conecte-se conosco


Cidades

Detran|ES implementa pagamento via Pix para serviços de Habilitação

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) amplia a disponibilidade de pagamento via Pix para as taxas dos serviços da área de Habilitação a partir desta terça-feira (18). A modalidade já foi implantada, em janeiro deste ano, para a quitação dos débitos dos veículos registrados no Espírito Santo, como IPVA, multa, Licenciamento e diversos serviços.

A partir de agora, o pagamento via Pix será liberado também para as taxas de Habilitação, como renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segunda via, CNH definitiva, taxas para exames teóricos e práticos, Permissão Internacional para Dirigir (PID), entre outros serviços. Essa inovação é mais uma entrega do programa Detran 100% Digital.

Todos os processos de Habilitação podem ser abertos de forma on-line no site www.detran.es.gov.br, onde os candidatos e condutores poderão emitir o boleto com a taxa do serviço desejado. O Documento Único de Arrecadação (DUA) terá o QR Code para o pagamento via Pix em qualquer instituição bancária com compensação imediata 24 horas por dia, e o código de barras para pagamento nas agências bancárias indicadas no DUA e lotéricas.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, ressalta a importância da iniciativa para a desburocratização e eficiência do serviço público. “O Detran já oferece quase todos os seus serviços de forma digital, direto no site. Ampliar as opções de pagamento vai ao encontro dessa iniciativa, possibilita mais agilidade na prestação do serviço e mais facilidade para o cidadão regularizar sua situação, seja com o seu veículo ou com sua habilitação, de forma imediata e segura em qualquer instituição bancária”, acredita.

Vieira destaca ainda a ampliação da medida para os serviços de Habilitação. “Tivemos uma primeira fase de disponibilização do pagamento via Pix para os serviços de Veículos com resultado muito positivo na agilidade dos processos e, principalmente, na regularização dos veículos de forma praticamente instantânea e emissão do documento anual. Agora, estamos ampliando a opção do Pix para os serviços de Habilitação, o que vai agilizar o andamento dos processos e a emissão da CNH para os condutores”, disse.

Leia mais:  Pimenta-do-Reino capixaba poderá receber Selo de Indicação Geográfica

O órgão esclarece que a disponibilização do pagamento via Pix não é obrigatório nas Clínicas, Autoescolas e empresas de cursos credenciadas. As formas de pagamento são definidas pelas próprias empresas, sendo exigido que aceitem dinheiro vivo e uma forma de pagamento eletrônico.

 Emissão do boleto de Habilitação

  • Acesse o site oficial do Detran|ES, detran.es.gov.br
  • Entre no banner de ‘Serviços 100% digitais de Habilitação’;
  • Selecione o serviço de Habilitação desejado e emita o DUA com a taxa do serviço;
  • O DUA virá com as opções de pagamento via Pix e código de barras, e possibilidade de gerar o PDF do boleto;
    • Para pagar via Pix, utilize o aplicativo de seu banco ou instituição de pagamento para ler o QR Code ou clique em “Copiar” para utilizar a funcionalidade “Pix Copia e Cola”;
    • Para pagar com o código de barras, faça a leitura do código de barras ou clique em “Copiar” para fazer o pagamento com o código numérico nas agências bancárias indicadas no DUA e lotéricas, exclusivamente nos canais de recebimento por eles disponibilizados;
  • Em seu aplicativo financeiro, assegure-se de que o pagamento está direcionado ao ‘Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Bco Banestes S.A.’;
  • Após o pagamento, será exibida a mensagem de confirmação.

 
O cidadão deve ficar atento ao quitar o boleto, já que a compensação só será imediata na opção de pagamento via PIX. Caso o boleto seja quitado utilizando o código de barras, a compensação continuará sendo realizada no horário bancário com tempos diversos, que podem chegar a 48h, de acordo com a instituição financeira, além de não haver compensação entre 22h e 5h.

Pix para serviços de veículos

Desde a liberação para os serviços de Veículos em 17 de janeiro deste ano, já foram contabilizados 81.335 pagamentos via Pix. A medida, que amplia as opções de pagamento desses débitos, oferece mais facilidade para o cidadão e agiliza a compensação, o que proporciona o andamento mais célere dos processos de veículos, como emplacamento, transferências, entre outros, e a emissão do documento do Licenciamento Anual.

Leia mais:  Em sua 21ª edição Programa EDP nas Escolas beneficia 1200 estudantes em Vila Velha 

O pagamento do Licenciamento via Pix possibilita que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) esteja disponível em até cinco minutos para a emissão no site do órgão (www.detran.es.gov.br) e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), se não houver qualquer impedimento.

Com isso, é possível, por exemplo, que veículos com Licenciamento atrasado flagrados nas fiscalizações de trânsito possam regularizar sua situação imediatamente, evitando que o veículo seja removido para o pátio, mantendo a multa prevista para a infração por Licenciamento vencido.

Para emitir os boletos dos serviços de Veículos, o cidadão deve acessar o banner de ‘Serviços 100% digitais de Veículos’ no site oficial do Detran|ES, www.detran.es.gov.br. Na página, o proprietário do veículo deve entrar no serviço ‘Consulta de Veículos’ ou nos ícones de emissão de boleto disponíveis e informar a placa e o Renavam do veículo.

Não caia em golpe!

O Detran|ES alerta os proprietários de veículos e condutores que os boletos para o pagamento das taxas dos serviços devem ser emitidos diretamente no site www.detran.es.gov.br ou em uma unidade ou credenciada do órgão. O destinatário que aparecerá na transação é ‘Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Bco Banestes S.A.’. Caso apareça um destinatário diferente no QR Code lido, o cidadão não deve fazer o Pix, já que o pagamento não constará no sistema.

O órgão destaca que não envia o boleto para o endereço do proprietário do veículo ou condutor, nem cobrança por e-mail, mensagem de texto para o celular ou Whatsapp. Portanto, o cidadão é o responsável por acessar o site oficial do Detran|ES e emitir o seu próprio boleto com os débitos do seu veículo ou abrir seu processo de Habilitação.

publicidade

Cidades

Contribuinte de Vila Velha pode destinar 3% do IR para Fundo da Infância ou da Pessoa Idosa

Publicado

Vila Velha – O contribuinte que entrega a declaração no modelo completo do Imposto de Renda pode destinar 3% do seu IR para o Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FIA) ou para o Fundo Municipal para Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa ( FUMPDDI). Dessa forma, ao declarar, ajudará crianças, adolescentes e idosos.

Importante ressaltar que o contribuinte não paga a mais pela destinação. Os valores são descontados do total do Imposto devido. Se o contribuinte tiver ‘Imposto a Pagar’, o total destinado será descontado do saldo devedor. Se tiver Imposto a Restituir, o total destinado será somado à restituição. Informações pelo telefone da Assistência Social: 27 – 3149 7224.
 
Os recursos captados via declaração do Imposto de Renda são usados para financiar ações e projetos que garantem os direitos de crianças e adolescentes e idosos sob gestão dos Conselhos Municipais. O prazo para envio da declaração de IR começou nesta segunda-feira (17) e vai até 30 de maio.
 
Veja o passo a passo como doar na hora de declarar:
 
– Preencha sua declaração de Imposto de Renda no modelo completo. Na aba “Doações diretamente na Declaração”, escolha o FIA ou FUMPDDI – Insira o valor disponível para doação (mostrado junto com informações sobre restituição ou imposto devido).
Especifique o FIAVV, com o CNPJ 18543133/0001-70, emita o DARF e faça o pagamento até o prazo da declaração.
Especifique o FUMPDDI, com o CNPJ: 23.844.839/0001-01, emita o DARF e faça o pagamento até o prazo da declaração.
O FIA possui duas contas, no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal,  onde os recibos de doação são emitidos.  
BB – Ag. 1240-8 – Conta: 62.566-3;
CEF – Ag. 0173 – Op. 006 – Conta: 092-3
Já o FUMPDDI possui conta no Banestes.
Conta Corrente nº 2711805-8

Leia mais:  Jaguaré recebe árbitro internacional de karate neste final de semana

Continue lendo

Cidades

Bônus Moradia realiza mais um sonho: família recebe casa no bairro Cruzamento

Publicado

A manhã desta quinta-feira (20) foi de emoção e alegria para uma família do bairro Cruzamento. Dona Maria Delza Machado Amaral Juvêncio, de 79 anos, recebeu as chaves da sua casa própria. A residência definitiva é a 215ª entregue por meio do Bônus Moradia, benefício do programa Casa Feliz e Segura.

A família de Maria Delza residiu por mais de 50 anos em uma casa de madeira no mesmo bairro, mas o imóvel foi considerado como área de risco pela Defesa Civil. Ela, que atualmente mora com o esposo e um filho, foi encaminhada para o Benefício Transitório e, em maio de 2024, assinou o Termo de Adesão Bônus e Auxílio Moradia, iniciando assim os trâmites para indicação de um novo imóvel.

Desde então, a família foi acompanhada pela equipe do programa, com atendimento social e providências para aquisição da moradia definitiva. A beneficiária, Dona Maria Delza, se emocionou ao falar sobre a entrega.

“É um prazer muito grande receber essa casa, agradeço muito por essa oportunidade que tem mudado minha vida. Eu fui muito bem acolhida pela equipe da prefeitura, desde que comecei a conversar com eles. É uma emoção muito grande passar por essa transformação de vida”, disse. 

Leia mais:  Alerta laranja: 33 municípios do ES podem enfrentar chuvas intensas e alagamentos. Veja a lista!

Por meio do Bônus Moradia, as famílias de Vitória têm sua história transformada com mais dignidade, segurança e qualidade de vida. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, afirma que esse é mais um sonho sendo realizado.

“Estamos aqui hoje na nova residência da Dona Maria Delza, que aguardou mais de 10 anos para realizar o sonho da casa própria. É mais uma família que recebe o apoio da prefeitura e tem a vida transformada. Eu tenho certeza que hoje é um sonho sendo concretizado, que vai mudar a vida para melhor”, comentou o prefeito. 

A vice-prefeita, Cris Samorini, também secretária de Desenvolvimento e Habitação, esteve presente na entrega do Bônus Moradia. “Fico muito feliz por esse momento! Essa é uma história de vida de batalha e luta que, agora, terá um caminho de vida mais tranquilo. Hoje realizamos um sonho tão esperado, com o compromisso de levar dignidade e cidadania para as famílias de Vitória.” 

Além da nova casa, Dona Maria Delza também recebeu uma TV, uma geladeira e um fogão, eletrodomésticos que levam conforto imediato aos novos lares. Luciano Forrechi, secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, afirma que o programa Casa Feliz e Segura atende as pessoas que mais precisam de segurança habitacional, 

Leia mais:  Prefeitura de Jaguaré inicia, terça dia 12, inscrições para o Qualificar ES

“Isso traz bem-estar e dignidade para as pessoas. O programa é feito de políticas públicas sendo concretizadas a cada entrega. Esses eletrodomésticos são essenciais na vida dos moradores, que precisam mais do que uma moradia para terem qualidade de vida”, disse o secretário. 

Bônus e Auxílio Moradia

Inicialmente fixado em R$ 24 mil, o benefício foi ajustado para R$ 39 mil em 2010 e elevado para R$ 60 mil em 2017. A atual gestão aumentou o valor do benefício para até R$ 100 mil.

Regidos pelas Leis 6.967/2007 e 6.592/2006, esses programas têm como objetivo oferecer moradias dignas para famílias deslocadas compulsoriamente devido a intervenções urbanas, preservação ambiental, riscos estruturais e/ou geológicos graves, e áreas inadequadas para habitação.

Os benefícios incluem a flexibilidade de adquirir propriedades em qualquer município do Espírito Santo, além da eficiência no processo de concessão em comparação a outros programas habitacionais. O prazo estimado de três meses para a concessão definitiva representa uma alternativa valiosa para os residentes de Vitória alcançarem residências dignas e seguras, consolidando uma importante opção no cenário habitacional local.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana