conecte-se conosco


Cidades

Detran-ES reforça que as atitudes individuais podem salvar vidas no trânsito e na pandemia

Publicado

Reafirmando a analogia entre os cuidados que as pessoas têm de ter para um trânsito seguro e para evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) chama a atenção dos capixabas, a partir de campanha educativa, sobre a importância da empatia com a vida do próximo na hora da tomada de decisões nas vias.
O tom leve, casando animação com imagens reais de vias e pontos de Vitória, bem como personagens que representam profissionais e pessoas que exercem atividades essenciais neste momento de pandemia, foi adotado pelo Órgão para conclamar a sociedade mais uma vez para um pacto pela redução de acidentes no trânsito representado pela frase “Nossa atitude no trânsito muda tudo”.
O vídeo mostra profissionais, a exemplo de médico, entregador e mecânico, transitando ou trabalhando ao passo que adotam medidas corretas no trânsito, como o uso do cinto de segurança, do capacete, o respeito à distância de segurança entre veículos, ao semáforo e à preferência para o pedestre. Ao mesmo tempo os personagens seguem o protocolo de segurança para minimizar a transmissão do novo coronavírus, como o uso de máscara e o isolamento social em suas casas.
O diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira explica que a ideia principal da campanha é incentivar um ciclo de bons exemplos no trânsito, um ciclo de respeito à vida das pessoas, pois este, como diz as peças da campanha, vai e volta para quem o praticou. “Lembremos que até maio deste ano 268 pessoas perderam a vida no Espírito Santo devido aos acidentes de trânsito por motivos de imprudência, imperícia, por falta de responsabilidade. Junto ao novo coronavírus, que já vitimou cerca de 1500 capixabas, os acidentes continuam sendo vilões das famílias e eles têm uma característica em comum que destacamos na campanha: as ações individuais podem salvar vidas, pois impactam diretamente no bem coletivo”, afirma Givaldo Vieira.
A campanha entrou no ar nesta semana em emissoras de tevê, rádio, portais e redes sociais. O Detran|ES lembra que a última campanha realizada, com o tema Maio Amarelo, alcançou, apenas nas redes sociais do Órgão, mais de 400 mil pessoas, e que o investimento em campanhas educativas é uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é feito com recursos provenientes de multas de trânsito.

Leia mais:  Samu abre inscrições para processo seletivo com salários de até R$ 8 mil. Saiba mais!
publicidade

Cidades

Jaguaré dá início a obras de equipamentos da Assistência Social

Publicado

Obras de reforma do Creas no bairro já foram iniciadas; construção do Cras começa em poucos dias

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Segurança Pública, iniciou obras de reforma do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e vai iniciar, em breve, a construção da nova sede do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, no Bairro Seac.

As obras do Creas já estão em andamento e a construção do Cras começa nos próximos dias. Elas estão avaliadas em 2.200.0000 (dois milhões e duzentos mil reais) e, ao final das intervenções, os equipamentos atenderão aproximadamente 10.000 (dez mil) pessoas englobando os bairros Seac, Novo Tempo, Novo Horizonte, Irmã Tereza, Residencial Seac, Trevisan, Clubinho e as comunidades da Japira e do Córrego da Abóbora.

O objetivo é promover a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, o município vai possibilitar o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Leia mais:  Projeto do ES é selecionado em concurso de soluções para restaurar a bacia do rio Doce

O Cras e o Creas auxiliam famílias e indivíduos em situação grave de proteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família/Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Continue lendo

Cidades

Ranking Internacional: Vila Velha é a mais transparente da Grande Vitória

Publicado

Vila Velha é a cidade líder da Grande Vitória em transparência pública e governabilidade. O dado é da ONG Transparência Internacional, que avaliou todos os 78 municípios do Espírito Santo no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2022, lançado nesta terça (5).

Vila Velha é o 2º lugar geral no Espírito Santo com 95,73 pontos. O município está entre os poucos com nota considerada ótima.

O objetivo é estimular essas prefeituras a melhorarem suas agendas de transparência, participação cidadã, abertura de dados, transformação digital, acesso à informação e combate à corrupção.

A escala do ranking vai de 0 a 100 pontos. A nota 0 (péssimo) significa que a prefeitura é avaliada como fechada à participação da sociedade e 100 (ótimo) indica que ela oferece alto grau de transparência e participação social.

Para se chegar ao resultado, foram avaliados os portais de transparência e sites oficiais das prefeituras capixabas, usando metodologia da Transparência Internacional – Brasil, com o objetivo de oferecer um instrumento adicional para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle tenham acesso à informação e monitorem as ações do poder público na promoção da transparência, da participação social e no combate à corrupção.

Leia mais:  Samu abre inscrições para processo seletivo com salários de até R$ 8 mil. Saiba mais!

O prefeito Arnaldinho Borgo disse que o município deu um salto em transparência pública e isso mostra o nível de comprometimento e respeito não só com os recursos, mas mostra para os munícipes e órgãos de controle como esses recursos voltam à sociedade. 

“Em 2020 estávamos em 23º lugar, chegamos ao 3º em 2021 e já estamos melhor colocados na avaliação da Transparência Internacional. Ou seja, Vila Velha bem avaliada por órgão internacional, se destacando e caminhando para a 1ª colocação na avaliação oficial do Tribunal de Contas, previsto para ser divulgado no próximo mês de agosto. Esse dado é muito importante, fruto de muito trabalho da nossa equipe qualificada”, avalia o prefeito Arnaldinho Borgo. 

O secretário de Controle e Transparência, Otávio Postay, ressalta que “o resultado positivo reflete o conjunto de várias ações internas voltadas para o desenvolvimento de uma gestão pública transparente, que oferece informações à sociedade, permitindo ao cidadão colaborar no controle das ações do governo e se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam”.

Leia mais:  Volta às aulas: redes do Estado e dos municípios retornam a partir de 3 de fevereiro

Confira aqui o ranking completo com as notas dos municípios capixabas.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana