conecte-se conosco


Política e Governo

Detran lança serviço automatizado de registro de veículos novos

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, apresentou, na manhã desta segunda-feira (30), o novo serviço “Registra fácil”, que automatiza todos os processos de registro de veículos novos. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) é o primeiro no Brasil a oferecer essa inovação, que tornará o processo de registro do veículo mais seguro e instantâneo no Estado.

Com o “Registra fácil”, a partir de agora, todos os procedimentos de primeiro emplacamento no Estado serão feitos de forma automatizada no Detran|ES, sem a necessidade de interferência humana, utilizando apenas a Nota Fiscal do veículo emitida pelo revendedor. Todo o sistema foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) a partir da demanda do Detran|ES.

O registro de veículos novos representa cerca de 16% dos serviços de transferência realizados pelo órgão, totalizando uma média de 6.200 processos mensais. Cada procedimento desde a abertura do processo, auditoria dos documentos e a liberação do código para emplacamento levava em torno de 48 horas, tempo que será reduzido para segundos, proporcionando que o proprietário saia da concessionária com o seu veículo emplacado no mesmo dia.

Casagrande lembrou que, antes mesmo da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Estado vem incorporando o uso da tecnologia e da inteligência artificial ao Detran|ES, que não paralisou seus serviços em nenhum dia. “Todos os serviços do Detran estão à disposição do cidadão de forma eletrônica. Importante destacar que o Governo do Espírito Santo está em sintonia com a inovação. Este ano o Governo irá acabar com a tramitação do papel. Esse bom ambiente de inovação criado no Estado gera oportunidades, diminui os custos, preserva o meio ambiente e agiliza os serviços”, pontuou.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a segurança e a agilidade como os principais benefícios de mais esse novo serviço disponibilizado pela autarquia.

“Depois de implantarmos o processo eletrônico no ano passado, que acabou com o papel nos serviços relacionados aos veículos, agora lançamos esse serviço que é único no Brasil de automatização da transferência, iniciando com o emplacamento de veículos novos. Ao comprar o veículo, o interessado irá informar apenas o número da Nota Fiscal e todos os dados serão conferidos na Secretaria da Fazenda e na Base Nacional de Veículos de forma totalmente automatizada, concluindo o processo em segundos. Com o retorno da atividade econômica, retorno dos prazos de transferência pelo Denatran e aumento significativo das demandas do Detran, essa iniciativa vai reduzir o tempo de conclusão dos processos. É um grande avanço tecnológico para o Estado”, disse.

Mais rápido

Leia mais:  Governo do Estado anuncia abertura das inscrições do Programa Jovens Valores 2020

O sistema vai funcionar de forma rápida e fácil, sem a necessidade de apresentar documentos de identificação, comprovante de endereço e requerimento. Ao adquirir o veículo zero quilômetro na montadora, concessionária ou revendedora, o novo proprietário poderá realizar o registro do veículo por meio do despachante ou, ainda, agendar o atendimento em uma unidade do Detran|ES pelo site www.agendamento.es.gov.br.

Será necessário apresentar apenas a Nota Fiscal emitida pela concessionária ou revenda. O sistema irá preencher automaticamente os dados do veículo como chassi, marca, modelo, cor e motor informados e conferir de forma automatizada e em segundos com os dados na base da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e na Base de índice Nacional (BIN), o banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O interessado emitirá o Documento Único de Arrecadação (DUA) da taxa do serviço e receberá um SMS com o número do processo e a placa do veículo para estampagem por uma estampadora de placas credenciada ao Detran|ES, que poderá fazer a instalação na própria concessionária. Todas as empresas estão listadas aqui (https://detran.es.gov.br/estampadores-de-placas).

Além disso, todo o processo pode ser acompanhado no site do Detran|ES na área de Consulta de Veículos (https://publicodetran.es.gov.br/ConsultaVeiculo/NovoConsultaVeiculoES.asp).

Leia mais:  Casagrande se reúne com ministro da Economia de Portugal
publicidade

Política e Governo

Casagrande tenta agendar vacina em Vitória contra covid-19, mas não consegue vaga

Publicado

Nesta sexta-feira, a prefeitura da Capital abriu 5.100 vagas para agendamento de idosos de 60 a 64 anos, mas as vagas foram preenchidas em três minutos

O governador Renato Casagrande tentou, mas não conseguiu fazer o agendamento no site da Prefeitura de Vitória para tomar a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. 

Nesta sexta-feira, a prefeitura da Capital abriu agendamento para idosos entre 60 a 64 anos, mas as vagas foram preenchidas rapidamente. Casagrande tem 60 anos e é morador de Vitória.

A assessoria de imprensa do governador confirmou que ele tentou fazer a marcação nesta sexta-feira, sem sucesso, e que Casagrande vai se vacinar seguindo o agendamento no site da Prefeitura de Vitória.

“O Governador irá vacinar seguindo o agendamento no site da Prefeitura de Vitória. Tentou agendar hoje (nesta sexta), porém não conseguiu”, informou por nota. 

Vagas esgotadas em minutos

O agendamento para a faixa etária de 60 a 64 anos, na Capital, começou às 15 horas desta sexta, mas acabou rapidamente. Ao todo, foram disponibilizadas 5.100 vagas. As marcações puderam ser feitas por meio do link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória On-line.

A Prefeitura de Vitória informou que foram contabilizados 17 mil acessos simultâneos ao sistema. Todas as vagas foram esgotadas em três minutos.

“A plataforma não apresentou instabilidade em momento algum. Isto porque a Sub-TI tem realizado alterações no sistema a fim de proporcionar aos usuários melhor navegabilidade, mesmo diante de um volume maior de acessos”, informou a prefeitura.

A aplicação das doses da vacina contra o novo coronavírus na Capital começam neste sábado (10). A vacinação acontecerá em oito unidades de saúde e em três postos volantes.

Neste momento estão sendo imunizados em Vitória, com a primeira dose, idosos com 65 anos ou mais. Também está sendo aplicada a segunda dose em idosos com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da vacina Coronavac entre os dias 19 de janeiro e 16 de março.

Leia mais:  Bancada federal capixaba destina R$ 51 milhões para o combate do novo coronavírus no Espírito Santo
Continue lendo

Política e Governo

Governador Casagrande se reúne com Lula. ‘Aceno para 2022 está claro’, diz presidente do PT

Publicado

Segundo a assessoria do governador, a reunião, realizada na última terça-feira (06) foi da executiva do PSB e Casagrande participou apenas do início

Há pouco mais de um mês, o governador Renato Casagrande (PSB) foi anunciado como pré-candidato à Presidência da República para 2022. Especialistas entenderam o movimento como uma estratégia do PSB para ganhar musculatura nas discussões do cenário nacional. 

Afinal, é praticamente unânime a percepção de que o governador está muito mais inclinado à reeleição do que a uma aventura – difícil e arriscada – rumo ao Palácio do Planalto.

A candidatura à presidência é pouco provável. Entretanto, Casagrande não deve ficar de fora das discussões. Ele ocupa o cargo de secretário-geral do PSB Nacional e é uma voz importante dentro do partido. Além disso, ganhou projeção durante o combate à pandemia sendo, por diversas vezes, crítico à condução da crise sanitária pelo governo federal.

Lula e Casagrande

Ao que parece, a jogada do PSB já está surtindo efeito. No início desta semana, PT e PSB abriram caminho para o diálogo, com Lula e Casagrande conversando em reunião virtual organizada pelos dirigentes da executiva nacional das siglas.

Com Lula elegível, o PT ganhou fôlego nas últimas semanas e tem se movimentado no tabuleiro eleitoral sob a direção de seu maior líder. O principal objetivo, segundo integrantes da legenda, é dialogar com os partidos de esquerda e centro-esquerda em busca de apoio, principalmente, para um eventual segundo turno nas eleições.

“Temos que ter posições contrárias ao governo Bolsonaro e, neste sentido, PT e PSB têm muita convergência e, com isso, conseguem apresentar uma agenda comum. Então, o tom da conversa é um pouco isso. Se a gente tem convergência no agora, tudo sinaliza que a gente possa ter uma convergência para 2022. O diálogo foi de extrema importância, e pode render frutos para o futuro e começar a trazer um pouco mais de luz diante do cenário que a gente tem. O aceno para 2022 está claro”, disse a presidente do partido no Estado, Jackeline Rocha.

O governador evitou dar detalhes sobre o assunto. Segundo a sua assessoria, a reunião, realizada na última terça-feira (06), foi da executiva do PSB e Casagrande participou apenas do início do encontro. 

Já o PSB do Estado, informou que “a cúpula do PSB nacional, PT, PDT e outros partidos de esquerda, centro e centro-direita têm estabelecido diálogos no sentido de preparar ações para impedir o projeto de ultradireita de Bolsonaro à reeleição em 2022”.

Para o cientista político Aloísio Krohling, a aliança entre os partidos para as próximas eleições é uma possiblidade clara. Entretanto, apesar de o governador participar das discussões, não deve se colocar como protagonista no cenário nacional. 

“Existe um início de conversa, um movimento de aproximação. Casagrande deve tentar a reeleição, ainda mais que perdeu para Hartung da última vez. Apesar das críticas que se faz a ele na condução da pandemia, tem grande apoio aqui no Estado”, opina.

Leia mais:  Parceria entre Governo e instituições garante restauro de 20 respiradores
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana