conecte-se conosco


São Mateus

EDITORIAL – São Mateus vive momento decisivo e pode sair do caos e entrar na prosperidade

Publicado

A população do município de São Mateus tem convivido nos últimos quatro anos com o caos político-administrativo implantado pela atual gestão comandada pelo empresário de trio elétrico Daniel da Açaí (agora virou Santana). São quatro anos em que a cidade vive na total desorganização, sem qualquer investimento que possa orgulhar seus moradores. As ruas foram tomadas pelos ambulantes e os índices de desocupados e criminosos aumentaram consideravelmente.

O setor de saúde não tem qualquer investimento que possam melhorar o atendimento, a educação não é prioridade para esse governo e os serviços básicos foram descartados. Num orçamento que em quatro anos atingiu a marca de R$ 300 bilhões não foram suficientes para edificar nenhum benefício de infraestrutura, obras que poderiam ter suas demandas atendidas com recursos volumosos dos royalties do petróleo e dos impostos pagos pelos moradores.

O único investimento que mereceu toda a atenção do prefeito Daniel foi o de trios elétricos e de festas que sempre teve retorno financeiro para si e seus colaboradores nesse tipo de negócio. As denúncias de desvios de recursos são inúmeras, mas as ações de órgãos habilitados para coibi-los foram e são pífias, numa clara demonstração de – no mínimo – estranha e de omissão e até de suposta cumplicidade. Todo cidadão mateense percebe o desprezo desses órgãos por uma ação efetiva de combate ao desmando e de, ao menos, investigar as denúncias feitas, inclusive pela Câmara de Vereadores junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas. Todos os órgãos ficaram de olhos vedados e com aquele sorriso cínico de paisagem.

As eleições municipais acontecem neste domingo (15) e são decisivas para mudar o rumo dessa sinistra realidade em pela qual passa o município. A hora de dar um basta na desfaçatez, na corrupção deslavada, na incompetência e na institucionalidade do crime é agora, votando para colocar de porta a fora da municipalidade todo esse trágico e desprezível legado que essa atual gestão está nos deixando. E ainda tem “cidadão” que deseja que esse estado caótico continue dando ao atual inquilino do Executivo mais quatro anos para consolidar em definitivo a desgraça para o povo de um dos municípios mais importante do Brasil, com um passado glorioso e um presente que nos envergonha.

Votemos com consciência e responsabilidade. Temos a oportunidade de vislumbrar dias melhores com a cidade organizada, a economia recuperada, o produtor rural com estradas e inventivo para continuar alimentando as pessoas com a sua produção. Votemos para recuperar a verdadeira cultura do município, por melhor atendimento na saúde, na educação e fazer com que possamos andar pelas ruas com segurança. Vamos resgatar o orgulho de sermos verdadeiros cidadãos mateenses e não apenas arremedo de gente que apenas habita um espaço físico em um lugar qualquer.

Vamos votar naquele que é o melhor para o momento de expurgar a doença que está matando o município de São Mateus. Avante bravo povo de nossa cidade. Vamos dar um chute no trazeiro dessa camarilha que tem nos feito muito mal. A daqui e a de fora.

Vote consciente. Vote com responsabilidade para que possamos começar a recuperar a nossa autoestima e nossa honra de bons cidadãos.

Leia mais:  Jerri acredita no fim do impasse entre Iema e Petrocity: ‘porto será implantado em São Mateus’
publicidade

São Mateus

São Mateus segue em risco moderado pelo novo Mapa de Risco Covid-19

Publicado

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (14), o 55º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência desta segunda-feira (17) até o próximo domingo (23). Dos 78 municípios capixabas, 18 estão classificados em Risco Baixo, 32 em Risco Moderado e outros 28 em Risco Alto. Com o fim da regra da conurbação dos municípios da Grande Vitória, a classificação dos municípios passa a ser feita de forma individual.

Também foi anunciada a liberação total do transporte intermunicipal e interestadual, além da ampliação do horário do serviço de transporte público coletivo na Região Metropolitana de 5h à meia-noite.


A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO BAIXO: Águia Branca, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Colatina, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Mucurici, Muqui, Piúma, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama e Vitória.

RISCO ALTO: Alegre, Anchieta, Apiacá, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Itapemirim, Linhares, Marataízes, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério e Vila Velha.

Leia mais:  Prefeito Daniel Santana inaugura unidade de saúde no bairro Seac
Continue lendo

São Mateus

Bandidos fazem reféns no Centro de São Mateus

Publicado

Uma manhã de pânico causada por dois bandidos no Centro de São Mateus nesta quinta (13/05)

Na manhã desta quinta-feira, por volta das 11:30, segundo informações iniciais, dois bandidos armados invadiram um escritório de uma corretora de imóveis, localizada no centro de São Mateus, próximo a igreja Batista Sião.

Os bandidos teriam invadido o escritório, fazendo funcionários reféns, após uma tentativa frustrada de assalto.

Cidadãos ouvidos disseram que houve confronto com a polícia. Os policiais chegaram ao local com armamento pesado, o confronto terminou com um dos suspeitos baleado e o outro foi preso pela polícia. 

Nossa equipe está buscando mais informações junto a polícia.

Leia mais:  Homem vivia em uma jaula como um animal
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana