conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Dia do Médico da Saúde da Família e Comunidade: Profissionais selecionados começam os atendimentos nas próximas semanas

Publicado

Quelen Tanize Alves da Silva, diretora geral do ICEPi.

Nesta quinta-feira (05) comemora-se o Dia do Médico da Saúde da Família e Comunidade, especialidade estratégica para um atendimento focado na relação médico-paciente.

Esse profissional é o especialista em pessoas e acompanha seus pacientes ao longo de toda trajetória clínica, criando vínculo com a comunidade onde realiza os atendimentos. Ele se destaca por avaliar o histórico do paciente de forma integral, para gerar um diagnóstico mais adequado e preciso.

Para realizar essa aproximação entre médico e paciente, um novo modelo de gestão para a saúde do Espírito Santo foi apresentado pela Secretaria da Saúde (Sesa). Trata-se do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, que tem o objetivo de inovar e qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Dentro do pacote de ações do Programa, três estão relacionadas à área da formação profissional e provimento, além da seleção de médicos para o Programa Estadual de Formação de Especialistas para o SUS e para a contratação de médicos supervisores especialistas em Medicina de Família e Comunidade, que irão atuar no corpo docente do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Leia mais:  Assembleia aprova acesso gratuito a remédios à base de canabidiol

De acordo com a diretora geral do ICEPi, Quelen Tanize Alves da Silva, a partir do momento em que a Atenção Básica tem um bom atendimento, ela se torna resolutiva para basicamente 85% do que a população procura.

Para isso, o ICEPi abriu, em outubro, um edital para o preenchimento de 476 vagas, sendo 241 para médicos, 128 enfermeiros e 107 cirurgiões-dentistas, que vão atender aos 76 municípios capixabas que aderiram à proposta do programa. Este programa dará a oportunidade de os profissionais participarem de cursos de pós-graduação nas suas áreas, com o desenvolvimento de atividades de práticas assistenciais nos municípios.

De acordo com a diretora geral do ICEPi, a iniciativa visa cooperar com o provimento de profissionais de saúde para reduzir as desigualdades regionais e ampliar a cobertura e a resolutividade da Atenção Primária à Saúde. Para Quelen Tanize Alves da Silva, a adesão de quase a totalidade dos municípios capixabas mostra o apoio ao programa, que terá como um de seus objetivos reverter a constante queda na cobertura da Estratégia de Saúde da Família.

“Com isso teremos consequentemente a melhoria dos indicadores de saúde no Espírito Santo e a soma positiva na melhoria da prestação de serviços à população”, afirmou.

Leia mais:  Cientistas descobrem mecanismo que pode impedir a metástase do câncer de pâncreas

 

Histórico da Medicina de Família e Comunidade

A Medicina de Família e Comunidade começou no Brasil em meados da década de 1970, com o movimento da saúde comunitária, e junto do Programa de Agentes Comunitários de Saúde foi uma das bases para a criação da Estratégia Saúde da Família (PSF) nos anos 1990. Tanto a estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto a especialidade médica se encontram em franca expansão.

A Saúde da Família tem mais de 30 mil equipes, atendendo mais da metade da população brasileira no SUS.

 

O ICEPi

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), é responsável por um conjunto de políticas de inovação em saúde. Com ele, a Sesa passa a investir de maneira robusta na qualificação e modernização das práticas de cuidado da rede própria e no apoio aos municípios, criando um amplo movimento de formação de serviço de Médicos de Família e Comunidade e de especialistas.

O Instituto tem como objetivo reestruturar a atenção em saúde no Estado com fortalecimento das gestões municipais, atuando na resolução e na qualificação do cuidado em saúde para ampliar o acesso da população.

publicidade

Medicina e Saúde

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves está com mais de 50 vagas abertas

Publicado

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, está com 56 oportunidades de emprego distribuídas em diferentes áreas da unidade. As vagas são para assistente administrativo, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, copeiro, enfermeiro, fonoaudiólogo, maqueiro, psicólogo, técnico de enfermagem, técnico de equipamentos médicos e telefonista.

Para se candidatar, os profissionais devem acessar o site www.evangelicovv.com.br, clicar no link “Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves” e cadastrar os currículos na aba “Trabalhe Conosco”.

Ao todo, serão disponibilizadas 15 vagas para técnico de enfermagem. Os interessados devem ter curso técnico completo em Enfermagem, com registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES). Para o cargo de enfermeiro, são cinco vagas disponíveis, sendo que os candidatos precisam ter Ensino Superior completo em Enfermagem, com registro ativo também no Coren-ES.

Os profissionais com interesse nas vagas ofertadas podem conferir todos os requisitos necessários para a candidatura no site do Hospital Evangélico de Vila Velha.

Leia mais:  Espírito Santo registra mais de 12 mil casos de chikungunya

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é um hospital público, administrado pela Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

Continue lendo

Medicina e Saúde

Vila Velha garante atendimento humanizado para as pessoas que vivem com HIV

Publicado

Em Vila Velha, pessoas que vivem com HIV tem atendimento acessível e humanizado. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), mantém um conjunto robusto de serviços voltados à prevenção e ao tratamento da doença, como sala de vacinação especializada e assistência domiciliar a pacientes acamados.
 
Na cidade, são seguidas rigorosamente as diretrizes do Ministério da Saúde. São disponibilizados uma ampla variedade de medicamentos antirretrovirais, que são constantemente atualizados conforme as mais recentes recomendações. Vila Velha também ampliou o acesso a estratégias de prevenção ao HIV, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), ambas baseadas no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção.
 
Em 2024, o município implementou o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para HIV (PCDT HIV 2024), e garante o início do tratamento antirretroviral (TARV) em até sete dias após o diagnóstico médico, garantindo agilidade e eficiência no cuidado.

Estratégias de prevenção

 
O município também ampliou o acesso a estratégias de prevenção ao HIV, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), ambas baseadas no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção. A PEP é realizada no CTA, na UPA de Riviera da Barra e nos PA’s da Glória e de Cobilândia, e, no ano passado, a PrEP foi implantada em duas unidades de saúde da atenção primária – Ataíde e Terra Vermelha, tornando Vila Velha uma das três cidades no Espírito Santo a oferecer esse serviço de forma descentralizada.
 
Com essas iniciativas, Vila Velha reafirma seu compromisso com a saúde pública, posicionando-se como referência no cuidado integral às pessoas vivendo com HIV.

O CTA de Vila Velha

 
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)  está localizado na Rua Castelo Branco, 1803, Olaria, em Vila Velha, e o atendimento no local acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. No local são realizados testes rápidos e gratuitos, acompanhamento médico, distribuição de medicamentos e ações educativas para a comunidade.
 
Entre os diferenciais exclusivos do CTA de Vila Velha estão a assistência domiciliar a pacientes acamados atendidos pelo serviço e uma sala de vacinação especializada, que garante amplo acesso ao calendário de vacinas, incluindo imunizantes específicos para os usuários do CTA.

Leia mais:  Assembleia aprova acesso gratuito a remédios à base de canabidiol

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana