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Política e Governo

Empresa de fibra ótica anuncia expansão com investimentos de R$ 27 milhões no Norte do ES

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O Espírito Santo vai receber investimentos na ordem de R$ 27 milhões com a expansão das atividades da empresa Fibracem. Na tarde desta segunda-feira (23), o governador Renato Casagrande e o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, conversaram com representantes da empresa. A reunião foi realizada por meio de videoconferência, no Palácio Anchieta, em Vitória.

A Fibracem, empresa sediada no Paraná, atua no segmento de acessórios para redes de fibra ótica há mais de 25 anos e já conta com um centro de distribuição no Estado, no bairro Canivete, em Linhares. A partir deste ano, a empresa iniciará a construção de sua nova unidade fabril dentro da mesma área que já ocupa na região. Ao todo, a planta terá 37,5 mil metros quadrados.

De acordo com a empresa, 200 vagas de empregos diretos deverão ser geradas até 2028. Deste total, 35 estarão disponíveis ainda este ano. As vagas deverão ser disponibilizadas por meio da unidade do Sistema Nacional do Emprego (SINE) de Linhares.

Também neste ano, a expectativa é de que sejam implantadas duas linhas de produção que envolvem a fabricação de caixa de emendas e cabos de fibra ótica. Já em 2021, outras duas novas linhas deverão entrar em operação com produção de racks e distribuidores.

O governador Renato Casagrande comemorou a atração de mais um investimento para o Espírito Santo. “Nesse momento que vivemos é importante termos uma boa notícia. A instalação de uma empresa de fibra ótica abre oportunidades para uma mão de obra qualificada. Hoje com as mudanças em nossa vida por conta do Coronavírus percebemos a importância de estarmos conectados mesmo à distância e a fibra ótica é fundamental”, comentou.

O secretário Marcos Kneip explicou que a expansão da empresa contribui para a diversificação da atividade industrial do Espírito Santo. “Esta é a primeira empresa de fibra ótica que se instala no Estado. Um anúncio importantíssimo que fortalece a nossa economia neste momento em que todo o mundo enfrenta uma grave crise. Essa expansão mostra que os investidores mantêm a confiança no Estado e abre novas possibilidades econômicas”, afirmou.

O subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Feitosa, que também acompanhou a reunião, destacou a importância do empreendimento para o mercado de trabalho. “Uma empresa de fibra ótica demanda profissionais especializados e, com isso, podemos abrir um leque de oportunidades para os capixabas. É um momento de expansão das oportunidades de emprego, e é fundamental que as pessoas busquem capacitações para aproveitar esta chance”, completou.

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Política e Governo

Monitoramento de grandes contribuintes pela Receita Estadual recupera R$ 9,8 milhões em quatro meses

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A SGCONT (Supervisão de Grandes Contribuintes), criada no final de 2018 a partir de proposta do redesenho de processos na Sefaz-ES (Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo), já recolheu até hoje mais de R$ 22,2 milhões e lavrou autos de infração na ordem de R$ 45,1 milhões. Entre os 41 contribuintes que a Supervisão monitora, há representantes dos setores de atacado, telecomunicações, petróleo e gás, energia elétrica, mineração, siderurgia entre outros.

Somente neste ano, de março a julho, os sete Auditores Fiscais da Receita do Estado do Espírito Santo responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento dos maiores contribuintes do território capixaba, recuperaram R$ 9,8 milhões, segundo dados levantados pelo Sindifiscal (Sindicato dos Auditores Fiscais e Auxiliares Fazendários do Espírito Santo).

Os contribuintes acompanhados por esse departamento do Fisco representam hoje 43% de toda a arrecadação do Estado em ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Além disso, eles atuam em setores estratégicos para a economia capixaba – daí a elevada importância para o Estado e a necessidade de um constante monitoramento.

De acordo com Benício Costa, Auditor Fiscal da Receita Estadual e Supervisor da SGCONT, o acompanhamento e monitoramento fiscal dessa carteira de contribuintes visa também subsidiar a gestão da Administração Tributária com informações sobre o comportamento tributário do grupo, possibilitando a produção de análises sobre as variações relevantes da arrecadação dessas empresas.

“Por serem empresas de grande porte e com grande quantidade de especificidades é necessária uma auditoria de alto nível e extrema dificuldade técnica, o que torna o trabalho dos Auditores Fiscais ainda mais complexo. O trabalho consiste em monitorar constantemente as operações dessas empresas, seja a distância ou in loco, e com isso promover a arrecadação potencial das mesmas através da diminuição de possíveis erros ou fraudes fiscais nas operações”, afirma Benício.

Ainda de acordo com o Auditor Fiscal, existe uma maior aproximação entre os profissionais fazendários e as empresas monitoradas, o que faz com que seja melhorada a comunicação entre as partes, otimizando os processos e controles fiscais dos contribuintes. “Além disso, os Auditores Fiscais adquirem profundo conhecimento dos setores econômicos envolvidos e hoje já controlam arrecadação, faturamento, preços, dentre outras variáveis, e pelo know-how adquirido nos setores acabam também auxiliando os contribuintes monitorados em seus controles internos”, afirma.

“Em momentos de dificuldade, como esse que estamos vivendo atualmente, o trabalho dos Auditores Fiscais se torna ainda mais importante, pois recupera as receitas tributárias essenciais para a implementação das políticas públicas necessárias à população capixaba e contribui diretamente para o equilíbrio das contas públicas através da potencialização da receita estadual”, finaliza Benício.

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Política e Governo

Capixabas já registraram 700 destaques e 450 propostas para Orçamento 2022

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Setecentos destaques e aproximadamente 450 propostas já foram registrados no site orcamento.es.gov.br, onde cidadãos capixabas podem deixar suas sugestões para a elaboração do Projeto de Lei do Orçamento 2022, do Governo do Espírito Santo. A participação popular acontece dentro das Audiências Públicas coordenadas pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) desde o dia 1º deste mês.

O site orcamento.es.gov.br permanecerá no ar até o dia 30 de junho e, nesse período, o diálogo do Governo com os capixabas se dará também por meio de encontros virtuais, com transmissão em tempo real. As Audiências Públicas são amparadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e têm o objetivo de garantir a transparência e a participação da população nos processos de elaboração de orçamentos.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, ressalta a importância da participação da população como forma de auxiliar o Governo no enfrentamento aos desafios da gestão, visando à realização de políticas públicas que atendam aos interesses da sociedade, dentro da capacidade orçamentária do Governo.

Acesso

No site www.orcamento.es.gov.br, que pode ser acessado por computador, smartphone e tablet, a população pode apresentar sugestões, destacar desafios e detalhar ações que deverão receber maior atenção do Governo Estadual, em nove áreas estratégicas: Segurança em Defesa da Vida, Educação para o Futuro, Saúde Integral, Infraestrutura para Crescer, Gestão Pública Inovadora, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Após escolher a microrregião, basta clicar na área estratégica para a qual deseja contribuir, destacar o desafio que considera de maior relevância e registrar a proposta. Os cidadãos também podem, se desejarem, escrever um texto com 200 caracteres, para apresentar nova proposta, além das sugeridas.

Encontros

Para ampliar a capacidade de diálogo do Governo com a sociedade capixaba, durante as Audiências Públicas, também serão realizados três encontros virtuais, nos quais gestores de Secretarias e órgãos, de todas as áreas estratégicas, estarão acessíveis dando informações e respondendo às demandas dos cidadãos.

Os encontros serão transmitidos, em tempo real, nos dias 22, 23 e 24 de junho, das 15h às 17h, pela TVE, Rádio ES e também pelo canal do Governo do Estado no YouTube, que registrará as demandas dos cidadãos e as respostas dos gestores das Secretarias e órgãos em seu chat.    

LOA

O resultado de uma audiência pública subsidia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é compatível com o Plano Plurianual (PPA). A LOA é o instrumento de planejamento de curto prazo utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita) e fixar os valores a serem aplicados (despesas) em um determinado exercício financeiro.

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