conecte-se conosco


Cidades

EDP alerta: acidentes com pipas deixaram mais de 150 mil clientes sem energia elétrica no Espírito Santo em 2024

Publicado

A Grande Vitória registrou a maior parte das ocorrências, com mais de 100 mil clientes prejudicados

Verão, férias e calor. Dias perfeitos para soltar pipa. Para evitar que essa brincadeira se transforme em uma dor de cabeça, a EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, reforça dicas de segurança voltadas à prevenção de acidentes com a rede elétrica. Em 2024, mais de 154 mil clientes em todo o Espírito Santo tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a acidentes provocados por essa atividade.

Durante esse período, a EDP contabilizou em todo o Espírito Santo um total de 647 ocorrências, que afetaram residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e hospitais, por exemplo.

A Grande Vitória foi a região que mais demandou atendimento das equipes da EDP, com 411 ocorrências. Vila Velha e Cariacica foram os municípios que registraram o maior número de ocorrências com pipas nesse período, interrompendo o serviço em mais de 63 mil unidades consumidoras.

Nos municípios do Norte do estado foram 62 ocorrências, que resultou na interrupção do fornecimento de energia para cerca de 20 mil clientes, sendo que Linhares registrou 50% das ordens. Já no Sul, onde foram somadas 162 ocorrências e mais de 25 mil clientes interrompidos, os municípios que mais contribuíram para esses números foram Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari.

Leia mais:  A maior MEC SHOW de todos os tempos: feira supera todas as expectativas e movimenta R$100 milhões em negócios em 3 dias

Nessas situações, Filipe Lima, gestor da EDP no Espírito Santo, lembra que os incidentes com as pipas podem ir além da interrupção de energia, já que o contato com a rede elétrica pode ocasionar acidentes graves. “As consequências de uma pipa enroscada na fiação são muito grandes. Por isso, é fundamental que se mantenha a maior distância possível da rede elétrica e nunca tentem retirá-las dos fios”, alerta.

As linhas de pipas – com ou sem cerol ou produtos cortantes – causam desligamentos ao romper os cabos de energia e podem provocar curtos-circuitos ao ficarem presas na fiação. O uso de materiais metalizados nas rabiolas e no revestimento das pipas potencializa ainda mais os riscos para toda a população.

Em muitos casos, a tecnologia do Centro de Operações Integrado (COI) da EDP ajuda a reduzir o impacto aos clientes por meio de manobras automatizadas no sistema de distribuição de energia, porém os transtornos provocados por esse tipo de ocorrência podem ser grandes. Na maioria das situações, equipes técnicas precisam ser direcionadas para o atendimento em campo, realizar a retirada da pipa, limpeza da rede e reparo dos danos causados, e, por questão de segurança, os clientes próximos ao local ficam com o fornecimento de energia interrompido até a finalização dos trabalhos.

Leia mais:  Prefeitura de Jaguaré já está nas ruas para combater o mosquito da dengue

Dicas para soltar pipas em segurança

• Utilize sempre espaços abertos, como parques e campos, longe da presença de fios de energia elétrica.

• Não tente retirar as pipas caso elas fiquem enroscadas nos fios elétricos. Nunca use varas nem suba em postes, muros ou lajes para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente técnicos da distribuidora são treinados para manusear a rede com toda segurança.
• Nunca arremesse objetos na rede elétrica para resgatar as pipas. Isso pode causar graves acidentes.

• Jamais use cerol ou “linha chilena”. Além de serem proibidos, podem provocar acidentes graves e até mesmo mortes.

Em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, nunca se aproxime do local. Entre imediatamente em contato com a EDP por um dos canais de atendimento:

– Site: www.edponline.com.br
– Aplicativo EDP Online
– Whatsapp EDP: (27) 99772-2549
– Central de atendimento por telefone: 0800 721 0707

publicidade

Cidades

Sebrae/ES apresentará avanços no turismo da Regional Central durante Jornada Gastronômica & Turística

Publicado

Evento em Colatina, Ibiraçu e Linhares também contará com palestra da empreendedora Luciana Balbino, referência nacional em turismo rural

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) irá realizar nos próximos nos dias 23 e 24 de abril a Jornada Gastronômica & Turística: Descubra Destinos, Vivencie Sabores! com programação especial em três municípios: Colatina, Ibiraçu e Linhares. O principal objetivo da ação é apresentar os resultados alcançados pelos atendimentos do Sebrae aos empreendimentos turísticos da região, reforçando o papel do turismo como motor do desenvolvimento econômico e sustentável.

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

A Jornada é direcionada a empreendedores do setor, entidades públicas, estâncias de governança em turismo e parceiros locais. Durante o evento, os participantes terão acesso a dados atualizados sobre o cenário do turismo no Espírito Santo e, especialmente, nos municípios atendidos pela Regional Central, com orientações práticas para qualificação e crescimento dos negócios turísticos.

Outro ponto alto da programação é a palestra da empreendedora Luciana Balbino, proprietária do Restaurante Rural Vó Maria e do Sítio Casa de Vó, na Paraíba. Reconhecida pela revista Forbes como uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro” no Brasil, Luciana vai compartilhar sua experiência com projetos de impacto social e desenvolvimento territorial por meio do turismo e da gastronomia rural. Sua trajetória inspiradora promete enriquecer o debate com exemplos reais de transformação em comunidades do campo.

Leia mais:  Hospital de Cachoeiro recebe 60 novos leitos de Covid-19

A programação será aberta em Colatina, no dia 23 de abril, das 8h às 12h, no Cerimonial Simonassi. No mesmo dia, a Jornada segue para Ibiraçu, com programação das 16h às 20h no auditório do Instituto Espírito Santo de Inovação Social (IESIS). Encerrando o circuito, o evento será realizado em Linhares no dia 24 de abril, das 14h às 18h, no Solarium Cerimonial.

“A Jornada é uma ação da regional para apresentar o resultado de atuação estratégica para o turismo e gastronomia do Sebrae, a fim de melhorar e ampliar o valor agregado da oferta turística através de ações e estratégias personalizadas de acordo com o perfil do território. Nós vamos apresentar a evolução dessas ações no último ano, onde lançamos as ferramentas e os resultados alcançados através do 360, do Decola, do turismo de experiência, dos festivais e das parcerias. A Luciana é um case de sucesso que estamos trazendo e falará sobre transformação de território através da liderança empreendedora, então vai compor muito bem ao evento como um todo”, explica Carla Bortolozzo, Gerente da Unidade Regional Central do Sebrae/ES.

Leia mais:  Detran comunica interrupção temporária de provas práticas e transferências de veículos de outros estados

Outro destaque da programação é o lançamento da plataforma Panela de Barro, iniciativa do Instituto Panela de Barro, parceiro do Sebrae na promoção da identidade e da valorização cultural capixaba. Em Colatina, a Jornada também contará com a parceria do Banco do Nordeste, que vem apoiando o fomento financeiro a empreendimentos turísticos da região, principalmente no município de Pancas. Nos demais municípios, o evento conta com o apoio das prefeituras locais e das Salas do Empreendedor, que atuam na mobilização e divulgação junto aos empresários.

Com uma proposta dinâmica e inspiradora, a Jornada busca não apenas divulgar os resultados já alcançados pelo Sebrae junto ao setor turístico, mas também fomentar novas conexões, oportunidades de negócios e o fortalecimento da governança local em torno do turismo como vetor de desenvolvimento.

Continue lendo

Cidades

PMV nomeia pedagogos e professores para atuarem na rede municipal

Publicado

A Prefeitura de Vitória está nomeando os candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a contratação de pedagogos e professores que irão atuar na Rede Pública de Ensino no ano letivo de 2025, por tempo determinado. Os selecionados passaram para a 2ª etapa, em que é necessário comprovar as informações declaradas e apresentar os documentos para contratação. As convocações foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (16).

Os candidatos que constam nos editais 089/2025 (Pedagogos) e 090/2025 (Professores) devem comparecer com o comprovante de inscrição impresso e toda a documentação exigida em edital, na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registros (Atendimento RH), da Seges, localizada na sede da Prefeitura de Vitória, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, bairro Bento Ferreira, no próximo dia 22/04/2025.

Atenção aos horários de apresentação:

Apresentação às 8h:
Professor de Educação Básica IV – PEB IV – Função Pedagógica – 25h ou 40h ou 44h (Ed.14/2024)

Apresentação às 13h:
Professor de Educação Básica II – PEB II – Séries Iniciais do Ensino Fundamental – 25h ou 44h (Ed. 012/2024)

Leia mais:  A maior MEC SHOW de todos os tempos: feira supera todas as expectativas e movimenta R$100 milhões em negócios em 3 dias

Documentação

Todos os candidatos deverão entregar o laudo médico admissional emitido por empresa especializada (ASO – contendo as informações para a Prefeitura Municipal de Vitória) na função pleiteada. A relação de documentos e formulários obrigatórios para a admissão estarão disponíveis no site selecao.vitoria.es.gov.br, e os mesmos deverão ser entregues sem rasura e legível. O edital destaca que poderão ser solicitados novos documentos para a conclusão do processo de contratação.

Na hipótese de as vagas disponíveis no momento desta convocação serem preenchidas antes de se esgotar a lista de candidatos convocados, a equipe responsável pelo atendimento encerrará as chamadas. Os candidatos não admitidos na ocasião permanecerão na lista de classificação e aguardarão nova chamada pelo site – sem perda de sua posição.

Os candidatos deverão obedecer ao horário definido no Edital. Serão distribuídas as senhas por ordem de convocação. O candidato que comparecer após o horário determinado, não terá a prioridade da escolha das vagas.

O candidato que já possui um ou dois vínculos no Município, ficará ciente, que deverá sair dos vínculos atuais no momento da assinatura do contrato, para exercer a função de 44 horas, desde que não seja a mesma função que está sendo convocado.

Leia mais:  Detran comunica interrupção temporária de provas práticas e transferências de veículos de outros estados

Também serão realizadas as assinaturas de contrato. Portanto, os candidatos deverão apresentar toda a documentação e formulários (incluindo a declaração de acúmulo, emitida pelo RH do órgão), sob pena de eliminação caso o candidato deixe de apresentar algum documento/formulário.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana