conecte-se conosco


Cidades

Detran|ES participa de Pedalaço com ações de educação pela da paz no trânsito na Praça do Papa

Publicado

As equipes de educação e de fiscalização de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) marcaram presença na 25ª edição do “Pedalaço pela paz – Conte até 10!”, que aconteceu nesse domingo (23), com atividade educativa para os participantes do evento e para garantir a segurança no percurso. A organização estima que mais de três mil ciclistas atravessaram a Terceira Ponte em duas horas de pedalada, com o objetivo de promover a conscientização da cultura pela paz e orientar a direção segura no trânsito. 

Na concentração e no retorno do passeio, na Praça do Papa, em Vitória, os ciclistas que foram até o estande do Detran|ES puderam participar da transitolândia, que é um jogo de tabuleiro em tamanho grande o suficiente para que o participante seja o pino e percorra todo o circuito proposto pelo jogo, respondendo às questões relacionadas à segurança no trânsito. Durante a atividade, os participantes recebem orientações sobre a direção segura no trânsito, tanto na bicicleta quanto em veículos ou como pedestres no dia a dia. 

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, pedalou ao lado do governador do Estado, Renato Casagrande, e reforçou a mensagem da paz no trânsito. “O Governo do Estado, por meio do Detran, participa junto com e com o Ministério Público, desse evento que já é um marco no calendário dos ciclistas aqui no Espírito Santo. Ao falar da paz, nós precisamos pensar na paz no trânsito porque nós continuamos perdendo muitas vidas no trânsito e os ciclistas também são vítimas. Precisamos nos cuidar e seguir as regras quando estamos ciclistas e quando estamos conduzindo veículos. Pensar naqueles que estão na situação mais vulnerável, mais frágil. Assim, a gente vai poder comemorar esse Pealaço pela Paz, reduzindo também a violência no trânsito. Vamos pedalar pela Paz!”, convocou. 

Leia mais:  Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem deu um salto nos últimos dois anos

O passeio ciclístico teve início às 8h30, quando os ciclistas saíram da Praça do Papa, em Vitória, em direção a Vila Velha, passando pela Terceira Ponte e, depois, retornaram ao ponto de partida, na Capital. A equipe de fiscalização de trânsito do Detran|ES acompanhou todo o trajeto com as viaturas do órgão para dar segurança aos ciclistas.  

Moisés é ciclista e corredor de rua e utiliza a bicicleta como meio de transporte e para passeios. Ele falou sobre a importância da ação. “O mais importante desse Pedalaço é a conscientização, principalmente dos motoristas para respeitarem sempre os ciclistas. A bicicleta é um meio de transporte e nós precisamos muito da colaboração do motorista para ter segurança para pedalar no trânsito. Esse evento é muito importante para a cidade e para todos, para a gente trazer essa harmonia no trânsito entre bicicletas e carros”, afirmou.  

O ciclista Fabricio foi ao Pedalaço com a esposa Keila e os filhos Pedro e Mateus. “Eu estou participando pela segunda vez do evento e, neste ano, a gente trouxe nossos filhos. É bom para conscientizar as crianças porque precisamos ter paz no trânsito. Hoje em dia, a intolerância está muito grande, então temos que nos unir nessa luta pela paz. Eu, como ciclista, já passei por várias situações difíceis no trânsito e esse evento tem um papel importante na conscientização”, disse.  

Leia mais:  Projeto de revitalização de espaços por meio de cores e emoções será lançado em Regência e Povoação   

Luiz Antônio Moreira fez o circuito da Transitolândia no estande do Detran|ES antes de iniciar o passeio. “O Pedalaço é excelente. Além de ser um evento que reúne a família, é uma conscientização importante para segurança no trânsito. A gente se divertiu aqui no jogo do Detran, aprendeu sobre as regras no trânsito e ganhou um brinde no final”, contou. 

publicidade

Cidades

Prefeitura de Linhares vai lançar programa de recuperação de nascentes

Publicado

A Fazenda Santa Gertrudes, no distrito do Farias, no interior de Linhares, foi a propriedade escolhida para o lançamento do Programa de Recuperação de Nascentes, Olhos d’água e Áreas Afins, no próximo dia 21 de março (sexta-feira), às 8h30min. O objetivo do programa é a proteção de nascentes de água em toda a Linhares.

O lançamento acontece no Dia Mundial da Água e é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais.

No dia haverá o plantio de 150 mudas nativas ao redor de uma nascente existente na propriedade rural e também ocorrerá o lançamento de um edital para proprietários rurais interessados em recuperar nascentes, olhos d’águas e áreas afins em suas propriedades consolidando o compromisso do município com a sustentabilidade.

O projeto prevê também diversas ações de educação ambiental, envolvendo proprietários de terras, lideranças comunitárias, técnicos, agentes ambientais, professores, moradores e estudantes.

“É uma atitude inteligente para construirmos o futuro. Queremos que as pessoas vivam bem, com água de qualidade, e que os processos agrícolas tenham sustentabilidade”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Magalhães Faria. “Este é só o início, queremos proteger muitas nascentes nos próximos anos e continuar avançando na conservação da água, que é um grande patrimônio natural”.

Leia mais:  Linhares: Secretaria de Educação abre inscrições com oferta de mil vagas para seis formações

Guilherme Felitto da Costa, que é biólogo da secretaria municipal de Meio Ambiente, explicou que técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura estarão em campo para orientar os agricultores sobre as ações de proteção das nascentes e destaca que o projeto conta com a contribuição de várias entidades.

“Água é um bem finito. Proteger, usar com responsabilidade, é cada vez mais necessário. Este programa mostra que estamos preocupados, sim, com a com o aspecto sustentável da nossa agricultura. E são ações que, no médio e longo prazos, ajudam a reduzir custos e perdas eventuais por clima”, destaca.

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Nova Venécia avança e conclui recuperação das principais estradas vicinais

Publicado

Desde o início do ano a Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Venécia tem intensificado os trabalhos de patrolamento e recuperação das estradas vicinais e ramais pelo município, chegando ao meado do mês de março com quase 100% das principais vias recuperadas.

A iniciativa trouxe importantes melhorias de acesso às comunidades rurais, garantindo um transporte escolar de qualidade, além de facilitar o escoamento da produção agrícola e o ir e vir da população que resido no interior.

De acordo com a Secretaria de Agricultura de Nova Venécia, as estradas estavam precárias, chegando ao ponto de ter que interditar alguns trechos. “As condições de algumas estradas dificultavam muito a locomoção dos moradores e o transporte dos estudantes e da produção agrícola. Priorizamos a linha do transporte escolar e conseguimos concluir essa primeira etapa alcançando as nossas metas. Agora estamos nos aproximando da colheita do café e o nosso objetivo é melhorar a mobilidade e garantir que os agricultores possam escoar sua produção”.

Facilidade no escoamento da produção

Leia mais:  Comitiva da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento visita Estaleiro da Jurong Aracruz

Além da recuperação das vias principais, a Secretaria Municipal de Agricultura também tem se preocupado com os carreadores das lavouras. Com a proximidade da colheita do café, a pasta agora se curva para deixar as estradas das lavouras em boas condições e facilitar a vida do produtor rural.

Pontos críticos

Em algumas localidades as vias estavam em condições precárias e até intransitáveis. Na região da Travessia, um trecho estava interditado desde dezembro do ano passado, impedindo o tráfego de veículos e o escoamento da produção. Na localidade do Córrego Santa Joana, um ponto que estava interditado foi recuperado, assim como a estrada que liga o Córrego Invejadinha ao Córrego Dantas.

Ação de prevenção

Além disso, foram realizados levantamentos em áreas baixas propensas a alagamentos, com ações preventivas para evitar novos problemas durante o período chuvoso. As intervenções visam garantir mais segurança e fluidez no tráfego, beneficiando tanto os produtores rurais quanto os moradores das comunidades.

Depoimentos

“Essa recuperação é muito importante, principalmente em relação ao transporte escolar, que agora está mais seguro para as crianças. Além disso, em épocas de chuva, o caminhão que transportava o leite não conseguia passar, o que prejudicava muito os produtores. Com as melhorias, o acesso está muito melhor”.
José Duíno de Freitas / Produtor rural do Córrego Maruí

Leia mais:  Qualificação: Prefeitura de Jaguaré entregou certificados para capacitados da carreta SmartLab

“As estradas estavam cheias de buracos, o que prejudicava muito o acesso à comunidade. Agora, com o patrolamento e a recuperação, o trajeto está mais seguro e eficiente”.
Elson Ponte / Produtor rural do Córrego do Ouro

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana