conecte-se conosco


Cidades

Detran implanta exame teórico digital em Mimoso do Sul e Alegre

Publicado

Os municípios de Mimosos do Sul e Alegre passarão a contar com Sala de Exames Teóricos digital do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) a partir do mês de agosto. Com isso, os candidatos passarão a fazer as provas teóricas de trânsito no formato digital e não mais em papel nas unidades do órgão desses municípios, o que representa um grande avanço tecnológico na qualidade do atendimento ao cidadão.

O agendamento das provas teóricas para esses municípios já está disponível na área de Habilitação do site do Detran|ES e pode ser feita pelos candidatos ou pelos Centros de Formação de Condutores (CFC).

Em Alegre, os exames teóricos na sala digital começarão a ser aplicados no próximo dia 11 de agosto e a estrutura atenderá também os candidatos do município de Jerônimo Monteiro.

A Sala de Exames Teóricos Digital de Mimoso do Sul atenderá também aos municípios de Muqui e Apiacá e as provas têm início previsto para o dia 12 de agosto.

“A oferta dos exames teóricos digitais nesses municípios segue a programação de implantação prevista pelo órgão dentro do programa Detran 100% Digital. Com isso, os moradores terão um exame mais moderno, seguro e com resultado imediato”, destaca o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

Prova Digital

A ampliação da oferta de exames teóricos no formato digital visa a levar a tecnologia até o cidadão, proporcionando um serviço mais eficiente e seguro, e faz parte do programa Detran 100% Digital.

O exame teórico no formato digital é feito no computador e o candidato toca na resposta diretamente na tela do monitor. Após responder todas as questões, a correção é automática, e o candidato recebe o resultado da prova.

É importante salientar que o candidato não precisa ter domínio sobre informática, e que toda a prova é acompanhada por um profissional, para caso de dúvidas quanto à utilização do equipamento.

Agendamento on-line

O agendamento da prova teórica do Detran|ES pode ser feito pelo próprio candidato ou condutor de forma on-line direto no site do órgão. O interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br e clicar na área de serviços digitais de Habilitação, no serviço de ‘Agendamento de exames teóricos online’, e informar os dados solicitados da mesma forma que foi cadastrado no seu Renach.

Após validar os dados, ele poderá escolher o dia e horário disponíveis para o agendamento. No caso de candidato que reprovou e está fazendo a remarcação de Exame Teórico/Técnico, será necessário pagar o Documento Único de Arrecadação (DUA) da taxa de Reteste, que é emitido no mesmo local, antes de agendar a prova. Os agendamentos podem ser feitos até dois dias úteis antes da data escolhida da prova.

As provas de Reciclagem também podem ser agendadas pelos próprios condutores, em cumprimento da penalidade de suspensão do direito de dirigir após conclusão do curso de Reciclagem no site do Detran|ES. Para fazer o agendamento, o condutor deve acessar o serviço de ‘Emissão de taxa e agendamento de exame de Reciclagem’ e pagar o DUA antes de escolher a data e horário da prova.

Para realizar a prova, o candidato ou condutor deverá apresentar documento original de identificação com foto em bom estado de conservação e comprovante do agendamento da prova, além de estar utilizando, obrigatoriamente, sua máscara de proteção.

O candidato ou condutor deverá estar no local da prova com dez minutos de antecedência do horário agendado, sendo que o atraso da hora agendada não permitirá, em nenhuma hipótese, a realização da prova.

Para prevenir a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), a quantidade de vagas por hora será disponibilizada de acordo com as normas de segurança, respeitando-se a distância mínima de 1,5 metro entre os candidatos.

Será exigido que o candidato ou condutor faça uso da máscara de proteção enquanto estiver no local da prova, retirando-a somente quando solicitado para o seu reconhecimento facial. O candidato não poderá utilizar luvas durante o exame, que é realizada em maquinário touch screen.

Exame simulado

Antes de fazer a prova, o candidato pode treinar seus conhecimentos nos exames simulados disponíveis no site do Detran|ES para 1ª HabilitaçãoAtualização de CNH e Reciclagem.

Leia mais:  Governo do Estado divulga datas para pagamento do IPVA 2022
publicidade

Cidades

Sedu realiza reunião de alinhamento das avaliações e metas para 2022

Publicado

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), realizou, nessa quarta-feira (26), a Reunião de Alinhamento 2022. Conduzida pela gerente Endy de Albuquerque Silva e pela subgerente Giselle Peres Zucolotto, foram pontuados os indicadores, as metas e as estratégias do Plano Estadual de Educação (PNE), referente às avaliações externas e índices, o Mapa Estratégico da Sedu e o Decreto Nº 4.889.

A partir disso, a GEA preparou seu plano estratégico para este ano, direcionando os trabalhos a serem desenvolvidos pela equipe e priorizando a garantia da qualidade, além da busca pela equidade na educação.

A reunião foi centrada no Mapa Estratégico 2019-2022, tendo em vista o foco nos parâmetros avaliativos e nos resultados das avaliações educacionais para monitorar o desempenho e analisar o sistema de ensino. A GEA planejou sistemática de assessoramento às avaliações nos âmbitos nacional e internacional e elaborou o cronograma para aplicação das avaliações estaduais.

“Foi um momento criativo, realizado com muito diálogo, aprendizado, trocas de ideias e apropriação das informações para o Planejamento Anual de 2022”, disse a gerente da GEA, Endy de Albuquerque Silva.

Leia mais:  Renovação de frota do Transcol prevista para 2021 já foi concluída
Continue lendo

Cidades

Nuvem impressionante chama atenção em Aracruz

Publicado

Fenômeno foi registrado na manhã desta quarta-feira. Instituto explica a formação curiosa

Quem já assistiu ao filme “Twister” lembra, imediatamente, das cenas que impressionaram nos cinemas em 1996, quando vê a imagem que surpreendeu os moradores de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (26). A nuvem surgiu próximo à entrada ao Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) e deixou a população curiosa.  

Mas, o que será este fenômeno da natureza? 

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em uma primeira análise, a imagem trata-se de um tipo de nuvem popularmente conhecida como nuvem preteleira ou “shelf cloud” (em inglês) e é técnicamente conhecida como “Cumulonimbus Arcus”. 

O Incaper informou, também, que este é um tipo de formação de nuvem que tem aspecto característico de uma longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma nuvem-mãe (neste caso, uma Cumulonimbus – Cb).

Segundo o Incaper, a nuvem é formada em função das chuvas que devem estar ocorrendo no município no instante em que a foto foi tirada. 

Leia mais:  Sancionada lei que libera R$ 3 bilhões para a cultura
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana