Uma convidada diferente acaba de chegar ao Som na Sexta. Após apresentações de piano, violino, violoncelo, alaúde, violão e canto lírico, agora é vez da guitarra iluminar o recital aberto e gratuito no Instituto Marlin Azul. Durante a noite de guitarra solo semi-acústica, marcada para esta sexta-feira (23/05), às 18h, o instrumentista, compositor, arranjador e professor universitário Potiguara Menezes apresentará o show “Solilóquio” integrado por composições próprias e por releituras de obras de artistas como Hermeto Pascoal, Moacir Santos, Djalma de Andrade (Bola Sete), Jacob do Bandolim e Carla Bley.

Com formação em composição pela USP e pós-graduação em musicologia, Potiguara completa 30 anos de carreira em 2025. Apresentou-se em eventos no Brasil e no exterior, incluindo EUA, Europa e Coreia do Sul. Iniciou sua trajetória no samba, em 1995, e integrou por duas décadas a banda de forró “Bicho de Pé”, com a qual gravou discos e colaborou com artistas como Dominguinhos, Fagner e Zeca Baleiro. É integrante do grupo “Seis com Casca”, com quem gravou álbuns instrumentais e realizou projetos com Leila Pinheiro e Lívia Nestrovski.
Em terras capixabas, onde vive desde 2017, participou de projetos como o livro-álbum “Songbook Carlos Papel” (2020), dos concertos autorais “Solilóquio” (2023) e do álbum “Aquarianismo” (2019-2025), e atuou como professor no Festival de Música de Domingos Martins (2022). Também atua como julgador de concursos de carnaval.
Segundo Potiguara, o período de isolamento social, vivido no período da pandemia, despertou-lhe o olhar para si mesmo, para as possibilidades de seu instrumento e para a exploração de novas tecnologias, assim, um diálogo interno composto de reflexões dará o tom do 11º Som na Sexta. A sede do Instituto Marlin Azul funciona na Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, em Jardim da Penha (Vitória-ES), próximo à Rua da Lama.
O que é o Som na Sexta
O projeto Som na Sexta – IMA Musical nasceu da parceria entre o Instituto Marlin Azul e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do desejo comum de promover encontros musicais informais, numa sexta-feira do mês. A cada edição, um ou mais artistas são convidados para apresentação de um pequeno conjunto de peças de compositores locais, nacionais ou internacionais.
O objetivo é criar um espaço/tempo para que estudantes e profissionais do estado se apresentem em um ambiente descontraído, aproximando a arte das pessoas. Os encontros são gratuitos e abertos ao público em geral. O projeto de extensão tem coordenação das professoras Stela Maris Sanmartin e Mirna Azevedo Costa. A curadoria é do violoncelista Daniel Enache.
Lançado em março de 2024, o projeto Som na Sexta – IMA Musical realizou recitais contemplando obras de artistas como Terezinha Dora Abreu de Carvalho, Lycia De Biase Bidart, Heitor Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, Aylton Escobar, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms, Wolfgang Amadeus Mozart, Claude Debussy, Claúdio Thompson, Alceu Camargo, Eduardo Buback, Felipe Pessin Manzoli, Victor Polo, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, entre outros compositores.
O projeto recebeu intérpretes como os pianistas Gabriel Guerra, Cláudio Thompson, Adriel Natan, Beatriz Rocha, Regina Lengruber, Tayná Lorenção, Mirna Azevedo Costa e Fabrício Moreira; os cantores líricos Carlos Kelert, Luana Shaeffer e Lucimara Viana; o alaudista José Eduardo Costa Silva; o violoncelista Daniel Enache; os violinistas Karen Silva e Ismahel Carvalho e os violonistas Felipe Pessin Manzoli e Victor Polo.
Saiba mais sobre o Instituto Marlin Azul
O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 26 anos de atividades, a instituição vem desenvolvendo, a partir de ações de formação, produção, difusão e inclusão audiovisuais, diversos projetos culturais, ambientais, de preservação e valorização da memória e das tradições populares, voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. A entidade desenvolve os projetos Revelando os Brasis, Projeto Animação, Cine Animazul, Curta Vitória a Minas, Cine Quilombola, Cinema de Griô, Griôs de Goiabeiras e Memória do Barro. Para conhecer, acesse institutomarlinazul.org.br.
O que é a Pós-Graduação em Artes da Ufes
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA/Ufes) proporciona formação acadêmica ampla e profunda com o intuito de desenvolver capacidade de ensino e pesquisa no campo teórico, histórico, crítico e poético das artes. Com sede em Vitória (ES), o programa oferece dois cursos: o de Mestrado em Artes desde 2006 e o curso de Doutorado em Artes desde 2024. Conta também com duas linhas de pesquisa: a linha de “Interartes e Novas Mídias” e a linha de “Teorias e Processos Artístico-Culturais”. O programa já formou 236 mestres e tem 44 alunos regularmente matriculados, sendo 32 no mestrado e 12 no doutorado.
SERVIÇO
SOM NA SEXTA – IMA MUSICAL
Entrada Gratuita
O que é: Som na Sexta é um projeto de extensão que promove encontros musicais com bate-papo do público com o intérprete sobre as peças e os compositores apresentados. A 11ª edição é dedicada ao solo de guitarra interpretado pelo instrumentista, compositor, arranjador e professor universitário Potiguara Menezes durante o show “Solilóquio”.
Quando: 23/05/2025
Horário: às 18h
Local: Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570, Jardim da Penha – Vitória (ES) – CEP: 29.060-720 (Instituto Marlin Azul)
PROGRAMA
1. Tô de Sinuca (Djalma de Andrade – Bola Sete)
Gravada em 1962, no álbum “Bossa Nova”, essa obra de Bola Sete convida à improvisação. Enquanto acompanha, o músico improvisa — aqui começa o solilóquio, embora ainda sem o uso das tecnologias de looping.
2. Trinácria (Potiguara Menezes)
O título remete à Sicília — terra natal da mãe de Potiguara — e à figura triangular presente em seu símbolo e em seu mapa. A composição faz referência múltipla ao número três: está em compasso ternário, estrutura-se em três partes e utiliza a progressão harmônica conhecida como Coltrane Changes — uma elaboração de John Coltrane que divide a oitava em três regiões tonais equidistantes por terças maiores. A peça nasceu enquanto o professor ministrava aulas sobre esse tema durante seu pós-doutorado na Unicamp, em 2022.
3. Aquela Coisa (Hermeto Pascoal)
A partir desta música, o uso do pedal de loop se intensifica. Fragmentos de acompanhamento e harmonia são gravados ao vivo, criando a base para a improvisação. Em “Trinácria”, isso ainda acontecia de forma discreta. Já nesta obra, o processo assume o centro da cena. A música se inicia com uma improvisação livre, que gradualmente se organiza até desembocar numa levada de maracatu — onde o solilóquio deságua na música universal de Hermeto.
4. Coisa nº 8 (Moacir Santos)
Essa peça transita por um universo afro-brasileiro, como todas as dez “Coisas” do maestro. Nesta obra, um som percussivo extraído da guitarra simula um cowbell, articulando uma clave típica de gêneros da África subsaariana. Camadas de loops se sobrepõem gradativamente, construindo um tecido melódico-harmônico sobre o qual o tema se desenvolve. A repetição cíclica cria uma sensação de tempo em espiral, guia a improvisação e molda essa nova roupagem da obra de Moacir.
5. Lawns (Carla Bley)
Esta balada – de tema contemplativo – ganha roupagem de ijexá. As acentuações no contratempo da melodia original dialogam naturalmente com essa nova pulsação. O arranjo faz uso mais intenso da percussividade, fazendo ressoar atabaques guitarrísticos. O improviso se constrói simultaneamente ao acompanhamento harmônico, numa síntese sensível entre lirismo e ritmo.
6. Canto de Xangô (Vinícius de Moraes / Baden Powell)
Neste arranjo, a guitarra assume novamente um papel percussivo, evocando o toque do alujá — associado a Xangô, nos terreiros. Ecoa o som de atabaques novamante. A melodia é articulada simulando um Ngoni (instrumentos de corda africano) e se apoia nesse chão rítmico ancestral, em reverência e reinvenção.
7. Assanhado (Jacob do Bandolim)
O clássico choro de Jacob ganha uma roupagem de samba. Os leves traços de blues da composição original recebem novos coloridos harmônicos e ampliam a paisagem sonora. O final reserva uma surpresa, que aproxima o público do universo das escolas de samba – uma vez que a tecnologia permite a sobreposição de camadas, criando uma textura intensa. Abre-se, então, espaço para improvisação jazzística sobre essa base swingada.
BIS. Loro (Egberto Gismonti)
O título faz referência às notas repetidas que marcam o tema e evocam a articulação melódica dos forrozinhos nordestinos — típicos da sanfona de oito baixos ou do acordeão. No arranjo, loops são usados para criar uma textura rítmica que emula o conjunto: zabumba, triângulo, ganzá e gonguê. A progressão harmônica é apresentada com pulsação viva e a atmosfera geral é vibrante e contagiante.