conecte-se conosco


Cidades

Em 100 dias de novo governo, gestão mantém ritmo de trabalho em Jaguaré

Publicado

Em cem dias de trabalho da nova gestão, a Prefeitura de Jaguaré mantém o ritmo dos últimos quatro anos; prefeito Marcos Guerra, fala em ampliar as ações para atender ainda melhor as demandas da população

Nos primeiros 100 dias da nova gestão, a Prefeitura de Jaguaré mostra o mesmo ritmo dos últimos 4 anos. O foco, segundo o prefeito Marcos Guerra, continua o mesmo, que é cuidar das pessoas. Com a marca do trabalho constante, a nova gestão – assim como a primeira, intensifica as ações na construção e manutenção de um município pensado e construído para todos.

Eficiente e mais humano

Assim, o Governo Municipal deu continuidade, nesse novo ciclo, à prática de escutar, acolher e agir sedimentando, dessa forma, um município mais moderno, presente, eficiente, transparente e, por consequência, mais humano tendo a população no centro das decisões. Em Jaguaré, os 100 primeiros dias revelam a entrega de obras e a realização de ações descentralizadas com a finalidade de continuar oferecendo mais qualidade de vida e dignidade para a população.

Mais e melhor

“Por ter um caráter de transição entre uma gestão e outra, esses primeiros 100 dias, revelam o ritmo e a intensidade do trabalho que queremos para Jaguaré. Nossa gestão, assim como nos últimos 4 anos, manteve o ritmo de trabalho. Isso porque sabemos que ainda temos muito a fazer pelo município. Nesses 100 dias inauguramos obras e entregamos equipamentos importantes para a comunidade. Tudo o que fizemos é um sinal do ritmo que vamos implementar nos próximos 4 anos para fazer ainda mais e melhor”, afirmou o prefeito Marcos Guerra.

 

O prefeito também citou o início das conversas com o Governo do Estado para a construção de uma nova barragem em Jaguaré para a segurança hídrica do município, além da construção do contorno viário, essencial para o município. Outros pontos de destaque são o avanço na estruturação do polo industrial, que entrou na segunda fase e a chegada da ACP Móveis, que vai se instalar no Palmito, com previsão de geração de 300 empregos inicialmente.

Leia mais:  Mais de três mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 no Espírito Santo

 

Entregas com qualidade

Entre as realizações nesses 100 dias, houve as inaugurações da Praça de Lazer do Palmito e da reforma e ampliação da Escola Comunitária Rural Municipal – Ecorm de Giral e da Japira e da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental – Emeief São Roque. Como ação emergencial, a Prefeitura agiu de forma imediata após as fortes chuvas e vendaval que atingiram os moradores das regiões de Valiati e São João Bosco em janeirpo, com atenção total das secretarias de Transportes e de Assistência Social.

 

Ressalta-se também a inauguração da Macrodrenagem Pluvial nos bairros Seac e Irmã Tereza, uma demanda antiga dessas comunidades para minimizar os problemas de alagamentos na região. A Prefeitura também inaugurou a nova Escola Municipal de Ensino Fundamental – Emef, em Barra Seca, um investimento de quase 12 milhões de reais com as duas intervenções, em parceria com o Governo do Estado. Veja abaixo algumas realizações da Prefeitura de Jaguaré nesses 100 primeiros dias da nova gestão.

 

– Atuação imediata para atender os moradores das regiões de Valiati e São João Bosco, após fortes chuvas e vendaval. Os moradores receberam atenção total das secretarias de Transportes e de Assistência Social.

– Inauguração da Emef de Barra Seca.

– Inauguração de reforma e ampliação das Ecorm’s do Giral e da Japira e da Emeief São Roque.

– Inauguração das melhorias no Estádio Conilon.

– Inauguração da Macrodrenagem Pluvial nos bairros Seac e Irmã Tereza.

– Inauguração da praça de lazer no Palmito.

– Doação do terreno para a ACP Móveis, onde será construída a nova fábrica que irá gerar 300 empregos diretos.

– Realização da 3ª edição da Descida Ecológica de Barra Seca ressaltando a importância da preservação do rio.

Leia mais:  Plano Agro: Linhares lança linha de cafés especiais produzidos no município

– Realização da 3ª edição do AgroDelas, como valorização da mulher produtora rural.

– Realização de ação de castração de cães e gatos, inclusive os que ficam nas ruas, em parceria com o Governo Estado.

– Realização da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente em parceria com o município de Alto Rio Novo.

– Realização do Seminário Educacional para os professores da rede municipal em janeiro, como preparação para o início das aulas.

– Continuação do programa do Governo do Estado, Compra Direta de Alimentos – CDA beneficiando diversas famílias cadastradas no Cras e no Creas, ao mesmo tempo em que se fortalece o agricultor familiar.

– Realização do 1º Seminário do Café Conilon, como incentivo à melhoria da qualidade do café produzido em Jaguaré.

– Criação do Programa de Qualidade do Café Conilon.

– Adesão à iniciativa da Fecafés à certificação Selo de Indicação Geográfica.

– Realização do evento de lançamento da Feira dos Municípios de 2025, na Região do Verde e das Águas, que congrega 7 municípios.

– Adesão ao novo programa que incentiva o desenvolvimento municipal, o Cidade Empreendedora Mais, que dá prioridade ao turismo.

– Com o trabalho e incentivo das secretarias de Agricultura e Turismo, o município já apresenta 11 marcas registradas de café conilon especial.

– Início do Programa de Regularização Fundiária (com doação de escrituras para alguns proprietários).

– Início do sistema de teleconsultas em parceria com o Governo do Estado.

– Início do atendimento odontológico domiciliar para pacientes acamados

– Pelo 4º ano consecutivo, a Prefeitura de Jaguaré entrega kits escolares. São 5.400 kits distribuídos para os estudantes.

– Continuação das operações de manutenção das estradas.

– Investimento na preparação e orientação aos pequenos e microempreendedores de Jaguaré.

publicidade

Cidades

Projeto Galpão D’Artes valoriza cultura, inclusão social e economia criativa em Vitória

Publicado

O Galpão D’Artes, iniciativa dedicada à promoção da arte, da cultura e da economia criativa em Vitória, realizou, neste sábado (26), mais uma edição da tradicional Feira Livre no Galpão D, no espaço do Ifes, em Jardim da Penha.

Transformando o galpão em um verdadeiro polo cultural, o evento ofereceu ao público uma experiência além da tradicional feira de alimentos, reunindo manifestações artísticas, produtos criativos e atrações culturais em um ambiente inspirado nos grandes centros urbanos brasileiros.

Com foco na geração de emprego e renda, o projeto beneficia atualmente 91 empreendedores criativos e artesãos, com atenção especial aos profissionais da terceira idade. Também se destaca pela inclusão social, dando espaço a jovens com Síndrome de Down para exporem suas criações, como pinturas, laços, camisas e canecas.

Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi homenageado pelo apoio à ampliação do acesso ao galpão, que facilitou a entrada de moradores e turistas, impulsionando o fluxo de visitantes e fortalecendo a geração de renda para os expositores. “Momento importante de reconhecimento aos artesãos, à economia criativa e à história do Espírito Santo, valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Acabou o frio? Previsão é de sol e termômetros acima dos 30ºC no fim de semana

Galpão das ArtesPeterson Pimentel, idealizador do projeto, lembrou que a homenagem foi um agradecimento pela sensibilidade em atender uma reivindicação antiga: “Antes, o acesso era feito apenas por um portão de 80 cm. Agora, com quase 3 metros de largura, a entrada está facilitada, o que impulsiona todos os nossos oito segmentos — da inclusão social ao artesanato, do vinil à literatura e muito mais”.

O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, também ressaltou a importância da integração da feira livre com o Galpão D’Artes: “Ao unir esses espaços, ampliamos a visibilidade do projeto, estimulamos empregos e oferecemos mais opções aos moradores da Grande Jardim da Penha”.

A programação do Galpão D’Artes conta ainda com a participação do coletivo Disco Vinil, agregando música e dinamismo ao ambiente. Com entrada gratuita e caráter comunitário, a iniciativa reforça a importância de espaços públicos voltados à cultura, ao empreendedorismo e à convivência cidadã.

Continue lendo

Cidades

Jaguaré marcou presença na 5ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicado

A Quinta Conferência Intermunicipal da Pessoa Idosa foi realizada em Conceição da Barra e contou com a comitiva de Jaguaré; evento contou com quase duzentos participantes e debateu políticas públicas para a pessoa idosa

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, marcou presença na 5ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi realizado no último dia 24 de abril, na sede do Cras Quilombola, em Conceição da Barra. O tema da conferência foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reuniu aproximadamente 160 pessoas, incluindo autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade, especialmente o público idoso.

A conferência foi promovida pela Prefeitura de Jaguaré, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jaguaré, em parceria com os municípios de São Mateus e Conceição da Barra. A comitiva jaguarense contou com 35 participantes, entre idosos, profissionais que atuam nos serviços socioassistenciais, a secretária municipal de Assistência Social, Soriana Stabenow e os vereadores Elizeu Ribeiro, Dunga do São Roque e Ricardo Barros.

Leia mais:  Mais de três mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 no Espírito Santo

Promoção dos direitos do idoso

“O principal objetivo do encontro foi promover a participação da sociedade, identificando os desafios do envelhecimento em nossos municípios. Também estamos focados em construir ações de igualdade no sentido de defender esse público, bem como promover os direitos e a cidadania de pessoas idosas, a partir da relação com a sociedade”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Soriana Stabenow.

O encontro teve como objetivo a discussão de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e à garantia dos direitos da população idosa. Durante os debates, foram elaboradas propostas que serão levadas à etapa estadual da conferência, prevista para o segundo semestre de 2025.

Participação

“Os encaminhamentos se concentraram principalmente na melhoria da acessibilidade para idosos, com ênfase no transporte público e na adequação das estruturas urbanas. Buscamos propostas que promovam a inclusão e assegurem a participação ativa dos idosos em todos os espaços da sociedade”, afirmou a presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Jaguaré, Orlania Rosa Câmara.

Ao final do evento, foram eleitos delegados e suplentes dos três municípios para representar suas respectivas cidades na conferência estadual. Conforme destacou a secretária Soriana Stabenow, as propostas apresentadas refletem o compromisso dos municípios com a construção de uma sociedade mais justa e democrática para todas as idades.

Leia mais:  Banestes é a maior empresa de serviços financeiros e seguros do Espírito Santo

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana