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Editais abertos para entidades que promovem ensino musical

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A Secretaria da Cultura (Secult) está com dois Editais de Chamamento Público abertos para entidades que promovem o ensino musical. O objetivo é fortalecer e ampliar as bandas civis do Estado, tornando mais abrangente o acesso ao aprendizado musical, por meio de aulas gratuitas.

Os editais são resultado de um trabalho que abraça diversos territórios e possibilita maior acesso à prática e ao desenvolvimento musical em todo Estado.

Quais kits estão disponíveis?

Edital 001 – Seis unidades do Kit 1 composto de 15 instrumentos divididos assim: 1 Contrabaixo, 2 violas, 9 violinos, e 3 violoncelos.
Edital 002 – Seis unidades do Kit 2 composto de 33 instrumentos divididos assim: 1 teclado e 32 violões;
Edital 002 – Quatro unidades do Kit 3 composto de 34 instrumentos divididos assim: 1 teclado e 33 violões

Conheça os dois editais: 

Edital 01/2019

Leia o Edital e os anexos AQUI.

Edital 02/2019

Leia o Edital e os anexos  AQUI.

Para participar:

As organizações da sociedade civil que pretendem participar dos editais deverão apresentar um Plano de Trabalho com um conjunto de ações, atividades e/ou oficinas que beneficiem crianças, adolescentes e jovens, por meio de aulas teóricas e práticas. Para se inscrever, a entidade deverá seguir as condições estabelecidas nos Editais divulgados no site da Secult.

Para serem reconhecidas como organizações da sociedade civil e que possam, consequentemente, se inscrever em parcerias como as dos editais de chamamento, as entidades devem estar inseridas nas regras do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc) – Lei nº 13.019/2014. A lei estabelece um conjunto de princípios para as parcerias realizadas entre o Poder Público e as organizações não governamentais, reconhecendo, assim, as atividades das entidades privadas sem fins lucrativos. 

Para mais informações, acesse o site da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania.

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Artigo – Educação a Distância: potencializando interações de aprendizagem

Publicado

Por Rita de Cássia Turmann Tuchinski

Em virtude do cenário atual, com o avanço tecnológico e tantos outros fatores econômicos e políticos que contribuem para a mudança do tempo e espaço, é indispensável que os professores reflitam a utilização e ampliação da educação à distância dentro dos espaços que promovem o processo de aprendizagem.

Ela oferece possibilidades para refletir, questionar, compartilhar conhecimentos, formular e reformular ideias, concepções, percepções, experiências e vivências, torna-se um espaço privilegiado superando a necessidade da presencialidade física, ou seja, a obrigatoriedade do professor e estudante no mesmo espaço físico.

Esta modalidade de ensino é vista como uma possibilidade de evolução do sistema educacional, pois não existe uma pedagogia própria para a EaD. É preciso pensá-la e construí-la como um modo de educar para a comunicação em um processo mútuo, colaborativo e constitutivo de práticas educativas que busquem promover a aprendizagem.

Nesse contexto, faz-se necessário que os educadores passem a olhar suas práticas voltadas para o trabalho em equipe, utilizando-se da criatividade, do conhecimento coletivo, e que tenham como objetivo ampliar e enriquecer as possibilidades de uma intensa interação com seus educandos.

Mas, aí vem um questionamento muito usado quando se fala em interação principalmente na educação a distância, e assim logo nos remetemos a pensamentos como: é possível uma interação efetiva nos ambientes virtuais de aprendizagem?

Pois bem, o contexto de Educação a Distância é caracterizado como um espaço de ensino e aprendizagem que nos traz inúmeras possibilidades de ofertar instrumentos por meio de metodologias que potencializem esse processo e possibilitem a interação entre o professor e discente. E como exemplo de que é possível, sim, interação nos ambientes virtuais de aprendizagem, temos as ferramentas tecnológicas como os fóruns, chats, canais em que o estudante fala diretamente com o professor.

Sendo assim, destaca-se com uma característica horizontal, o fórum como um diferencial de interação para o processo de ensino aprendizagem nos ambientes de salas de aulas virtuais.

E para que os espaços destinados aos fóruns online tenham uma efetividade na aprendizagem, podemos promover diálogos assíncronos que podem acontecer em diferentes tempos com a troca de experiências e vivências, o compartilhamento colaborativo de conhecimentos, os pontos de vista entre os estudantes e os professores, a interação social. E o mais importante: agregar conteúdos com situações próximas à realidade do discente, que o possibilite pensar, refletir, buscar possíveis soluções que de certa forma contribuam para um desenvolvimento autônomo frente as suas ações pessoais e profissionais.

Portanto, aprimorar a interação dos fóruns nos ambientes virtuais de aprendizagem potencializa uma ressignificação do papel do professor como mediador e do estudante como participante ativo, que de forma dinâmica e significativa, estabelece melhores relações com o processo de aprendizagem.  

 

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Rita de Cássia Turmann Tuchinski

é professora do curso de Pedagogia

do Centro Universitário Internacional Uninter.

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Concurso de fotos do Parque de Itaúnas: votação aberta para escolher a vencedora

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Estão disponíveis para votação as fotos selecionadas para o 1º Concurso de Fotos do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), localizado em Conceição da Barra. As imagens enviadas pelos participantes foram postadas em https://www.instagram.com/parque_estadual_de_itaunas/. Ganha a foto que tiver maior número de curtidas. A ação comemora os 29 anos de criação do Parque, celebrados no domingo (08).

A competição tem como objetivo valorizar a Unidade de Conservação (UC) e mostrar a necessidade de sua preservação. “Essa foi uma forma que encontramos para celebrar o aniversário do parque virtualmente em tempos de pandemia”, explicou o gestor do parque, Tarciley Gonçalves.

O resultado será divulgado nesta sexta-feira (13), às 10 horas, e, às 15 horas será realizada uma live no Instagram do parque, para prestigiar os vencedores e conversar um pouco sobre a UC.

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