conecte-se conosco


Política e Governo

Diretoria Executiva do Sistema OCB/ES comemora lei das Assembleias Virtuais

Publicado

A Diretoria Executiva do Sistema OCB/ES comemorou o resultado favorável que permite às cooperativas brasileiras realizarem reuniões e assembleias virtuais de forma permanente. A Medida Provisória 931/2020, que previa o procedimento, foi convertida na Lei 14.030/2020, alterando as disposições previstas na Lei 5764/71. A decisão também prorrogou o prazo para a realização das Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) em 2020, que poderão ocorrer até o mês de setembro.

O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, explicou que a nova lei assegura também a continuidade dos mandatos até a realização da AGO. “Essa é uma evolução de vital importância para o mundo cooperativista, e o Sistema OCB/ES se encontra apto e disponível para auxiliar nesta nova etapa de implementação. A pandemia decorrente da Covid-19 trouxe diversas consequências trágicas ao nosso país. Entretanto, fortalecemos as boas práticas, nos reinventamos e hoje o mundo digital não é mais exceção, mas a nossa regra. Estamos preparados para enfrentarmos esse momento”, disse.

O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, destacou que essa conquista é resultado de uma luta que contou com importantes atores, destacando o papel desempenhado pelo deputado federal pelo Espírito Santo e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), Evair de Melo.

Leia mais:  “Não tem negociação, não abro mão da minha candidatura ao Senado”, diz Meneguelli

“Esta é uma conquista coletiva, resultado de um trabalho construído a várias mãos. E entre os participantes, um apoio fundamental veio do nosso deputado federal Evair de Melo, que teve uma participação protagonista durante toda a discussão e atuou diretamente junto à Casa Civil em atenção aos dois dispositivos, sendo reconhecido nacionalmente pela sua atuação firme. O comprometimento, a parceria e a cooperação dele têm sido fundamentais para os avanços do nosso modelo de negócio e para as vitórias que temos obtido”, disse Carlos André.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, também comentou a lei, que foi sancionada pelo presidente da república nesta terça-feira (28/07). “Esse é um marco legal muito significativo para o cooperativismo brasileiro. É uma inovação na legislação que, além de proteger a saúde dos cooperados, permite que todas as fases da transparência que deve envolver a gestão de uma cooperativa sejam possibilitadas, independentemente da pandemia”, avaliou.

LINKS ÚTEIS

Para saber mais sobre como realizar sua AGO virtual, acesse o e-book explicativo (https://bit.ly/AGOdigital) ou o curso on-line (https://capacita.coop.br). É importante ressaltar que a cooperativa Coopersystem, do Distrito Federal, oferece o software, Curia, para que AGOs virtuais possam ser realizadas no prazo e sem riscos para seus cooperados. Em parceria com a OCB, o aplicativo é gratuito neste ano (http://curia.coop).

Leia mais:  Secretaria da Saúde confirma primeiro caso do novo coronavírus no Espírito Santo

publicidade

Política e Governo

Twitter do governador Renato Casagrande é hackeado

Publicado

O perfil ganhou um novo nome: 1inh Network, e fez o primeiro tuíte na página por volta das 18h12

A conta da rede social Twitter, do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi hackeado na tarde desta quinta-feira (18). O perfil ganhou um novo nome: 1inch Network, e fez o primeiro tuíte na página por volta das 18h12. 

Por volta das 18h38, o perfil foi recuperado, já com a foto do chefe do Executivo estadual, e os tweets feitos pelos criminosos, apagados.

A reportagem acionou a assessoria do governador para saber se algo já havia feito a respeito da invasão ao seu perfil.

Por meio de nota, a assessoria do socialista se limitou a dizer: “tão logo percebemos que a conta foi hackeada, iniciamos o processo e recuperamos o acesso”.

Leia mais:  Mesmo com queda de receita, governo do ES já gastou R$ 290 milhões no combate à pandemia
Continue lendo

Política e Governo

Pesquisa Ipec governo ES: Casagrande tem 52%; segundo lugar tem empate técnico

Publicado

Levantamento foi feito com 608 entrevistados face a face entre 14 e 16 de agosto e tem margem de erro de quatro pontos

Pesquisa Rede Gazeta/Ipec para as eleições para governo do Espírito Santo, divulgada na quarta-feira (17), traz o atual governador Renato Casagrande (PSB) à frente com 52%.

Na sequência, aparecem, empatados tecnicamente, Carlos Manato (PL) com 10%; Audifax Barcelos (Rede), 7%; e Guerino Zanon (PSD), 5%.

Capitão Vinicius Sousa (PSTU), com 2%, também está empatado tecnicamente com os candidatos na segunda posição. No caso de Manato, segundo mais citado, Sousa empata no limite da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Aridelmo Teixeira (Novo) e Cláudio Paiva (PRTB) têm 1% cada. Os que dizem que irão votar em branco ou anular somam 11%. A proporção dos que não sabem ou preferiram não responder é de 11%.

Foram entrevistadas 608 pessoas face a face entre os dias 14 e 16 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

Leia mais:  Mesmo com queda de receita, governo do ES já gastou R$ 290 milhões no combate à pandemia

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo ES-09385/2022.

Primeiro turno

Intenção de voto estimulada para governador do Espírito Santo

  • Renato Casagrande (PSB) – 52%
  • Carlos Manato (PL) – 10%
  • Audifax Barcelos (Rede)- 7%
  • Guerino Zanon (PSD) – 5%
  • Capitão Vinicius Sousa (PSTU) – 2%
  • Aridelmo Teixeira (Novo) – 1%
  • Cláudio Paiva (PRTB) – 1%
  • Branco/Nulo – 11%
  • Não sabem/Não responderam – 11%

Senado

A Quaest também fez simulações para a disputa do Senado. O ex-senador Magno Malta (PL) lidera a disputa com 29%, seguido pela senadora Rose de Freitas (MDB), candidata à reeleição, com 22%.

Intenção de voto estimulada para senador pelo Espírito Santo

  • Magno Malta (PL) – 29%
  • Rose de Freitas (MDB) – 22%
  • Carone (Agir) – 5%
  • Erick Musso (Republicanos) – 4%
  • Gilberto Campos Coletiva (PSOL) – 2%
  • Nelson Junior (Avante) – 1%
  • Felipe Skiter (PSTU) – 1%
  • Branco/Nulo – 17%
  • Não sabe/Não respondeu – 18%

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana