conecte-se conosco


Cidades

e-Docs supera a marca de 115 mil processos digitais

Publicado

O Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (e-Docs) ultrapassou, nesta sexta-feira (26), a marca de 115 mil processos públicos autuados digitalmente. Os números apontam que, com o uso do sistema, o Poder Executivo Estadual deixou de gerar cerca de 75 toneladas de papel, que seriam utilizadas no armazenamento de processos físicos.

Dados do e-Docs mostram também que, em 2019, foram registrados aproximadamente 50 mil processos na plataforma, enquanto já foram lançados este ano mais de 60 mil, ou seja, a quantidade de processos eletrônicos autuados no primeiro semestre deste ano superou a lançada durante todo o ano anterior.

Além de processos, já foram capturados no e-Docs cinco milhões de documentos públicos, o equivalente a mais de 15 milhões de páginas em pdf. Somente de janeiro a junho deste ano, foram capturados mais de três milhões de documentos, número dez vezes maior que o registrado no mesmo período de 2019 – 297.658 documentos – e superior ao computado durante todo o ano passado – 1.752.985.

“Esses números demonstram o quanto já avançamos no uso do e-Docs para abertura de novos processos e a entrada de documentos públicos nos órgãos estaduais, dispensando assim o uso do papel. O resultado é fruto do trabalho conjunto promovido pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e pelos Escritórios Locais de Processos e Inovação. Nossa meta é tornar esses procedimentos exclusivamente digitais até abril de 2021”, afirmou a secretária de Estado Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.

Dentre os processos e documentos inseridos no e-Docs estão declarações de indicação de condutor de veículo, ajustes em contratos e convênios, requisições e contratações de serviços, cadastros de fornecedores, procedimentos relacionados à vida funcional dos servidores (férias, verificação de tempo de contribuição, censo bianual, etc.) e editais em geral.

Além dispensar o uso de papel, a autuação e tramitação de processos e documentos via e-Docs proporcionam os seguintes benefícios à Administração Pública: agilidade no atendimento das demandas, redução de custos operacionais com deslocamento de processos por mensageria, otimização dos fluxos de trabalho, facilidade de acesso às informações, transparência e segurança dos dados.

Leia mais:  Vila de Regência oferece programação para todos os públicos no verão
publicidade

Cidades

Homem morre e sete pessoas ficam feridas em grave acidente na BR-101

Publicado

Uma das pistas precisou ser interditada e o tráfego está seguindo em sistema pare e siga

Um homem morreu e outras setes pessoas ficaram feridas após se envolverem em um grave acidente, no início da tarde deste sábado (23). A colisão envolvendo dois veículos de passeio, ocorreu na altura do km 232,3 da BR 101, em Fundão

De acordo com o Centro de Controle Operacional da Eco101, concessionária responsável pela administração da via, a vítima fatal era motorista de um dos veículos envolvidos no acidente. O homem morreu no local.  

Dentre os feridos, três pessoas foram encaminhadas para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, uma para o Hospital Infantil, também na capital, e outras três para o Hospital São Camilo, em Aracruz. 

Ambulâncias, viatura de inspeção e guincho da Eco 101, além da Polícia Rodoviária Federal, Samu, Corpo de Bombeiros, perícia da Polícia Civil e IML foram acionados para dar apoio a ocorrência. 

Ainda não há informações sobre como o acidente ocorreu. Uma das pistas precisou ser interditada e o tráfego está seguindo em sistema pare e siga.

Leia mais:  Saiba os serviços da Saúde que funcionam durante o Carnaval
Continue lendo

Cidades

Navio encalhado é retirado de Porto em Aracruz

Publicado

A operação aconteceu na noite de sexta-feira (22); a embarcação, carregada de celulose, seguia para Singapura

O navio mercante Saga Morus, carregado de celulose e que havia encalhado ao tentar uma manobra de saída do Porto de Barra do Riacho, em Aracruz, foi retirado do local na noite de sexta-feira (22). 

A embarcação seguia para Singapura e, segundo a Capitania dos Portos do Espírito Santo, assim que houve o anúncio do encalhe, foram deslocadas duas equipes até o local, sendo uma por terra e outra por via marítima. 

A análise da Capitania concluiu que o navio não oferece risco à navegação. Também não foram encontrados indícios de danos estruturais ou vazamento de resíduos poluentes. Os tripulantes passam bem.

Em razão do acidente, foi instaurado inquérito administrativo para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido. 

Segundo o site Marine Traffic, o navio tem bandeira de Hong Kong e atracou em Portocel na última quarta-feira (20), vindo do Porto de Vila do Condé, no Pará.

Leia mais:  Seminário sobre cultura espanhola é realizado em Águia Branca
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana