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Cidades

Edital Doce ES terá oficinas para esclarecimentos de dúvidas

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Oficinas gratuitas serão realizadas em quatro municípios entre os dias 27 e 30 deste mês

A Fundação Renova realiza, entre os dias 27 e 30 deste mês, oficinas que visam esclarecer dúvidas relacionadas à inscrição de projetos do Edital Doce ES. Os interessados devem se inscrever através do link que pode ser acessado aqui. As oficinas serão ministradas em Aracruz, São Mateus, Linhares e Baixo Guandu.  

O Edital Doce ES é voltado para projetos que promovam o fomento ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer em municípios capixabas impactados pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG). São eles Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Serra e Sooretama. Serão destinados até R$ 4,5 milhões aos projetos contemplados.

 

Inscrições

As inscrições para o Edital Doce ES são gratuitas e estão abertas no site até o dia 24 de fevereiro de 2020. Cada proponente poderá apresentar até três propostas, independente do eixo escolhido, de acordo com o regulamento. Os resultados serão divulgados a partir de junho.

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Para a analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Rafaela Cavalcanti, a iniciativa do edital vai contemplar mais iniciativas voltadas para as comunidades.

“O Edital vai possibilitar a democratização do acesso aos recursos destinados aos projetos comunitários de valorização da cultura, promoção do esporte e lazer e incremento ao turismo que beneficiem as populações impactadas”, disse.

Além das oficinas, as dúvidas relacionadas ao edital também poderão ser enviadas até 7 de fevereiro de 2020 para o e-mail [email protected].

Confira os dias e locais da realização das Oficinas do Edital Doce ES:

27/01 – São Mateus

Horário: 14h

Local: Sede da Prefeitura Municipal – R. Alberto Sartório, nº 404, bairro Carapina.

28/01- Linhares

Horário: 14h

Local: Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Av. Presidente Costa e Silva, 155, Novo Horizonte.

29/01- Aracruz 

Horário: 19h

Local: Associação Comunitária de Barra do Riacho (ACBR) – Rua Zilda Azeredo Cordeiro, 60, Barra do Riacho.

30/01- Baixo Guandu

Horário:18h

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Local: Câmara Municipal – Av. Carlos Medeiros, 231, Centro.

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Cidades

Prefeitura vai conceder quase 700 títulos de regularização fundiária em Jaguaré

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A previsão é que a Prefeitura de Jaguaré conceda mais de três mil títulos de regularização fundiária para moradores até o final do ano com o programa “Regulariza Jaguaré”; primeiros loteamentos contemplados são Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini, com a emissão de quase setecentos títulos

A Prefeitura de Jaguaré criou recentemente o programa de regularização fundiária “Regulariza Jaguaré”. O programa é destinado à regularização de imóveis urbanos com a legitimação da propriedade pelos moradores. Os interessados devem realizar cadastro para abertura de processo administrativo com o objetivo de regularização junto à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

Nessa primeira etapa serão regularizados 668 imóveis nos loteamentos Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini. Outras localidades serão beneficiadas com o “Regulariza Jaguaré” e, este ano ainda outros mais de 3.000 imóveis passarão pelo processo de regularização fundiária. Os próximos loteamentos que receberão a titularidade são: Casagrande; Clubinho; Izídio Altoé; Jorge Dorte; Júlio Pansini II; Mata Atlântica; Nicolau Falchetto; Parque das Mangueiras; Theodoro Martins; Vergílio Trevizan e Vergílio Trevizan II.

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Gratuidade

A regularização fundiária urbana é realizada em duas modalidades, Reurb-S (Regularização fundiária de Interesse Social) e Reurb-E (Regularização fundiária de Interesse Específico). A escritura é gratuita para proprietários com renda mensal familiar de até 5 (cinco) salários-mínimos e que não possuam nenhum outro terreno escriturado, definidos como Reurb-S.

“A regularização fundiária garante ao cidadão o acesso à titularidade do terreno onde as famílias vivem já há muitos anos. Essa iniciativa também é importante para possibilitar a urbanização de todos os espaços da cidade adequando, dessa forma, a área urbana ao desenvolvimento de todas as regiões do município”, destacou o prefeito Marcos Guerra.

Os que se enquadram como Reurb-E são os proprietários com renda mensal familiar maiores que 5 (cinco) salários-mínimos e que já possuem algum terreno escriturado. Os que se encontram nessa faixa irão pagar o valor da escritura, que é 3% do valor venal do imóvel mais o valor do registro da escritura. Para mais informações, deve-se procurar o Setor de Tributação ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano pelo número 99750-9410.

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Por que é importante regularizar?

Os proprietários de imóveis que conseguem a regularização têm acesso a benefícios, entre eles: segurança jurídica para a família; valorização do imóvel e possibilidade de financiamento e melhorias. O objetivo da Prefeitura de Jaguaré é dar a oportunidade para que moradores recebam a matrícula definitiva de seu terreno, inclusive com a escritura em seu nome. No total são cerca de aproximadamente 10 mil famílias, que terão a regularização fundiária em diversos locais da cidade. O passo a passo para conseguir a regularização fundiária é:

1) Procurar o Setor de Tributação da Prefeitura de Jaguaré No prédio do lado da Prefeitura Municipal);

2) Fazer o cadastro social, apresentando os seguintes documentos:

• Certidão de nascimento, casamento ou óbito;

• RG e CPF do titular e cônjuge:

• Documento do imóvel/Recibo de Compra e Venda;

• Comprovante de renda e

• Comprovante de residência atualizado.

3) Aguardar o contato do setor para as próximas etapas.

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Cidades

Servidores terão ponto eletrônico em Colatina

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Buscando aumentar a transparência no cumprimento da jornada de trabalho dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Colatina vai implantar um sistema de registro eletrônico de entrada e saída dos funcionários.

A medida visa aprimorar a rotina de registro de assiduidade e pontualidade, proporcionando mais transparência e eficiência na gestão pública.

A mudança foi estabelecida pelo decreto nº 30.370, publicado no dia 14 de janeiro de 2025, e visa racionalizar o processo, conferindo controle e clareza tanto para a sociedade, quanto para os órgãos de fiscalização interna.

De acordo com o decreto, todos os procedimentos relacionados ao controle de ponto serão padronizados, utilizando tecnologia para garantir o registro correto da jornada de trabalho de todos os colaboradores da Prefeitura.

“O controle de assiduidade e pontualidade dos servidores públicos é um compromisso de nossa administração com a transparência e o respeito ao dinheiro público. Estamos adotando medidas que não só aprimoram a gestão interna, mas também fortalecem a confiança da sociedade em nosso trabalho”, diz o prefeito.

Com a medida, a Prefeitura de Colatina reforça seu compromisso com a modernização administrativa e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

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