Lubiana Barrigueira protocolou a chapa nesta sexta-feira. Enivaldo dos Anjos, que também queria disputar, recuou e apoiou o correligionário
A eleição para a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) será em chapa única. O candidato será o prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana (PSB), o Lubiana Barrigueira. A chapa foi registrada na sexta-feira (21).
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), que ensaiou também disputar o comando da associação, tirou o time de campo e ajudou a montar uma chapa única que deve contar com o voto unânime dos prefeitos.
Enivaldo vai coordenar um grupo político na região Noroeste de apoio ao governador nas eleições de 2026. Também vai auxiliar o PSB na formação de chapas para estadual e federal, na região.
“Enivaldo ajudou a construir esse movimento de unidade, nos 78 municípios, e ele vai liderar o projeto político, junto ao governador Renato Casagrande, principalmente na região Norte. Mas ele foi uma das peças fundamentais para construir essa unidade entre os prefeitos”, disse o atual presidente da Amunes, Luciano Pingo.
O governador também teria ajudado na construção da chapa única.
Barrigueira já vinha se articulando para ser o candidato único na disputa pela Amunes. Em entrevista anterior à coluna, ele contou já ter o apoio de muitas lideranças para a empreitada.
“O atual presidente (Luciano Pingo) me apoia, além de prefeitos da Grande Vitória, como Arnaldinho Borgo (Vila Velha), muitos prefeitos do Norte e do Sul. Com muitos, as conversas já estão bastante adiantadas. O governador também tem simpatia pela nossa candidatura”, disse o prefeito, na ocasião.
A chapa ficou assim:
Presidente: Lubiana Barrigueira – Prefeito de Nova Venécia
Vice-presidente: Paulo Celso Cola Pereira – Prefeito de Piúma
Secretário: Edilson Monteiro – Prefeito de Pinheiros
Tesoureira: Ana Izabel Malacarne – Prefeita de São Domingos do Norte
Barrigueira já presidiu a associação, em 2021, e disse que o principal desafio agora será auxiliar os prefeitos a encontrarem saídas para uma inevitável perda de receitas que se aproxima como consequência da Reforma Tributária.
O mandato à frente da instituição vai de 2025 a 2027, ou seja, passa pelas eleições gerais, no ano que vem. Representante dos municípios, o presidente da Amunes acaba tendo uma grande influência sobre os prefeitos, o que é um ativo bastante relevante, principalmente em ano eleitoral.
Barrigueira é do PSB, correligionário e aliado de Casagrande que, no ano que vem, deve ser candidato ao Senado e vai precisar contar com o apoio das lideranças regionais.
A eleição será às 14 horas do próximo dia 31, na sede da Amunes.
Cinco parlamentares e o prefeito de Cariacica estão apoiando as chapas que concorrem pela presidência da Associação de Moradores do Bairro República
Está pegando fogo a disputa pelo comando do Bairro República, que fica na Região da Grande Goiabeiras, em Vitória. Ao menos cinco deputados estaduais e um prefeito da Grande Vitória estão envolvidos no pleito, apoiando as chapas que concorrem.
A eleição para a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro República acontece neste domingo (27), das 9h às 17h, na quadra da Praça Terezinha Grecchi. Duas chapas estão na disputa:
A Chapa 1 é liderada por duas mulheres e representa a continuidade da gestão que está no comando. Kátia Oliveira disputa como presidente e Simone Oliveira como vice. A chapa, que tem como lema “Unidos faremos muito mais”, também conta com o atual presidente da associação, Walter Guedes, no posto de secretário. O grupo de Walter comanda a associação por 9 anos.
Eles são apoiados pelo deputado estadual Denninho Silva (União) e, na última sexta-feira (25), receberam o reforço do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que, ao lado de Walter, pediu votos para a chapa.
“Não vamos arriscar mudar (…) Esse homem aqui é trabalhador, é guerreiro. Eu estou hipotecando a minha solidariedade a Walter Guedes”, disse Euclério.
O vídeo de Euclério pedindo votos para a chapa 1 foi postado no perfil pessoal do deputado Denninho, que é sobrinho do prefeito. O deputado fez várias outras postagens pedindo votos também: “O trabalho que vem transformando a nossa região não pode ser interrompido”, escreveu o deputado na legenda de uma das postagens.
Euclério e Walter Guedes
Para quebrar a hegemonia, o funcionário público Antônio Carlos Fraga e a professora aposentada Maria Ângela Veltem, a Anginha, colocaram os nomes à disposição e formam a chapa 2, que tem como lema “Renova Bairro República”.
Antônio Carlos, que encabeça a chapa, é assessor parlamentar do deputado estadual Coronel Weliton (PTB), que apoia a chapa. Além de Weliton, também estão com Antônio os deputados Fabrício Gandini (PSD), Danilo Bahiense (PL) e Mazinho dos Anjos (PSDB) – segundo informou à coluna a assessoria de Gandini.
“Eles representam a renovação, a transparência e a participação popular. É hora de abrir espaço para quem realmente ouve os moradores e quer o bem do bairro. Eu estou com a chapa 2”, disse Gandini, ao lado de Anginha, num vídeo que foi publicado em seu perfil no Instagram.
O mandato do presidente da associação é de três anos, podendo ser renovado por mais três. Mas, segundo a chapa 2, Walter não teria convocado eleições ao final do seu segundo mandato (em 2022), tendo sido pressionado pela chapa adversária para marcar o pleito.
Nos bastidores, a disputa está acirrada e movimentando outros atores políticos do município. Ontem (25), o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) fez a entrega do Parque Kids do bairro num evento concorrido pelas lideranças que disputam o comando da associação.
Um dos pontos mais sensíveis no bairro, que conta com aproximadamente quatro mil moradores, é a questão da segurança, com moradores assustados com furtos e arrombamentos. Um ponto também muito destacado é a defesa de ações para movimentar a economia local e o empreendedorismo, como o retorno da feirinha na praça do bairro.
Para votar é preciso ser maior de 16 anos e comparecer ao local de votação com documento de identidade e comprovante de residência. O resultado deve sair ainda na noite de amanhã (27).
O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, neste sábado (26), a Ordem de Serviço para o início das obras de restauro e reabilitação do histórico Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, no município de Guarapari. As obras vão contar com investimento superior a R$ 20 milhões, com execução por meio de contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) já definida por meio de licitação. O prazo de conclusão estimado é de 360 dias.
O Radium Hotel será restaurado respeitando suas características originais, mas com modernização necessária para que possa ser transformado em um centro de inovação, tecnologia e cultura, aberto à população e aos visitantes. O espaço também vai abrigar atividades de difusão científica e formação profissional, ampliando seu alcance para além do turismo histórico.
“Essa é mais do que uma obra, é o restauro de uma memória afetiva. Teremos um equipamento lindíssimo e que poderá ser utilizado em uma parceria com o terceiro setor. Vamos formar pessoas em turismo e hotelaria, setores que são muito fortes aqui em Guarapari. A cidade recebe investimentos do Governo do Estado, como a Orla de Meaípe, o acesso de Setiba, a Rodovia do Flamboyant, entre outros. Abrimos um hospital que hoje tem 167 leitos e em três meses já foram realizadas 358 cirurgias”, listou o governador Casagrande.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da obra para o Espírito Santo: “Hoje celebramos não apenas o início de uma obra, mas a preservação da nossa história e a construção de um novo futuro para Guarapari e para todo o Estado. O Radium Hotel volta a ser símbolo de orgulho, agora como espaço de inovação e conhecimento acessível a todos os capixabas.”
Além da restauração do equipamento, o Governo do Estado firmou um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Guarapari para a construção de um novo espaço de lazer destinado aos feirantes da região. Por meio da transferência de R$ 1,28 milhão, o projeto prevê a criação de uma infraestrutura definitiva para acomodar as atividades das Associação dos Expositores do Radium Hotel e da Associação das Mulheres Unidas do Artesanato e Variedades de Guarapari.
A iniciativa garantirá melhores condições de trabalho para os expositores e fortalecerá o artesanato local, promovendo desenvolvimento econômico e social na região central de Guarapari. A gestão dos recursos e a execução da obra serão de responsabilidade da prefeitura, com fiscalização do Governo do Estado para assegurar a correta aplicação dos investimentos.
Inaugurado em 1953, em Guarapari, e originalmente planejado como uma Escola Naval, o edifício foi adaptado para se tornar um hotel cassino de padrão internacional. Localizado próximo à Praia da Areia Preta, o hotel tinha 140 quartos e atraía celebridades e políticos de todo o País. Ao longo dos anos, enfrentou períodos de declínio, mas permaneceu como um símbolo de uma época marcante para Guarapari, sendo atualmente reconhecido como um patrimônio histórico de grande importância para a cidade.