocos programados na Grande Vitória durante o Carnaval.

O diretor geral do Detran|ES alerta para que condutores, motociclistas, ciclistas e pedestre sejam responsáveis no trânsito. “A responsabilidade pela segurança no trânsito é de todos. Por isso nossas equipes estarão presentes no Carnaval para lembrar a todos que o trânsito seguro depende de todos nós e que cada um contribua adotando comportamentos seguros e obedecendo às regras de trânsito para que tenhamos um trânsito com menos acidentes e menos mortes nesse Carnaval”, disse.

Programação das abordagens do Detran|ES:

22/02 – Banho de Mar de Fantasia – Manguinhos – Serra

23/02 – Regional da Nair – Vitória 

24/02 – Batuqdellas – Vitória

25/02 – Amigos da Onça – Vitória

 

Orientações

Para garantir a própria segurança e a de todos que circulam nas vias nesse período, o Detran|ES dá algumas orientações.

Durante a viagem, o condutor do veículo deve sempre obedecer às regras de trânsito, como a sinalização, os limites de velocidade e só ultrapassar em locais permitidos e quando houver condições adequadas. É obrigatório utilizar os equipamentos de segurança, como cinto de segurança e capacete, praticar a direção defensiva e respeitar os outros veículos e pedestres.

Caso vá transportar crianças, os responsáveis devem ter atenção especial durante o passeio. As crianças de até sete anos e meio só podem ser transportadas em cadeiras adequadas a cada faixa etária. Além disso, os adultos devem ser exemplo, usando cinto de segurança em qualquer assento do veículo, seja ele de motorista ou passageiro, inclusive, nos bancos de trás.

Leia mais:  Secretário de Segurança do ES e prefeito sofrem acidente em rodovia no Sul do Estado

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, orienta que, enquanto dirige, o motorista deve manter toda a atenção no trânsito. “A preocupação não deve ser só com a multa, mas sim com a segurança de todos os que estão no veículo, que é o mais importante. Dessa forma, ter atenção é essencial e o condutor nunca deve utilizar o celular enquanto estiver ao volante nem ingerir bebida alcoólica para não colocar em risco a sua própria vida e a de todos os que transitam nas vias por onde ele está passando”, afirma.

Próximo aos locais onde há programação de Carnaval e intensa movimentação de pessoas, a atenção deve ser redobrada. “É importante que o condutor reduza a velocidade ao trafegar por esses locais. E a atenção ao trânsito também vale para o pedestre e para o ciclista. Todos devem adotar os comportamentos necessários para se proteger e preservar a vida do outro”, disse.

 

Manutenção do veículo

Estar com o veículo em bom estado de conservação e em condições adequadas de circulação também é fundamental para que o passeio seja feito em segurança e para evitar contratempos. Antes de seguir viagem, o motorista deve checar a condição de itens como pneus, freios, alinhamento e o sistema elétrico do automóvel.

É importante conferir, ainda, se os itens obrigatórios estão no carro, como macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. O pneu sobressalente também deve estar em bom estado de conservação e calibrado.

Leia mais:  Operação ‘Pedra Bruta 2’ apreende mais de 200 chapas de granito

Os dispositivos de segurança, como cintos, devem estar disponíveis para todos os ocupantes do veículo e não só para os passageiros da frente. E quem vai viajar com crianças deve se lembrar das cadeirinhas infantis. O capacete também deve ser utilizado por condutor e passageiro na motocicleta.

 

Documentos

Para dirigir o veículo é necessário que o condutor seja habilitado para a categoria correspondente e esteja com a sua documentação e a do veículo em dia.

É importante conferir se a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está dentro da validade e em situação regular. No site do Detran|ES, é possível fazer a consulta da CNH e também verificar pelo registro do condutor se a CNH está suspensa, cassada ou cancelada.

Para trafegar, o veículo também deve estar devidamente licenciado. No site do Detran|ES, o condutor pode consultar as informações sobre o veículo e verificar se há débitos pendentes.

Para trafegar, é necessário ter a CNH e o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) vigente em mãos para apresentar em caso de abordagem. Os dois documentos podem ser utilizados no formato digital, que tem o mesmo valor jurídico do documento físico.

Para baixar os documentos no celular é necessário fazer download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível no Google Play e App Store e adicionar os documentos. O cadastramento pode ser realizado no próprio aplicativo. Para obter a CNH Digital, é necessário que o condutor interessado já tenha o documento de papel com o QR Code, código localizado na parte interna da carteira. Os documentos podem ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

publicidade

Segurança

PCES participará de desfile cívico em comemoração à Colonização do Solo Espírito-santense

Publicado

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) participará do desfile cívico em comemoração à Colonização do Solo Espírito-santense, em Vila Velha, na próxima segunda-feira (23).  A solenidade contará com a presença integrantes Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícias Militar do Espírito Santo (PMES) e Civil do Espírito Santo (PCES), Guardas Municipais, escolas de samba e 78 escolas municipais, entre outros.

O Desfile acontecerá na Avenida Jerônimo Monteiro, a partir das 8h, em Vila Velha, e marca ainda a celebração do aniversário dos 487 anos do município. Representando a PCES, participarão do evento os policiais da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), além da Delegacia Regional de Guarapari (SPRM), Departamento de Identificação (DEI), Divisão Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) – Projeto Homem que é homem, Delegacia móvel e a especializada Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC), DFRV e Gabinete do Delegado-Geral.

O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, ressalta que essa é uma data muito importante, que possibilita o agradecimento. “Sou um colono tardio, e só tenho a agradecer a essa terra e povo que me receberam com tanto carinho. É uma honra viver no Espírito Santo. Convido a todos para celebrar a data e, por que não, refletir sobre como podemos contribuir para tornar nosso Estado cada vez mais próspero e seguro”, conta.

Leia mais:  Plano Estadual de Segurança Pública é entregue durante reunião do Programa Estado Presente

Continue lendo

Segurança

Prejuízo de R$ 50 mil: suspeitos de furtar e matar gados no ES são presos

Publicado

Segundo a polícia, eles são suspeitos de cometer furtos de gado nos últimos dias, incluindo o de três vacas matrizes de alto padrão

Dois homens, de 34 e 41 anos, foram presos durante uma operação no bairro Jaqueira, em Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo. Segundo a polícia, eles são suspeitos de cometer furtos de gado nos últimos dias, incluindo o de três vacas matrizes de alto padrão, mortas e desossadas no pasto, causando um prejuízo de 50 mil reais à vítima.

Os suspeitos foram presos depois que os policiais receberam uma denúncia anônima informando que o indivíduo de 41 anos estava próximo à casa da ex-companheira dele, dando tiros para o alto e a ameaçando. 

Diante disso, a equipe de policiais da Delegacia de Presidente Kennedy, com o apoio de policiais militares, foi até o local. O delegado titular, Thiago Viana, informou que os policiais realizaram uma campana e observaram que o suspeito estava visivelmente embriagado. 

Segundo eles, o homem estava com a fala alterada, gesticulando e gritando em direção a casa da ex-companheira. Já o suspeito de 34 anos, estava parado ao lado, em frente a um veículo que já estava sendo monitorado pelos policiais civis e militares da região.

Os policiais então se aproximaram dos suspeitos, mas ao perceberem a ação, os homens entraram no carro e fugiram.  Eles foram localizados momentos depois em um outro veículo, na localidade de Jaqueira, 

Leia mais:  BPMA constata desmate e apreende diversos pássaros da fauna silvestre em Santa Maria de Jetibá

O carro era conduzido pelo homem de 41 anos. Segundo a polícia, o automóvel entrou à direita no cruzamento e tomou rumo sentido Areinha. Foram realizadas buscas pelas ruas, mas o carro desapareceu. 

Em seguida, foi feito contato com um colaborador da polícia, que disse ter visto a namorada do suspeito de 34 anos entrando de moto na casa da mãe dela. Com essa informação, um reforço da Polícia Militar foi acionado e uma viatura foi até a residência. 

Ao chegar no local, os policiais observaram que o portão da casa tinha uma abertura, de onde foi possível ver a namorada do indivíduo de 34 anos em cima de uma moto e o suspeito, o namorado, ao lado dela. Atrás do casal, estava o veículo,  que era monitorado por policiais. 

“Então, naquele momento, o conduzido de 34 anos recebeu voz de prisão, sendo apreendido com ele a chave do veículo Strada, um celular, R$ 535,00 e uma munição calibre 22 intacta”, informou o delegado Thiago Viana.

O outro suspeito, de 41 anos, não estava no local, mas se assustou com a chegada das viaturas e foi visto correndo no pasto que fica em frente à residência. Foi realizado um cerco no pasto e nas casas no entorno e ele foi localizado. 

Na casa da mãe da namorada do suspeito de 34 anos, além do veículo, os policiais militares encontraram uma moto. Ao consultarem no sistema, tudo parecia estar correto, mas foi realizado um contato telefônico com a empresa proprietária da motocicleta e foi informado que o veículo se encontrava em posse da empresa situada no município de Cariacica, se tratando de veículo clonado. 

Leia mais:  Homem é morto após invadir Fórum de Nova Venécia com barra de ferro

Já na residência da namorada dele, foi encontrado outro veículo. Dentro dele, foi apreendido um celular.  

Também foi solicitado aos policiais militares que realizassem o exame do etilômetro no indivíduo de 41 anos, tendo em vista que ele foi flagrado pelos policiais civis dirigindo, depois de ter sido visto completamente embriagado na frente da casa da ex-companheira. O teste indicou que ele estava embriagado no momento em que foi visto dirigindo. 

“Os indivíduos são suspeitos de praticarem diversos furtos nos últimos dias. Sendo o de maior repercussão ocorrido no último dia 10, quando três vacas matrizes de alto padrão foram mortas e desossadas no pasto, causando um prejuízo de cerca de 50 mil reais à vítima, um senhor de 62 anos”, destacou o titular da Delegacia de Polícia de Presidente Kennedy.

Os suspeitos foram autuados em flagrante delito por receptação, sendo o suspeito de 34 anos autuado também por porte ilegal de munição, e o indivíduo de 41 anos autuado também por dirigir sob efeito de álcool.

Os dois foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Marataízes, onde permanecem à disposição da Justiça.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana