conecte-se conosco


Cidades

Dia Nacional do Imigrante Italiano: Evair de Melo parabeniza comunidade capixaba

Publicado

Dia 21 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Imigrante Italiano. A data escolhida para a comemoração é a mesma da chegada da Expedição de Pietro Tabacchi, que aportou no litoral capixaba em 1874 trazendo os primeiros italianos, oriundos do norte da Itália.

O desembarque dos primeiros imigrantes italianos em terras capixabas é considerado o marco inicial da imigração italiana no Brasil e, dessa forma, torna o Espírito Santo o estado pioneiro na colonização italiana no Brasil. 

A homenagem foi criada em 2008, pelo ex-senador Gerson Camata, que também foi o primeiro governador capixaba de origem italiana. Enquanto senador, Gerson Camata viabilizou a promulgação da Lei Federal 11.687, de 2 de junho de 2008, que instituiu o Dia Nacional do Imigrante Italiano.

O calendário oficial capixaba também conta com o dia 26 de junho como a “Data do Reconhecimento do Município de Santa Teresa como Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil”. 

 “Uma boa parte dos capixabas herdou, além do sobrenome, o modo de vida daquele povo que desembarcou no Espírito Santo há mais de um século. Aprendemos a respeitar e a viver do que vem da terra, a promover nosso agronegócio, nosso agroturismo, tudo em família, como sempre foi feito há gerações”, destaca O Deputado Federal Evair de Melo (PP).

A imigração Italiana no Espírito Santo

As marcas da vinda dos imigrantes para o Espírito Santo são perceptíveis na arquitetura, nas formas de cultivo, na alimentação, no vocabulário e na cultura capixaba. 

De acordo com o sociólogo Renzo M. Grosselli, no livro “Colônias Imperiais na Terra do Café”, Tabacchi era um italiano oriundo de Trento que já se encontrava no Espírito Santo desde o início da década de 1850, onde adquiriu uma fazenda no município de Santa Cruz (atual Aracruz). 

Ao observar o interesse do Brasil pela mão de obra européia, ele decidiu oferecer terras para os imigrantes em troca do direito de derrubar 3,5 mil jacarandás para exportação.

Leia mais:  Santa Maria de Jetibá recebe Dia de Campo de Cultivo Protegido de tomate e pimentão

Após autorização do Ministério da Agricultura, Tabacchi capitaneou famílias na Itália e, assim, em 3 de janeiro, partia do porto de Gênova o “La Sofia”. Ao todo, foram 388 camponeses que embarcaram e chegaram à capital Vitória em busca de novas oportunidades.

E, com o passar dos anos, esse movimento migratório continuou e, atualmente, o Espírito Santo detém a maior colônia italiana do país em seu território.

A história da imigração italiana também está registrada no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), que em 1995, criou o projeto Imigrantes Espírito Santo, que utiliza o método de cruzamento de dados entre as diversas fontes disponíveis para cada imigrante. 

Atualmente são 56.106 nomes catalogados, sendo 38.514 italianos, permitindo aos descendentes conhecerem um pouco mais sobre a história dos seus antepassados. A pesquisa sobre cada família pode ser feita no site www.imigrantes.es.gov.br.

Apoio à comunidade italiana

Descendente de italianos, o Deputado Federal Evair de Melo (PP) possui forte laço com a comunidade italiana capixaba e atua na Câmara Federal em prol das demandas dessa parcela da população.

A instalação de uma Agência Consular Italiana em Vitória foi uma das conquistas do parlamentar, que atuou diretamente nas negociações junto ao Consulado da Itália no Brasil. 

Com a abertura da representação diplomática no Espírito Santo, os capixabas poderão conseguir sua cidadania italiana sem sair do estado. Atualmente, cerca de 30 mil capixabas estão na fila esperando por processos consulares.

“É uma conquista esperada e desejada por muita gente. Essa sede consular em Vitória, além dos documentos de cidadania, vai facilitar muito as relações comerciais e ampliar as oportunidades entre Brasil e Itália”.

Autor da Lei das Agroindústrias Artesanais (nº 13.680/2018), o parlamentar destaca também a força da culinária italiana no Espírito Santo, desenvolvida principalmente no seio familiar, com a produção de queijos, vinhos, pães, licores e embutidos de origem animal.

Leia mais:  CNH Social: Detran divulga lista de suplentes com 489 selecionados

O Socol de Venda Nova do Imigrante recebeu sua Indicação Geográfica de Procedência do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), sendo um dos principais exemplos de como os descendentes italianos exerceram sua influência.

“Nossos produtores artesanais trabalham arduamente para conservar a tradição e o sabor do Socol, herança dos imigrantes italianos, consolidando o Espírito Santo em posição de destaque no mapa da gastronomia brasileira”.

Festas tradicionais italianas

Todos os anos, o Deputado Federal Evair de Melo (PP) apoia e participa de eventos culturais, como a Carretela Del Vin, um desfile típico italiano, com imigrantes vestidos à caráter, muita música e comida típica, no município de Santa Teresa.

O parlamentar também prestigia a Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante, bem como os eventos que antecedem a comemoração, como o plantio e a colheita do milho para a festa, nos meses de março e setembro, em uma das propriedades rurais vendanovenses. 

O parlamentar também sempre marca presença na Serenata Italiana, uma prévia da Festa da Polenta, que acontece no inverno de Venda Nova, durante as férias de julho, quando milhares de pessoas vão para as ruas festejar a cultura italiana. Na serenata, a população parte de quatro localidades em direção ao Centro de Eventos Padre Cleto Caliman com muita música e trajes típicos.

E, em outubro, Evair de Melo prestigia a Festa da Polenta, uma grande celebração da cultura italiana e atrai cerca de 60 mil pessoas de todo o Brasil para uma comemoração cheia de música, comida e alegria, cujo destaque é o famoso Tombo da Polenta, além da eleição da rainha e princesas, de shows nacionais e o desfile das famílias italianas.

publicidade

Cidades

Sebrae/ES apresentará avanços no turismo da Regional Central durante Jornada Gastronômica & Turística

Publicado

Evento em Colatina, Ibiraçu e Linhares também contará com palestra da empreendedora Luciana Balbino, referência nacional em turismo rural

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) irá realizar nos próximos nos dias 23 e 24 de abril a Jornada Gastronômica & Turística: Descubra Destinos, Vivencie Sabores! com programação especial em três municípios: Colatina, Ibiraçu e Linhares. O principal objetivo da ação é apresentar os resultados alcançados pelos atendimentos do Sebrae aos empreendimentos turísticos da região, reforçando o papel do turismo como motor do desenvolvimento econômico e sustentável.

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

A Jornada é direcionada a empreendedores do setor, entidades públicas, estâncias de governança em turismo e parceiros locais. Durante o evento, os participantes terão acesso a dados atualizados sobre o cenário do turismo no Espírito Santo e, especialmente, nos municípios atendidos pela Regional Central, com orientações práticas para qualificação e crescimento dos negócios turísticos.

Outro ponto alto da programação é a palestra da empreendedora Luciana Balbino, proprietária do Restaurante Rural Vó Maria e do Sítio Casa de Vó, na Paraíba. Reconhecida pela revista Forbes como uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro” no Brasil, Luciana vai compartilhar sua experiência com projetos de impacto social e desenvolvimento territorial por meio do turismo e da gastronomia rural. Sua trajetória inspiradora promete enriquecer o debate com exemplos reais de transformação em comunidades do campo.

Leia mais:  Plataforma Recoloca Rio Doce abre oportunidades de emprego em Linhares, Colatina e Baixo Guandu 

A programação será aberta em Colatina, no dia 23 de abril, das 8h às 12h, no Cerimonial Simonassi. No mesmo dia, a Jornada segue para Ibiraçu, com programação das 16h às 20h no auditório do Instituto Espírito Santo de Inovação Social (IESIS). Encerrando o circuito, o evento será realizado em Linhares no dia 24 de abril, das 14h às 18h, no Solarium Cerimonial.

“A Jornada é uma ação da regional para apresentar o resultado de atuação estratégica para o turismo e gastronomia do Sebrae, a fim de melhorar e ampliar o valor agregado da oferta turística através de ações e estratégias personalizadas de acordo com o perfil do território. Nós vamos apresentar a evolução dessas ações no último ano, onde lançamos as ferramentas e os resultados alcançados através do 360, do Decola, do turismo de experiência, dos festivais e das parcerias. A Luciana é um case de sucesso que estamos trazendo e falará sobre transformação de território através da liderança empreendedora, então vai compor muito bem ao evento como um todo”, explica Carla Bortolozzo, Gerente da Unidade Regional Central do Sebrae/ES.

Leia mais:  Governo do Estado libera terceiro lote do Cartão Reconstrução

Outro destaque da programação é o lançamento da plataforma Panela de Barro, iniciativa do Instituto Panela de Barro, parceiro do Sebrae na promoção da identidade e da valorização cultural capixaba. Em Colatina, a Jornada também contará com a parceria do Banco do Nordeste, que vem apoiando o fomento financeiro a empreendimentos turísticos da região, principalmente no município de Pancas. Nos demais municípios, o evento conta com o apoio das prefeituras locais e das Salas do Empreendedor, que atuam na mobilização e divulgação junto aos empresários.

Com uma proposta dinâmica e inspiradora, a Jornada busca não apenas divulgar os resultados já alcançados pelo Sebrae junto ao setor turístico, mas também fomentar novas conexões, oportunidades de negócios e o fortalecimento da governança local em torno do turismo como vetor de desenvolvimento.

Continue lendo

Cidades

PMV nomeia pedagogos e professores para atuarem na rede municipal

Publicado

A Prefeitura de Vitória está nomeando os candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a contratação de pedagogos e professores que irão atuar na Rede Pública de Ensino no ano letivo de 2025, por tempo determinado. Os selecionados passaram para a 2ª etapa, em que é necessário comprovar as informações declaradas e apresentar os documentos para contratação. As convocações foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (16).

Os candidatos que constam nos editais 089/2025 (Pedagogos) e 090/2025 (Professores) devem comparecer com o comprovante de inscrição impresso e toda a documentação exigida em edital, na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registros (Atendimento RH), da Seges, localizada na sede da Prefeitura de Vitória, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, bairro Bento Ferreira, no próximo dia 22/04/2025.

Atenção aos horários de apresentação:

Apresentação às 8h:
Professor de Educação Básica IV – PEB IV – Função Pedagógica – 25h ou 40h ou 44h (Ed.14/2024)

Apresentação às 13h:
Professor de Educação Básica II – PEB II – Séries Iniciais do Ensino Fundamental – 25h ou 44h (Ed. 012/2024)

Leia mais:  Inaugurado Contorno de Apiacá e ponte sobre Córrego Santa Bárbara

Documentação

Todos os candidatos deverão entregar o laudo médico admissional emitido por empresa especializada (ASO – contendo as informações para a Prefeitura Municipal de Vitória) na função pleiteada. A relação de documentos e formulários obrigatórios para a admissão estarão disponíveis no site selecao.vitoria.es.gov.br, e os mesmos deverão ser entregues sem rasura e legível. O edital destaca que poderão ser solicitados novos documentos para a conclusão do processo de contratação.

Na hipótese de as vagas disponíveis no momento desta convocação serem preenchidas antes de se esgotar a lista de candidatos convocados, a equipe responsável pelo atendimento encerrará as chamadas. Os candidatos não admitidos na ocasião permanecerão na lista de classificação e aguardarão nova chamada pelo site – sem perda de sua posição.

Os candidatos deverão obedecer ao horário definido no Edital. Serão distribuídas as senhas por ordem de convocação. O candidato que comparecer após o horário determinado, não terá a prioridade da escolha das vagas.

O candidato que já possui um ou dois vínculos no Município, ficará ciente, que deverá sair dos vínculos atuais no momento da assinatura do contrato, para exercer a função de 44 horas, desde que não seja a mesma função que está sendo convocado.

Leia mais:  Áreas doadas pela Suzano beneficiam a população de 14 municípios do norte do ES

Também serão realizadas as assinaturas de contrato. Portanto, os candidatos deverão apresentar toda a documentação e formulários (incluindo a declaração de acúmulo, emitida pelo RH do órgão), sob pena de eliminação caso o candidato deixe de apresentar algum documento/formulário.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana