conecte-se conosco


Cidades

Dia das Crianças: Ipem-ES orienta sobre compra segura de brinquedos

Publicado

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, se aproxima e para o consumidor interessado em comprar presentes para os pequenos, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, disponibiliza uma série de dicas e orientações importantes que devem ser observadas antes da compra efetiva de brinquedos em geral.  

O primeiro passo antes da compra é verificar a embalagem do brinquedo, pois nela deve constar o selo do Inmetro, de acordo com o diretor-geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro. O selo do Inmetro é a principal evidência de que o produto passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos estabelecidos no regulamento e na norma.

Observar se o produto é adequado a determinada faixa etária e se há esta indicação na embalagem. A Certificação do Inmetro estabelece a faixa etária para utilização do brinquedo, sem riscos à segurança de uma criança. Isso evita, por exemplo, um engasgo por ingestão de pequenas peças ou partes de um brinquedo.

Leia mais:  Detran realiza ação na Grande Vitória sobre percepção de risco no trânsito

Pinheiro também explica que a informação sobre faixa etária na embalagem exige atenção e pode ser decisiva na hora da compra. “É importante ter atenção aos casos de crianças com idades diferentes que brincam juntas. O brinquedo feito para uma criança mais velha pode apresentar características que, para crianças mais novas, representariam um risco à segurança, por isso os pais e responsáveis devem supervisionar a brincadeira”, disse o diretor-geral.

Na embalagem devem constar informações relativas a advertências, precauções de uso e composição do produto são obrigatórias e devem estar em português, mesmo para brinquedos importados.

Outra dica importante é verificar se as instruções de uso do brinquedo estão em português, se os dados do fabricante estão presentes na embalagem, como: Marca, Razão Social, CNPJ, entre outros. Caso não tenham estas informações, é melhor evitar a compra. Vale lembrar que é primordial que a compra destes produtos seja feita somente em ponto de venda legalmente estabelecido para evitar produtos falsificados ou de procedência duvidosa.

Leia mais:  Oficina on-line de associativismo e cooperativismo tem inscrições até 9/11

O consumidor deve sempre exigir a Nota Fiscal. O cidadão que suspeitar de irregularidades ou tiver dúvidas, pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-ES, pelo telefone 08000 391112 ou e-mail: [email protected].

Acidentes de consumo causados por brinquedos podem ser relatados por meio do site do Inmetro, no endereço eletrônico http://www.inmetro.gov.br/consumidor/formulario_acidente.asp

publicidade

Cidades

Prefeito de Jaguaré recebe visita de executivo do Banco do Nordeste

Publicado

Forte crescimento econômico e social de Jaguaré nos últimos anos chamou a atenção do Banco do Nordeste para o destacado potencial de mercado do município; ponto de apoio servirá para atender empreendedores que queiram participar do Crediamigo

Nesta quinta-feira, 18 de abril, o prefeito Marcos Guerra recebeu a visita do gerente de Projeto e Expansão do Banco do Nordeste, Alexandre Barbosa. A visita foi marcada por um diálogo de construção de possibilidades e foram abordadas iniciativas sobre a instalação de um ponto de apoio do banco em Jaguaré para implementação do Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste, Crediamigo.

A reunião foi realizada no Gabinete do prefeito e também estiveram presentes, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, João Henrique Sartori e de Finanças, Larissa Preato. Participaram ainda, o gerente geral da agência do banco em São Mateus, Willian Santana, além de outros diretores da instituição. Jaguaré foi incluído na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, em 1998.

Leia mais:  Detran realiza ação na Grande Vitória sobre percepção de risco no trânsito

Crédito para impulsionar negócios

Para os nossos empreendedores das micro e pequenas empresas será de muita importância um ponto de atendimento do Banco do Nordeste, no município. A possibilidade de poderem acessar o Crediamigo, que é um programa do Banco do Nordeste que está em expansão, significa a disponibilização de crédito mais fácil e rápido para impulsionar o pequeno e microempresário”, afirmou o prefeito Marcos Guerra.

Ponto de apoio

O encontro foi marcado pelo diálogo sobre a possibilidade da instalação de um ponto de apoio no município visando ao fortalecimento da economia local e o incentivo a projetos voltados para o empreendedor jaguarense por meio do Crediamigo. O programa movimentou aproximadamente R$ 11 milhões apenas no município de São Mateus em 2023.

Jaguaré atingiu forte potencial de mercado

O gerente de Projetos e Expansão do banco, Alexandre Barbosa, contextualizou a atuação do Banco do Nordeste como um banco de desenvolvimento, que atua em toda a região Nordeste e em todos os municípios, mesmo fora da região Nordeste, mas que fazem parte da área da Sudene.

“O Banco do Nordeste é um banco de desenvolvimento. E, nesse sentido, foi feito um mapeamento dos mercados na região para identificar municípios com potencial de crescimento do mercado formal e informal, geração de emprego, taxas de crescimento, população e uma série de requisitos. Então, nesse ranking que foi feito, Jaguaré foi mapeado como um município com grande potencial mercadológico, para receber uma estrutura de atendimento do Crediamigo”, destacou Alexandre lembrando ainda que, o passo seguinte será a abertura de uma agência do banco em Jaguaré.

Leia mais:  ​Programa de regularização fundiária é apresentado a Cidade da Barra
Continue lendo

Cidades

Escola de São João Bosco recebe o projeto “Cidadania no Ambiente Escolar”, em Jaguaré

Publicado

Alunos da Escola Comunitária Rural Municipal São João Bosco receberam orientação sobre segurança no trânsito e outros temas; projeto é uma ação da Subsecretaria de Segurança Pública do município

A Secretaria de Planejamento Urbano e Segurança Pública de Jaguaré realizou nesta terça-feira, 16 de abril, a primeira edição do projeto Cidadania no Ambiente Escolar. A ação foi realizada na Escola Comunitária Rural Municipal – Ecorm São João Bosco. Com apresentação de palestras e imagens educativas, a apresentação teve o objetivo de oferecer conscientização sobre a segurança no trânsito.

O projeto na Ecorm São João Bosco contou com a participação do subsecretário municipal de Segurança Pública, Miller Kutz, e o representante de uma entidade da sociedade jaguarense, Gleidson Valandro. “Em parceria com a Prefeitura queremos potencializar um trabalho social com foco na segurança no trânsito. Aqui na escola São João Bosco fizemos um trabalho de conscientização das crianças que usam o trânsito e são futuros condutores. O objetivo é promover atitudes prudentes”, afirmou Gleidson.

Leia mais:  Detran realiza ação na Grande Vitória sobre percepção de risco no trânsito

Cidadania

O subsecretário municipal de Segurança Pública, Miller Kutz, lembrou aos alunos que a escola é a base da vida social de todos e que, atividades de inclusão como a do projeto Cidadania no Ambiente Escolar são fundamentais para garantir inclusão e conscientização formando, dessa forma, cidadãos mais responsáveis.

“O projeto tem o objetivo de levar conscientização sobre direitos e deveres nas escolas e no trânsito. Então, quando abordamos assuntos pertinentes ao trânsito, pedestres, ciclistas e veículos, com informações preciosas, conseguimos alcançar a conscientização dos estudantes. Além disso, tratamos também sobre o mercado de trabalho, alerta sobre as drogas e a importância da família”, ressaltou Miller Kutz.

Conscientização

Ao passar informações e conscientização para os estudantes sobre segurança no trânsito, o projeto busca promover mais humanização, respeito e solidariedade nas ruas. Os principais temas abordados foram condução segura, dispositivos de segurança, equipamentos e como usá-los.

Os alunos também foram informados sobre como ocorre a fiscalização com os envolvidos em incidentes, e a abordagem aos responsáveis em atos de infração. “Os estudantes ainda receberam informações sobre as características do município, a estrutura e todos os assuntos que podem trazer resultados satisfatórios no relacionados à educação para o trânsito” concluiu Miller.

Leia mais:  Alunos da Rede Estadual podem fazer curso técnico concomitante ao Ensino Médio no Ifes

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana