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Cidades

Detran inaugura nova agência de atendimento em Jardim Camburi

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Para facilitar o acesso da população de Vitória aos serviços de habilitação, veículos e infrações, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), inaugurou, na noite da última sexta-feira (1°), uma nova Ciretran de Vitória no bairro Jardim Camburi. Os atendimentos serão feitos a partir desta segunda-feira (04), das 8h às 17h, mediante agendamento no site www.detran.es.gov.br.  

A segunda unidade do Detran|ES na Capital está localizada no Shopping Norte Sul, na Av. José Maria Vivácqua Santos n° 400, em um ambiente moderno, com estrutura equipada com mobiliário seguindo o padrão atualizado do órgão e respeito integral às normas de acessibilidade. A Ciretran Vitória, localizada no Centro, continua funcionando, havendo, agora, duas unidades do Detran|ES na cidade. 

Na Ciretran Vitória – Jardim Camburi, os condutores e proprietários de veículos poderão realizar serviços das áreas de Veículos, Habilitação e Infrações, incluindo coleta biométrica para procedimentos de Habilitação. Está prevista, ainda nos próximos meses, a oferta de provas teóricas de Legislação na modalidade digital. 

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a importância dessa nova unidade em Jardim Camburi para ampliar o atendimento dos cidadãos de Vitória, cidade que conta com uma frota de 207.084 veículos e 178.365 condutores habilitados. 

“Essa era uma reivindicação dos moradores, comerciantes e credenciados do órgão e é uma satisfação poder atender a esse pedido da população e ter uma agência no bairro mais populoso da capital para facilitar o acesso da população aos serviços do Detran. Assim, teremos uma unidade no Centro, atendendo muito bem à população, e outra aqui em Jardim Camburi, descentralizando os atendimentos e dando mais uma opção para os proprietários de veículo e condutores de Vitória”, disse. 

O presidente da Associação Comunitária de Jardim Camburi (ACJAC), Aloísio Muruce, agradeceu as ações do Detran|ES. “Um bairro com 60 mil moradores merece ter uma unidade para atender o cidadão. Agradecemos ao Detran por essa iniciativa e também por ter atendido nossa solicitação em relação à mudança do local de provas práticas. Outra ação importante que realizamos junto com o Detran é o trabalho de conscientização com os moradores em relação à redução da velocidade nas ruas do bairro, respeito à faixa e aos cruzamentos para termos um trânsito mais humano e seguro em Jardim Camburi”, contou. 

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Estiveram presentes o diretor Administrativo, Financeiro e de Recursos Humanos do Detran|ES, Harlen da Silva; o deputado estadual Fabricio Gandini; servidores, representantes de CFCs, clínicas, despachantes, lideranças comunitárias e religiosas.  

Mudança da área de provas em Vitória  

O diretor geral do Detran Givaldo Vieira também anunciou que as provas práticas de direção veicular das categorias B (carro) que ocorriam na região próxima ao Kartódromo, em Jardim Camburi, foram transferidas para a rua Castelo Branco, em Bairro de Fátima, após autorização da Prefeitura da Serra, sendo que nesta sexta-feira (01) já foram realizados os primeiros exames.  

“Desde o início da gestão estamos sensíveis à demanda antiga dos moradores de Jardim Camburi sobre a mudança da área de provas práticas devido à grande movimentação de veículos de aprendizagem das autoescolas, que realizam os treinamentos em ruas do bairro. Dialogamos com a Prefeitura de Vitória e com a comunidade para encontrar uma solução, além de termos buscado alternativas com o revezamento das provas em bairros da Capital mediante apresentação de estudo técnico de mudança de local. No entanto, não conseguimos avançar, já que é necessário autorização da administração municipal. Chegamos, então, a essa solução, em diálogo com a Prefeitura da Serra, para realizarmos as provas práticas em uma rua de pouco movimento e bem próxima à Capital”, explicou Givaldo Vieira.   

Vale reiterar que o processo de formação de condutores é um serviço de utilidade pública e que os locais em que são realizadas as aulas são de livre escolha das autoescolas, podendo ou não utilizar a área em que são realizados os exames práticos, não cabendo ao Detran|ES indicar área ou proibi-los.  

Detran|ES 100% Digital   

O Detran|ES destaca ainda que oferece mais de 60 serviços que podem ser realizados de forma on-line, direto no site www.detran.es.gov.br, sem a necessidade de sair de casa e se dirigir até uma unidade, e orienta que o cidadão verifique se pode realizar esse procedimento de forma eletrônica antes de agendar o atendimento presencial. 

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Agendamento  

Para organizar o atendimento presencial, evitar aglomeração nas unidades e prevenir a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), as Ciretrans e os Postos de Atendimento Veicular (PAVs) em todo o Estado funcionam mediante o agendamento prévio e obedecendo a todas as medidas de segurança estabelecidas para a saúde dos usuários e servidores.  

Para agendar o atendimento presencial, o interessado deve acessar o site www.detran.es.gov.br. Após acessá-lo, o cidadão deve clicar no banner ou botão de agendamento. Automaticamente, será direcionado para o portal Acesso Cidadão para efetuar o login. Se ainda não o tem, será necessário realizar o cadastro. Com isso, todos os dados do cidadão serão automaticamente inseridos no agendamento e o cidadão terá autonomia para agendar, mudar o horário e cancelar o atendimento. Além disso, o cidadão terá acesso ao histórico dos últimos agendamentos realizados.  

Confira o passo a passo de como fazer o agendamento:  

  1.     Acesse o site www.detran.es.gov.br;   
  2.     Clique no botão ou banner de agendamento;    
  3.     Faça o login no portal Acesso Cidadão;   
  4.     Selecione a unidade em que deseja ser atendido, confira o endereço;   
  5.     Selecione a área/serviço para qual deseja atendimento;   
  6.     Selecione o dia e horário para atendimento e confirme.    
  7.     Feito isso, o sistema enviará um e-mail com a confirmação do agendamento. 

Esse comprovante deverá ser apresentado no dia do atendimento, podendo ser impresso ou imagem no celular.    

Aqueles que tiverem dificuldade para realizar o agendamento no site devem se dirigir à Ciretran para que o servidor faça o agendamento no dia e horário disponíveis no sistema.  

Após fazer a marcação, o usuário deve se dirigir à Unidade do Detran|ES, na data e hora agendadas, sem acompanhante, com máscara de proteção e apresentar o comprovante de agendamento no celular ou impresso, além da documentação necessária para o serviço.  

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Ranking Internacional: Vila Velha é a mais transparente da Grande Vitória

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Vila Velha é a cidade líder da Grande Vitória em transparência pública e governabilidade. O dado é da ONG Transparência Internacional, que avaliou todos os 78 municípios do Espírito Santo no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2022, lançado nesta terça (5).

Vila Velha é o 2º lugar geral no Espírito Santo com 95,73 pontos. O município está entre os poucos com nota considerada ótima.

O objetivo é estimular essas prefeituras a melhorarem suas agendas de transparência, participação cidadã, abertura de dados, transformação digital, acesso à informação e combate à corrupção.

A escala do ranking vai de 0 a 100 pontos. A nota 0 (péssimo) significa que a prefeitura é avaliada como fechada à participação da sociedade e 100 (ótimo) indica que ela oferece alto grau de transparência e participação social.

Para se chegar ao resultado, foram avaliados os portais de transparência e sites oficiais das prefeituras capixabas, usando metodologia da Transparência Internacional – Brasil, com o objetivo de oferecer um instrumento adicional para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle tenham acesso à informação e monitorem as ações do poder público na promoção da transparência, da participação social e no combate à corrupção.

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O prefeito Arnaldinho Borgo disse que o município deu um salto em transparência pública e isso mostra o nível de comprometimento e respeito não só com os recursos, mas mostra para os munícipes e órgãos de controle como esses recursos voltam à sociedade. 

“Em 2020 estávamos em 23º lugar, chegamos ao 3º em 2021 e já estamos melhor colocados na avaliação da Transparência Internacional. Ou seja, Vila Velha bem avaliada por órgão internacional, se destacando e caminhando para a 1ª colocação na avaliação oficial do Tribunal de Contas, previsto para ser divulgado no próximo mês de agosto. Esse dado é muito importante, fruto de muito trabalho da nossa equipe qualificada”, avalia o prefeito Arnaldinho Borgo. 

O secretário de Controle e Transparência, Otávio Postay, ressalta que “o resultado positivo reflete o conjunto de várias ações internas voltadas para o desenvolvimento de uma gestão pública transparente, que oferece informações à sociedade, permitindo ao cidadão colaborar no controle das ações do governo e se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam”.

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Confira aqui o ranking completo com as notas dos municípios capixabas.

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Nova carga: primeiros vagões de celulose solúvel chegam ao Portocel

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A carga, da LD Celulose, chegou por ferrovia, oriunda da fábrica que fica na região do Triângulo Mineiro

Aracruz – O Portocel, terminal portuário situado no município de Aracruz (ES), recebeu no final da última semana 62 vagões de celulose solúvel produzida pela LD Celulose, que iniciou a operação de sua fábrica instalada entre os municípios de Indianópolis e Araguari, no Triângulo Mineiro. Este é o primeiro carregamento do produto e marca o início da parceria da empresa com o Portocel, que deve exportar toda a produção da companhia – cerca de 500 mil toneladas/ano quando estiver operando a plena capacidade. 

Para operar com essa nova carga, Portocel investiu cerca de R$ 38 milhões em adequações de infraestrutura, incluindo a ampliação do ramal ferroviário e a cobertura de um trecho dos trilhos. A primeira carga, recebida na noite do dia 1º de julho, foi estocada na área de armazéns do porto, enquanto aguarda o embarque.

A LD Celulose, uma joint venture entre o grupo austríaco Lenzing e a brasileira Duratex, vai destinar a produção ao abastecimento das unidades da Lenzing, que fornece fibras celulósicas a fabricantes globais de têxteis e não tecidos. A chegada dessa nova carga está alinhada à estratégia de Portocel de atrair novos clientes e fortalecer seu posicionamento como opção logística diferenciada.

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O Terminal, controlado pela Suzano e Cenibra, é reconhecido pela excelência na movimentação de produtos florestais, e vem utilizando essa mesma excelência para atrair outros clientes e diferentes tipos de carga. Um exemplo é a movimentação de granito, iniciada no final de 2020, além de produtos siderúrgicos e outros materiais que o porto já movimenta. 

“Temos investido fortemente em modernização, com novas tecnologias e aperfeiçoamento de nossas equipes. Assim estamos fortalecendo a parceria com os atuais clientes e atraindo novas cargas. Somos um porto multimodal, podemos receber carga por ferrovia, rodovia e por cabotagem marítima, condições que nos diferenciam em logística portuária”, destaca Valeria Becalli Provete, gerente de Estratégia e Gestão de Novos Negócios de Portocel.

Sobre Portocel – Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano de cargas, Portocel é reconhecido por sua eficiência na movimentação de produtos florestais e outras cargas, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de oil & gas. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país.

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