conecte-se conosco


Cidades

Detran lança Curso de Mecânica para Mulheres ‘Faça você mesma’

Publicado

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) lançou, em uma live na manhã desta segunda-feira (08), o Curso de Mecânica para Mulheres “Faça você mesma”. As inscrições estão abertas no site www.detran.es.gov.br. O curso gratuito vai oferecer conhecimento sobre manutenção preventiva e noções básicas do veículo e, assim, garantir ainda mais segurança e independência para as mulheres no manejo da mecânica básica dos veículos de duas e quatro rodas.

O curso de mecânica básica para mulheres “Faça você mesma” tem como foco proporcionar às condutoras o conhecimento necessário para que resolvam problemas corriqueiros em seus veículos, no carro ou na moto, tais como compreender os principais indicadores do painel de instrumentos, noções básicas de verificação do motor, dos freios e fluidos, quando o veículo precisa de alinhamento e balanceamento, além de dicas de condução econômica e cuidados diários.

Para o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, as mulheres têm conquistado espaço importante no trânsito e o curso pode contribuir para a independência das condutoras. “As mulheres estão cada vez mais conduzindo veículos, até mesmo profissionalmente em categorias altas. Aprender noções de mecânica básica dos veículos vai dar independência e segurança para as mulheres que dependem de ajuda externa para resolver contratempos nos seus veículos. Também ajudará na prevenção e resolução de problemas mecânicos e contribuirá para a segurança e qualidade da vida no trânsito”, acredita.

“A palavra principal deste curso é independência, é tornar a mulher mais independente ainda como condutora e capacitá-la para resolver pequenos problemas mecânicos no veículo sozinha”, disse a diretora Técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto

Além do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, participaram do lançamento a diretora Técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto; a gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran|ES, Sheila Silverol; e os representantes das empresas parceiras: o diretor geral da Contauto e Moto Vena, Gabriel Rizk; o diretor da Moto Vena, Janio de Paula; e o gerente de Serviço Contauto, Douglas Santos.

O Espírito Santo conta, atualmente, com 1.547.707 condutores habilitados, sendo que as mulheres correspondem a 32%, totalizando 492.015 mulheres condutoras.

Curso

O Curso de Mecânica para Mulheres “Faça você mesma” vai proporcionar que a alunas conheçam a história dos veículos, equipamentos obrigatórios, painel de instrumentos com auxílio do manual do proprietário, onde e como usar o extintor de incêndio ABC.

Também serão abordados os sistemas do motor do veículo, os problemas mais comuns e as possíveis soluções; demais sistemas do veículo e suas particularidades, além dos principais problemas que ocorrem e as possíveis soluções. As alunas realizarão exercício de inspeção do veículo, conhecerão o sistema de rodagem, detalhes das motocicletas e realizarão troca de pneu.

Inscrições

As condutoras interessadas devem fazer a inscrição no site do Detran|ES (www.detran.es.gov.br), na aba Educação, onde constarão todas as informações relativas ao curso. As inscrições estão disponíveis até as 23h59, do dia 17 de março e terão limite de 100 vagas, sendo 50 para mecânica básica de veículos de quatro rodas e 50 para mecânica básica de veículos de duas rodas.

Para se inscrever a interessada deverá digitalizar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e anexá-la ao e-mail. Não poderão se inscrever, mulheres cumprindo penalidades de suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH.

Os cursos têm carga horária de 8 horas, divididos em módulos teórico e prático. As aulas ocorrerão de forma presencial, na Sede Administrativa do Detran|ES, em Vitória, nos dias 23 e 24 de março para mecânica básica para veículos de duas rodas e nos dias 25 e 26 de março para mecânica básica para veículo de quatro rodas, sempre de 13h às 17h. Serão cumpridos todos os protocolos necessários de segurança e proteção exigidos pelos Decretos Estaduais durante a pandemia. As aulas serão ministradas pelos técnicos especializados das empresas parceiras Contauto e Moto Vena.

O certificado de participação será entregue ao final de cada curso, sendo de mecânica em motos e/ou carros.

Leia mais:  Banestes anuncia gratuidade para todos os clientes nas transações via Pix
publicidade

Cidades

Escola de Vitória realiza roda de conversa on-line sobre violência contra mulher

Publicado

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Arnulpho Mattos, localizada em Vitória, promoveu uma live pelo Google Meet, a fim de problematizar e dialogar sobre a violência contra a mulher. A ação educativa faz parte do projeto “Conversas Filosociológicas: vozes femininas em foco”, que tem como objetivo um diálogo maior e interdisciplinar sobre temáticas relevantes da área de humanas.  

O encontro contou com a exibição de um curta-metragem sobre violência doméstica, o “Dentro de Casa”, seguido de considerações da atriz Cinthia Caetano, protagonista do curta, e de Adriane Nunes, professora da Rede Estadual e coordenadora do Cineclube Valente, que apoiou a ação. 

Além de abordar a violência contra a mulher, Cinthia Caetano falou sobre a experiência na gravação do curta e Adriane Nunes destacou a importância do cinema e do cineclubismo para a educação. Também foi realizado um debate com a participação dos estudantes sobre o tema. Entre os assuntos abordados estavam a preocupação com o aumento nos casos de violência contra a mulher no período da pandemia e também as dificuldades de as vítimas denunciarem os agressores. 

“As palestrantes chamaram atenção para os traços culturais que envolvem esse tipo de violência e a necessidade de desnaturalizar essas práticas. Destacamos ainda o fato de que não só meninas, mas também os meninos estarem assistindo a live, demonstrando sensibilidade e disposição para aprender. O momento terminou com uma apresentação surpresa de Cinthia Caetano, cantando uma música relacionada ao assunto, que sensibilizou a todos”, disse a pedagoga da Escola Arnulpho Mattos, Eliane Saiter Zorzal. 

Leia mais:  Edital Doce ES destinará recursos para projetos de cultura, lazer, esporte e turismo
Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Barra de São Francisco segue firme com a meta de lavar as ruas da cidade diariamente

Publicado

As ruas de Barra de São Francisco estão sendo lavadas por funcionários da Secretaria de Limpeza e Serviços da prefeitura com o carro pipa. A lavagem de ruas tem por objetivo manter a cidade sempre limpa para evitar contrair doenças respiratórias, entre outras.

“Nossa meta é a de manter as ruas da cidade limpas, para tanto precisamos da colaboração da população no sentido de não jogar lixo e entulho nas ruas e rios de nossa cidade”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos.

Leia mais:  Jaguaré retorna às aulas na próxima segunda-feira, dia 08
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana