conecte-se conosco


São Mateus

Editorial – As escolhas a serem respeitadas

Publicado

Após o resultado das urnas sempre aparecem as queixas dos que não conseguiram o objetivo almejado que é a vitória. Em São Mateus, onze candidatos a vereador alcançaram êxito uns reeleitos e a maioria eleita para uma legislatura de quatro anos a ter início em 1º de janeiro do próximo ano.

Para o executivo foi eleito o empresário e virgem político, Marcus Batista (Podemos), conhecido durante a campanha como Marcus da Cozivip. Os entendidos da política mateense não lhe creditavam nenhuma chance de alcançar esse objetivo. O preferido, diziam todas as pesquisas de opinião, era o ex-prefeito Amadeu Boroto (MDB). Logo em segundo o radialista Carlinhos Lyrio (Republicanos). Com a inelegibilidade de Boroto, Lyrio foi aclamado como imbatível, desconhecendo que haviam outros quatro candidatos a prefeito ainda no início do pleito.

Marcus, o empresário desconhecido nos meios políticos do município, não teria nenhuma chance. Por ser natural de Linhares, mas morando em São Mateus há mais de 25 anos e casado com uma mateense, era figura estranha para esses, no ninho municipal. O fato de ter a sede de uma das maiores empresas no ramo alimentício na cidade também parecia pouco significar. Gerar emprego e renda eram detalhes pouco relevantes por aqueles que só fazem política e nada produzem. Para qualquer cidadão comum, era um ato de maledicência e até de uma pontinha de despeito por ser um empresário bem-sucedido. Mas ele tem a qualidade que alguns não têm, a humildade e o respeito aos contrários.

Leia mais:  Presidente da Câmara mostra o descaso da Prefeitura com a Educação de São Mateus

Veio a eleição, os favoritos ao céu, ficaram no purgatório. Marcus Batista, o sem sobrenome como diziam porque agregou o nome da sua empresa ao seu para ter maior visibilidade junto ao eleitor, o desconhecido, o empresário que na visão dos adversários seria mais um que a cidade não precisava mais na política, ah, esse seria carta fora do baralho. Os futurólogos do fracasso anunciado, apostavam que o bom para São Mateus seria quem não tem serviços prestados a coletividade, quem só tem conversa para mostrar pouca ação produtiva a apresentar aos cidadãos mateenses. Esse sim seria o melhor somente por ter no seu currículo o fato de ter nascido no município, mesmo sem projeto de gestão e sim o desejo pessoal aflorado na sua vaidade repetitiva em toda eleição. Deu com os burros n’água. Voltou para a fila. O vencedor foi aquele que presta serviço ao município, dá emprego e renda para centenas de cidadãos trabalhador do município, que não vive fazendo política sem proposta, sem projeto, sem mostrar consistência naquilo que fala e promete. O eleitor responsável rejeitou o projeto do “meu compadre, minha comadre e Tá comigo tô contigo”, pois percebeu que bordão não é gestão, não é assumir responsabilidade, não é compromisso com o progresso, o desenvolvimento e com o bem-estar da população. Não contribui para o resgate da autoestima dos cidadãos. Mas, todos merecem o voto e o respeito da população, mesmo discordando das ideias.

Leia mais:  Historiador Eliezer Nardoto elogia representação da Câmara

Durante a campanha tivemos a oportunidade de acompanhar candidatos propositivos, como a professora Zenilza Pauli (PT), dentre outros ao cargo majoritário. Claro que tivemos o perigo de sucessão como o do candidato das trevas do atual prefeito-festeiro. Todos poderiam vencer, mas na vaga só cabou um.

Ao final, para frustração daqueles que já haviam colocado todos os ovos em sua cesta esquecendo que outras existiam, saiu vitorioso o empresário Marcus Azevedo Batista, que tem nome e sobrenome e é um dos proprietários de uma empresa construída com determinação e muito trabalho. Não precisou ser político para contribuir com a população pacífica, trabalhadora, ordeira e que sonha com dias melhores para si e para o futuro de filhos e netos. Venceu quem tinha que vencer num momento delicado por que passa a cidade, o município de São Mateus.

O Jornal do Norte sempre aposta no melhor e, para esse momento que São Mateus vive, ganhou o melhor, sem desmerecer os outros que também tiveram o sonho de governar a sua terra. Por enquanto é sonho, mas a realidade é sempre uma possibilidade a cada quatro anos.

Agora é unir forças, se despir de vaidades e todos contribuírem para que São Mateus prospere. São Mateus tem jeito e todos juntos farão isso acontecer.

Viva São Mateus!

publicidade

São Mateus

Câmara realiza sessão solene para homenagear personalidades

Publicado

A Câmara Municipal, realizou sábado (30/11) sessão solene para homenagear 85 personalidades pela passagem dos 480 anos de colonização de São Mateus. Vale explicar que essa solenidade faz parte do calendário oficial, que se realiza no mês de setembro, aniversário da cidade, mas devido as eleições municipais, sua realização foi adiada para novembro.

O evento aconteceu no Sesc, quando foram entregues títulos de Cidadania Honorária (Cidadão Mateense), Cidadão Benemérito, Visitante Ilustre, Mateense Ausente Nº 1, Medalhas Vale do Cricaré e Amigos de São Mateus. Além disso, foram contemplados com 12 comendas cidadãos que se destacaram em vários setores da sociedade.

Para quem participou da cerimônia, reclamou dos “discursos enfadonhos de vereadores” o que causou certo desinteresse e cansaço, uma vez que tomou muito tempo da parte principal que foi a solenidade de entrega dos títulos aos homenageados. Várias pessoas presentes ao evento deixaram o auditório devido a longa cerimônia.

Outro problema pontuado foi com equipamento para a apresentação de vídeo e também com o som. Um dos homenageados preparou uma apresentação que usaria pouco menos de 10 minutos, mas não obteve o suporte dos equipamentos que poderiam ilustrar sua apresentação, preparada com tanto zelo.

Apesar dessa dinâmica, para os presentes o saldo do evento foi positivo.

Orgulho mateense.

Confira a lista dos homenageados em 2024

Leia mais:  Prefeitura, PM e entidades avaliam ações do Réveillon e planejam outras para o carnaval de Guriri

CIDADANIA HONORÁRIA (CIDADÃO MATEENSE)

Ivonete Trés

Keyla Cristina de Araújo Santos

Luciene Santos de Jesus Basílio

Cecílio José dos Santos

Roberto da Costa

Arnaldo Pires de Souza

Ester Fraga da Silva

Jairo Santos de Jesus

Joaci Souza Nunes

Rita de Cassia Santos de Souza

Vanuza Gonçalves Ribeiro

Wellington Santos Paiva

Zenilda Lavanhole de Souza

Kesia da Silva Souza

Roberto Motta Gomes

Odirley Rigoti

Clicia Saionara Andrade Duda

Murillo Faccini de Angelo

Carlos Eduardo Muller

Jocelino dos Santos Ramos

Fernando Fachetti

José Carlos Gonçalves

Wenison José dos Santos Reis

Doriedson Luiz Oliveira

Sonia Gomes Lubke

Welton Paulo da Silva

Rosilene Martins Costa Pasti

Dalva Costa Oliveira

Heraldo Quinelato

Valmir Oliveira Alves Filho

Marcelo Barreto da Silva

Ednara Oliveira Bonifácio

Natalice Oliveira Pinto

Jefferson Bonomo Barcellos

Rute Ribeiro de Oliveira

Cleidy Haeffner Martins

Eronilton Barbosa dos Santos

Maurilio Pereira Rodrigues

Sergio Marcos Vieira de Souza

Vanete Miguel Timoteo

Karina Arrebola Brahim

Clebson Coutinho Bazoni

Christiane Andrade Gomes Schemes

Duília Vianna Motta Alves

Marcelo Alves de Oliveira

Marlon Borges de Oliveira

Gracieli Corrêa Honorato

João Batista Gonçalves

Lucas Modenesi Vicente

Wanderson Bonomo

Jessé Cupertino

Rômulo Brito Sírio

Edmar Lorencini dos Anjos

Hudson Soares Leal

Julia Peruchi Guimarães Brito

Pedro Santana Gonçalves

Luzia Moreira Da Cruz

Osvailson da Silva Moreira

Celio dos Santos Mereles

Leia mais:  Alerta máximo na ladeira do Besouro, devido risco de novas chuvas intensas

Gilberto da Costa Neves

 

CIDADÃO BENEMÉRITO

Frank Cardoso

Maria José Gomes Borges

 

VISITANTE ILUSTRE

Richardeny Luiza Lemke Ott

Elias Wagner

 

MATEENSE AUSENTE Nº 1

Lauro Nardoto Conde

 

MEDALHA VALE DO CRICARÉ

Jamily de Jesus Botelho

Everton Christ

Arthur Wagemacker Reis

 

MEDALHA AMIGOS DE SÃO MATEUS

Gilson Meireles dos Santos

Priscila Costa Souza

Marcos Dalbem Samaritano

Rodrigo Azevedo Batista

Marcus Azevedo Batista

 

COMENDA DE MÉRITO HERINÉA LIMA OLIVEIRA

Carlos Santos da Rocha

COMENDA DE MÉRITO “ANDRÉ ORLANDI NARDOTTO”

Dionny Felipe

COMENDA DE MÉRITO “JACKSON MENDONÇA BAHIA”

Michelle da Conceição Trés Santana

COMENDA DE MÉRITO “IVANA NASSUR DE PAIVA GONÇALVES”

Rui Carlos Baromeu Lopes

COMENDA DE MÉRITO “JOSÉ LUIZ NEVES”

Itamar Soares Dias

COMENDA DE MÉRITO “MANOELITO EMÍLIO DE ALMEIDA”

Bismark Zuliani Pavezi

COMENDA DE MÉRITO “GERALDO CASOTTI SIMÃO”

Ronan Hilario da Silva

COMENDA DE MÉRITO “OLAVO ZULIANI PESSANHA”

Giuliano Coradini Quinquim

COMENDA DE MÉRITO “IOSANA FUNDÃO AZEVEDO”

Luciana Moreira da Costa

COMENDA DE MÉRITO “WALLACE CASTELLO DUTRA”

Jailson Barbosa

COMENDA DE MÉRITO “MATHEUS CUNHA FUNDÃO”

Isaias Rosa de Oliveira

COMENDA DE MÉRITO “GUALTER NUNES LOUREIRO”

O ex-prefeito, Amadeu Boroto, recebeu a homenagem em sessão da Câmara desta segunda-feira (02/12) porque no dia da Sessão Solene estava em compromisso familiar.

Continue lendo

São Mateus

Mulher tem casa invadida e acaba esfaqueada pelo ex-marido em São Mateus

Publicado

Segundo a vítima, moradores da região ainda tentaram perseguir e alcançar o suspeito, mas ele conseguiu fugir

Uma mulher de 42 anos ficou ferida após ser atingida com facadas, dentro de casa, no bairro Porto, em São Mateus, na manhã de quarta-feira (4). Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a vítima foi socorrida para o Hospital Roberto Silvares, onde está em quadro estável.

Na unidade, horas depois, à tarde, a vítima relatou aos militares que estava com a filha, que não teve a idade informada, quando o ex-marido, de 38 anos, invadiu a residência e a atingiu na região do peito, braço e nas costas, tentando matá-la. O indivíduo fugiu logo depois do crime. Moradores ainda tentaram persegui-lo, mas não conseguiram alcançar o homem. Ele não foi mais visto.

Conforme o boletim, a mulher disse que o ex-marido ficou preso por cerca de oito meses por crime da Lei Maria da Penha e havia deixado o sistema prisional recentemente.

Leia mais:  Projeto de estudantes de São Mateus alcança 1º lugar em Feira de Ciências, Tecnologias e Humanidades do Vale do Cricaré
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana