conecte-se conosco


Política e Governo

Detran|ES lança nova vistoria que torna mais segura a compra de veículos

Publicado

Os veículos que precisarem ser submetidos a vistoria para realizar serviços no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) passarão a ser avaliados, a partir da próxima segunda-feira (13), de forma eletrônica por Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV) em todo o Estado. Trata-se de um novo sistema implantado pelo Órgão, que cumpre uma orientação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conforme a Resolução Nº 466/2013.

A vistoria veicular é um procedimento obrigatório para a realização da transferência de propriedade do veículo, alteração do domicílio intermunicipal ou interestadual e outros serviços que necessitem da emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).  O novo procedimento contribuirá no combate às fraudes e representará aperfeiçoamento no processo de identificação dos equipamentos do veículo, rapidez, substituição do uso do papel e armazenamento do histórico do veículo.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, explica que, até então, a identificação do veículo era realizada apenas com a extração do decalque das marcações do chassi e, eventualmente, o número do motor, e que o novo modelo oportunizará uma vistoria tecnicamente apurada, com registro de imagens e dados mais precisos e de forma on-line, representando uma revolução principalmente no combate às fraudes no sistema de trânsito, como a clonagem de veículos.

Leia mais:  Presidente da OAB-ES pede ao governador a prorrogação do IPVA

“Com o sistema eletrônico desenvolvido por meio do programa Detran 100% Digital, a avaliação será feita por meio de um aplicativo com controle de localização e serão verificados o chassi, o motor, a placa, os vidros, os itens de segurança veicular, se o CRV tem restrição na base de dados do Detran|ES, equipamentos obrigatórios e avarias. As imagens e informações captadas na vistoria serão enviadas diretamente para o banco de dados do Órgão, com validação automática e laudo de vistoria emitido com rapidez”, afirma.

Givaldo Vieira acrescenta que modelos semelhantes aos que o Detran|ES implanta já funcionam em outros Estados, a exemplo de Paraná e Pernambuco. “Conhecemos modelos adotados em diversos estados e desenvolvemos no Espírito Santo um novo serviço que prioriza a segurança e a eficiência com o menor preço possível. Esta é uma inovação que pode identificar, por exemplo, fraudes corriqueiras como a adulteração de quilometragem, uma vez que o comprador poderá comparar a quilometragem atual com a da última vistoria”, salienta.

O Detran|ES trabalha para, posteriormente, disponibilizar a consulta dos laudos de vistoria dos veículos para o proprietário do veículo por meio da Internet, com vistas à mais transparência sobre as informações do serviço prestado.

Leia mais:  Renato Casagrande apresenta resultados do Planejamento Estratégico 2023-2026

Seguro

O novo serviço prevê, ainda, que as empresas credenciadas deverão dispor de um seguro para ser usado em casos de algum dano ao proprietário do veículo em decorrência de falha na execução da vistoria.

Como proceder

Dirigir-se, com seu veículo, para uma Empresa Credenciada de Vistoria munido dos documentos necessários para dar início ao serviço desejado.

1 – Realizar vistoria na Empresa Credenciada de Vistoria;

2 – Dirigir-se à Ciretran ou PAV (Posto de Atendimento Veicular), pegar senha para atendimento e abertura do processo;

3 – Efetuar pagamento do DUA/Detran na rede bancária;

4 – Retornar à Ciretran ou PAV (Posto de Atendimento Veicular) para finalizar o processo e pegar o documento (CRV).

Nos casos de conversão para a placa Mercosul, após o pagamento do DUA/Detran, é necessário que o cidadão aguarde o SMS informando que já está apto para instalar a nova placa na estampadora credenciada.

O Detran|ES comunica que, nos locais onde ainda não houverem Empresas Credenciadas de Vistoria, o cidadão poderá acessar à nova vistoria no município mais próximo que estiver disponível.

Confira aqui a lista das empresas credenciadas no ES.

publicidade

Política e Governo

Prefeito Erivan Tavares se reúne com Casagrande para apresentar pautas prioritárias de Conceição da Barra

Publicado

O prefeito de Conceição da Barra, Erivan Tavares, acompanhado do vice-prefeito Marquinhos e de diversas lideranças locais, realizou importante visita ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em busca de apoio para viabilizar investimentos estratégicos no município. A comitiva apresentou ao governador pautas prioritárias, destacando projetos essenciais para o desenvolvimento da cidade, com ênfase nas obras de contenção da Praia de Guaxindiba e dá Macrodrenagem dos bairros Vila dos Pescadores, Nova Betânia e Nossa Senhora Aparecida.

Visualização da imagem

A situação da Praia da Guaxindiba tem sido motivo de grande preocupação para a população local, devido ao avanço do mar e à necessidade de ações urgentes para a preservação da área, e os Bairros Vila dos Pescadores, Nova Betânia e Nossa Senhora da Conceição vem sofrendo com alagamentos, o que tem tirado o sono dos moradores. Durante a reunião, o prefeito enfatizou a importância dos projetos não apenas para proteger a região costeira e acabar com os alagamentos, mas também para impulsionar o turismo e garantir a segurança de moradores e visitantes.

Leia mais:  Casagrande sai em defesa de Maretto: “Para nós, não há irregularidade”

Além da contenção da praia e a macrodrenagem, outros projetos estruturantes foram apresentados, incluindo melhorias na infraestrutura urbana, fortalecimento dos serviços públicos e iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável da região. O governador Renato Casagrande demonstrou sensibilidade às demandas do município e se comprometeu a avaliar as propostas, reforçando a parceria entre o governo estadual e a gestão municipal para trazer avanços concretos para Conceição da Barra.

Visualização da imagem

Essa articulação entre os líderes municipais e estaduais reflete o compromisso da administração de Erivan Tavares em buscar soluções para os desafios da cidade, garantindo investimentos que promovam o bem-estar da população e a preservação ambiental.

Continue lendo

Política e Governo

Gandini alerta para risco de entrar no mar após-chuva

Publicado

Fabrício Gandini (PSD) é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e autor de um projeto que obriga as prefeituras a realizarem, de forma semanal, a análise de balneabilidade nas praias

Banho de mar e chuva não combinam! Quem gosta de banho de mar precisa ficar atento à balneabilidade, especialmente no período chuvoso. A recomendação feita por especialistas é que turistas e moradores esperem, pelo menos, 48 horas após as chuvas antes de entrar no mar, para reduzir riscos à saúde e evitar contaminação por água suja.

O alerta vem do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e autor do Projeto de Lei 5/2023, que determina que prefeituras litorâneas realizem análises semanais de balneabilidade dos corpos d’água, principalmente as praias.

Visualização da imagem

Gandini, com a filha Mariana, na praia: o deputado propõe análise semanal da qualidade da água para dar mais segurança aos banhistas.

A proposta estabelece que as prefeituras classifiquem as águas como próprias, impróprias ou interditadas, seguindo critérios e limites da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274, de 29 de novembro de 2000.

Leia mais:  Casagrande sai em defesa de Maretto: “Para nós, não há irregularidade”

De acordo com Gandini, o acesso a essas informações deve ser garantido a todos os cidadãos por meio de sinalização em pontos de maior concentração de banhistas. O objetivo é informar sobre a real qualidade da água naquele local.

Os municípios deverão afixar placas com as informações de balneabilidade, incluindo a data da última análise realizada. Os resultados devem ser enviados ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que também deverá publicá-los em seu site.

O projeto já foi aprovado nas comissões de Justiça, Meio Ambiente e Finanças e deve ir à votação no plenário em breve.

 ALERTA

O deputado alerta sobre os perigos de nadar logo após as chuvas, devido ao risco de contato com água contaminada.

“É preciso atenção redobrada nas regiões onde os rios deságuam no mar. Corpos d’água com coliformes fecais provenientes de esgoto doméstico ou produtos químicos oferecem riscos. Crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade são mais suscetíveis a infecções após contato com águas contaminadas. Por isso, conhecer a qualidade da água é essencial”, frisou Gandini.

Leia mais:  Terreno doado pela Suzano vai abrigar Ifes em Pedro Canário

A gastroenterite é a doença mais comum associada à água poluída por esgoto, com sintomas como náusea, vômito, dor de estômago, diarreia, dor de cabeça e febre.

Exposições mais graves podem levar a disenteria, hepatite A, cólera, leptospirose e febre tifoide.

“Além de evitar o mar, as pessoas devem evitar andar em ruas alagadas e não pisar descalças em poças d’água ou lama. Alimentos que tiveram contato com inundações ou não foram lavados com água tratada não devem ser consumidos”, advertiu Gandini.

Ele recomenda, em caso de contato com água contaminada, higiene rigorosa, hidratação e atenção a sintomas por pelo menos 15 dias. Se houver dúvidas, a orientação é procurar atendimento médico.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana