conecte-se conosco


São Mateus

EDITORIAL – São Mateus vive momento decisivo e pode sair do caos e entrar na prosperidade

Publicado

A população do município de São Mateus tem convivido nos últimos quatro anos com o caos político-administrativo implantado pela atual gestão comandada pelo empresário de trio elétrico Daniel da Açaí (agora virou Santana). São quatro anos em que a cidade vive na total desorganização, sem qualquer investimento que possa orgulhar seus moradores. As ruas foram tomadas pelos ambulantes e os índices de desocupados e criminosos aumentaram consideravelmente.

O setor de saúde não tem qualquer investimento que possam melhorar o atendimento, a educação não é prioridade para esse governo e os serviços básicos foram descartados. Num orçamento que em quatro anos atingiu a marca de R$ 300 bilhões não foram suficientes para edificar nenhum benefício de infraestrutura, obras que poderiam ter suas demandas atendidas com recursos volumosos dos royalties do petróleo e dos impostos pagos pelos moradores.

O único investimento que mereceu toda a atenção do prefeito Daniel foi o de trios elétricos e de festas que sempre teve retorno financeiro para si e seus colaboradores nesse tipo de negócio. As denúncias de desvios de recursos são inúmeras, mas as ações de órgãos habilitados para coibi-los foram e são pífias, numa clara demonstração de – no mínimo – estranha e de omissão e até de suposta cumplicidade. Todo cidadão mateense percebe o desprezo desses órgãos por uma ação efetiva de combate ao desmando e de, ao menos, investigar as denúncias feitas, inclusive pela Câmara de Vereadores junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas. Todos os órgãos ficaram de olhos vedados e com aquele sorriso cínico de paisagem.

Leia mais:  Câmara coordena frente pelo Centro Portuário e comissões vão ouvir secretários sobre PDM

As eleições municipais acontecem neste domingo (15) e são decisivas para mudar o rumo dessa sinistra realidade em pela qual passa o município. A hora de dar um basta na desfaçatez, na corrupção deslavada, na incompetência e na institucionalidade do crime é agora, votando para colocar de porta a fora da municipalidade todo esse trágico e desprezível legado que essa atual gestão está nos deixando. E ainda tem “cidadão” que deseja que esse estado caótico continue dando ao atual inquilino do Executivo mais quatro anos para consolidar em definitivo a desgraça para o povo de um dos municípios mais importante do Brasil, com um passado glorioso e um presente que nos envergonha.

Votemos com consciência e responsabilidade. Temos a oportunidade de vislumbrar dias melhores com a cidade organizada, a economia recuperada, o produtor rural com estradas e inventivo para continuar alimentando as pessoas com a sua produção. Votemos para recuperar a verdadeira cultura do município, por melhor atendimento na saúde, na educação e fazer com que possamos andar pelas ruas com segurança. Vamos resgatar o orgulho de sermos verdadeiros cidadãos mateenses e não apenas arremedo de gente que apenas habita um espaço físico em um lugar qualquer.

Leia mais:  Preços em Guriri estão na estratosfera e moradores reclamam do Procon

Vamos votar naquele que é o melhor para o momento de expurgar a doença que está matando o município de São Mateus. Avante bravo povo de nossa cidade. Vamos dar um chute no trazeiro dessa camarilha que tem nos feito muito mal. A daqui e a de fora.

Vote consciente. Vote com responsabilidade para que possamos começar a recuperar a nossa autoestima e nossa honra de bons cidadãos.

publicidade

São Mateus

Jogos Escolares 2022 (JEES) tem abertura oficial em São Mateus

Publicado

Com direito a Pira Olímpica e desfile das equipes, com a presença de autoridades e delegações dos Municípios que fazem parte da Região VI – São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Montanha, Pinheiros e Ponto Belo – foi realizada ontem (16), na quadra do Centro de Vivência Amélia Boroto, a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares 2022 em São Mateus (JEES).

O Município está sediando as competições de esportes coletivos – vôlei, handebol, basquete e futebol de salão, masculino e feminino, infantil – até 14 anos – e juvenil – 15 a 17 anos – que definem os representantes da Região VI nas finais estaduais dos Jogos, em Guarapari, de onde sairão os representantes capixabas para as etapas nacionais.

As finais estaduais, infantil e juvenil, acontecerão de 06 a 11 de junho (infantil + Festival Paralímpico) e 20 a 25 de junho (juvenil), no Sesc, de Guarapari. As etapas nacionais serão em Aracaju, Rio de Janeiro e São Paulo.

EXPERIÊNCIA PARA A VIDA

Para a secretária municipal de Educação, Luciana Moreira, a competição “é uma marca que esses atletas levarão por toda a vida. São Mateus tem muito orgulho por estar sediando essa edição do evento”. 

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, lembrou que essa edição do JEES tem um significado ainda mais especial, pois é o primeiro realizado desde o início da pandemia. 

Leia mais:  São Mateus ganha Centro de Referência das Juventudes (CRJ)

EQUIPES EM QUADRA

A diferença básica entre as modalidades infantil e juvenil, além da idade, é que no infantil são as escolas que disputam as vagas, enquanto no juvenil são seleções locais, formadas a partir dos times escolares.

As escolas-equipes que representam São Mateus nessa etapa da competição são as seguintes:

Categoria Infantil – até 14 anos:

Futsal, masculino e feminino: EMEF Vereador Laurindo (Bairro Litorâneo)

Vôlei, masculino e feminino: EMEF Aviação 

Basquete, masculino: Colégio Alternativa

Handebol, feminino: Colégio Alternativa

Para a disputa regional, categoria juvenil – 15 a 17 anos – foram selecionadas as seguintes equipes:

Base do futsal, masculino e feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do vôlei feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do basquete masculino: EEEFM Wallace Dutra

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DOS JOGOS

As competições acontecem de segunda a quinta-feira na quadra do Centro de Vivência – Bairro Carapina. As partidas de sexta e sábado serão na quadra do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc) – Bairro Universitário.

A tabela para a região VI com todos os jogos, horários e locais está no link https://sesport.es.gov.br/Media/Sesport/GEECL/JEES/Regi%C3%A3o%20VI%20-%20S%C3%83O%20MATEUS-1.pdf 

Leia mais:  Preços em Guriri estão na estratosfera e moradores reclamam do Procon

Os representantes estaduais para esportes individuais – atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica), xadrez – e os atletas das competições paralímpicas – atletismo, parabadminton, bocha, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado -, estudantes-atletas que irão para as disputas nacionais, serão definidos em competições classificatórias que acontecerão a partir de 4 de junho.

RESULTADOS DESTA SEGUNDA-FEIRA

HFI – Lago Dos Cisnes – São Mateus 1 X 31  Emir de Macedo – Pinheiros

HMI – CEI Educação Rural – Boa Esperança 17 X 09  Benônio Falcão – Conceição Da Barra

HFJ  – Seleção de Montanha – 5 x 15 – Seleção de Boa Esperança 

HMJ – Seleção de Pinheiros – 17 x 10 Seleção de Conceição da Barra

FFI –  Laurindo Samaritano – São Mateus –  2 X 1  Domingos Martins – Montanha

FMI – Laurindo Samaritano – São Mateus – 1X 8 –  Domingos Martins – Montanha

FMI – Emir Macedo – Pinheiros  1 X 1  Maria Magdalena – Ponto Belo 

FFJ – Seleção de São Mateus 8 X 1 Seleção de Pinheiros

Continue lendo

São Mateus

US3 terá plantão sábado e domingo para atendimento a pacientes de oftalmologia e angiologia previamente agendados pela CRM

Publicado

São Mateus – Neste sábado e domingo, a partir das 8h, na US3 do Bairro Boa Vista, vai acontecer um plantão de oftalmologia e angiologia. Serão realizados 70 atendimentos em cada dia – 40 oftalmo, 30 angio –, a pacientes que já estão agendados pela Central de Regulação Municipal e aguardando consulta.

Para os pacientes oftalmológicos, nos casos que se enquadrarem dentro dos critérios sócio econômicos, após avaliação de profissional da Assistência Social da Secretaria de Saúde do Município, também serão ofertados os óculos.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, “esse sistema de plantões é mais uma política pública eficiente que implementamos no esforço para acabar com a fila de espera para essas especialidades, e segue a política de qualidade da gestão Daniel Santana, que prioriza o atendimento aos que mais precisam do Poder Público”.

Leia mais:  Prefeitura de São Mateus mantém manutenção de estradas para facilitar escoamento agrícola
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana