conecte-se conosco


Política e Governo

Em ato de diplomação, Weverson promete cuidar das pessoas

Publicado

A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (18), na Câmara Municipal da Serra

Em sua diplomação, o prefeito eleito da Serra, Weverson Walcker Meireles (PDT), disse que esse é o início de um novo capítulo para a maior cidade do Espírito Santo, com a promessa de avanços e de um futuro promissor para todos os serranos.

O prefeito eleito da Serra, Weverson Walcker Meireles (PDT), e sua vice eleita, Gracimeri Gaviorno (MDB), foram diplomados na manhã desta quarta-feira (18), em cerimônia realizada na Câmara Municipal da Serra. 

Meireles reafirmou a essência de sua campanha e o compromisso central de sua administração, ressaltando a missão de promover avanços estruturais e sociais, sempre com foco nas necessidades dos cidadãos serranos.

“Minha maior responsabilidade será cuidar das pessoas, servindo com amor, sabedoria e humildade.”

A diplomação foi mais um marco na trajetória de Weverson, eleito com mais de 138 mil votos no segundo turno, consolidando uma vitória expressiva e carregada de expectativa popular. Com apoio de lideranças como o atual prefeito, Sérgio Vidigal (PDT), e o governador Renato Casagrande (PSB), Weverson assume a prefeitura da maior cidade do Espírito Santo, com quase 600 mil habitantes, e um dos principais polos econômicos do estado.

Leia mais:  Renato Casagrande é reeleito governador do ES

Conquistas

O prefeito eleito, visivelmente emocionado, destacou as importantes conquistas que a cidade já teve e destacou o compromisso de avançar cada vez mais, principalmente em áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública.

“Nossa missão é coletiva: juntos servir à população da Serra, juntos defendendo os interesses da cidade e avançando. Vamos conduzir novas conquistas para nossa cidade.”

Weversom destacou 

“Somos a maior cidade do Espírito Santo, e hoje nós estamos festejando um grande ciclo, iniciado por Sergio Vidigal. Somos a cidade que tem maior PIB no estado, a cidade que faz maior investimento na saúde, maior investimento na educação. Muitos são os desafios, mas muitas foram as conquistas e vamos avançar ainda mais”, reforçou o

O prefeito eleito fez questão de fazer agradecimento especial às crianças, que durante toda campanha demonstraram muito carinho. 

“As crianças de nosso município, que nos abraçaram em nossas caminhadas, são com elas o nosso compromisso por um futuro mais promissor de muita paz. Porque essa é nossa bandeira, bandeira da união e da paz, em prol da nossa cidade.”

Meireles lembrou ainda que esse é o início de um novo capítulo para a maior cidade do Espírito Santo, com a promessa de avanços e de um futuro promissor para todos os serranos.

Leia mais:  ES 500 Anos: evento mobiliza sociedade e lideranças para traçar ações estratégicas de desenvolvimento do Espírito Santo

A cerimônia, que foi presidida pela juíza Telmelita Guimarães Alves, da 26ª Zona Eleitoral da Serra, também marcou a diplomação dos 23 vereadores eleitos, que integrarão a próxima legislatura da Câmara Municipal, reforçando o compromisso do legislativo em colaborar com a construção de uma Serra mais justa e inclusiva.

publicidade

Política e Governo

Governador recebe Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço receberam, nesta quinta-feira (17), no Palácio Anchieta, em Vitória, 45 alunos da Rede Pública Estadual que compõem o Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025. O evento faz parte da programação oficial de posse dos estudantes eleitos por seus pares nos Comitês Regionais de Líderes.

“É uma alegria estar com vocês, formando líderes em nossas escolas. Líder não é o que conquista seguidores, mas que forma novos líderes. Vocês têm tarefas de representatividade, de decidir questões importantes em suas escolas e de ajudar a formar boas pessoas. Nossas escolas têm que cumprir o papel de formar boas pessoas, que sejam respeitadoras, tolerantes e que lutem pelo coletivo”, declarou o governador.

Casagrande prosseguiu: “Quem lidera com boa fé e vontade, faz essa mudança em suas vidas e nas vidas das pessoas ao seu redor. Temos ambiente adequado em todas as escolas e estamos caminhando para que todas as escolas tenham o mesmo nível de infraestrutura. A nossa vida é feita de escolhas e desafios. Vocês escolheram participar dessa eleição de líderes e agora têm o desafio de colaborar com a nossa educação. Tenho certeza que irão nos ajudar a seguir como a melhor educação do País.”

Leia mais:  Ex-deputado Gildevan Fernandes sofre infarto e está internado

Durante a recepção, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou a importância da ocasião e deu as boas-vindas aos estudantes. Ele ressaltou que o encontro com o governador e o vice-governador foi uma forma de celebrar a eleição e a futura posse dos representantes do Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025. Vitor de Angelo explicou a estrutura do processo de eleição dos líderes, que começa nas salas de aula, passa pelas regionais e culmina na formação do comitê estadual.

Vitor de Angelo lembrou que os estudantes agora assumem a responsabilidade de levar à gestão pública as demandas e sugestões da comunidade estudantil, contribuindo para a construção de uma educação mais participativa e alinhada às reais necessidades das escolas capixabas.

“Vocês, estudantes, chegaram a essa posição por mérito, conquistaram. E isso traz uma responsabilidade que precisam ter equilíbrio e sabedoria para seguir em frente. Temos resultados significativos na educação capixaba e vamos seguir evoluindo, cada vez mas, para proporcionar formação adequada aos nossos jovens. Parabéns!”, declarou o vice-governador Ricardo Ferraço.

Leia mais:  Senador do ES, Magno diz que vai defender prisão perpétua para pedófilos

Além do encontro, a programação contou também com um momento de acolhimento, entrega dos certificados de posse, apresentações culturais, palestras que abordaram o papel da liderança estudantil, o funcionamento do Comitê e os desafios regionais enfrentados pelos estudantes e oficinas temáticas, em que os estudantes iniciarão a construção dos planos de ação regionais.

A gerente de Gestão Escolar, Julia da Matta, frisou que o Comitê Estadual de Líderes é uma instância de representação estudantil que promove o protagonismo juvenil dentro das escolas. “Seu papel vai além da escuta: os líderes são convidados a refletir, propor e colaborar na criação de políticas públicas educacionais junto à Sedu. A iniciativa visa a ampliar o diálogo entre a gestão e os estudantes, fortalecendo a democracia na Rede Estadual de Ensino”, explicou.

Continue lendo

Política e Governo

Governo do Estado anuncia nova forma de pagamento no Aquaviário e viagens extras durante a Festa da Penha

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (17), duas importantes novidades para o sistema de transporte Aquaviário: a implementação do pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito nas estações e a realização de viagens extras para atender os fiéis durante a programação da Festa da Penha, padroeira do Espírito Santo.

A nova forma de pagamento já está disponível nas estações e permite que os passageiros utilizem cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Elo, desde que possuam a tecnologia de aproximação (contactless). A tarifa de R$ 4,90 pode ser paga diretamente na catraca, sem necessidade de cadastro prévio. A novidade se soma às formas de cobrança já existentes: Cartão GV e QR Code via aplicativo KIM.

A medida oferece mais praticidade principalmente para turistas e usuários eventuais, além de reforçar o uso da tecnologia como aliada da mobilidade urbana.

“Temos boas novidades no sistema Aquaviário a partir de hoje. Estamos dando oportunidade ao usuário do dia a dia de poder usar seu cartão de débito ou crédito. Às vezes o usuário pode acabar esquecendo seu CartãoGV ou até mesmo esquecer de carregar, então, pode usar normalmente seu débito e crédito. Essa novidade também atende ao usuário esporádico, principalmente, os turistas. Se a pessoa tiver o cartão cadastrado no celular, nem precisa ter o cartão físico em mãos. É uma conquista importante para o transporte público capixaba”, afirmou o governador Casagrande.

Leia mais:  Senador do ES, Magno diz que vai defender prisão perpétua para pedófilos

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, também acompanhou o anúncio feito pelo governador em suas redes sociais. “Essa nova opção de pagamento facilita o acesso ao Aquaviário, principalmente para quem não o utiliza com frequência. Essa é uma realidade em diversos locais do mundo e é mais uma forma de incentivar o uso do transporte público, de forma prática”, destacou.

“A Ceturb está empenhada em tornar o sistema Aquaviário cada vez mais moderno e acessível à população. A implementação do pagamento por aproximação, juntamente com a ampliação da oferta de viagens durante a significativa Festa da Penha, reflete nosso compromisso em facilitar a mobilidade urbana e atender às necessidades dos usuários, sejam eles moradores da Grande Vitória ou visitantes que prestigiam este importante evento religioso.”, destacou o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Marcelo Campos Antunes.

Embora o pagamento por aproximação não permita integração com o sistema Transcol, a nova alternativa amplia o acesso ao serviço, tornando-o ainda mais conveniente para diferentes perfis de usuários.

Operação especial

Durante a Festa da Penha, uma das maiores manifestações religiosas do País, o Aquaviário vai operar com horários ampliados para facilitar o deslocamento da população. A operação especial acontece de sexta-feira (25) até segunda-feira (28) – dia que se comemora o dia da Padroeira do Espírito Santo, com mais viagens nas linhas do sistema: Praça do Papa x Prainha (402) e Porto de Santana x Prainha (403).

Leia mais:  Renato Casagrande é reeleito governador do ES

A Ceturb também vai reforçar a operação das linhas do Transcol durante a Festa da Penha, com uma tabela especial que será divulgada nos próximos dias. Na sexta-feira (25), no domingo (27) e na segunda-feira (28), a última saída das embarcações do Aquaviário será às 22 horas. Já no sábado (26), por conta da Romaria dos Homens, haverá uma viagem extra durante a madrugada, com partida à 1h da manhã de domingo (27), garantindo o retorno dos fiéis que participarem da tradicional caminhada entre Vitória e Vila Velha.

O reforço nas viagens do Aquaviário vai atender tanto quem sai de Vila Velha rumo à Romaria em Vitória quanto os fiéis que estacionarem no entorno da Praça do Papa, podendo ir até as proximidades da Catedral com essa linha expressa e retornar depois da caminhada pelas embarcações do sistema aquaviário.

Com a ampliação da oferta, o Aquaviário se torna uma alternativa prática e confortável para quem deseja participar da programação da Festa da Penha.

As embarcações funcionarão em horários estendidos, e a Estação da Prainha — principal ponto de desembarque — está localizada no entorno do Convento da Penha, facilitando o acesso dos participantes às celebrações. A ação especial tem como objetivo oferecer mais opções aos fiéis que participarão das celebrações religiosas em Vila Velha.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana