Nova Lima, Itauninhas e São Geraldo carecem da presença do poder público e moradores reclamam da atuação do seu representante político
A localidade de Nova Lima pertence ao distrito de Itauninhas que fica no interior do município de São Mateus, na rodovia que liga a cidade de Pinheiros e Montanha. Por ser um lugar com muitas deficiências em sua infraestrutura, supõe que deveria receber maior atenção do poder público, mas não é o que acontece. É um dos lugares esquecidos pela Prefeitura e quando é lembrado, as intervenções são presentes de grego.
Nova Lima e o distrito têm um representante na Câmara de Vereadores. Trata-se do vereador Isael Aguilar, conhecido politicamente como Isael do SAAE, por ser funcionário da autarquia municipal. Para grande parte dos moradores da região essa representação política tem valido muito pouco diante das necessidades do lugar. Quando o vereador promove festa, a Prefeitura ajuda prontamente, mas quando a reivindicação é relacionada ao que realmente interessa, como saúde, educação e serviços básicos, o bicho pega.
A prometida reforma da quadra de esporte ficou na promessa e a única praça de Nova Lima, decantada em prosa e verso que seria algo que orgulharia seus moradores, hoje é um amontoado de areia, que não motivo ninguém a frequentá-la. Vale ressaltar que a qualidade da água sempre foi problema antigo e até que houve uma melhora. Mesmo com o vereador sendo funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em seu primeiro mandato, a cor da água se confundia com guaraná.
“Não conseguimos entender como o nosso vereador apoia um prefeito que nada faz por nós, esteve preso por corrupção pela Polícia Federal e continua destruindo o município”, disse um morador da região que pediu para não ser identificado receoso de sofrer perseguição.
O presidente da Câmara, vereador Paulo Fundão (União Brasil) esteve visitando Nova Lima, Itauninhas e São Geraldo e constatou todos os problemas enfrentados pelos seus moradores. Na sessão da última segunda-feira (8), ele relatou tudo o que pode ver e fez uma indicação solicitando que a Prefeitura proceda a reforma da quadra com cobertura e que construa uma em São Geraldo. E pediu que as obras da praça sejam concluídas.
O vereador Isael (PP), aliado do prefeito Daniel Santana se sentiu incomodado e, no seu aparte, disse que já havia pedido à Prefeitura tudo aquilo que o colega estava solicitando desde 2022. “Seu pedido é um reforço”, disse Isael ao presidente da Câmara Paulo Fundão, que retrucou dizendo que apesar dele ser da base não vem sendo atendido e continua defendendo o prefeito. “Se eu não consegui nesses anos, o senhor não conseguirá nesses seis meses que restam de administração”, ironizou Isael. “Mas, se fizer agora, faremos no próximo ano, com certeza”, enterrou o argumento do colega e representante de Nova Lima, que se calou constrangido.
A atual administração do município de São Mateus tem estado ausente em quase todos os distritos e regiões. Os serviços básicos não chegam para a população que paga seus impostos para ter o retorno em benfeitorias. Mas, “se há festa e sacanagem, pode contar com o prefeito e seu governo”, disse uma liderança mateense.