conecte-se conosco


Cidades

Empresários capixabas mantêm confiança na economia e se preparam para investir

Publicado

Intenção é contratar mais funcionários e ampliar estoques no setor de comércio do Espírito Santo. Apesar disso, há preocupação quanto ao futuro

O ano de 2025 começou com os empresários do comércio capixaba confiantes na economia e com intenção de investir na contratação de funcionários, na empresa e nos estoques. Mesmo assim, há preocupação quanto ao futuro da economia, do setor e dos negócios.

As análises são de levantamento do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com a pesquisa, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) no Espírito Santo, que está em 113,6 pontos (sendo acima de 100 considerado satisfatório), segue em janeiro como o maior do Sudeste e mais alto que a média brasileira, de 109 pontos.

Ao comparar o indicador capixaba do mês passado com o mesmo período de 2024, houve crescimento de 2,3%. Mas, ao avaliar dezembro do ano passado e janeiro de 2025, o índice caiu 1,7%, o que pode sinalizar uma acomodação no otimismo, característico do primeiro semestre, segundo o Connect Fecomércio-ES.

Apesar dessa queda, o resultado capixaba foi menos comprometedor que o dado observado em Minas Gerais (-2,2%), São Paulo (-2,6%) e Rio de Janeiro (-5,2%). No Brasil, o indicador também caiu -3% entre dezembro e janeiro. Quando comparado a janeiro de 2024, o índice do mês passado apresentou estabilidade, com -0,1%.

Entre os subíndices que compõem o Icec capixaba, houve crescimento de 2,8% na confiança quanto às condições atuais da economia, do setor e da empresa quando se compara os dados de dezembro e janeiro. Nas intenções de investimentos, o índice subiu 2,3% – sendo aumento de 6% na contratação de funcionários, 7% na situação dos estoques e 1,1% na empresa.

Leia mais:  Cesan e EDP não vão cortar água e luz de quem não pagar conta nos próximos dias no ES

Já quanto ao subíndice de expectativas futuras – que avalia também a economia, o setor e a empresa –, houve queda de 7,5% entre dezembro e janeiro, apesar de ter tido um aumento de 3,4% ao comparar janeiro de 2024 e o mesmo mês de 2025.

Para a coordenadora de pesquisas do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, o desempenho do Espírito Santo reforça sua posição de destaque dentro da região Sudeste, com um índice acima da média nacional e um crescimento na comparação anual, tendo uma maior estabilidade mesmo diante das oscilações do período.

“Apesar das incertezas quanto ao futuro, os empresários do comércio demonstram comprometimento em manter seus negócios ativos e competitivos. Um reflexo disso é o aumento de 6% na intenção de contratação de funcionários, indicando que há uma expectativa de continuidade das operações e uma projeção de melhora na demanda nos próximos meses com crescimento nas vendas”, ressaltou Ana Carolina Júlio.

A coordenadora também destacou a intenção de investimento nos estoques, que registrou um aumento de 7%.

“Isso pode ser interpretado como um movimento estratégico dos empresários para alinhar seus níveis de mercadorias à demanda esperada. Esse ajuste visa evitar tanto a falta de produtos quanto excessos que possam comprometer as atividades da empresa, indicando um planejamento para atender ao mercado”, explicou.

Em relação à desconfiança quanto ao futuro, Ana Carolina acredita que um dos fatores para esse comportamento é o aumento da taxa Selic, que encarece o crédito – com custos mais elevados de financiamentos e empréstimos – e reduz o poder de compra dos consumidores e a demanda por serviços, o que pode impactar na confiança do empresário. Há ainda um ambiente de juros altos, no qual corre-se o risco de aumentar a inadimplência e impactar a saúde financeira das empresas.

“Embora o cenário econômico apresente desafios, os empresários do comércio demonstram capacidade de adaptação. A manutenção de investimentos em capital humano e a gestão eficiente de estoques são provas de uma postura proativa para manter a competitividade e atender às demandas do mercado”, reforçou a coordenadora do Connect Fecomércio-ES.

A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.

Leia mais:  Portocel conquista o prêmio Cubo Itaú com o case Calado Dinâmico

Sobre a Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 374.523 empresas, responsáveis por 65% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 719 mil pessoas. Com 31 unidades espalhadas por 15 municípios e ações itinerantes, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e FAESA, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

publicidade

Cidades

Prefeitura de Linhares vai lançar programa de recuperação de nascentes

Publicado

A Fazenda Santa Gertrudes, no distrito do Farias, no interior de Linhares, foi a propriedade escolhida para o lançamento do Programa de Recuperação de Nascentes, Olhos d’água e Áreas Afins, no próximo dia 21 de março (sexta-feira), às 8h30min. O objetivo do programa é a proteção de nascentes de água em toda a Linhares.

O lançamento acontece no Dia Mundial da Água e é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais.

No dia haverá o plantio de 150 mudas nativas ao redor de uma nascente existente na propriedade rural e também ocorrerá o lançamento de um edital para proprietários rurais interessados em recuperar nascentes, olhos d’águas e áreas afins em suas propriedades consolidando o compromisso do município com a sustentabilidade.

O projeto prevê também diversas ações de educação ambiental, envolvendo proprietários de terras, lideranças comunitárias, técnicos, agentes ambientais, professores, moradores e estudantes.

“É uma atitude inteligente para construirmos o futuro. Queremos que as pessoas vivam bem, com água de qualidade, e que os processos agrícolas tenham sustentabilidade”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Magalhães Faria. “Este é só o início, queremos proteger muitas nascentes nos próximos anos e continuar avançando na conservação da água, que é um grande patrimônio natural”.

Leia mais:  Portocel conquista o prêmio Cubo Itaú com o case Calado Dinâmico

Guilherme Felitto da Costa, que é biólogo da secretaria municipal de Meio Ambiente, explicou que técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura estarão em campo para orientar os agricultores sobre as ações de proteção das nascentes e destaca que o projeto conta com a contribuição de várias entidades.

“Água é um bem finito. Proteger, usar com responsabilidade, é cada vez mais necessário. Este programa mostra que estamos preocupados, sim, com a com o aspecto sustentável da nossa agricultura. E são ações que, no médio e longo prazos, ajudam a reduzir custos e perdas eventuais por clima”, destaca.

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Nova Venécia avança e conclui recuperação das principais estradas vicinais

Publicado

Desde o início do ano a Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Venécia tem intensificado os trabalhos de patrolamento e recuperação das estradas vicinais e ramais pelo município, chegando ao meado do mês de março com quase 100% das principais vias recuperadas.

A iniciativa trouxe importantes melhorias de acesso às comunidades rurais, garantindo um transporte escolar de qualidade, além de facilitar o escoamento da produção agrícola e o ir e vir da população que resido no interior.

De acordo com a Secretaria de Agricultura de Nova Venécia, as estradas estavam precárias, chegando ao ponto de ter que interditar alguns trechos. “As condições de algumas estradas dificultavam muito a locomoção dos moradores e o transporte dos estudantes e da produção agrícola. Priorizamos a linha do transporte escolar e conseguimos concluir essa primeira etapa alcançando as nossas metas. Agora estamos nos aproximando da colheita do café e o nosso objetivo é melhorar a mobilidade e garantir que os agricultores possam escoar sua produção”.

Facilidade no escoamento da produção

Leia mais:  Confira a lista do comércio que já pode abrir durante a pandemia

Além da recuperação das vias principais, a Secretaria Municipal de Agricultura também tem se preocupado com os carreadores das lavouras. Com a proximidade da colheita do café, a pasta agora se curva para deixar as estradas das lavouras em boas condições e facilitar a vida do produtor rural.

Pontos críticos

Em algumas localidades as vias estavam em condições precárias e até intransitáveis. Na região da Travessia, um trecho estava interditado desde dezembro do ano passado, impedindo o tráfego de veículos e o escoamento da produção. Na localidade do Córrego Santa Joana, um ponto que estava interditado foi recuperado, assim como a estrada que liga o Córrego Invejadinha ao Córrego Dantas.

Ação de prevenção

Além disso, foram realizados levantamentos em áreas baixas propensas a alagamentos, com ações preventivas para evitar novos problemas durante o período chuvoso. As intervenções visam garantir mais segurança e fluidez no tráfego, beneficiando tanto os produtores rurais quanto os moradores das comunidades.

Depoimentos

“Essa recuperação é muito importante, principalmente em relação ao transporte escolar, que agora está mais seguro para as crianças. Além disso, em épocas de chuva, o caminhão que transportava o leite não conseguia passar, o que prejudicava muito os produtores. Com as melhorias, o acesso está muito melhor”.
José Duíno de Freitas / Produtor rural do Córrego Maruí

Leia mais:  Fames abre processo seletivo para 70 vagas no curso de Formação Musical

“As estradas estavam cheias de buracos, o que prejudicava muito o acesso à comunidade. Agora, com o patrolamento e a recuperação, o trajeto está mais seguro e eficiente”.
Elson Ponte / Produtor rural do Córrego do Ouro

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana