conecte-se conosco


Camisa 10

Dorival Júnior é demitido do comando da seleção brasileira

Publicado

CBF tomou a decisão após a derrota por 4 a 1 para a Argentina, em Buenos Aires; favoritos para assumir o cargo são o italiano Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid, e o português Jorge Jesus, que comanda o Al Hilal

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou nesta sexta-feira (28) a demissão do técnico Dorival Júnior do comando da seleção brasileira. A decisão foi tomada após a derrota por 4 a 1 para a Argentina, em Buenos Aires, resultado que agravou a pressão sobre o treinador. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, oficializou a saída de Dorival após reunião na sede da entidade, no Rio de Janeiro. “A CBF encerrou o ciclo de Dorival Júnior. A partir de agora, iniciaremos a busca por um substituto”, afirmou o dirigente.

A mudança ocorre a um ano e três meses da Copa do Mundo de 2026 e marca a quarta troca de comando da Seleção em menos de dois anos e meio. Dorival assumiu o cargo em janeiro de 2024, sucedendo os interinos Ramon Menezes e Fernando Diniz. Em 16 jogos sob seu comando, a equipe somou sete vitórias, sete empates e duas derrotas, com um aproveitamento de 58,3%.

Leia mais:  Atleta capixaba participa de campeonato de natação em Brasília

Dorival Júnior iniciou sua passagem com bons resultados nos amistosos contra Inglaterra (vitória por 1 a 0) e Espanha (empate em 3 a 3). No entanto, o desempenho nas competições oficiais foi abaixo das expectativas. Na Copa América, o Brasil empatou com Costa Rica e Colômbia na fase de grupos e caiu nas quartas de final para o Uruguai, nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal.

Nas Eliminatórias para a Copa, a equipe sofreu uma derrota para o Paraguai e empatou com a Venezuela em casa, resultados que acentuaram as críticas ao trabalho do treinador. A goleada sofrida contra a Argentina evidenciou as fragilidades táticas do time, com o meio-campo dominado pelos rivais e pouca reação ao longo da partida.

A CBF ainda não definiu o substituto de Dorival, mas alguns nomes estrangeiros estão no radar da entidade. Entre os favoritos estão o italiano Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid, e o português Jorge Jesus, que comanda o Al Hilal, da Arábia Saudita. Outros nomes especulados incluem Pep Guardiola e Abel Ferreira. Apesar do interesse da CBF, Ancelotti negou que tenha sido procurado e reafirmou seu compromisso com o Real Madrid, com contrato vigente até junho de 2026. “Tenho um contrato claro com o clube. Gosto do Brasil e de seus torcedores, mas estou focado no meu trabalho aqui”, declarou o treinador italiano.

Leia mais:  Atleta fumante da Croácia bate recorde de distância percorrida em jogo da Copa

Jorge Jesus, por sua vez, surge como uma alternativa viável caso a negociação com Ancelotti não avance. No entanto, sua relação com Neymar, com quem teve atritos no Al Hilal, é um fator que pode pesar contra sua contratação. A seleção brasileira ocupa atualmente a quarta colocação nas Eliminatórias Sul-Americanas, com 21 pontos em 14 jogos. Os seis primeiros colocados garantem vaga direta para a Copa do Mundo, enquanto o sétimo disputa a repescagem. Os próximos compromissos serão contra o Equador, fora de casa, no dia 5 de junho, e contra o Paraguai, no Brasil, no dia 10 do mesmo mês.

publicidade

Camisa 10

Melhor do Brasil no vôlei sentado, capixaba faz vaquinha para trocar prótese; saiba como colaborar

Publicado

Capixaba de Vila Velha, Thiaguinho é titular da seleção brasileira de vôlei sentado e precisa de uma nova prótese para a perna esquerda

Thiago Rocha, o Thiaguinho, já foi eleito o melhor jogador de vôlei sentado do Brasil e é nome certo nas convocações da seleção brasileira da modalidade. Capixaba de Vila Velha, o craque de 24 anos foi sexto colocado com o Brasil nas Paralimpíadas de Paris-2024.

Em 2025, no entanto, o atacante da seleção brasileira e do Paulistano-SP precisa vencer outro tipo de bloqueio: o alto custo de uma nova prótese para a perna esquerda.

Quem é Thiaguinho

Thiago Rocha é o Thiaguinho, que joga na posição de oposto da seleção brasileira de vôlei sentado.

Em 2006, quando tinha 6 anos de idade, sofreu um acidente de ônibus, que resultou na amputação da sua perna esquerda. Com 10 anos de idade, deixou o Espírito Santo e foi morar em São Paulo com o pai.

Thiago Rocha. Thiaguinho. Vôlei sentado. Paralimpíadas de Paris 2024
Thiaguinho em ação pela seleção brasileira nas Paralimpíadas de Paris-2024 (Foto: CPB)

Os primeiros toques na bola aconteceram graças a um professor de Educação Física, já em Barueri (SP). Defendeu o time da cidade até 2019. Depois, jogou por Suzano (SP) e há quatro anos defende o Paulistano-SP, time pelo qual foi eleito o MVP (jogador mais valioso) do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Leia mais:  Atleta fumante da Croácia bate recorde de distância percorrida em jogo da Copa

Também em 2024, disputou pela primeira vez as Paralimpíadas, ficando na sexta colocação com o Brasil em Paris-2024.

Vaquinha on-line para uma nova prótese

Thiaguinho publicou, nesta segunda-feira (28), um vídeo nas suas redes sociais explicando a necessidade de adquirir uma nova prótese para a perna esquerda.

Atleta profissional, ele conta que ganhou as próteses utilizadas até hoje e que nem o clube, nem o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) arcam com os custos do equipamento. A atual prótese, porém, está com desgaste total no encaixe e no liner ortopédico, duas partes que fazem parte da estrutura total da prótese.

Para conseguir a nova prótese, o capixaba decidiu criar uma vaquinha on-line, com o objetivo de arrecadar o valor total de R$ 18 mil.

“Sou atleta, sirvo à seleção brasileira, mas isso não significa que sou uma pessoa rica. Este material é muito caro e por isso eu fiz essa vaquinha. Hoje sou casado, tenho uma filha, a Sthella, de 4 anos, e o Gael, de 1 ano. Sempre trabalhei e atualmente estou trabalhando, mas o que ganho não é o suficiente pra sustentar a minha família e comprar a prótese. Preciso arrecadar um valor considerável para uma nova prótese, que irá me ajudar muito na minha carreira e no dia a dia com os meus filhos”, explica Thiaguinho.

Veja o vídeo postado pelo Thiaguinho:

Fase final de preparação para torneio nos EUA

Thiaguinho é um dos convocados pela seleção brasileira para o Campeonato Zonal Pan-Americano de ParaVolley, que acontece de 24 a 28 de maio, em Denver, nos EUA. Os treinos acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP).

Leia mais:  Atleta capixaba participa de campeonato de natação em Brasília

O Brasil vai encarar Argentina, Canadá e EUA como adversários e a competição vale vaga no Mundial de ParaVolley, que será disputado em outubro deste ano, na Turquia.

Saiba mais

Como ajudar na vaquinha on-line

  • O que é: vaquinha on-line para custear uma nova prótese para o jogador da seleção brasileira de vôlei sentado Thiaguinho Rocha
  • Valor total: R$ 18 mil
  • Como colaborar: pelo link vakinha.com.br e fazendo contato com o atleta pelo perfil dele no Instagram

Continue lendo

Camisa 10

Site especializado diz que nova camisa da Seleção Brasileira será vermelha

Publicado

De acordo com site Footy Headlines, a Seleção Brasileira terá uma camisa vermelha e preta na Copa do Mundo de 2026

A nova camisa da Seleção Brasileira deve ser vermelha. A informação foi revelada nesta segunda-feira (28) pelo Footy Headlines, site referência em “vazar” camisas de clubes e seleções antes do lançamento.

De acordo com o site, o Brasil vestirá um uniforme número 2 na cor vermelha na Copa do Mundo de 2026. A nova cor substitui o uniforme azul.

Mudança também na logomarca da Nike

Outra mudança é que a camisa da Seleção Brasileira terá o selo da linha Air Jordan, que tem uma imagem em referência ao ex-jogador da NBA Michael Jordan, e não da Nike, que é fornecedora do time de futebol masculino do País desde 1996.

Site especializado revela que camisa da Seleção Brasileira será vermelha
(Foto: Reprodução/Footy Headlines)

Há poucos dias, o mesmo site já havia noticiado que a segunda camisa do Brasil seria de uma “cor inédita”. Na última semana, porém, não havia detalhes sobre qual seria essa cor. Agora, informações exclusivas confirmam que o uniforme será de um “vermelho moderno e vibrante”. Se confirmado, será a primeira vez que a Seleção adotará esse tom.

Leia mais:  Flamengo é avisado que Fifa bancará salários de Pedro e tenta convencer CBF a pagar direitos

“Ensaio” da mudança aconteceu em 2016

Não é a primeira vez que a Nike faz algo para a equipe brasileira. Em 2016, a fornecedora lançou uma camisa de Neymar Jr. em parceria com o Air Jordan.

O uniforme, que possuía o emblema da CBF, era predominantemente preto e continha detalhes vermelhos na manga.

Camisa será lançada em março de 2026

Ainda de acordo com o Footy Headliners, a camisa vermelha da Seleção Brasileira estará disponível em março de 2026, ano do mundial sediado nos Estados Unidos, México e Canadá.

No entanto, apesar de tudo parecer acertado para o lançamento do novo uniforme, ainda não está claro qual seria a comemoração que justificaria a camisa em vermelho.

Memes na internet

Mesmo sem uma confirmação oficial por parte da CBF, a informação de que a segunda camisa da Seleção Brasileira será vermelha gerou uma onda de memes na internet.

Vários internautas fizeram referência o fato de que 2026 também é ano eleitoral no Brasil, lembrando que vermelho é a cor do PT, partido do atual presidente da República, Lula.

Leia mais:  Adolescente de 16 anos quebra recorde de 22 anos de Usain Bolt

Outros destacaram que vermelho e preto são as cores do Flamengo, o que faria a Nike ter recorde de vendas do uniforme por conta do tamanho da torcida do clube.

Alguns sites e perfis de redes sociais publicaram ideias do layout do que seria o novo uniforma da Seleção Brasileira, nas cores vermelho e preto. A CBF, no entanto, não se manifestou sobre o assunto.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana