conecte-se conosco


Política e Governo

Em parceria com o Detran|ES, Corpo de Bombeiros adquire 20 viaturas para resgatar vítimas de acidentes

Publicado

Para melhorar a qualidade da resposta no atendimento às vítimas de acidentes no Estado, o Corpo de Bombeiros Militar recebeu 20 novas viaturas de resgate que estarão à disposição nas 17 bases operacionais localizadas nos municípios capixabas. É a maior aquisição de viaturas na história da instituição, que completou recentemente 107 anos. A entrega dos veículos foi feita pelo governador do Estado, Renato Casagrande, na manhã desta sexta-feira (20).


A aquisição foi possível por meio de um convênio com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) no valor de R$ 4,3 milhões.

O governador Casagrande destacou a importância da integração entre os órgãos do Governo do Estado para salvar vidas no trânsito. “As viaturas têm uma importância enorme em momentos de tragédia, como foi no caso das chuvas e agora com o Coronavírus. É fundamental que os Bombeiros estejam preparados para fazer prevenção e também dar suporte ao sistema de saúde neste momento. Precisamos estar prontos para que possamos salvar vidas nesse momento de crise”, afirmou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, enfatizou o processo de reestruturação das instituições de segurança e valorização dos nossos servidores. Ele fez um alerta à população sobre as medidas individuais para contenção da disseminação do novo Coronavírus (Covid-19). “Quero aproveitar o momento para pedir às pessoas que não saiam de casa. Essas ambulâncias vão ajudar a preservar vidas nesse momento de pandemia. O Corpo de Bombeiros estará mais preparado ainda para atuar em favor da nossa população”, completou.

No ano passado, 806 pessoas perderam a vida no trânsito no Espírito Santo, de acordo com o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira. Ele afirmou que a parceria inédita vai atuar decisivamente na melhoria do resgate das pessoas que se acidentarem. “As viaturas contribuirão com o atendimento pré-hospitalar, o que é fundamental para evitar que quem se acidenta venha a óbito ou fique com sequela permanente. Fortalecer a atuação do Corpo de Bombeiros, que também integra o programa Força pela Vida, é trabalhar também para garantir a proteção das pessoas nas vias capixabas”, frisou.


O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cerqueira, apontou que as viaturas devem ser incluídas neste momento na cadeia de atendimento do Coronavírus e repetiu o apelo para que as pessoas atendam às recomendações do Governo do Estado. “A população tem que entender a importância do distanciamento social nesse momento. Fique em casa e respeite as determinações, que são alinhadas com protocolos internacionais”, disse.

Além disso, os dois órgãos trabalham parceria também para a participação de profissionais do Corpo de Bombeiros nas ações educativas promovidas pelo Detran|ES nas escolas de todo o Estado, levando cada vez mais conhecimento dos temas relacionados ao trânsito para os estudantes preservarem as próprias vidas e serem motoristas mais conscientes no futuro.

Leia mais:  Indicadores econômicos do Espírito Santo estão disponíveis em painel dinâmico
publicidade

Política e Governo

Deputado Renzo Vasconcelos cria projeto para priorizar saúde mental de agentes de segurança pública

Publicado

Nível de estresse dos servidores que atuam na segurança pública é apontado como fator para criação de política

Tramita na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 852/2021, que cria a Política Estadual de Saúde Mental dos Agentes de Segurança Pública. A matéria, de autoria do deputado Renzo Vasconcelos (PP), é destinada aos servidores que atuam na área da segurança pública.

Entre os objetivos estão assegurar ações preventivas na área da saúde mental e assistência integral aos servidores com algum transtorno com foco na recuperação e reintegração desses indivíduos. A política seguirá, segundo o texto proposto, as diretrizes internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Políticas Nacional e Estadual de Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.

A matéria ainda prevê a manutenção de um sistema de informação de base epidemiológica articulado com os dados da área de saúde. Na justificativa da matéria, o autor ressalta o trabalho na área da segurança como altamente estressante.

“O nível de estresse tem sido apontado como superior ao de outras categorias profissionais, não só pela natureza das atividades que realizam, mas também pela sobrecarga de trabalho. Especialistas apontam o assédio moral e sexual, a falta de reconhecimento, o estresse, a rigidez hierárquica, as hostilidades sociais, a pressão midiática e a imagem perante a sociedade como fatores importantes para causas de suicídio entre policiais militares”, explica o parlamentar.

O projeto passará pelo crivo das comissões de Justiça, Saúde e Finanças antes de seguir para análise dos deputados em plenário.

Leia mais:  Bandes participa de live com empresários de Colatina nesta quinta-feira (04)
Continue lendo

Política e Governo

Sistema Aquaviário: Começa a concretagem dos píeres em Vila Velha

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, acompanhou, na manhã desta terça-feira (18), o início dos trabalhos de concretagem das estruturas do pier para atracagem de barcos no bairro Glória, em Vila Velha. Esse será um dos quatro pontos de embarque e desembarque previstos para a retomada da operação do Sistema Aquaviário que serão construídos na Grande Vitória.


Além dos píeres para atracagem dos barcos, também serão construídas estruturas para o embarque e desembarque de passageiros, na baía de Vitória. Para o acesso aos barcos, haverá uma interligação, do tipo ponte, que será coberta para o conforto de quem usar o Aquaviário. As obras de construção dos pontos de embarque e desembarque devem ser concluídas ainda este ano. O valor do investimento é de cerca de R$ 1,5 milhão para cada uma das estações. Nos próximos meses, será publicado o edital para contratação da operação dos barcos.


“O retorno do aquaviário é um sonho para muitos que já usufruíram do serviço. Estamos retomando agora para fazer esse sonho se tornar realidade. Estamos concretando os píeres e na sequência iniciaremos os pontos fixos, que serão pontos de integração com o Transcol para facilitar a vida de uma parte da população que mora nessas regiões. Também incentiva o turismo, pois temos uma linda baía. O Aquaviário é uma obra aguardada, pois as pessoas relembram com saudade. Em breve faremos a contratação da empresa que fará a prestação do serviço de transporte de passageiros e, no segundo semestre desse ano, teremos o Aquaviário funcionando”, afirmou o governador Casagrande.


A implantação do novo modal é uma das prioridades do Governo do Estado na área da mobilidade. O Sistema Aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado. A construção dos outros três terminais deve ser iniciada ainda este ano: Prainha, em Vila Velha, e Praça do Papa e Rodoviária, em Vitória.

Também estiveram presentes a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Fabio Damasceno (Mobilidade e Infraestrutura), Marcelo Paiva (Justiça), Lenise Loureiro (Turismo) e Edmar Camata (Controle e Transparência); o deputado federal Neucimar Fraga; o deputado estadual Luciano Machado; além de dirigentes de órgãos, vereadores e lideranças da Região Metropolitana.

Leia mais:  Indicadores econômicos do Espírito Santo estão disponíveis em painel dinâmico
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana