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São Mateus

Dores crônicas com tratamento gratuito no CRE Norte

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O Centro Regional de Especialidades (CRE) Norte, localizado no município de São Mateus, iniciou o atendimento do Consultório Multiprofissional Especializado em Dores Crônicas, o AmparADOR. O projeto é uma parceria da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Norte, com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Vale do Cricaré (UNIVC), e acontece desde março deste ano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 30% da população mundial sofra com dores crônicas —, que persistem por mais de três meses — e aponta que elas afetam a saúde mental dos acometidos. Já o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos (ELSI-Brasil), financiado pelo Ministério da Saúde (MS) e publicado em dezembro do ano passado, aponta que 36,9% dos brasileiros com mais de 50 anos convivem cotidianamente com as dores crônicas.

As dores crônicas podem ser provenientes de diagnósticos, como fibromialgia, enxaqueca, hérnia de disco cervical e lombar, artrose, síndrome miofascial, entre outras doenças que não têm uma cura farmacológica. Por isso, o objetivo do projeto é para que os pacientes com esses quadros conquistem qualidade de vida ao recebam tratamento de saúde de forma integral.

Em muitos casos, como explicam os especialistas do AmparADOR, os pacientes não têm condições financeiras de fazer o acompanhamento de saúde, procurando o pronto-socorro apenas quando estão em crise de dor.

“Dessa forma, o paciente costuma receber tratamento focal, com medicamentos com muitos efeitos colaterais e que podem prejudicar a qualidade de vida deles. Isso sobrecarrega nosso sistema de saúde, aumenta o tempo de espera na fila e não torna o tratamento promissor. Nosso objetivo com o AmparADOR é otimizar o uso dessa medicação, ensinando o paciente a fazer o manejo da dor”, informou a médica Mirella Berzin.

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A professora do curso de Farmácia da Ufes, Ana Alice Dias de Castro Luz, coordenadora do Projeto AmparADOR, explicou como o paciente pode ter acesso ao atendimento. Segundo ela, o primeiro passo é procurar a Unidade de Saúde do município onde o paciente mora para que o médico faça o encaminhamento para a especialidade.

Para isso, é preciso que a pessoa atenda alguns critérios, como ser portador de dor há mais de três meses, dor de difícil controle ou com resposta insuficiente a tratamentos anteriores; e pacientes que façam uso de opioides ou tenham alguma doença que provoque dor crônica. Os atendimentos acontecem toda quarta-feira e os pacientes retornam para avaliação clínica após dois ou três meses, a depender do caso.  

“Após o atendimento médico, o paciente passa pela fisioterapeuta, farmacêutica e psicólogo. No atendimento farmacêutico, conversamos sobre as dificuldades e os prejuízos da doença na qualidade de vida. Depois, falamos dos medicamentos prescritos para dor e o uso de remédios para outras condições. Diante disso, fazemos um planejamento desses medicamentos, principalmente aqueles indicados para a dor crônica”, explicou a professora Ana Alice Dias de Castro Luz.  

Equipe

O ambulatório é formado por uma equipe multiprofissional composta pela médica Mirella Berzin Barcellos Silva, anestesista e pós-graduada em Dor Crônica pelo Hospital Albert Einstein e vinculada ao CRE; uma farmacêutica, a professora Ana Alice Dias de Castro Luz; e um psicólogo, o docente Jefferson Pessoa Hemerly, ambos professores da Ufes, além da fisioterapeuta, a docente Cecília Machado Borgo de Almeida, vinculada à UNIVC.

Controle das emoções

A médica Mirella Berzin revela ainda que, quem sofre de dor crônica, tem a alteração de neurotransmissores responsáveis pela percepção da dor e também pode ter ligação com as emoções. Isso, associado a estigmas que podem levar o paciente a perder emprego e renda em idade ativa, além de colaborar para a piora na qualidade de vida e da saúde mental.

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“A dor crônica pode envolver questões emocionais e que, se somatizadas, repercutem no corpo. O acompanhamento psicológico é uma ferramenta para que eles consigam lidar com essas questões de saúde mental”, informou a médica Mirella Berzin.

É nesse momento que o professor da Ufes Jefferson Pessoa Hemerly, farmacêutico, psicólogo e arteterapeuta, atua nos atendimentos psicológicos e abre o diálogo para questões mais complexas do paciente, principalmente relacionada à dor. O terapeuta explicou que o atendimento é breve e que muitos pacientes chegam com histórico de trauma.

“Nessa conversa, fazemos uma triagem e oferecemos a grupoterapia, com mediação pela arte. Esse tipo de terapia é menos verbal, mas oferecemos conteúdos para despertar a autoconsciência e os pacientes aprendem a identificar e lidar com traumas a partir de outra perspectiva, seja pela dança, música, pintura, escultura ou outros materiais, como forma de materializar a vida interna”, pontuou o professor Hemerly.

Durante o período anterior ao retorno no paciente, em alguns casos, os profissionais do AmparAdor fazem contato telefônico para saber sobre a resposta ao tratamento, cumprimento das orientações e esclarecimento de dúvidas. Além disso, os pacientes que têm indicação de tratamento fisioterápico e psicológico e que desejarem são encaminhados para atendimento clínico no Ambulatório de Fisioterapia e de Psicologia da UNIVC.

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São Mateus

Ferrovias de São Mateus e Barra de São Francisco prometem transformar o norte do ES e gerar até 20 mil empregos

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Corredor Ferroviário Centro Leste composto por quatro ferrovias, está na fase final de licenças e deve começar a operar em 2031. Vagas serão diretas e indiretas

Uma obra grandiosa que pode gerar quase 24 mil empregos diretos e indiretos apenas na fase de implantação e 1,7 mil na operação. Este é o projeto do Corredor Ferroviário Centro Leste, um conjunto de quatro ferrovias que vão ligar a costa do Espírito Santo, em São Mateus, ao interior do Brasil. O andamento do projeto foi apresentado em uma audiência pública realizada no Palácio Anchieta nesta quarta (15), com presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias Autorizadas, o senador pelo Pará, Zequinha Marinho, de autoridades e representantes de empresas.

Audiência Pública Ferrovia da Petrocity politica governador

Ao todo serão 2.160 quilômetros de estradas de ferro, que serão divididos em 4 ferrovias: a EF-030, Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek, São Mateus – Barra de São Francisco – Brasília; a EF-456, Estrada de Ferro Minas Espírito Santo, Barra de São Francisco – Santana do Paraíso; a EF-355, Estrada de Ferro Planalto Central, Brasília – Mara Rosa; e a EF-A20, Estrada de Ferro Corumbá de Goiás – Anápolis.   

A previsão é de que, nos momento de pico de contratação, todas as quatro demandem 19.500 empregos diretos. Em média, deverão ser 8.499 empregos diretos. Deverão ser gerados também 3.910 vagas indiretas no pico de contratação e uma média de 1.700 vagas. Para a operação das ferrovias, a previsão é de contratação de 1.787 trabalhadores, com cargos voltados à manutenção, gerência, supervisão e administrativos.

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Veja abaixo a tabela de vagas:

O presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Paulo Baraona, informou durante a audiência pública que o Sesi está pronto para preparar e qualificar a mão de obra que será necessária nas obras de devem começar em 2026. Ele disse ainda que a implantação do projeto do Grupo Petrocity é um marco para o desenvolvimento do Estado, que carece de infraestrutura para crescer ainda mais.

“Na educação, na saúde, no comércio, nada acontece sem infraestrutura. O Estado está se tornando um hub de logística, que é uma vertente de crescimento para o Brasil e é por isso que uma ferrovia como esta faz todo o sentido aqui. Principalmente pela localização que nós temos, estamos a 1.200 km da maior parte do PIB nacional e das maiores cidades do Brasil”, pontuou Baraona.

A apresentação foi conduzida pelo presidente do Grupo Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva. Ele apontou as fases de desenvolvimento dos projetos e garantiu que a etapa de   desapropriações começa ainda no meio deste ano. Ele disse ainda que espera que ainda este ano o Estado apoie o projeto firmando o convênio para isenção total do ICMS, com base na decisão do CONFAZ nº 120 para projetos de investimentos ferroviários. “Aproveitamos a presença do governador Renato Casagrande aqui para fazer esse pedido e assim vencermos mais uma etapa da instalação das ferrovias”.

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O governador garantiu o apoio do Estado e chamou a atenção para a importância do desenvolvimento de projetos logísticos na formação do ambiente de negócios no Espírito Santo. “Queremos fortalecer o ambiente do Estado e cada vez mais nos relacionarmos com o mundo. As ferrovias do Grupo Petrocity são importantes para que isso aconteça”, disse Casagrande.

O Corredor Ferroviário Centro Leste é um projeto que conta com investidores da iniciativa privada. A instalação das ferrovias deve custar em torno de R$ 35 bilhões. Além do projeto ferroviário, o grupo tem o porto de São Mateus em fase de instalação, já encomendou a fabricação de quatro rebocadores e conta com um projeto robusto para geração de energia com aproveitamento da exploração de gás natural no Norte do ES.

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São Mateus

São Mateus intensifica limpeza e retirada de entulhos no município

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A limpeza da cidade sempre foi um dos maiores motivos de reclamações dos cidadãos mateenses em relação a gestão anterior

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte de São Mateus iniciou seus trabalhos com vigor nos primeiros 16 dias de gestão, concentrando esforços em um mutirão de limpeza e retirada de entulhos. Estas iniciativas são especialmente importantes na região de Guriri, conhecida pela alta temporada de verão, atraindo muitos turistas.

O objetivo principal dessas atividades é garantir que a cidade esteja preparada para receber visitantes, além de cuidar da qualidade de vida dos moradores. As ações realizadas incluem:

– Limpeza de ruas e avenidas: A remoção de lixo e detritos acumulados nas vias públicas melhora a circulação e a estética urbana.
– Remoção de entulhos: A retirada de materiais de construção e outros resíduos contribui para a prevenção de doenças e acidentes.
– Manutenção de vias públicas: Reparos e manutenção asseguram que as ruas estejam em boas condições de uso, promovendo a segurança.

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Essas medidas são essenciais para proporcionar um ambiente mais seguro e agradável, refletindo o compromisso da nova equipe com a melhoria contínua do município.

A nova gestão de São Mateus demonstra, desde o início, seu compromisso com a responsabilidade e a transparência. A busca incessante pelo bem-estar da população mateense é evidente nas ações já implementadas. Embora ainda no começo, a administração atual já sinaliza um grande potencial para realizar transformações positivas e concretizar um futuro promissor para a cidade.

Existe também em andamento uma iniciativa por parte da prefeitura, em que multas começarão a serem aplicadas para quem jogar entulhos, móveis e outros descartes em vias públicas ou em locais indevidos. O código de conduta do município está sendo estudado para ser de fato aplicado no vigor da Lei Municipal. Vale lembrar que, um dos maiores motivos de reclamações dos moradores dos bairros de São Mateus e balneário de Guriri, sempre foi o descaso da gestão anterior com a limpeza das ruas e avenidas.

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