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Dia do Médico da Saúde da Família e Comunidade: Profissionais selecionados começam os atendimentos nas próximas semanas

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Nesta quinta-feira (05) comemora-se o Dia do Médico da Saúde da Família e Comunidade, especialidade estratégica para um atendimento focado na relação médico-paciente.

Esse profissional é o especialista em pessoas e acompanha seus pacientes ao longo de toda trajetória clínica, criando vínculo com a comunidade onde realiza os atendimentos. Ele se destaca por avaliar o histórico do paciente de forma integral, para gerar um diagnóstico mais adequado e preciso.

Para realizar essa aproximação entre médico e paciente, um novo modelo de gestão para a saúde do Espírito Santo foi apresentado pela Secretaria da Saúde (Sesa). Trata-se do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, que tem o objetivo de inovar e qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Dentro do pacote de ações do Programa, três estão relacionadas à área da formação profissional e provimento, além da seleção de médicos para o Programa Estadual de Formação de Especialistas para o SUS e para a contratação de médicos supervisores especialistas em Medicina de Família e Comunidade, que irão atuar no corpo docente do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

De acordo com a diretora geral do ICEPi, Quelen Tanize Alves da Silva, a partir do momento em que a Atenção Básica tem um bom atendimento, ela se torna resolutiva para basicamente 85% do que a população procura.

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Para isso, o ICEPi abriu, em outubro, um edital para o preenchimento de 476 vagas, sendo 241 para médicos, 128 enfermeiros e 107 cirurgiões-dentistas, que vão atender aos 76 municípios capixabas que aderiram à proposta do programa. Este programa dará a oportunidade de os profissionais participarem de cursos de pós-graduação nas suas áreas, com o desenvolvimento de atividades de práticas assistenciais nos municípios.

De acordo com a diretora geral do ICEPi, a iniciativa visa cooperar com o provimento de profissionais de saúde para reduzir as desigualdades regionais e ampliar a cobertura e a resolutividade da Atenção Primária à Saúde. Para Quelen Tanize Alves da Silva, a adesão de quase a totalidade dos municípios capixabas mostra o apoio ao programa, que terá como um de seus objetivos reverter a constante queda na cobertura da Estratégia de Saúde da Família.

“Com isso teremos consequentemente a melhoria dos indicadores de saúde no Espírito Santo e a soma positiva na melhoria da prestação de serviços à população”, afirmou.

Histórico da Medicina de Família e Comunidade

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A Medicina de Família e Comunidade começou no Brasil em meados da década de 1970, com o movimento da saúde comunitária, e junto do Programa de Agentes Comunitários de Saúde foi uma das bases para a criação da Estratégia Saúde da Família (PSF) nos anos 1990. Tanto a estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto a especialidade médica se encontram em franca expansão.

A Saúde da Família tem mais de 30 mil equipes, atendendo mais da metade da população brasileira no SUS.

O ICEPi

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), é responsável por um conjunto de políticas de inovação em saúde. Com ele, a Sesa passa a investir de maneira robusta na qualificação e modernização das práticas de cuidado da rede própria e no apoio aos municípios, criando um amplo movimento de formação de serviço de Médicos de Família e Comunidade e de especialistas.

O Instituto tem como objetivo reestruturar a atenção em saúde no Estado com fortalecimento das gestões municipais, atuando na resolução e na qualificação do cuidado em saúde para ampliar o acesso da população.

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Conta Café é a grande vencedora do Espírito Startups, primeiro reality show de inovação da TV capixaba

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A plataforma para lojistas e compradores de café́ com todo o processo de gestão, compra e venda originado em barter levou R$ 400 mil em prêmios

O Conta Café venceu o Espírito Startups, primeiro reality show de negócios do Espírito Santo. A final da concorrida competição foi realizada sábado, 27, com transmissão pelo YouTube e, além do reconhecimento como a mais competitiva e bem estruturadas a empresa, ganhou R$ 400 mil, sendo R$ 300 mil em investimentos e R$ 100 mil em mídia.

Os jurados da competição foram os empresários Marcus Buaiz, Simone Chieppe, Rogério Salume, Tayana Dantas e Antonio Luiz Toledo. A partir do foco em inovação e tecnologia, em especial, o grupo escolheu o Conta Café, após avaliação de dezenas de concorrentes e duas etapas eliminatórias.

Os diretores do Conta Café Flávio Gianordoli e Eduardo Bortolini, defenderam a empresa no programa e agora, junto com os demais sócios, esperam usar o prêmio para investir na expansão do negócio. “Esta foi uma surpresa muito boa. Vocês terem acreditado na gente, no nosso potencial, no nosso sonho foi o maior prêmio que recebemos. Essa participação no reality Espírito Startup, a mentoria do grupo vai contribuir muito para nosso negócio”, afirmou Flávio Gianordoli.

Segundo Eduardo Bortolini, a partir desta conquista, o grupo vai incrementar o desenvolvimento da oferta de soluções, ponta a ponta, para maximizar o volume de negociações do Conta Café.

Conta Café

Plataforma desenvolvida pelos empresários capixabas Eduardo Bortolini, Flávio Gianordoli e sócios para lojistas do agro e compradores exportadores, o Conta Café conta com processo digital simplificado. A startup opera com o barter, modalidade comercial similar ao escambo, em que produtores de cafés podem trocar sua produção por insumos.

Com funcionamento simples, intuitivo e seguro, atua com o café conilon e assegura preços online atualizados diretamente dos trades compradores. Todo o processo de negociação conta com forte documental, contrato jurídico e Cédula de Produtos Rural (CPR).

Segundo Eduardo Bortolini, sócio-diretor do Conta Café, a robusta relação de parcerias da startup potencializou, de forma segura, a oferta de insumos agrícolas a todos os produtores capixabas.

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SBT bate recorde e tem maior ibope em 17 anos com final da Libertadores

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Nem mesmo a crise de audiência vivida pelo SBT foi capaz de frear o interesse dos telespectadores pela final da Copa Libertadores. O triunfo do Palmeiras diante do Flamengo fez com que o canal de Silvio Santos atingisse picos de 30,6 pontos na Grande São Paulo e se tornou responsável pela maior audiência dentre todos os programas veiculados na televisão nesta semana, superando até mesmo o Jornal Nacional e as novelas da Globo. Foi o melhor desempenho da emissora desde 2004, ano em que a rede atravessava uma de suas melhores fases, com ibope alto em vários horários.

De acordo com o levantamento obtido pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, a boa audiência do SBT começou antes mesmo da bola rolar no Estádio Centenário. A emissora cravou média de 8,5 pontos durante a exibição do especial A Grande Final, entre 15h30 e 16h59. A atração comandada por Benjamin Back, que contou com a transmissão de um show da cantora Anitta, ocupou a primeira colocação na principal metrópole do país durante 21 minutos não consecutivos e, em seu último minuto no ar, marcou pico de 17,6 pontos, contra apenas 9,5 da Globo.

Jogador do Palmeiras comemora gol na final da Libertadores

Triunfo do Palmeiras fez SBT ter maior audiência desde 2004 (foto: Divulgação/Palmeiras).

A emissora de Silvio Santos não perdeu a liderança de ibope em momento algum depois do apito inicial do árbitro Néstor Pitana. Enquanto a bola rolava, das 17h às 19h37, o triunfo palmeirense em território uruguaio garantiu média de 26,4 pontos para o SBT, índice que representa a sintonia de cinco milhões e 421 mil telespectadores apenas na Grande São Paulo. A cada 100 televisores ligados na região, 45 estavam acompanhando o desfecho do mais importante torneio futebolístico da América do Sul.

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Durante o embate com o desfecho da Libertadores, a Globo caiu para a segunda colocação: o Caldeirão, a novela Nos Tempos do Imperador e o telejornal SP2 deram para a habitual líder média de 9,3 pontos. A Record, com o Cine Aventura e o Cidade Alerta, pontuou 3,4, seguida pelo 1,9 ponto da Band, com o Brasil Urgente, e por 0,7 da Cultura, que transmitia programas infantis e uma edição do programa de entrevistas Cultura Livre, que asseguraram a quinta colocação na faixa horária. Nem mesmo a soma de todas as outras emissoras abertas (16,5) superou o SBT.

Em janeiro, também com a transmissão de outro título do Palmeiras, a emissora de Silvio Santos havia marcado média de 25,2 pontos na Grande São Paulo, com um pico de 32,1. A partida havia sido responsável pela primeira derrota de uma novela das 18h da Globo em dois anos — naquela época, o folhetim em exibição era a edição especial de Flor do Caribe, que perdeu para o jogo por 14,1 a 26,3. Hoje, com Nos Tempos do Imperador, a dramaturgia sofreu uma derrota ainda mais acachapante: de acordo com os dados prévios, a trama pontuou 9,1 contra 27,3 do futebol.

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