conecte-se conosco


Cidades

Dia Mundial do Cacau: Prefeitura desenvolve ações para renovação da lavoura cacaueira em Linhares

Publicado

No Dia Mundial do Cacau, celebrado nesta sexta-feira (26), a amêndoa de cacau de Linhares, matéria-prima para produção do chocolate, é reconhecida entre as melhores do mundo. Atualmente, o cacau de Linhares representa 90% da produção de todo o Estado.

Visualização da imagem

E para fomentar a renovação da lavoura cacaueira, que passou por períodos difíceis com a doença vassoura de bruxa, e potencializar a cadeia produtiva, a Prefeitura de Linhares desenvolve diversas ações como a distribuição de mudas subsidiadas e o Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba.

No ano de 2020, apesar da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Agricultura, por meio do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, distribuiu 60 mil mudas de cacau, atendendo a 68 produtores que participaram dos dois editais de seleção.

São mudas enxertadas em sacolas e em tubetes, das variedades PS 1319 e CCN 51, que são repassadas com valor subsidiado, bem abaixo do mercado, que vai direto para o Fundo de Apoio à Cacauicultura de Linhares para investimentos no setor.

Todos os produtores rurais contemplados com as mudas de cacau recebem assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por um período de 2 anos e 4 meses. De acordo com a Secretaria de Agricultura, já foram iniciadas as discussões, junto ao Comitê Gestor do Programa, para definir detalhes do lançamento de um novo edital para distribuição de mudas ainda este ano.

“A cultura do cacau é extremamente importante para o Município, pois está estritamente ligada à sua história, que remonta mais de 100 anos desde a sua introdução em solo linharense. Além disso, a cultura é importante por seus aspectos socioeconômicos e ambientais, que colocam Linhares em um patamar significativo do cenário mundial. E a Prefeitura de Linhares tem puxado esse processo, iniciando esses suportes aos produtores para a renovação da lavoura e expansão das áreas de cultivo através desses subsídios, que é uma ação importante no contexto, pensando a médio e longo prazo”, destaca o secretário de Agricultura, Franco Fioroti.

Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba

Outra ação, que é realizada anualmente, é o concurso que visa reconhecer e incentivar a produção da amêndoa com qualidade e sustentabilidade, cujas melhores amostras são premiadas na “Categoria Linhares” e “Demais municípios do ES” e no “Destaque Estadual”.

O concurso acontece sempre em duas etapas: primeiro as amêndoas são avaliadas por uma comissão técnica do Centro de Inovação do Cacau (CIC), em Ilhéus (BA), que classifica as 30 melhores. Durante esse processo são analisados aspectos físicos (peso, tamanho e umidade), químico (pH), sensorial de aroma, índice de fermentação e percentual de defeitos.

Em seguida, as 10 melhores amostras de cada categoria são processadas nos laboratórios do CIC e transformadas em chocolate para degustação, definindo, assim, os vencedores e o “Destaque Estadual”.

Leia mais:  Garis que salvaram vidas em incêndio em Vila Velha são homenageados
publicidade

Cidades

Escola de Vitória realiza roda de conversa on-line sobre violência contra mulher

Publicado

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Arnulpho Mattos, localizada em Vitória, promoveu uma live pelo Google Meet, a fim de problematizar e dialogar sobre a violência contra a mulher. A ação educativa faz parte do projeto “Conversas Filosociológicas: vozes femininas em foco”, que tem como objetivo um diálogo maior e interdisciplinar sobre temáticas relevantes da área de humanas.  

O encontro contou com a exibição de um curta-metragem sobre violência doméstica, o “Dentro de Casa”, seguido de considerações da atriz Cinthia Caetano, protagonista do curta, e de Adriane Nunes, professora da Rede Estadual e coordenadora do Cineclube Valente, que apoiou a ação. 

Além de abordar a violência contra a mulher, Cinthia Caetano falou sobre a experiência na gravação do curta e Adriane Nunes destacou a importância do cinema e do cineclubismo para a educação. Também foi realizado um debate com a participação dos estudantes sobre o tema. Entre os assuntos abordados estavam a preocupação com o aumento nos casos de violência contra a mulher no período da pandemia e também as dificuldades de as vítimas denunciarem os agressores. 

“As palestrantes chamaram atenção para os traços culturais que envolvem esse tipo de violência e a necessidade de desnaturalizar essas práticas. Destacamos ainda o fato de que não só meninas, mas também os meninos estarem assistindo a live, demonstrando sensibilidade e disposição para aprender. O momento terminou com uma apresentação surpresa de Cinthia Caetano, cantando uma música relacionada ao assunto, que sensibilizou a todos”, disse a pedagoga da Escola Arnulpho Mattos, Eliane Saiter Zorzal. 

Leia mais:  Cursos on-line gratuitos para profissionais do turismo estão com vagas abertas
Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Barra de São Francisco segue firme com a meta de lavar as ruas da cidade diariamente

Publicado

As ruas de Barra de São Francisco estão sendo lavadas por funcionários da Secretaria de Limpeza e Serviços da prefeitura com o carro pipa. A lavagem de ruas tem por objetivo manter a cidade sempre limpa para evitar contrair doenças respiratórias, entre outras.

“Nossa meta é a de manter as ruas da cidade limpas, para tanto precisamos da colaboração da população no sentido de não jogar lixo e entulho nas ruas e rios de nossa cidade”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos.

Leia mais:  Qualificar ES abre mais 26 mil vagas em cursos on-line para moradores do Espírito Santo
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana