Nos quatro dias de atividades, a força-tarefa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) registrou 2.115 atendimentos nos municípios de Alfredo Chaves, Iconha e Vargem Alta. De acordo com o levantamento realizado pela equipe, em Iconha ocorreram 1.400 atendimentos; em Alfredo Chaves foram 398 e, em Vargem Alta, 317 atendimentos. Os serviços tiveram início na terça-feira (28).
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, destaca o empenho das equipes da força-tarefa em atender ao público. “Após as fortes chuvas, as pessoas perderam tudo, e, a partir do momento que elas precisam de orientação jurídica e acesso às políticas de reconstrução dos municípios, nós estaremos lá oferecendo esse apoio o tempo que for necessário”, afirma.
Durante o atendimento, é possível receber orientações sobre crédito e tratamento tributário diferenciado para empresas afetadas; emissão de laudo do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil; realização de cadastro para acesso ao Cartão Reconstrução ES; solicitação de segunda via da carteira de identidade; orientação jurídica, com apoio da Defensoria Pública, e requisição gratuita de segunda via de certidões pessoais, além do cadastro para consultorias gratuitas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Os atendimentos são realizados a partir das 09 horas, nos sete escritórios disponíveis, sendo três fixos e quatro itinerantes. No município de Iconha, o escritório fixo está na Praça Central “Demar Soares”, em frente à Igreja de Santo Antônio. Em Alfredo Chaves, o atendimento acontece no Centro de Referência e Assistência Social – Rua Antônio Cláudio Gaigher, 87, Parque Residencial Alfredo Chaves. O atendimento ao público em Vargem Alta é realizado na Câmara de Vereadores, na Rua Nelson Lírio, 77, no Centro.
Em Rio Novo do Sul, o atendimento acontece, exclusivamente, pelo escritório itinerante, com apoio das vans da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), que também circularão pelas regiões centrais e interior dos outros três municípios afetados.
Além da Aderes, também são parceiros da força-tarefa o Sebrae, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Banco do Espírito Santo (Banestes), Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Polícia Civil (PCES), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Defensoria Pública e Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.