conecte-se conosco


Cidades

Edital permitirá a recuperação de mais de 4 mil hectares de vegetação nativa no ES

Publicado

Atividades de restauração florestal terão como foco nascentes e Áreas de Preservação Permanente na bacia do rio Doce

Instituições interessadas em prestarem serviços especializados em recuperação ambiental em municípios capixabas podem enviar suas propostas técnicas para o edital de Restauração Florestal Baixo Doce, lançado pela Fundação Renova, até 13 de julho. A prestação de serviços técnico-científicos prevê a recuperação da vegetação nativa em um total de 4.146 hectares da bacia do rio Doce e seus afluentes, dos quais 3.533 hectares são de Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Recarga Hídrica (ARH) e 613 hectares são referentes a 1.005 nascentes. 

Podem participar do processo pessoas jurídicas com comprovada experiência nas atividades técnicas de restauração florestal e que estejam disponíveis para atuarem nos municípios Baixo Guandu, Laranja da Terra, São Roque do Canaã, Colatina, Pancas, Marilândia, Governador Lindemberg, Rio Bananal e Linhares, todos no Espírito Santo.

Dentre as atividades a serem realizadas, estão a mobilização de produtores, identificação e validação das áreas para a recuperação, realização e fiscalização do cercamento das unidades de intervenção, apoio ao Cadastro Ambiental Rural, elaboração e implantação de projeto individual da propriedade individual (PIP), execução da recuperação e manutenção de áreas de preservação permanente e recarga hídricas degradadas e de nascentes. 

Serão selecionadas até seis instituições, empresas ou consórcios para atuarem nos locais. As propostas técnicas e comerciais aprovadas deverão ser executadas em até 48 meses.

“As instituições terão a oportunidade de trabalharem em prol do processo de reparação em parceria com os produtores e produtoras rurais ao longo da bacia do rio Doce”, diz Rildo de Paula, coordenador de Uso Sustentável da Terra da Fundação Renova. 

O edital, distribuído em seis lotes, integra parte dos Programas de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente de Recuperação de Nascentes da Fundação Renova, em atendimento ao Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC). 

Lotes do edital

Os lotes para inscrição no Edital de Restauração Florestal do Baixo Doce podem ser acessados pelos links a seguir:

Lote 1 –  Baixo Guandu e Laranja da Terra  – sede em Laranja da Terra

Lote 2 – Baixo Guandu e Laranja da Terra – sede em Baixo Guandu

Lote 3 – São Roque do Canaã e Colatina

Lote 4 – Pancas

Lote 5 – Colatina, Marilândia e Governador Lindemberg

Lote 6 – Rio Bananal e Linhares

As dúvidas técnicas sobre o edital podem ser enviadas até 29 de junho de 2020 para o e-mail: [email protected]. Para dúvidas em relação ao portal Prosas, clique aqui ou entre em contato pelos telefones (31) 3070-3600 e (31) 3070-3400 ou pelo e-mail [email protected].

As inscrições das instituições deverão ser realizadas até 21 de junho, para que possam participar das atividades obrigatórias relativas ao cronograma, que envolve o workshop on-line de apresentação do edital e esclarecimento de dúvidas.

Cronograma 

21/6– Data limite para inscrição e confirmação de participação no workshop que vai apresentar o edital e esclarecer dúvidas. A participação é obrigatória.

23/6 – Workshop on-line

29/6 – Fim do prazo para envio de dúvidas.

2/7– Publicação das respostas aos questionamentos sobre o edital no site da Fundação Renova e na plataforma Prosas.

13/7– Fim do período de apresentação de propostas.

Novembro/2020 – Divulgação dos resultados.

Leia mais:  Vitória recebe Fórum Regional de Concessões e Parcerias

publicidade

Cidades

Aberta as inscrições para o Nossa Bolsa 2021 com mais de mil oportunidades

Publicado

Quem sonha em começar um curso superior em 2021 tem que ficar de olho nas 1.021 oportunidades abertas pelo Programa Nossa Bolsa para este ano. Os interessados devem se inscrever pelo www.nossabolsa.es.gov.br entre os dias 25 e 29 de janeiro. O quadro de vagas com os cursos disponíveis e as instituições de ensino que os ofertam está disponível no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Devido ao adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, o Governo do Espírito Santo vai garantir a realização do Nossa Bolsa 2021 a partir dos resultados referentes aos anos de 2015 a 2019. Ou seja, só podem participar deste processo seletivo os candidatos que já concluíram o Ensino Médio e já realizaram uma das provas do Enem nesse período.

Como a missão do programa é atender a quem mais precisa, as oportunidades são direcionadas à população de baixa renda e são ofertadas em 33 instituições de Ensino Superior privadas espalhadas por 15 municípios em todas as regiões do Estado. A maior parte das bolsas cobre o valor integral da mensalidade, sendo que apenas 39 bolsas parciais serão disponibilizadas.

Quem pode?

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é dirigido aos estudantes egressos do Ensino Médio da rede pública ou da rede particular que estiveram na condição de bolsistas integrais.

Se o grupo familiar do candidato possui renda per capita de até um salário mínimo, ele poderá concorrer a bolsas integrais que correspondem a 100% da mensalidade; se a renda per capita for de até três salários mínimos, o aluno poderá concorrer a bolsas parciais de 50%.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Só serão aceitas as inscrições de candidatos que alcançarem média global de 500 pontos, considerando as provas objetivas e de redação do Enem realizado pelo candidato entre os anos de 2015 e 2019.

Também podem participar do processo candidatos que concluíram o curso técnico em um Centro Estadual de Educação Técnica (CEETs) do Espírito Santo e também os que cursaram o Ensino Médio ou Técnico nas escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes).

Não é permitida a participação de candidatos que já possuam outro diploma de graduação, nem de selecionados em edições anteriores do programa e que abandonaram o curso.

O programa também não realiza a contratação de selecionados que estejam matriculados em outro curso superior, nem dos que já foram contemplados por outros programas de bolsa de graduação ou de financiamento estudantil.

Cronograma do Nossa Bolsa 2021

1) Período de inscrição:

de 25 a 29 de janeiro

2) Resultado da 1º Chamada:

03 de fevereiro

3) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades:

de 04 a 10 de fevereiro

4) Resultado da 2º Chamada:

12 de fevereiro

5) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades:

de 18 de fevereiro a 24 de março

6) Manifestação de interesse na lista de espera:

de 01 a 03 de março

7) Resultado da lista de espera:

05 de março

8) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades:

de 08 a 12 de março

Leia mais:  Recarga do CartãoGV já está disponível no App Banestes
Continue lendo

Cidades

Homem morre e sete pessoas ficam feridas em grave acidente na BR-101

Publicado

Uma das pistas precisou ser interditada e o tráfego está seguindo em sistema pare e siga

Um homem morreu e outras setes pessoas ficaram feridas após se envolverem em um grave acidente, no início da tarde deste sábado (23). A colisão envolvendo dois veículos de passeio, ocorreu na altura do km 232,3 da BR 101, em Fundão

De acordo com o Centro de Controle Operacional da Eco101, concessionária responsável pela administração da via, a vítima fatal era motorista de um dos veículos envolvidos no acidente. O homem morreu no local.  

Dentre os feridos, três pessoas foram encaminhadas para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, uma para o Hospital Infantil, também na capital, e outras três para o Hospital São Camilo, em Aracruz. 

Ambulâncias, viatura de inspeção e guincho da Eco 101, além da Polícia Rodoviária Federal, Samu, Corpo de Bombeiros, perícia da Polícia Civil e IML foram acionados para dar apoio a ocorrência. 

Ainda não há informações sobre como o acidente ocorreu. Uma das pistas precisou ser interditada e o tráfego está seguindo em sistema pare e siga.

Leia mais:  Hospital Estadual de Urgência e Emergência abre vagas de emprego
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana