conecte-se conosco


Cidades

Detran flexibiliza medidas para apoiar trabalhadores do Transporte Escolar

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) publicou no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (1º), medidas que visam a apoiar os transportadores escolares no retorno às aulas nas escolas do Estado. As normativas, dispostas na Instrução de Serviço Normativa Nº 005, dispõem sobre a autorização para o transporte escolar no Espírito Santo e atendem ao pleito do Sindicato dos Transportadores Escolares do Espírito Santo (Sintees) diante da situação excepcional decorrente da pandemia de novo Coronavírus (Covid-19), que tem afetado milhares de trabalhadores do setor.

Após reunião realizada na última semana com representantes do Sintees, o Detran|ES publicou a Instrução de Serviço Normativa que estabelece que a categoria de transporte escolar estará isenta da necessidade de realizar a vistoria referente ao segundo semestre de 2020 e fixa o cronograma excepcional de vistorias para veículos de transporte escolar para 2021, de acordo com o final da placa do veículo.

Além disso, os veículos que emitiram autorização para o transporte escolar no ano de 2020 terão direito a emissão automática da autorização para o primeiro semestre de 2021; os cursos de condutores de veículos de transporte escolar vencidos entre os dias 13 de março de 2020 e 30 de junho de 2021 permanecem válidos; e o certificado de verificação dos cronotacógrafos deixará de ser exigido enquanto estiver em vigor a Portaria INMETRO 101/2020.

“Ouvimos os transportadores escolares e adotamos esse conjunto de medidas que será muito importante para apoiar o empreendedor de transporte escolar neste retorno às aulas, já que a categoria ficou muitos meses sem poder exercer suas atividades e com dificuldades na sua remuneração. Vale lembrar que, ainda em abril de 2020, decidimos por isentar os trabalhadores de transporte escolar da necessidade de realizar as vistorias previstas para o primeiro semestre do ano passado, bem como fizemos outras concessões para apoiar a categoria”, disse o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

Leia mais:  Detran participa de Mutirão de Documentação em Conceição da Barra

“Somos 5.410 condutores de transporte escolar e agradecemos ao Detran|ES por ter ouvido as nossas demandas e flexibilizado as exigências. É um momento muito difícil para a categoria que ficou suspensa quase um ano e essas medidas atendem nossa demanda para voltarmos ao trabalho”, considerou a presidente do Sindicato dos Transportadores Escolares do Espírito Santo (SINTEES), Silvia Rocha.

O Detran|ES determinou também que, com a volta gradual às aulas, os proprietários dos veículos autorizados a realizar transporte escolar que optarem por não circular com a finalidade do transporte de estudantes poderão requerer a suspensão temporária de tal autorização para ficarem isentos de vistoria no período, ficando sujeitos, em caso de não cumprimento à suspensão, à fiscalização.

A suspensão deverá ser solicitada pelo e-mail [email protected]. Dessa forma, enquanto durar a suspensão, fica vedada a prestação de serviços de transporte escolar e o restabelecimento do serviço ficará condicionado à realização da inspeção de segurança veicular e emissão do termo de autorização junto ao DetranES.

Confira o cronograma excepcional de vistorias para veículos de transporte escolar para 2021:

Final da placa Meses das vistorias
Finais 1 e 2 Maio e Julho
Finais 3 e 4 Maio e Agosto
Finais 5 e 6 Maio e Setembro
Finais 7 e 8 Junho e Outubro
Finais 9 e 0 Junho e Novembro

Orientações

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta que, ao contratar o serviço de Transporte Escolar, os pais ou responsáveis consultem se o veículo e o motorista estão regulares com a documentação por meio do site www.detran.es.gov.br.  Para fazer a consulta, o interessado deve acessar a seção “Serviços Credenciados”, clicar na opção “Transporte Escolar” e informar a placa do veículo e o nome ou CPF do condutor. Só serão exibidos aqueles que estiverem regulares.

Caso perceba alguma irregularidade no Transporte Escolar, o cidadão deve denunciá-la pelo telefone 0800 022 11 17 ou no e-mail [email protected]. É importante indicar o local onde ocorre a irregularidade, como o nome da escola e munícipio, para agilizar o procedimento de fiscalização.

É importante também que os responsáveis observem alguns itens de segurança ao contratar o serviço de transporte de escolares:

  • O condutor deve portar credencial de identificação expedida pelo Detran|ES;
  • O monitor escolar é obrigatório para o transporte de estudantes com até nove anos de idade e deve possuir credencial de identificação;
  • Selo de inspeção com QR code visível pelo lado externo do para-brisa e Termo de Autorização do veículo;
  • Pintura com faixa horizontal com o nome “Escolar”;
  • Cintos de segurança para as crianças obedecendo a lotação máxima;
  • Placa vermelha ou, se for placa Mercosul, com caracteres vermelhos.
Leia mais:  Governo decreta ponto facultativo durante o Carnaval no Espírito Santo

Além desses cuidados, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), foi publicada no Diário Oficial do Estado, a Portaria Conjunta Sedu/Sesa Nº 01-R, de 08 de agosto de 2020, estabelecendo medidas administrativas e de segurança sanitária a serem tomadas pelos gestores das instituições de ensino no retorno às aulas presenciais, incluindo também os cuidados que os transportadores de escolares devem ter.

  • Os veículos devem operar apenas com a metade da capacidade máxima;
  • Promover a limpeza do interior dos veículos ao menos uma vez ao dia;
  • Realizar a cada turno ou com maior frequência, de acordo com o número de viagens realizadas, a desinfecção das partes tocadas com frequência, como maçanetas, volante, dispositivos dos cintos de segurança e outros, utilizando preparações alcoólicas antissépticas a 70% (setenta por cento) ou outras de efeito similar;
  • Os assentos deverão ser sinalizados indicando os locais disponíveis de forma a manter distanciamento entre os estudantes e, se possível, bloquear os assentos indisponíveis;
  • Transitar com as janelas abertas para assegurar a ventilação e circulação de ar;
  • Quando disponível, recomenda-se a utilização de ar-condicionado com o modo de renovação do ar, mantendo-se, entretanto, as janelas abertas;
  • Os estudantes, motoristas e ajudantes deverão utilizar máscaras durante todo o trajeto; e
  • O motorista deve dispor de recipientes com preparações alcoólicas antissépticas a 70% (setenta por cento) e borrifar nas mãos dos estudantes antes de eles entrarem no veículo.

publicidade

Cidades

Estácio vai ajudar os alunos a desenvolverem Soft Skills ainda na graduação   

Publicado

Flávio Murilo, diretor nacional de Ensino da Estácio.

Programa de Formação Socioemocional vai ajudar a impulsionar a carreira dos mais de 750 mil estudantes em todo o Brasil

Aptidões socioemocionais passaram a ser, num mercado cada vez mais competitivo, habilidades extremamente apreciadas por recrutadores, gerentes de RH e donos de empresas. Possuir tais competências garantem aos estudantes que estão em busca de emprego, recolocação ou mesmo de uma promoção no trabalho, um diferencial competitivo sem precedentes. A Estácio, ciente disso e pensando em mais uma forma de aumentar a empregabilidade de seus alunos, criou uma plataforma para potencializar as habilidades socioemocionais tão apreciadas pelo mercado de trabalho atualmente. 

 

De acordo com os idealizadores do Programa, essa é a primeira vez que o tema é trabalhado de forma estruturada, planejada, medida e acompanhada no ensino superior e, principalmente, no ensino digital, ambiente em que a Estácio se orgulha de ser pioneira no Brasil. O programa, que é um acréscimo a todo o conteúdo acadêmico que a instituição já oferece aos seus mais 750 mil alunos em diferentes metodologias de ensino, estará disponível no próprio ambiente digital dos estudantes, contribuindo para uma formação mais completa, capaz de atender a nessa nova demanda do mercado, a competência socioemocional.   

Visualização da imagem

Marcos Lemos, diretor da EnsineMe.

Hoje o mercado de trabalho valoriza cada vez mais competências socioemocionais nos seus processos seletivos e a maioria dos estudantes formados não conseguem atender às crescentes expectativas das empresas neste aspecto. De acordo com Marcos Lemos, diretor da EnsineMe – unidade de negócios especializada na criação de soluções educacionais e responsável pelo desenvolvimento dos conteúdos de aprendizagem da Estácio – o programa que será lançado nos próximos dias pela Estácio nasce justamente para auxiliar os estudantes a desenvolverem habilidades socioemocionais ainda na universidade, seja em curso presenciais ou digitais ofertados pela instituição.  

“É comum ouvirmos muitos recrutadores dizerem que contratam pelo Hard skills, mas que demitem pelo Soft Skills, uma realidade. Pensando nisso, a Estácio constatou que seria necessário ampliar o tipo de formação que era entregue aos alunos e, por isso, decidiu investir numa formação mais ampla, mais integral e fortemente inclinada as competências socioemocionais”, afirma Marcos Lemos. A partir disso a Diretoria de Ensino da Estácio identificou quais eram as competências mais desejáveis para cada uma das formações oferecidas.  

Importante lembrar que um estudo do PageGroup publicado em 2020, há quatro anos, já mostrava que 61% dos empresários da América Latina afirmavam que a principal razão para as vagas não serem preenchidas à época era por causa da falta de competências comportamentais dos candidatos, um dado alarmante, mas que dialoga com um estudo recente do Itaú Educação e Trabalho, que em 2022, apontou que 77% dos jovens seguiam sendo dispensados por falta das mesmas competências socioemocionais.  

Leia mais:  Veja as regras para reabertura de lojas em 72 municípios do ES

Hoje, com o advento das novas tecnologias e, principalmente da IA mostrando que tarefas rotineiras podem ser automatizadas, temos as habilidades socioemocionais que são exclusivamente humanas como a empatia, a capacidade de tomar decisões complexas e a criatividade, com alta demanda necessitando de profissionais capacitados aptos a liderarem nesse mercado a partir do conhecimento e domínio dessas competências. Na Estácio, o aluno passará a desenvolver essas habilidades em paralelo ao curso que realiza, de forma integrada com o objetivo de facilitar o matchmaking com as vagas disponibilizadas na jornada de trabalhabilidade. 

Flávio Murilo, diretor nacional de Ensino da Estácio, afirma que a Estácio tem se diferenciado nos últimos anos com uma abordagem única sobre tecnologia aliada à formação universitária. “Temos uma visão 360 dos nossos alunos que encontram na instituição um verdadeiro ecossistema que oferece muito mais do que o conteúdo acadêmico necessário para uma formação universitária. O Programa Socioemocional chega para ampliar ainda mais a nossa atuação, potencializando o desenvolvimento social dos estudantes a partir de um impacto significativo na obtenção das competências cada vez mais exigidas na vida profissional”, reforça. 

Leia mais:  Recoloca Rio Doce tem 45 vagas de emprego em Aracruz, Colatina e Baixo Guandu 

Com uma trajetória de mais de 50 anos, a organização de ensino investe continuamente em ferramentas para potencializar a jornada universitária. Além do Programa Socioemocional, os estudantes têm acesso a um sistema de certificações intermediárias para ingressarem mais rapidamente no mercado de trabalho; ao programa Singular, projeto inovador para personalizar a jornada dos alunos, aliando seus interesses pessoais e profissionais com o conteúdo do curso; programas de Internacionalização com a oferta de cursos de idiomas e parcerias de intercâmbio com mais de 20 instituições de ensino internacionais; além de diversas ações em apoio à carreira com foco em processos seletivos e empreendedorismo e um portal permanente com mais de 60 mil oportunidades de estágio e emprego. 

Sobre a Estácio

A Estácio se orgulha de liderar o caminho da inovação educacional no Brasil, com o compromisso de promover as habilidades e competências necessárias para o sucesso profissional e o crescimento pessoal de seus mais de 700 mil alunos. Com mais de 50 anos de experiência acadêmica, a instituição oferece uma ampla gama de serviços educacionais em cursos técnicos, de graduação e de extensão, como pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, além de centenas de opções em cursos livres de aperfeiçoamento profissional. Reconhecida por sua excelência acadêmica, a Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade. Presente em unidades de ensino em 25 estados e no Distrito Federal e em mais de dois mil Polos de Ensino Digital em todo o país, a Estácio possui um dos mais sólidos e atuantes programas de Responsabilidade Social do setor educacional, e apoia diversas iniciativas nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania. Saiba mais em estacio.br

Continue lendo

Cidades

Programa Acelera Petróleo e Gás abre inscrições para regiões Metropolitana e Norte do estado

Publicado

Iniciativa promove capacitações e consultorias para empresas fornecedoras do setor de petróleo e gás

Os pequenos negócios fornecedores de bens e serviços para o segmento de petróleo e gás, ou que desejam ingressar nesse mercado, contam com uma nova oportunidade de profissionalização e aprendizado. Trata-se da segunda edição do Acelera Petróleo e Gás, um programa que promove uma trilha de capacitações na área e está com inscrições abertas, na Loja Virtual Sebrae, até o próximo dia 30.

Por meio de consultorias, diagnósticos, oficinas e palestras, a iniciativa, oferecida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), tem o objetivo de aumentar o desempenho e o preparo das empresas para vendas no setor. Estão aptos a participar empreendimentos atuantes nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Aracruz, Linhares, São Mateus, Jaguaré e Nova Venécia.

De acordo com a analista do Sebrae/ES e gestora de projetos do setor de petróleo e gás, Ana Karla Macabu, o programa foi desenvolvido considerando o cenário atual do setor e visando o aproveitamento de circunstâncias favoráveis. “A cadeia de petróleo e gás é estratégica para a economia do Espírito Santo, e é fundamental que as empresas locais estejam preparadas para aproveitar as oportunidades desse setor”.

Leia mais:  Governo decreta ponto facultativo durante o Carnaval no Espírito Santo

A analista destaca ainda que, para os pequenos negócios, a participação desse tipo de iniciativa pode significar uma mudança significativa em suas operações, devido à ampla gama de ferramentas oferecidas. “Os participantes poderão entender melhor o segmento, como aprimorar a qualidade dos produtos e serviços, quais as tendências da área e os aspectos principais para formular uma estratégia comercial customizada”.

O programa tem duração mínima de sete meses e, durante esse período, serão realizadas consultorias mensais e acompanhamento de indicadores, implantando melhorias de gestão. Além disso, são incentivados a ampliação de networking, o aprendizado com outros empresários e as negociações em rede.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana