conecte-se conosco


Moda e Beleza

Drenagem linfática: principais benefícios e como é realizada

Publicado

Crédito da imagem: columbiaintegratedhealth.com

Saiba como funciona a drenagem linfática e tire suas principais dúvidas sobre o tema

Ah, as massagens… apesar de serem muito famosas por seu potencial relaxante, nem todo mundo imagina que existem massagens que podem ter um verdadeiro efeito terapêutico.

Esse é o caso da drenagem linfática, que pode ser uma grande aliada para promover o sucesso de uma cirurgia plástica.

No artigo de hoje, vamos conferir os principais benefícios da drenagem linfática e como essa técnica de massagem é realizada.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

 

Entendendo mais sobre a drenagem e o sistema linfático

Para compreender as grandes vantagens da drenagem linfática, é importantíssimo saber um pouquinho mais sobre o sistema linfático.

Considerado um sistema capaz de promover a circulação do organismo (em conjunto com a circulação das veias e artérias), o sistema linfático movimenta a linfa pelos vasos – que é uma substância viscosa e amarelada.

Rica em componentes como proteínas, células mortas, micro-organismos e toxinas, a linfa é responsável por várias trocas metabólicas que ocorrem entre as células.

É ela que garante o transporte dos produtos metabólicos das células até os linfonodos, deixando o organismo limpo e protegido.

Como os linfonodos se tratam de importantes peças dentro do sistema imune, eles são capazes de identificar partículas estranhas e fazer a proteção do organismo.

Por esse motivo, assim que a linfa é filtrada, já é redirecionada aos linfonodos, eliminando as substâncias tóxicas ou que estejam em excesso.

 

Mas como funciona a drenagem linfática, afinal?

Agora que compreendemos como funciona o sistema linfático, fica mais fácil entender a ação e os benefícios da drenagem.

Assim, a drenagem linfática é uma técnica de massagem que conta com movimentos de estimulação do sistema linfático, fazendo com que o conteúdo acumulado seja retirado das células.

Com a sua realização, o metabolismo corre de maneira mais rápida e efetiva, dando fim aos inchaços e inflamações.

Como substâncias tóxicas e em excesso são mais facilmente removidas, é normal que o corpo fica mais relaxado e com melhor circulação – contribuindo para toda a qualidade de vida do paciente.

Por esse motivo, a drenagem linfática tem mostrado resultados positivos após vários procedimentos estéticos, sendo componente do pós-operatório de várias cirurgias plásticas.

 

Leia mais:  Remover manchas de maquiagem das roupas: as melhores dicas e técnicas caseiras

Benefícios da drenagem linfática

As vantagens da drenagem linfática são inúmeras e não é à toa que essa técnica vem sendo cada vez mais difundida.

Como principais benefícios podemos citar:

  • Melhora da circulação do corpo e do fluxo sanguíneo;
  • Redução da retenção de líquidos – e consequente diminuição do inchaço;
  • Alívio das dores e aumento do bem-estar;
  • Aceleração do processo de cicatrização;
  • Eliminação de edemas, hematomas e marcas (principalmente advindas de cirurgias);
  • Redução de fibroses e tratamento do seroma – condições que podem ocorrer após cirurgias plásticas;
  • E aumento da nutrição celular, sendo benéfico para todas as células e processos do corpo.

 

Como esse tipo de massagem é feito?

Cada região do corpo irá requerer um tipo específico de movimento – considerando sempre a localização dos linfonodos dentro do organismo.

Na barriga, por exemplo, os movimentos serão direcionados para a virilha, estimulando a movimentação da linfa para os linfonodos. Nos braços, a técnica é direcionada para as axilas, enquanto nas pernas os movimentos seguem para a virilha ou área posterior do joelho.

Os movimentos podem ser realizados de maneira manual e com pressão, mas sendo leves. Também é possível contar com a ajuda de equipamentos (como rolamentos), mas tudo irá depender das técnicas de cada profissional.

 

Quantas sessões são necessárias?

Tudo depende do tratamento requerido pela paciente.

Por esse motivo, é indicado buscar um profissional responsável para analisar o seu caso e propor um tratamento condizente com sua condição.

Dentre os profissionais mais indicados, recomenda-se buscar um fisioterapeuta ou massoterapeuta especialista em drenagem linfática.

Dentro da fisioterapia, encontramos uma especialidade conhecida como “fisioterapia dermatofuncional”, que acaba sendo bem eficiente para tais abordagens. Aproveite!

 

Para quais cirurgias plásticas a drenagem linfática é indicada?

Como a drenagem linfática é ótima para reduzir a retenção de líquidos, aliviar as dores e melhorar a circulação, é comum que seja indicada para várias cirurgias plásticas.

Dentre todas as indicações,  pacientes de cirurgias como abdominoplastia e lipoaspiração são os que mais aproveitam as vantagens. 

Isso ocorre pois nesses procedimentos pode ocorrer muito edema, o que é melhorado de maneira significativa com a drenagem – trazendo bem-estar para a paciente que está em processo de recuperação.

Para somar ainda mais pontos positivos, é possível realizar a técnica antes mesmo da cirurgia, deixando o processo de cicatrização facilitado.

 

Leia mais:  Maquiagem e unhas combinadas, uma tendência para experimentar

Para quem o procedimento é contraindicado?

As contraindicações envolvem:

  • Pessoas com infecções;
  • Pacientes com problemas vasculares, trombose, hipertensão;
  • E pessoas que estejam fazendo quimioterapia ou alguns tipos de tratamentos médicos.

Se você estiver passando por períodos de tratamento, talvez seja indicado conversar com o seu médico sobre a realização de drenagem linfática.

Mas de maneira geral, a técnica é bem-vinda para grande parte das pessoas – devendo ficar atento apenas às contraindicações.

 

Drenagem linfática para grávidas

O processo de drenagem linfática pode ser muito útil para grávidas: reduzindo o inchaço e prevenindo complicações desagradáveis como estrias e celulites.

Nessa situação, a técnica é diferenciada e envolve movimento mais leves, evitando as mamas e o abdômen.

Para prezar por segurança, ela só deve ser feita com liberação médica, colocando a saúde da mãe e do bebê em primeiro lugar!

 

Outros aspectos importantes

Além de contribuir para o bem-estar e promover o relaxamento, a drenagem linfática é uma modalidade de massagem que pode ser muito efetiva após tratamentos estéticos – incluindo cirurgias plásticas.

Capaz de melhorar a circulação sanguínea, potencializar a nutrição celular e deixar o corpo livre do inchaço, a drenagem é uma excelente opção para manter o corpo mais enxuto e bem cuidado.

Só não esqueça de procurar um profissional qualificado, alavancando os resultados do seu tratamento.

Gostou do conteúdo de hoje sobre os benefícios da drenagem linfática? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

publicidade

Moda e Beleza

Beaded bags voltam a ser tendência

Publicado

Vintage e descolada, a beaded bag volta como tendência para o verão 2022. Com o charme “handmade”, a bolsa feita de miçangas é a cara dos dias mais quentes, sendo que cada modelo poder ter mais de mil contas

As beaded bags figuraram como queridinhas das celebridades internacionais em 2018 e agora, mais uma vez, elas retornam como tendência para o verão 2022. Basta dar uma olhada nas redes sociais e você dará de cara com as bolsas feitas de miçangas, que são a cara dos dias mais quentes. Produzida manualmente, cada beaded bag pode ter mais de mil contas.

Acessórios feitos a mão sempre trazem um charme para o look, uma vez que são delicados e ricos em detalhes. Além disso, uma peça artesanal nunca é exatamente igual a outra. Com as beaded bags não é diferente. Cada trama de miçangas tem uma personalidade própria, acrescendo na produção uma pegada vintage e descolada.

O modelo, que vem diretamente dos anos 70, é perfeito para composições para o dia, combinado com uma camiseta ou um shortinho. Porém, ele também é uma aposta para a noite.  As contas das beaded bags costumam ter uma maravilhosa captação de brilho e, dependendo da cor, podem ser extremamente glamourosas. 

Grandes grifes já estão super de olho nessa tendência, incluindo Chanel e Fendi. Porém, por causa da característica “handmade” do modelo, são as beaded bags autorais que estão ganhando a preferência dos apaixonados por moda. Temos como exemplo Susan Korn, designer e proprietária da marca novaiorquina Susan Alexandra, que se tornou conhecida justamente por suas beaded bags coloridas e divertidas. 

De acordo com Susan Korn, ela sente leveza e alegria quando olha para suas criações, principalmente quando se encontra no cotidiano intenso e caótico de Nova York. As peças da designer já conquistaram os corações de personalidades como a youtuber Emma Chamberlain e modelo Gigi Hadid. 

No Brasil, também temos quem nos represente quando o assunto é beaded bag. A Gla Acessórios foi uma pioneira quando o modelo se tornou febre, em 2018. Também produzem a bolsa marcas como NAEH & Co, VYK, Beads to Go e a BP Beaded Bags. 

Leia mais:  4 truques simples para descomplicar a maquiagem
Continue lendo

Moda e Beleza

Truque fashion, considerado ‘cientifico’, é usado por Kate Middleton

Publicado

A duquesa de Cambridge, Kate Middleton, é um simbolo de elegância. Seus looks sempre trazem aspectos de sofisticação e praticidade. Um dos seus métodos para conseguir essa artimanha é utilizar a paleta monocromática

Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, conhecida por composições clássicas e atemporais, inspira mulheres de diversas idades. A duquesa sempre dá preferência para peças simples, mas que ao mesmo tempo, são elegantes na sua maneira de usar.

Para não errar nessas produções, Kate usa um truque infalível: composições monocromáticas. Essa sua marca registrada é determinada em um tipo de “uniforme”, na maioria das vezes formado por suéteres e calças da mesma cor, com casacos escuros, para dar uma “quebrada” no visual, afirmam alguns stylists ao jornal Daily Mail. 

Os mesmos profissionais da moda, em entrevista para o jornal, relatam que essa escolha “científica” das cores, feita pela Kate, cria um aspecto visual simples e elegante. “Kate é uma grande fã do styling monocromático, criando com frequência combos com suéteres e casacos na mesma matiz para assegurar que esteja sempre elegante”, afirma Hannah Eichler. “Comprar roupas na mesma ‘família’ de cor é uma forma fácil de criar um guarda-roupa – suas peças vão sempre poder ser combinadas”, continua ela.

Hannah Eicher, também complementa que esse truque não é novo na família real. A própria rainha Elizabeth II também é conhecida por utilizar cores do mesmo grupo cromático.

Para você que quer aderir a essa abordagem monocromática, a consultora de estilo Juliana Marangoni em entrevista à CARAS Digital, revela maneiras de usar essa combinação sem cometer erros! De acordo com a consultora de moda, os looks monocromáticos podem ser usados em qualquer tipo de corpo e composto por diferentes tonalidades de cores.

“Uma dica bacana é usar a cor em várias tonalidades ao invés de um único tom, para não deixar o visual cansativo e muito sóbrio. Outra dica é investir nos acessórios em outras cores ou em texturas diferentes no look para ficar mais ousado e alegre”, afirma ela. “A combinação monocromática afina e alonga a silhueta por enxergar a pessoa numa linha única e não dividida em blocos de cores”, complementa Juliana.

Leia mais:  Conheça 5 tendências de acessórios para o verão 2021
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana