conecte-se conosco


Segurança

Disque-Denúncia 181 comemora 23 anos de atuação no Espírito Santo

Publicado

O Disque-Denúncia 181 comemora, neste sábado (19), 23 anos de serviços prestados à segurança pública e à proteção dos direitos humanos no Espírito Santo. Criado em 2001, o serviço consolidou-se como um importante canal de comunicação anônimo e seguro, permitindo que cidadãos colaborem com as autoridades no combate à criminalidade e à violência.

A cada ano, o Disque-Denúncia 181 tem registrado recordes no recebimento de informações, refletindo o crescente engajamento da população. Além de pioneiro na recepção de denúncias por meio de computadores, smartphones e tablets, o serviço mantém um portal oficial com a lista de pessoas procuradas e alvos prioritários da segurança pública. Foi também responsável pela criação do Portal de Pessoas Desaparecidas, ferramenta fundamental para a localização de pessoas no Estado, especialmente crianças, adolescentes e idosos.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou a importância do serviço de denúncia anônima para o exercício da segurança pública no Espírito Santo. “É fundamental. Não tem informação melhor do que aquela vinda do cidadão. E temos um serviço totalmente anônimo, confiável, que dá resultados dia após dia e com muita credibilidade. Pedimos à população que continue acreditando no Disque-Denúncia e contribua para o trabalho de investigação. Esse é o papel de cada um”, afirmou Damasceno.

Leia mais:  Sesa alerta pacientes sobre golpe que envolve a Farmácia Cidadã no ES

Segundo o gerente do Disque Denúncia, delegado Paulo Expedicto Amaral Neto, o crescimento contínuo do serviço ao longo dos anos tem fortalecido seu papel como elo entre a população e as forças de segurança, além de outros órgãos públicos.  “O serviço é essencial no enfrentamento da violência, da criminalidade e da impunidade no Espírito Santo, e as denúncias anônimas têm contribuído para expressivos resultados, como prisões, apreensões, desarticulação de quadrilhas e elucidação de homicídios”, pontuou o delegado.

Proporcionalmente ao tamanho da população, o Disque Denúncia 181 é o serviço mais ativo do país no recebimento de denúncias, ocupando também a segunda posição em números absolutos no Brasil. Ao longo de mais de duas décadas, o Disque Denúncia 181 reafirma seu compromisso com a segurança da sociedade capixaba, incentivando a participação ativa da comunidade e colaborando para tornar o Espírito Santo um lugar mais seguro e justo para todos.

publicidade

Segurança

Advogada envolvida em roubo milionário é presa em sítio no ES

Publicado

O assalto aconteceu em julho de 2024, em apartamento em Vila Velha, e a advogada já havia sido presa. Segundo a polícia, ela atuava como intermediária

Acusada de envolvimento em um roubo milionário em um apartamento em Vila Velha, uma advogada foi presa nesta segunda-feira (8) em um sítio na zona rural de Nova Venécia, no interior do Espírito Santo.

Após ser beneficiada com liberdade provisória, ela descumpriu medidas judiciais e passou a ser considerada foragida da Justiça.

Continue lendo

Segurança

Idosa tem R$ 1,5 mil do auxílio-doença roubados após sair de banco na Serra

Publicado

Criminosos vigiaram a vítima dentro da agência, localizada em Jacaraípe. A idosa foi agredida com coronhadas

Uma idosa de 68 anos foi assaltada após sair de uma agência bancária localizada na Avenida Abdo Saad, em Jacaraípe, na Serra. O valor levado pelos criminosos foi de R$ 1.500, dinheiro que seria usado para pagar as contas do mês.

Ela havia acabado de sacar o auxílio-doença, benefício que, segundo contou, precisa ser retirado em dinheiro vivo por não permitir Pix ou transferência.

A mulher, que preferiu não se identificar, contou que sempre guarda o dinheiro enrolado em um pedaço de papel dentro da calça. Ao deixar o banco, foi abordada por dois homens, um deles armado, que a agrediu com coronhadas e exigiu o dinheiro.

O que estão falando é que eu estava sendo vigiada lá dentro do banco, porque quando ele colocou o revólver em mim, que me pediu o dinheiro, ele falou: ‘tira o dinheiro de dentro da sua calça’.

Durante o assalto, um dos criminosos ainda ameaçou a vítima, dizendo que sabia onde ela morava e que ela deveria “tomar cuidado” se pensasse em denunciá-los. “Ele disse que sabe onde eu moro, que é para eu tomar cuidado se denunciar o caso”, relatou.

Leia mais:  Espírito Santo termina 2024 com menos de 900 homicídios pela primeira vez em 28 anos

Testemunhas relataram que os criminosos seguiram em direção à orla da praia, nas proximidades da avenida, onde tentaram abordar outra mulher para roubar uma bicicleta.

Ainda segundo as testemunhas, os assaltantes não seriam da Serra, mas sim de Vitória, e teriam ido até Jacaraípe para cometer uma série de crimes. “Fiquei sem dinheiro para pagar minhas contas. Eu com 68 anos”, desabafou.

Ela contou que, a partir de agora, pretende só ir acompanhada de uma amiga quando for sacar o benefício.

A Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação e, até o momento, nenhum suspeito foi identificado. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana