conecte-se conosco


Brasil

Dia de Proteção às Florestas: como a Suzano auxilia na preservação ambiental?

Publicado

Empresa tem atuação significativa na restauração do verde florestal brasileiro e disponibiliza serviço gratuito para registro de ocorrências

17 de julho é o Dia de Proteção às Florestas e, nesta data, a Suzano, empresa que é referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, reforça seu compromisso com a preservação ambiental e a segurança das áreas florestais onde atua. Prestando um significativo apoio ao verde brasileiro e compromissada com a inovabilidade (junção de inovação com sustentabilidade), a companhia já desempenha ações voltadas à melhoria ou à precaução devida com o meio ambiente.

A Suzano mantém um programa robusto de restauração ambiental, concentrando-se na recuperação e enriquecimento de áreas por meio do plantio de espécies nativas e da preservação da vegetação natural. Com mais de 24 mil hectares de áreas florestais já restauradas nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e sul da Bahia, a empresa contribui para expandir a cobertura florestal e proteger importantes nascentes e mananciais hídricos.

Visualização da imagem

Com um monitoramento contínuo da disponibilidade hídrica desde a década de 1990, a Suzano registrou mais de 1,7 mil espécies de fauna e flora na Bahia e em Minas Gerais, incluindo 151 ameaçadas de extinção e 110 endêmicas.

Outra iniciativa de impacto da Suzano foi o lançamento do canal “Guardiões da Floresta”. Este canal é gratuito e tem como objetivo centralizar e agilizar o recebimento de informações cruciais da população sobre ocorrências em áreas florestais, como incêndios (que é o principal problema reportado), furto de madeira, caça e pesca predatórias, além de invasões de terras. No primeiro semestre de 2024, por exemplo, a Suzano registrou 538 ocorrências de incêndios nas regiões onde mantém operações nos estados do Espírito Santo e Bahia. Dessas, 300 ocorreram em áreas próprias de plantio de eucalipto e reservas de matas nativas. Apesar de representar uma redução de 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior, a frequência média de mais de três ocorrências por dia destaca a necessidade contínua de vigilância e ação preventiva.

Leia mais:  Idoso recebe nota de R$ 420 e dá troco de R$ 320 em Unaí (MG)

Visualização da imagem

Luiz Bueno, Coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Suzano, enfatiza a importância da colaboração da população e alerta sobre os principais riscos. “As chamas não conhecem divisas, podem atingir casas, propriedades e ainda representam danos sérios para o meio ambiente, saúde pública e economia local, uma vez que acarreta o aumento de atendimentos hospitalares e gastos gerais da população com a saúde”, reforça ele. “Com o ‘Guardiões da Floresta’ podemos intensificar nossa capacidade de resposta ao unificar as chamadas em um único canal, garantindo um monitoramento mais rápido e eficiente”, finaliza Bueno.

A empresa opera um sistema de monitoramento 24 horas por dia, utilizando tecnologia avançada como câmeras de vigilância e monitoramento por satélite para detectar incêndios e outras atividades suspeitas em tempo real. As equipes de brigadistas da Suzano, treinadas segundo normas internacionais rigorosas, estão preparadas para agir não apenas nas áreas de propriedade da empresa, mas também em colaboração com o Corpo de Bombeiros local para proteger áreas vizinhas.

Além de reportar ocorrências, a população é alertada pela Suzano a ajudar na prevenção seguindo duas medidas simples:

  • Não realizar queimadas sem autorização dos órgãos ambientais competentes ou em períodos de estiagem prolongada;
  • Evitar o uso do fogo para eliminar resíduos sólidos (lixo) de residências.
Leia mais:  ES vai ter primeira ZPE privada do País e deve alavancar exportações capixabas

Para mais informações sobre como contribuir com a proteção das florestas ou reportar problemas, a população pode ligar gratuitamente para o número 0800 203 0000 ou enviar mensagens via WhatsApp.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

publicidade

Brasil

Após 2 meses de namoro pela web, casal se encontra, se acham feios, se agridem e vão parar na delegacia

Publicado

Um caso inusitado e emblemático dos perigos do romance virtual voltou à tona nas redes sociais.Um casal de Sorriso, no Mato Grosso, protagonizou uma briga que teve como motivo a decepção com a aparência física um do outro.

O homem, de 37 anos, e a mulher, de 27, iniciaram um relacionamento virtual e decidiram se conhecer pessoalmente. No entanto, o encontro não seguiu como planejado. Ambos se sentiram enganados com a aparência do outro, o que desencadeou uma discussão acalorada que culminou em agressões físicas.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na delegacia, o homem relatou que a mulher, residente em Rondonópolis, viajou até Sorriso para se encontrar com ele.

Após o encontro, a situação se deteriorou rapidamente, com ambos se sentindo traídos pelas fotos que haviam sido compartilhadas nas redes sociais.

A mulher, por sua vez, alegou ter sido agredida pelo homem, que teria tentado enforcá-la durante a discussão. Já o homem afirmou que agiu em legítima defesa, após ser atacado pela mulher.

Leia mais:  Produção e venda de automóveis ensaiam recuperação após perdas na pandemia

Continue lendo

Brasil

Raio atinge casa durante chuva no interior do RN e imagem impressiona

Publicado

Um raio atingiu uma casa durante uma forte chuva que caiu na cidade de Luís Gomes, no Alto Oeste potiguar, durante a noite de terça-feira (14).

O caso aconteceu na Rua Raimundo Libanio Rocha. De acordo com a Polícia Militar, o raio atingiu uma haste da casa que recebe o fio do poste de energia elétrica da companhia distribuidora.

Um vídeo mostra a parede da casa quebrada e a haste no chão, o que levou a Polícia Militar a isolar a área para garantir a segurança dos moradores e esperar a chegada da equipe da Neoenergia Cosern.

A polícia informou que houve queda de energia na cidade. Também foi registrada instabilidade no sinal da internet por algumas horas. Ainda segundo a PM, um idoso de 84 anos e um outro homem estavam na casa no momento que o raio caiu e não ficaram feridos.

Em nota, a Neoenergia Cosern informou que enviou uma equipe ao local na noite desta terça-feira (14) e orientou o cliente a refazer o “padrão de entrada” para ter o fornecimento restabelecido.

Leia mais:  Avião de pequeno porte cai em campo de futebol em Nova Iguaçu

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana