conecte-se conosco


Entretenimento

Dia do Médico da Saúde da Família e Comunidade: Profissionais selecionados começam os atendimentos nas próximas semanas

Publicado

Nesta quinta-feira (05) comemora-se o Dia do Médico da Saúde da Família e Comunidade, especialidade estratégica para um atendimento focado na relação médico-paciente.

Esse profissional é o especialista em pessoas e acompanha seus pacientes ao longo de toda trajetória clínica, criando vínculo com a comunidade onde realiza os atendimentos. Ele se destaca por avaliar o histórico do paciente de forma integral, para gerar um diagnóstico mais adequado e preciso.

Para realizar essa aproximação entre médico e paciente, um novo modelo de gestão para a saúde do Espírito Santo foi apresentado pela Secretaria da Saúde (Sesa). Trata-se do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, que tem o objetivo de inovar e qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Dentro do pacote de ações do Programa, três estão relacionadas à área da formação profissional e provimento, além da seleção de médicos para o Programa Estadual de Formação de Especialistas para o SUS e para a contratação de médicos supervisores especialistas em Medicina de Família e Comunidade, que irão atuar no corpo docente do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Leia mais:  Influenciadora de SP morre aos 16; entenda boato que negava a morte dela... -

De acordo com a diretora geral do ICEPi, Quelen Tanize Alves da Silva, a partir do momento em que a Atenção Básica tem um bom atendimento, ela se torna resolutiva para basicamente 85% do que a população procura.

Para isso, o ICEPi abriu, em outubro, um edital para o preenchimento de 476 vagas, sendo 241 para médicos, 128 enfermeiros e 107 cirurgiões-dentistas, que vão atender aos 76 municípios capixabas que aderiram à proposta do programa. Este programa dará a oportunidade de os profissionais participarem de cursos de pós-graduação nas suas áreas, com o desenvolvimento de atividades de práticas assistenciais nos municípios.

De acordo com a diretora geral do ICEPi, a iniciativa visa cooperar com o provimento de profissionais de saúde para reduzir as desigualdades regionais e ampliar a cobertura e a resolutividade da Atenção Primária à Saúde. Para Quelen Tanize Alves da Silva, a adesão de quase a totalidade dos municípios capixabas mostra o apoio ao programa, que terá como um de seus objetivos reverter a constante queda na cobertura da Estratégia de Saúde da Família.

“Com isso teremos consequentemente a melhoria dos indicadores de saúde no Espírito Santo e a soma positiva na melhoria da prestação de serviços à população”, afirmou.

Leia mais:  Serenata Italiana resgata tradições em Venda Nova do Imigrante com apoio da Setur

Histórico da Medicina de Família e Comunidade

A Medicina de Família e Comunidade começou no Brasil em meados da década de 1970, com o movimento da saúde comunitária, e junto do Programa de Agentes Comunitários de Saúde foi uma das bases para a criação da Estratégia Saúde da Família (PSF) nos anos 1990. Tanto a estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto a especialidade médica se encontram em franca expansão.

A Saúde da Família tem mais de 30 mil equipes, atendendo mais da metade da população brasileira no SUS.

O ICEPi

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), é responsável por um conjunto de políticas de inovação em saúde. Com ele, a Sesa passa a investir de maneira robusta na qualificação e modernização das práticas de cuidado da rede própria e no apoio aos municípios, criando um amplo movimento de formação de serviço de Médicos de Família e Comunidade e de especialistas.

O Instituto tem como objetivo reestruturar a atenção em saúde no Estado com fortalecimento das gestões municipais, atuando na resolução e na qualificação do cuidado em saúde para ampliar o acesso da população.

publicidade

Entretenimento

Cauã Reymond ameaça Humberto Carrão de agressão e leva invertida da ex-mulher

Publicado

Ator está no meio de outras tretas após desentendimento com Bella Campos

Genteee, o que tá acontecendo com Cauã Reymond? O galã tá se revelando cada vez mais… e não é de um jeito bom, viu?

Depois de se desentender feio com a atriz Bella Campos, com quem faz par romântico na novela, agora ele quase saiu no tapa com Humberto Carrão! Isso mesmo: quase teve porrada nos bastidores!

Segundo a coluna do jornalista Valmir Moratelli, da Veja, o motivo da confusão foi, no mínimo, muito bobo. Carrão, que tem um jeitinho mais afetuoso de lidar com as pessoas — daquele tipo que fala pegando no braço, sabe? — acabou irritando Cauã.

O ator perdeu a linha e soltou um “não toca em mim!”. E num outro momento, ainda ameaçou: “se fizer de novo, eu te bato!”. O clima ficou tão pesado que a produção teve que intervir pra evitar o pior.

Mas segura essa, porque a situação de Cauã só afunda! A ex-mulher dele, a modelo Mariana Goldfarb, resolveu jogar mais lenha na fogueira e saiu em defesa de Bella Campos. Olha o que ela escreveu nas redes sociais:

Leia mais:  Leonardo solta o verbo contra músicos do Rock in Rio 2024: 'Esses bostas'

“Tudo que eu falei sobre misoginia, violência, machismo… está vindo à tona. Ninguém quis escutar. Agora vou assistir de camarote.”

Mariana GoldfarbReprodução Instagram

🔥 Aí tem, hein?

Mariana já falou, mais de uma vez, que viveu um relacionamento tóxico, abusivo e manipulador com Cauã. Teve até relato de agressão psicológica e tortura emocional.

E não para por aí! Grazi Massafera, ex do ator, postou um story um tanto quanto irônico no Instagram. Na imagem, ela aparece segurando uma caneca com uma mensagem pra lá de sugestiva… Será indireta? Alfinetada?

A pergunta que não quer calar: Cauã está mostrando quem ele realmente é? Ou tá só passando por uma fase difícil 🤔?

Seguimos de olho! Porque de galã… ele tá virando vilão de quinta! 🐍

Continue lendo

Entretenimento

Últimos Refúgios produz documentário sobre Corredor de Vida de Santa Teresa

Publicado

A produção audiovisual está em fase de captação de recursos. As empresas patrocinadoras podem deduzir o investimento do Imposto de Renda

O Instituto Últimos Refúgios prepara-se para produzir um documentário sobre o corredor ecológico localizado em Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo. O média-metragem “Corredor de Vida Santa Teresa: Conexões da Mata Atlântica” vai abordar a importância da área que abrange a Reserva Ecológica Augusto Ruschi, a Estação Biológica de Santa Lúcia, o Museu de Biologia Professor Mello Leitão (sede do Instituto Nacional da Mata Atlântica – INMA), a Reserva Natural Olhos D’água, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Goiapaba-Açu, entre outros espaços. 

Segundo Leonardo Merçon, fotógrafo de natureza e fundador do Instituto, o Últimos Refúgios já atua na região de Santa Teresa há muitos anos, porém o documentário é um passo a mais para promover o maior equilíbrio entre as pessoas e a natureza, bem como o desenvolvimento sustentável da região.

Visualização da imagem

O município capixaba foi escolhido por ser uma das regiões mais biodiversas do mundo, com espécies importantes de animais e plantas, tais como colibris, anfíbios, bromélias, orquídeas e árvores de grande porte. Santa Teresa é sede do INMA, uma referência de conservação e pesquisa nacional do bioma por ter um acervo biológico de cerca de 120 mil espécimes da fauna e 53 mil registros da flora brasileira, atraindo pesquisadores do país inteiro. 

Leia mais:  Cantora é pega na mentira com provas após fazer acusação de racismo em aeroporto

Visualização da imagem

“Sempre ouvi que Santa Teresa possui uma das maiores biodiversidades do mundo e isso me chamou a atenção. Quando precisamos definir um lugar para focar as atividades do instituto, escolhemos a localidade porque acreditamos que é necessário trabalhar para proteger essa riqueza. Muitas espécies que a região abriga estão ameaçadas de extinção, como o pássaro saíra-apunhalada, o macaco muriqui-do-norte e a águia harpia”, conta.

Visualização da imagem 

Visualização da imagem

De acordo com o fotógrafo, o instituto realizará expedições a Santa Teresa nos próximos dois anos para registrar imagens e entrevistas, além de mostrar a relevância do INMA para conectar pessoas e instituições com o objetivo da conservação do bioma. “Queremos conversar com os moradores e profissionais da área do meio ambiente para conhecer histórias e entender os desafios enfrentados”, explica Leonardo. 

Visualização da imagem

Recursos 

Atualmente, o documentário “Corredor de Vida Santa Teresa: Conexões da Mata Atlântica” está na fase de mobilização de recursos. A iniciativa foi contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal, legislação que permite que empresas deduzam até 100% do Imposto de Renda devido ao patrocínio de projetos culturais, ainda podendo receber contrapartidas de comunicação e marketing.

Leia mais:  Leonardo solta o verbo contra músicos do Rock in Rio 2024: 'Esses bostas'

Visualização da imagem

De acordo com Leonardo, as marcas que apoiarem a produção audiovisual serão representadas nos materiais e nas ações de comunicação e divulgação e de educação ambiental promovidas em escolas públicas e instituições sociais. “Essa é uma oportunidade para empresas se associarem a uma instituição que atua na causa ambiental. Conquistamos o respeito da sociedade graças a nossa dedicação, honestidade e forma responsável de lidar com o recurso público. Nossos produtos culturais são valorizados nacionalmente. Já são 14 livros publicados e dezenas de produções audiovisuais, sempre entregando mais que o prometido”, ressalta. 

Visualização da imagem

Segundo Raphael Gaspar, diretor de Projetos do Instituto Últimos Refúgios, 60% do previsto já foi captado. Um dos apoiadores confirmados é o Grupo Águia Branca. “Convidamos mais empresas a serem protagonistas de um movimento de fortalecimento das reservas ecológicas de Santa Teresa e de proteção da biodiversidade da Mata Atlântica. As que tiverem interesse em fazer parte dessa iniciativa podem entrar em contato com o Últimos Refúgios”, afirma Raphael.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana