conecte-se conosco


Segurança

Detran investe recursos de multas de trânsito em equipamentos para Polícia Militar

Publicado

Visando a melhorar o policiamento ostensivo do trânsito e a garantir maior segurança aos capixabas nas vias urbanas, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em ação conjunta, realizou mais uma vez a entrega de equipamentos, nesta terça-feira (22), para a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Para a aquisição desses itens, foram investidos cerca de R$ 3 milhões provenientes de multas de trânsito.

Com a iniciativa, o Detran|ES atende também a uma das obrigatoriedades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran): a aplicação da receita de arrecadação com a cobrança de multas para fortalecer a fiscalização e o policiamento de trânsito. Este ano, o Detran|ES repassou para a Polícia Militar mais de R$ 7.300.000,00.


A entrega dos equipamentos foi realizada na Sede do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, que fica no Parque Moscoso, em Vitória. A solenidade marcou o repasse oficial de 115 etilômetros passivos, 30 etilômetros convencionais, três radares móveis, nove drones, oito motocicletas 800 cilindradas e 32 motocicletas 300 cilindradas.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a parceria como um importante auxílio para as ações voltadas à redução do número de acidentes e de conscientização das pessoas, bem como para a educação de trânsito.

“A proteção à vida dos capixabas no trânsito tem sido cada vez mais o foco do Detran|ES. Com o uso da verba obtida com a autuação de multas, priorizamos, também, nesta parceria com a Polícia Militar, a prevenção dos excessos no trânsito. Ou seja, o recurso vindo de erros cometidos nas vias é reinvestido para a prevenção e para um trânsito mais seguro”, afirma Givaldo Vieira.

Os equipamentos entregues serão utilizados nas ações de fiscalização e policiamento realizadas pela Polícia Militar em todo o Estado, com foco em veículos e condutores.

O tenente-coronel do BPtran, Glariston Fonseca, enalteceu a parceria com o Detran|ES e a importância dessa aquisição.

“O dia de hoje é de gratidão. Comprar na administração pública é uma tarefa complicada, que exige ética e muito trabalho. Agradeço a todos os envolvidos pelo suporte e ao comandante-geral, que compreendeu e abraçou desde o início as aquisições propostas, além da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o Detran|ES e o Governo do Estado. Do nosso ponto de vista, todas as mortes no trânsito são evitáveis. Para isso, temos que ter o investimento e a conscientização. Hoje, estamos recebendo equipamentos que nos levam a buscar resultados ainda mais favoráveis”, pontuou Fonseca.

Avanços

Leia mais:  Unidades produzem máscaras de pano para prevenção ao novo Coronavírus

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, destacou os avanços tecnológicos. “Nós avançamos muito. Estamos expandindo tudo e vamos avançar ainda mais, possibilitando que o próprio cidadão possa registrar a ocorrência de trânsito, sem vítima. Agradeço à dedicação de todos nos temas ligados ao trânsito. O Conselho Estadual vem debatendo e aprovando medidas que vêm para melhorar a nossa atividade. Esse investimento tem que ser celebrado e foi feito a muitas mãos: a do governador do Estado, Renato Casagrande, do comandante-geral da PM, Douglas Caus, do diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, e de outras tantas pessoas. O governador tem buscado essa transformação na Segurança Pública, mesmo em um ano muito difícil”, disse Ramalho.

O coronel e comandante-geral da Polícia Militar, Douglas Caus, comentou sobre as dificuldades enfrentadas neste período de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e destacou todos os esforços empregados para que o Espírito Santo seja referência na gestão do trânsito.

“Todo gestor sabe como o aumento de recursos é importante em nossas respostas. Esses recursos vão refletir em mais eficácia nas ações de trânsito em fiscalização e prevenção. O material será distribuído para todo o Estado e cabe destacar a parceria com o Detran|ES. São instrumentos modernos, com alta tecnologia. São radares, leitores de placas OCR, etilômetros, motocicletas, bases móveis e viaturas, que, aliados a guincho e pátio, em breve esperamos nos tornar referência nacional em gestão de trânsito”, enfatiza Caus.

Leia mais:  Adolescente é baleado e, antes de morrer, vai à igreja pedir perdão
publicidade

Segurança

Três pessoas são detidas após denúncia de aglomeração e som alto

Publicado

Durante a confusão, o dono da caixa de som tentou jogar uma moto contra a equipe e tentou agredir um policial

Três pessoas foram detidas após uma confusão no bairro Nova Carapina 1, na Serra. A Polícia Militar informou que recebeu uma denúncia de aglomeração e som alto na região, e assim que chegou ao local, a equipe se deparou com cerca de 20 pessoas ouvindo música em uma rua.  

Uma delas, segundo a polícia, se apresentou como dono de uma caixa de som que estava sendo usada, se exaltou e desobedeceu a ordem de desligar o aparelho. Após o ocorrido, o grupo foi para uma casa e o som, novamente, foi ligado. Desacatando os policiais, o dono do aparelho teria dito ainda que dentro da residência ninguém desligaria o som. 

A polícia deu voz de prisão e exigiu que o homem saísse da residência. Diante disso, segundo a PM, o homem pediu que os moradores agredissem os policiais para evitar a prisão. Durante a confusão, o dono da caixa de som ainda tentou jogar uma moto contra a equipe e tentou agredir um policial.

Assim que os policiais entraram na casa, dois homens tentaram jogar copos de vidro em direção à eles, além do dono da casa também ter jogado uma garrafa de vinho contra a equipe. Os policiais então fizeram disparos de arma não letal, mas o suspeito não se rendeu e pegou até um facão. 

Depois de tanta confusão, a polícia conseguiu conter o homem, que precisou ser levado para hospital por conta de ferimentos. Em seguida, ele foi encaminhado para a Delegacia Regional da Serra. Duas pessoas que se envolveram na briga também acabaram detidas. 

A Polícia Civil informou que o conduzido de 37 anos foi autuado em flagrante pelos crimes de resistência e desacato, pagou fiança estipulada pela autoridade policial e vai responder em liberdade. Os outros dois foram autuados por resistência, assinaram Termo Circunstanciado e vão responder em liberdade.

Leia mais:  Detran-ES dá orientações para trânsito mais seguro no Carnaval
Continue lendo

Segurança

Corpo de jovem é encontrado dentro de poço em fazenda entre Boa Esperança e São Mateus

Publicado

O corpo de um jovem foi encontrado dentro de um poço desativado de, aproximadamente, 20 metros de profundidade, na tarde desta quarta-feira (07), em uma fazenda na comunidade de Santa Lúcia, localizada entre os municípios de Boa Esperança e São Mateus.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Nova Venécia, a equipe foi acionada para uma ocorrência de um possível corpo que estaria dentro do poço, após o solicitante informar que o cheiro estava insuportável na região.

A equipe foi até o local e constatou que havia um corpo no fundo do poço, que, segundo informações do Corpo de Bombeiros, trata-se de Maicon Douglas de Aquino Almeida, visto pela última vez no domingo (04).

De acordo com os militares, o corpo estava coberto por entulhos e muitos galhos, além de estar em estado avançado de decomposição.

A perícia da Polícia Civil foi acionada para a remoção do corpo, que foi retirado do poço por uma equipe do Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar está no local e isolou a área.

Fonte: redenoticia

Leia mais:  PMES participa de Painel sobre Segurança Rural em Brasília
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana