conecte-se conosco


Camisa 10

Em comunhão com a torcida, Flamengo faz testes e aumenta confiança para a Libertadores

Publicado

Com Maracanã cheio e apoio integral, time arranca vitória na base da vontade. Renato ganha opções e pode tirar conclusões para duelo decisivo

Muito da vitória do Flamengo sobre o Corinthians teve componentes que passam longe da tática. A noite de quarta-feira no Maracanã foi de catarse, uma comunhão entre arquibancada e gramado que lembrou os melhores momentos recentes do clube e serviu para aumentar ainda mais a confiança a 10 dias da final da Libertadores.

O gol de Bruno Henrique no fim selou uma vitória merecida para o Flamengo, que mesmo com o time bastante modificado foi superior ao Corinthians em todo o jogo, mesmo quando teve mais esforço do que inspiração.

À parte o emocional, a partida serviu também para que Renato Gaúcho tirasse algumas conclusões em relação às opções que terá na final da Libertadores. Se João Gomes e Thiago Maia fizeram partida impecável, o teste de colocar Diego mais avançado não funcionou, e Vitor Gabriel ainda não conseguiu mostrar que pode ser uma real alternativa em um cenário de necessidade.

Torcida empurra o time desde o início

Os 48 mil torcedores presentes no Maracanã jogaram junto com o Flamengo desde o início. Não à toa, o time começou animado, marcando em cima e sufocando o Corinthians, que demorou para conseguir passar do meio-campo.

Leia mais:  Estádio na Barra: Flamengo e Prefeitura avançam em negociação

O domínio inicial do Flamengo, porém, esbarrava em uma noite tecnicamente infeliz de seus atacantes. Kenedy, Vitinho e Vitor Gabriel não deixaram de tentar, mas erraram praticamente tudo, entre passes, finalizações e tentativas de tabelas. O centroavante até teve papel importante na pressão, recuperando algumas bolas, mas, quando precisou jogar de fato, não produziu.

Com apenas David Luiz como titular dentro do time considerado ideal, Renato manteve a formação de 4-4-2. A maior novidade foi a experiência com Diego novamente mais avançado, como há muito não se via no Flamengo. O camisa 10 fazia companhia a Vitor Gabriel na fase defensiva e recuava quando o time tinha a bola para participar da armação, mas não conseguiu ser efetivo.

Por outro lado, a dupla de volantes foi bem. Thiago Maia, como primeiro homem, esteve impecável na marcação e ajudou bastante na saída de bola. Gomes foi um caso à parte: com a chancela de Thiago Maia, aproveitou a liberdade para aparecer no ataque e ajudar na criação. Chegou a cabecear uma bola na trave no segundo tempo e mostrou que merece ter mais chances do que as que recebe atualmente.

Leia mais:  Irmã de Léo Moura tem prisão decretada por estelionato na venda de ingressos do Rock in Rio

A estrela de Bruno Henrique

O segundo tempo seguiu a mesma toada, com o Flamengo todo no campo de ataque contra um Corinthians que parecia satisfeito em apenas se defender. Renato lançou mão de titulares, como Filipe Luis, Bruno Henrique e Michael – este último ovacionado a cada vez que tocava na bola.

A produção ofensiva não mudou tanto, com mais correria do que chances criadas de fato, mas o gol no fim retribuiu o apoio incessante da torcida. Jogada de Rodinei, novamente como ponta, para cabeceio de Bruno Henrique, em lance típico de centroavante. O camisa 27 deu susto na torcida ao sentir dores no joelho, mas permaneceu em campo e foi premiado com o gol nos acréscimos.

O gol de Bruno Henrique, aliás, desatou de vez a festa no Maracanã. A vibração da torcida não condiz com o resultado prático de um Campeonato Brasileiro ainda difícil de ser conquistado, mas dá o tom desta reta final de temporada: com o objetivo maior a ser disputado daqui a 10 dias, a despedida do Rio de Janeiro valeu pela injeção de confiança, pelos testes feitos (bons e ruins) e para ratificar o planejamento do departamento de futebol.

publicidade

Camisa 10

Com patrocínio da Lei de Incentivo, Serra recebe primeira etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding Feminino

Publicado

A adrenalina vai tomar conta da Praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra. A partir deste sábado (20), a elite do bodyboarding feminino se reúne para a disputa do Wahine Bodyboarding Pro 2024, a primeira etapa do Circuito Mundial da modalidade. Atletas de cerca de 10 países confirmaram presença na competição, incluindo a japonesa Sari Ohhara, que conquistou o título de campeã profissional da edição 2023.

O evento é realizado pelo Instituto Neymara Carvalho e IBC, com patrocínio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC). A grande novidade desta edição é a inclusão de atletas com deficiência visual na categoria PcD, que vão competir ao lado das mastectomizadas e amputadas.

O técnico esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro e consultor da categoria PcD do evento, Hudson Renato, falou sobre a iniciativa inédita na modalidade: “Temos duas novidades nesta edição. Uma delas é a bateria composta por atletas com sequelas de doenças que ocasionaram a condição de cegueira ou deficiência visual. Uma iniciativa inédita no mundo, por ser a primeira bateria em competição oficial de bodyboarding composta por mulheres deficientes visuais. A outra é a de munir as atletas com informações de conteúdos educacionais pertinentes ao conceito de esporte e pessoa com deficiência.”

Leia mais:  Irmã de Léo Moura tem prisão decretada por estelionato na venda de ingressos do Rock in Rio

 Entre as participantes da categoria, está a pernambucana Carla Cunha, que estreou no torneio no ano passado e busca mais um título na Praia do Solemar. A atleta amputou a perna após sofrer um grave acidente de moto, em 2016. 

“A vitória em 2023 foi bem significativa para mim, pois competi pela primeira vez apenas contra mulheres com o mesmo tipo de deficiência, e isso me colocou em situação de igualdade e me trouxe a vitória. Para este ano, as expectativas são as melhores possíveis. Darei o meu melhor, mostrando que o limite está na mente, e não em meu corpo. E espero me divertir muito nas ondas de Jacaraípe novamente”, contou a atleta.

 A etapa conta com cinco categorias: Pro Junior, Profissional e Master Woman – válidas pelo título mundial -, além de Open (Amador) e PcD, que são voltadas para inclusão e fomento do esporte. As disputas seguem até o próximo dia 27.

Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC)

Sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, a Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC) é importante para promover atletas, clubes, federações, associações e competições esportivas, de forma geral, em todo o Estado, por meio de recursos captados com empresas instaladas no Espírito Santo.

Leia mais:  Athletico vence por 2 a 0 e afunda o Botafogo na zona de rebaixamento

O objetivo é abranger projetos em diversas categorias, como o desporto educacional, de lazer e de participação, voltados para as ações com o público em geral, e de rendimento, direcionados para atletas e paratletas de alto rendimento, com foco na melhora dos resultados em competições.

Como patrocinar

As empresas que desejam financiar os projetos esportivos do Estado, por meio da Lei de Incentivo, a LIEC, podem acessar o site oficial da Sesport e analisar os projetos já aprovados. Em caso de interesse por parte das empresas, ela pode entrar em contato com a Sesport para receber mais informações dos proponentes.

Continue lendo

Camisa 10

Veja quais são os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil

Publicado

Sorteio da terceira fase da Copa do Brasil tem a entrada das equipes que jogam a Libertadores e quatro confrontos entre times da Série A

Copa do Brasil definiu nesta quarta-feira (17) seus confrontos da terceira fase, em sorteio realizado na sede da CBF, no Rio. Entre os 16 confrontos previstos, destaque para Botafogo x Vitória-BA, Fortaleza x Vasco, Bahia x Criciúma e Inter x Juventude, todos eles entre times da Série A do Brasileirão.

Os confrontos serão disputados em jogos de ida e volta. Até então, na primeira e na segunda fases da competição, os duelos eram definidos em partida única. O mando de campo também foi decidido por sorteio.

Os dois últimos campeões, São Paulo e Flamengo, vão atravessar o País para seus confrontos. O time paulista, dono do título em 2023, precisará ir até o Pará para disputar o jogo de ida contra o Águia de Marabá.

Já o Flamengo, campeão em 2022,  enfrenta o Amazonas e vai fazer a partida da volta em Manaus.

Leia mais:  Eventos apoiados pela Sesport movimentam fim de semana esportivo na Grande Vitória

Palmeiras e Botafogo-SP vão fazer um duelo do Paulistão, começando com mando da equipe da capital. A partida da volta será em Ribeirão Preto. Já o Corinthians vai decidir em casa contra o América-RN.

Entrada dos times da Libertadores

Ao todo, 32 times participaram do sorteio, sendo 20 equipes que vinham participando da Copa do Brasil desde a primeira fase, e mais 12 que entrarão agora no torneio. São eles: Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Botafogo e Red Bull Bragantino (que disputam a Libertadores), Ceará (campeão da Copa do Nordeste), Goiás (campeão da Copa Verde), Vitória-BA (campeão da Série B) e Athletico-PR (oitavo no Brasileirão 2023, garantiu a vaga por conta do título da Libertadores pelo Fluminense).

A terceira fase da Copa do Brasil será disputada ao longo do mês de maio. Os jogos de ida serão realizados na semana do dia 1º. A volta será na semana no dia 22. Na sequência, as oitavas de final tem como datas reservas o fim de julho e o início de agosto.

Leia mais:  Athletico vence por 2 a 0 e afunda o Botafogo na zona de rebaixamento

Veja os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil:

Bahia x Criciúma*
Botafogo x Vitória-BA*
Fortaleza x Vasco*
CRB X Ceará*
Operário-PR x Grêmio*
Internacional x Juventude*
Sampaio Corrêa x Fluminense*
Flamengo x Amazonas*
Goiás x Cuiabá*
Brusque x Atlético-GO*
Águia de Marabá-PA x São Paulo*
Palmeiras x Botafogo-SP*
Sousa-PB x Red Bull Bragantino*
Ypiranga-RS x Athletico-PR*
América-RN x Corinthians*
Atlético-MG x Sport*

*Times que fazem o jogo de volta em casa.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana