conecte-se conosco


Cidades

Detran dá início à programação do Maio Amarelo no Estado

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) lançou, na manhã de segunda-feira (02), o Movimento Maio Amarelo no Estado, em um evento na sede do órgão, destinado aos servidores e representantes de órgãos parceiros. Na ocasião, foram apresentados dados de acidentes no Estado e o cronograma das ações educativas que serão realizadas durante todo o mês, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de adotar comportamentos seguros e o papel de cada um para salvar vidas no trânsito.

O diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva, destacou o tema da campanha deste ano “Juntos salvamos vidas”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), visando a ressaltar a importância da educação de trânsito para mudar o comportamento da sociedade. “Todos nós conhecemos alguém que perdeu uma pessoa querida no trânsito ou que ficou com sequelas em decorrência de um acidente. Esse tema vem chamar atenção e enfatizar que o motorista, o motociclista, o ciclista, o pedestre, todos têm sua responsabilidade no trânsito”, salientou.

“Os órgãos de fiscalização vão continuar fazendo o seu papel, punindo aqueles que insistem em descumprir a lei. Porém, não vamos mudar a cultura do trânsito apenas com multas. Nós temos que vencer a barreira cultural, intensificar a educação para o trânsito desde a escola, nas empresas, nas ruas, que é o que já fazemos durante todo o ano com as ações do Detranzinho. Quando a pessoa se conscientiza e cumpre as regras, ela se torna um cidadão melhor, não só no trânsito. Maio é um mês para refletir sobre nossos comportamentos no trânsito e essa conscientização deve perdurar durante todo o ano”, acrescentou Harlen da Silva.

Para a diretora técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, é necessário que a as pessoas se envolvam nessa causa. “Desenvolvemos ações durante todo o ano com os órgãos parceiros que estão aqui presentes e o Maio Amarelo é um momento para nos voltarmos para esse tema tão relevante. O tema ‘Juntos salvamos vidas’ vem mostrar à sociedade que todos nós podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras, e adotando comportamentos seguros no trânsito no nosso dia a dia e que, com cada atitude, com cada comportamento responsável, nós vamos salvar vidas no trânsito”, frisou.

Leia mais:  Centros de informação e atendimento da Fundação Renova retomam atendimentos presenciais

“Todos os dias vemos notícias de acidentes com mortes e feridos, com sequelas graves e permanentes, mas as pessoas só se atentam a isso quando o acidente impacta a família ou pessoas mais próximas. Nós precisamos mudar esse comportamento, porque essa estatística de acidentes tem rosto e tem família. Cada momento que deixamos de cumprir nossa responsabilidade pode levar uma vida a se perder. Pedimos que cada vez que uma pessoa pensar em não passar na faixa, em usar o celular enquanto dirige, em não usar o cinto de segurança, em beber antes de dirigir, que ela se lembre dessas pessoas que perderam a vida em um acidente e poderiam estar aqui”, ressaltou Édina de Almeida Poleto.

Participaram do lançamento servidores do Detran|ES, representantes da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de prefeituras da Grande Vitória.

Testemunhos

Um ano após perder a filha Amanda Marques Pinto, de 20 anos, em um acidente de trânsito em Vila Velha, a mãe da jovem, Renata Aparecida Marques, cobrou conscientização. “Tem um ano que arrancaram ela de mim. Nós vemos que muitos bebem e dirigem sem se preocupar com o próximo, com as famílias, e pedimos mais conscientização no trânsito. O Dia das Mães está chegando e é muito difícil. É uma dor que vai corroendo a gente, atrás de justiça por nossos filhos, para amenizar um pouco a dor, mesmo sabendo que eles não vão voltar mais”, disse.

Izaías Moreira destacou a missão dele de levar a conscientização, após a perda da filha Sâmia, vítima de um grave acidente na Rodovia do Sol, em 2014. “Eu sempre participo de palestras para alertar as pessoas e percebo que há campanhas educativas, ações de conscientização do Detran e de outros órgãos, mas sinto que aqueles que não passam por isso não se interessam pelo tema e não adotam atitudes responsáveis no trânsito. A gente não vê mudança de comportamento, não vê empatia e sensibilidade por parte das pessoas”, comentou.

Leia mais:  Suzano promove evento virtual para fornecedores em Cachoeiro de Itapemirim

“É muito fácil colocar a culpa no poder público, mas as pessoas mesmo que são culpadas quando não assumem sua responsabilidade, bebem e dirigem, adotam comportamentos errados. A minha filha já se foi e não vai voltar, mas a minha luta hoje é pela vida de todos, quero chamar a atenção das pessoas que é preciso mudar o comportamento”, alertou Izaías Moreira.

Programação:

Durante todo o mês, serão desenvolvidas ações educativas e atividades em parceria com outros órgãos de trânsito e instituições públicas e privadas para chamar a atenção da sociedade para o alto número de acidentes e a importância da participação de todos, visando à construção de um trânsito mais gentil e seguro, em todos os 78 municípios capixabas.

Na tarde desta segunda-feira (02), teve início o Curso de Mecânica Básica para Mulheres “Faça você mesma”. Ainda esta semana, serão realizados o simulado de acidentes de trânsito, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, na Serra, e ações educativas voltadas para motociclistas, em Vitória.

A programação do mês inclui ainda o evento Mega Pit Stop, em Vitória, com abordagens e palestras educativas em escolas, empresas e vias públicas em todo o Estado e o “Pedalaço pela Paz”. O movimento incentiva também o uso de blusas e camisas amarelas, além da iluminação de locais públicos com a cor amarela.

Em Colatina, o Cristo Redentor e a Ponte Florentino Avidos já estão iluminados e prontos para o Maio Amarelo.

Confira a programação do Movimento Maio Amarelo aqui

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. As atividades realizadas neste mês no Espírito Santo e em todo o mundo têm o objetivo principal de alertar e mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no cotidiano.

O tema deste ano, “Juntos salvamos vidas”, foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pretende mostrar à sociedade que todos nós, independente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras.

publicidade

Cidades

Banestes lança laboratório próprio de inovação com foco no mercado capixaba

Publicado

Na tarde dessa quarta-feira (29), foi oficialmente lançado o hub de inovação do Banestes, chamado de Baneshub. O laboratório terá uma sede física, com instalações na Enseada do Sua, em Vitória, com capacidade para cerca de 90 pessoas trabalharem em diferentes projetos de inovação e também com espaço para realização de eventos, treinamentos, pílulas de inovação, dinâmicas, dentre outras atividades.

Recentemente, a área passou a integrar a diretoria de Tecnologia da instituição, vinculada à gerência de dados e de inovação, sob o comando do diretor Tasso Lugon. Desde então, o projeto de concretizar a existência de um laboratório de inovação próprio do Banestes pôde se concretizar.

O diretor-presidente do Banestes, Amarildo Casagrande, reforçou que esse é mais um importante marco na história de 85 anos do Banestes. “Pela primeira vez, o banco dos capixabas passa não só a integrar o ecossistema de inovação como também a ser uma referência, com a existência do seu próprio hub e desenvolvimento de atividades próprias que irão proporcionar a expansão dos negócios, novas parcerias com startups e fintechs, amplitude aos processos de digitalização, entre outras oportunidades. Nós temos trabalhado internamente em prol do fortalecimento da cultura de inovação, e o lançamento do Baneshub é fruto do trabalho de diversas pessoas e equipes que se conectaram, desde 2019, ao desafio proposto. Uma grande vitória para todo o time Banestes”, ressaltou.

Leia mais:  Cadeia produtiva da indústria têxtil, de confecções e calçados tem recursos com o Bandes

O lançamento aconteceu com a realização de um evento de apresentação, na sede do hub de inovação de engenharia e construção capixaba, o Base27, que tem parceria firmada com o Banestes. Participaram do evento a diretoria do Sistema Financeiro Banestes, convidados e lideranças de áreas diversas do banco.

Durante a apresentação da nova iniciativa do banco, o diretor de Tecnologia, Tasso Lugon, destacou ainda que o objetivo não é exclusivo à digitalização, e sim, ao movimento de transformação digital com foco na melhoria da experiência do cliente. “A área de inovação, apesar de vinculada à diretoria de tecnologia do Banestes, não visa somente à transformação digital. Os meios digitais, com o avanço tecnológico, permitem que o Baneshub seja um ambiente que vai fomentar a inovação para toda a estrutura do banco, cooperando com o desenvolvimento e evolução de novos serviços e também com frentes de análise de dados, que irão garantir uma experiência ainda melhor aos clientes, que visam suas necessidades reais. A transformação digital faz parte desse processo, mas o centro da inovação permeia também o contato humano, as necessidades primordiais dos clientes, as facilidades e benefícios que podemos agregar ao dia a dia dos capixabas”, disse Lugon.

Leia mais:  Detran vai parcelar taxas de serviços de Habilitação 

Também realizaram apresentações a gerente de Dados e Inovação do Banestes, Camila Zacche, e Francisco Carvalho, um dos criadores do Base 27. Camila Zacche apresentou detalhes dos projetos e principais iniciativas que serão desenvolvidas com o início das atividades. “É importante olharmos para dentro, para incentivarmos a cultura de inovação, mas também é importante reforçarmos o nosso olhar para fora, para as necessidades dos clientes, com foco na transformação inovadora vinculada ao digital. A utilização de dados propicia tomadas de decisão que geram valor e, portanto, aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente. Com isso, vamos desenvolver projetos como digitalização de documentos, desburocratização, faq inteligente, novos canais de comunicação interna com foco em inovação, e outros. Estamos inseridos no ecossistema de inovação e temos excelentes parceiros para o desenvolvimento das iniciativas”, enfatizou a gerente.

Continue lendo

Cidades

Banestes realiza nova edição do Feirão Acordo Fácil

Publicado

Começa nesta sexta-feira (1º) mais uma edição do Feirão Acordo Fácil Banestes. Os clientes terão acesso a descontos de até 100% em juros, correção e multa, além do parcelamento da dívida em até 120 meses. É a melhor condição para renegociação de dívidas da história da instituição.

A ação vai ocorrer com atendimento presencial nas agências e de forma on-line, pelo site Banestes. O cliente deve acessar o menu “Créditos” e escolher a opção “Renegociação de Dívidas”, ou clicar direto no link www.banestes.com.br/feiraoacordofacil. Após preencher o formulário, o usuário receberá retorno pelo telefone ou endereço de e-mail informado para negociação.

Podem solicitar a renegociação clientes pessoa física ou jurídica, com dívidas judicializadas ou não. O Banco se disponibiliza a avaliar a concessão de até 100% de desconto em todos os juros, correção e multa, além de definir um novo prazo de parcelamento da dívida, que pode chegar a 120 meses. É importante lembrar que os descontos são sempre maiores para quem decide pagar à vista.  

Leia mais:  Detran leva ações do Maio Amarelo a motociclistas na Terceira Ponte

Podem ser renegociados todos os produtos oferecidos pelo Banestes. Por exemplo, contratos de antecipação de Imposto de Renda, crédito pessoal, microcrédito, antecipação do 13º salário, cheque especial e cartão de crédito.

É necessário que a dívida não ultrapasse o valor de até R$ 500 mil para clientes pessoa física (PF) e R$ 1 milhão para clientes pessoa jurídica (PJ). Em ambos os casos, o atraso precisa ser superior a 60 dias. O Feirão Acordo Fácil vai até 30 de setembro.

Serviço:

Feirão Acordo Fácil Banestes

  • Período: de 1º de julho a 30 de setembro.
  • Públicos-alvo: pessoas físicas ou jurídicas, com dívidas judicializadas ou não, com valor de até R$ 500 mil para clientes PF e de até R$ 1 milhão para clientes PJ, e com atraso superior a 60 dias.
  • Benefício: condições diferenciadas de negociação, como até 100% de desconto em todos os juros, correção e multa, além de opções de parcelamento em até 120 meses.
  • Link para renegociação: www.banestes.com.br/feiraoacordofacil

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana