conecte-se conosco


Cidades

Detran implanta exame teórico digital em Mimoso do Sul e Alegre

Publicado

Os municípios de Mimosos do Sul e Alegre passarão a contar com Sala de Exames Teóricos digital do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) a partir do mês de agosto. Com isso, os candidatos passarão a fazer as provas teóricas de trânsito no formato digital e não mais em papel nas unidades do órgão desses municípios, o que representa um grande avanço tecnológico na qualidade do atendimento ao cidadão.

O agendamento das provas teóricas para esses municípios já está disponível na área de Habilitação do site do Detran|ES e pode ser feita pelos candidatos ou pelos Centros de Formação de Condutores (CFC).

Em Alegre, os exames teóricos na sala digital começarão a ser aplicados no próximo dia 11 de agosto e a estrutura atenderá também os candidatos do município de Jerônimo Monteiro.

A Sala de Exames Teóricos Digital de Mimoso do Sul atenderá também aos municípios de Muqui e Apiacá e as provas têm início previsto para o dia 12 de agosto.

“A oferta dos exames teóricos digitais nesses municípios segue a programação de implantação prevista pelo órgão dentro do programa Detran 100% Digital. Com isso, os moradores terão um exame mais moderno, seguro e com resultado imediato”, destaca o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

Prova Digital

A ampliação da oferta de exames teóricos no formato digital visa a levar a tecnologia até o cidadão, proporcionando um serviço mais eficiente e seguro, e faz parte do programa Detran 100% Digital.

O exame teórico no formato digital é feito no computador e o candidato toca na resposta diretamente na tela do monitor. Após responder todas as questões, a correção é automática, e o candidato recebe o resultado da prova.

É importante salientar que o candidato não precisa ter domínio sobre informática, e que toda a prova é acompanhada por um profissional, para caso de dúvidas quanto à utilização do equipamento.

Agendamento on-line

O agendamento da prova teórica do Detran|ES pode ser feito pelo próprio candidato ou condutor de forma on-line direto no site do órgão. O interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br e clicar na área de serviços digitais de Habilitação, no serviço de ‘Agendamento de exames teóricos online’, e informar os dados solicitados da mesma forma que foi cadastrado no seu Renach.

Após validar os dados, ele poderá escolher o dia e horário disponíveis para o agendamento. No caso de candidato que reprovou e está fazendo a remarcação de Exame Teórico/Técnico, será necessário pagar o Documento Único de Arrecadação (DUA) da taxa de Reteste, que é emitido no mesmo local, antes de agendar a prova. Os agendamentos podem ser feitos até dois dias úteis antes da data escolhida da prova.

As provas de Reciclagem também podem ser agendadas pelos próprios condutores, em cumprimento da penalidade de suspensão do direito de dirigir após conclusão do curso de Reciclagem no site do Detran|ES. Para fazer o agendamento, o condutor deve acessar o serviço de ‘Emissão de taxa e agendamento de exame de Reciclagem’ e pagar o DUA antes de escolher a data e horário da prova.

Para realizar a prova, o candidato ou condutor deverá apresentar documento original de identificação com foto em bom estado de conservação e comprovante do agendamento da prova, além de estar utilizando, obrigatoriamente, sua máscara de proteção.

O candidato ou condutor deverá estar no local da prova com dez minutos de antecedência do horário agendado, sendo que o atraso da hora agendada não permitirá, em nenhuma hipótese, a realização da prova.

Para prevenir a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), a quantidade de vagas por hora será disponibilizada de acordo com as normas de segurança, respeitando-se a distância mínima de 1,5 metro entre os candidatos.

Será exigido que o candidato ou condutor faça uso da máscara de proteção enquanto estiver no local da prova, retirando-a somente quando solicitado para o seu reconhecimento facial. O candidato não poderá utilizar luvas durante o exame, que é realizada em maquinário touch screen.

Exame simulado

Antes de fazer a prova, o candidato pode treinar seus conhecimentos nos exames simulados disponíveis no site do Detran|ES para 1ª HabilitaçãoAtualização de CNH e Reciclagem.

Leia mais:  Governo libera primeira etapa do pagamento do Cartão Reconstrução ES 2020
publicidade

Cidades

Inscrições para o Pré-Enem Digital terminam nesta quinta-feira (25)

Publicado

Os alunos que desejam participar do processo seletivo para o Pré-Enem Digital têm até esta quinta-feira (25) para fazer a inscrição por meio deste link: https://forms.gle/3hGprJwX9DRidRuc6. Podem se inscrever os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, matriculados no Ensino Regular; no Integrado à Educação Profissional (EMI); nas 2ª e 3ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA); nos Centros e Núcleos Estaduais da Educação de Jovens e Adultos (CEEJA/NEEJA), no ano de 2021; e os concludentes da 3ª etapa da EJA do ano de 2020.

O curso estará disponível em formato on-line, por meio do programa EscoLAR, com aulas transmitidas ao vivo de forma síncrona, permitindo a interação entre alunos e professores. Os estudantes poderão optar por assistir às aulas presencialmente na escola, ou em suas casas na modalidade on-line. 

Para a classificação do candidato serão considerados os seguintes critérios: ter cursado os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), ou equivalente, em escola pública; ter cursado todo o Ensino Médio, ou equivalente, em escola pública; ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CADúnico); e residir em região atendida pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Também será considerada a reserva de vagas que obedecerá à distribuição de 30% para pretos, pardos e indígenas (PPI), 10% para pessoas com deficiência (PcD) e 10% para concludentes da EJA Ensino Médio 2020.

O resultado será divulgado após as 17 horas do dia 05 de março, no site da Secretaria da Educação (Sedu).

Confira o Edital nº 04/2021

Dúvidas: entrar em contato com a Gerência de Ensino Médio, pelo telefone (27) 3636-7850.

Leia mais:  Sine abre a semana com 28 vagas de emprego em Linhares
Continue lendo

Cidades

Estado recebe nova remessa de vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira (24)

Publicado

O Espírito Santo recebeu, na manhã desta quarta-feira (24), 61 mil doses de vacinas para dar continuidade à imunização contra a Covid-19. São 38 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford e 23 mil doses da Coronavac (Sinovac/Butantan). Para essa nova remessa, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização, definiu o envio de 100% de doses para completar a imunização de idosos de 85 a 89 anos, mais 24% da população de 80 a 84 anos e 8% para trabalhadores da saúde. O quantitativo enviado obedece a critérios de proporcionalidade das populações dos grupos prioritários.


As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio, localizada em Vitória, para cadastramento. A previsão de distribuição aos municípios da Região Metropolitana e envio às regionais de saúde da região Norte, Sul e Central é para esta quinta-feira (25).

Para o esquema de aplicação, o Estado seguirá a orientação do Ministério da Saúde de uso de todas as primeiras doses da AstraZeneca/Oxford, com a garantia de envio da segunda dose posteriormente, uma vez que tem intervalo de 12 semanas, mais a orientação de guardar a segunda dose da Coronavac para aplicação em intervalo de até quatro semanas.

Público da primeira fase de vacinação

O Ministério da Saúde definiu como público prioritário da primeira fase da Campanha de Vacinação trabalhadores da saúde; pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência; pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas; indígenas aldeados; e idosos acima dos 75 anos.

Devido ao cenário de escassez de vacinas no Brasil, o Estado pactuou com os municípios medidas por meio da Comissão Intergestores Bipartite, visando a garantir a vacinação de forma ordenada aos trabalhadores da saúde e aos idosos, com resoluções de escalonamento dos grupos até a sua totalidade. Para os demais grupos foram garantidos 100% da vacinação ao total da sua população, tanto da primeira quanto da segunda dose.

No momento, o Estado apresenta 81% da população de trabalhadores da saúde imunizada e antecipou, desde o último dia 17 de fevereiro, a vacinação de idosos de 85 a 89 anos. Em relação aos idosos, a orientação aos municípios é, de acordo com a Resolução CIB Nº013, ao atingir 90% da imunização de um grupo, ampliar a vacinação para o grupo seguinte, em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.

Leia mais:  Barrigueira se reúne com governador Casagrande para planejar ações para 2020
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana