conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Endometriose afeta 6,5 milhões de mulheres no Brasil. Entenda

Publicado

A doença causa dores para menstruar, durante relações sexuais e infertilidade; apesar de não ter cura possui tratamento e controle

A endometriose afeta 6,5 milhões de mulheres no Brasil e 176 milhões no mundo, segundo um levantamento da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

A doença varia de incidência dependendo da região e estilo de vida das mulheres, mas 15% delas podem apresentar o quadro, afirma o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli.

O médico explica que a doença é caracterizada pela presença de células do endométrio, tecido de revestimento do útero, em outros órgãos da região abdominal, como bexiga, ovários, trompas e parte externa do útero.

“Acreditava-se que a causa era a menstruação retrógrada, ao invés de ela descer, ela sobe para outros órgãos, mas foi observada a endometriose em fetos. Então, hoje temos teorias de que a mulher já nasce com a predisposição para a doença.”

Segundo ele, os hábitos de vida podem contribuir ou não para o desenvolvimento da doença. Falta de atividade física, obesidade, alimentação inflamatória e uso de contraceptivos que combinados, com progesterona e estrógeno.

A endometriose é inflamatória e proliferativa, ou seja, tende a se expandir com o passar do tempo se não for tratada. Ela causa dor para menstruar, dor durante relações sexuais e infertilidade.

Leia mais:  Apesar de raro, câncer de mama evolui mais rápido em homens

As mulheres com a doença têm dificuldade para engravidar, pois o ambiente fica inflamado, um óbstáculo para a fixação do zigoto no endométrio. Além disso, o risco de abortamento é alto.

A dor durante a menstruação ocorre porque neste período o endométrio aumenta de tamanho. Já durante a relação sexual, o pênis empurra o colo do útero, repuxando o ligamento uterossacro, local de foco da endometriose.

Apesar de não existir cura, existe tratamento cirúrgico e clínico, que consiste na interrupção da menstruação com anticoncepcionais apenas com progesterona e medicações anti-inflamatórias.

“Mesmo nos casos que tiramos o útero, às vezes se ficar apenas uma célula em algum outro lugar a endometriose pode voltar. Existe controle, mas a mulher vai ter que ficar sempre em vigilância.”

A doença costuma aparecer entre os 25 e 40 anos, mas pode acometer qualquer mulher em idade fértil. “Já cheguei a operar uma paciente com 14 anos”, lembra o médico.

Após a menopausa, é raro que a doença se desenvolva e mulheres que já possuem costumam ter uma melhora no quadro.

Leia mais:  Entenda por que as vacinas contra covid-19 não são 100% eficazes para evitar mortes pela doença

“Mulheres que pensam em engravidar precisam primeiro tratar a doença, não adianta pensar em gravidez, pois você pode fazer o tratamento de fertilização, conseguir engravidar e acabar sofrendo um aborto.”

Segundo o médico, em alguns casos mais delicados, a fertilização in vitro é recomendada. “Às vezes, a mulher fica seis meses sem a menstruação estar interrompida e a doença já pode se desenvolver.”

Mantelli explica que nem sempre o grau de profundidade da doença está relacionado com sintomas mais intensos, existem casos, inclusive, assintomáticos. “Às vezes nós descobrimos nos exames de rotina.”

O diagnóstico é feito com exame de sangue com dosagem de CA-125, indicador da doença, ressonância magnética da pelve e ultrassom transvaginal com preparo intestinal. Nenhum desses exames é pedido sem presença de sintomas.

“Às vezes, identificamos no transvaginal sem o preparo e aí pedimos mais exames.”

O médico explica que existe um estigma em torno da doença. “Muita gente tem medo, ninguém morre de endometriose, mas requer tratamento e diagnóstico precoce. Quanto antes descobrir, melhor.”

publicidade

Medicina e Saúde

Água de chuchu emagrece? Veja benefícios do diurético natural

Publicado

Apesar de sua reputação por vezes “sem graça”, o chuchu é um aliado valioso para a saúde, oferecendo uma série de benefícios nutricionais; saiba quais

chuchu muitas vezes é considerado um alimento “neutro”, o seu sabor suave pode ser facilmente incorporado em diversas preparações, como sopas e caldos.

No entanto, apesar de sua reputação por vezes “sem graça”, o chuchu é um aliado valioso para a saúde, oferecendo uma série de vantagens nutricionais. O suco de chuchu pode trazer benefícios para o organismo. As informações são do Vitat.

• Econômico: o chuchu é um dos vegetais mais acessíveis do mercado, o que não só é bom para o bolso, mas também para a saúde, já que é rico em nutrientes essenciais. Ele pode ser usado em diversas receitas, desde sopas até saladas.

• Baixo teor calórico: surpreendentemente, uma única unidade de chuchu cru contém apenas 34 calorias, tornando-o uma excelente opção para quem busca manter ou perder peso.

• Hidratante: o alto teor de água no chuchu ajuda na hidratação do corpo e contribui para o bom funcionamento do organismo.

• Regula o intestino e auxilia no controle da diabetes: um chuchu contém pouco carboidrato e cerca de 2,57g de fibras, equivalente a 10% do total que devemos consumir diariamente. Por isso, é bom para o intestino e para o equilíbrio da glicemia (nível de açúcar no sangue).

• Ajuda a regular a pressão arterial: graças ao potássio presente, o chuchu pode contribuir para a manutenção da pressão arterial dentro dos níveis saudáveis.

• Ação diurética: o chuchu é um diurético natural, auxiliando na redução do inchaço e na retenção de líquidos do corpo.

Leia mais:  Butantan e Fiocruz já apresentaram à Anvisa 100% dos documentos das vacinas

• Benefícios cerebrais: fonte de zinco e ácido fólico (vitamina B9), o chuchu pode promover melhorias na saúde mental e emocional.

• Propriedades antioxidantes: os antioxidantes e a vitamina C presentes no chuchu combatem os radicais livres, que estão relacionados ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de doenças como o câncer.

COMO FAZER ÁGUA DE CHUCHU? VEJA RECEITA

• Suco de chuchu com limão

Ingredientes:

1/2 chuchu;
Suco de 1 limão;
Água.

Modo de preparo:

Lave e descasque o chuchu. Em seguida, leve todos os ingredientes ao liquidificador. Por fim, bata e beba.

• Suco de chuchu com laranja

Ingredientes:

1 chuchu;
1 laranja;
Água.

Modo de preparo:

Lave e descasque o chuchu e a laranja. Em seguida, leve todos os ingredientes ao liquidificador. Por fim, bata e beba.

• Suco de chuchu com abacaxi

Ingredientes:

1 chuchu;
1/4 de abacaxi;
Água.

Modo de preparo:

Lave e descasque o chuchu e o abacaxi. Em seguida, leve todos os ingredientes ao liquidificador. Por fim, bata e beba.

• Suco de chuchu com maracujá

Ingredientes:

1 chuchu;
Polpa de 1 maracujá;
Água.

Modo de preparo:

Lave e descasque o chuchu. Em seguida, leve todos os ingredientes ao liquidificador. Por fim, bata e beba.

• Suco de chuchu com gelatina

Ingredientes:

1 chuchu;
1 sachê de gelatina sem sabor (24g);
200 ml de água;
1 colher (sopa) de sementes de linhaça ou aveia.

Modo de preparo:

Coloque a gelatina em uma vasilha de vidro, adicione três colheres (sopa) de água, misture, deixe descansar por cinco minutos e leve ao micro-ondas por 20 segundos. Lave e descasque o chuchu. Em seguida, leve todos os ingredientes ao liquidificador. Por fim, bata e beba.

Leia mais:  Apesar de raro, câncer de mama evolui mais rápido em homens

MÉDICO RECEITA ÁGUA DE AÇAFRÃO PARA DESINCHAR E MELHORAR O INTESTINO

Conhecido nas redes sociais por compartilhar “receitas reais”, o médico Renato Silveira Reis apresentou uma receitinha de água de açafrão para tomar todos os dias, que tem vários benefícios para o intestino.

Desinchar a barriga é uma das vantagens do shot. “A curcumina contida no açafrão reduz a inflamação da parede intestinal, do revestimento intestinal, e com isso você tem menos acumulo de líquido”, disse o médico.

Outro benefício é o uso da curcumina como probiótico, servindo de “alimento para as suas bactérias boas”. “Isso quer dizer que a consistência das suas fezes vai ficar muito melhor. Mais macia e mais fácil de sair”, contou.

Entre as vantagens está o aumento das bactérias boas, que melhora a imunidade. Segundo o médico, boa parte do sistema de defesa está no intestino. “Sua rinite, alergia, seus processos irão melhorar muito”, comentou.

Mas, afinal, como beber corretamente a água de açafrão? Primeiro, esquente 100 ml de água em uma panela até que suba pequenas bolhas e desligue o fogo. Coloque 1 colher de café de açafrão, 1 pitada de pimenta-do-reino e gotinhas de limão.

Abafe a panela e deixe em repouso por 8 minutos. Depois, beba o shot em jejum e aguarde, no mínimo, 30 minutos para comer.

Lembrando: sempre tenha cuidado a usar dicas compartilhadas na internet. As informações contidas na matéria não têm o intuito de substituir a consulta de qualquer profissional da saúde ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure o seu profissional da saúde.

Continue lendo

Medicina e Saúde

Para que serve água de cravo? Veja benefícios e como fazer chá natural

Publicado

Versátil, o cravo é encontrado inteiro, moído, em pó e como óleo essencial. Ele pode ser usado como tempero, ingrediente, bebida e até mesmo como remédio natural

cravo-da-índia é uma especiaria que se desenvolve no botão floral da árvore de cravo (Syzygium aromaticum). Conhecido simplesmente como “cravo”, o nome deriva do latim “clavus”, que significa “prego”.

De acordo com informações do eCycle, o cravo é versátil, sendo encontrado na forma inteira, moído, em pó e no formato de óleo essencial. Ele pode ser usado como tempero, ingrediente, bebida e até mesmo como remédio natural.

Para além do seu sabor doce e aroma característico, o cravo-da-índia é reconhecido pelas suas qualidades medicinais, que incluem efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, antifúngicos, bactericidas, entre outros.

Pesquisas em animais revelaram que os componentes presentes na especiaria podem oferecer diversos benefícios à saúde, como melhoria na saúde hepática e estabilização dos níveis de glicose no sangue.

RAVO-DA-ÍNDIA É FONTE DE NUTRIENTES

O cravo-da-índia é uma fonte de fibras, vitaminas e minerais, de modo que seu uso inteiro ou em pó para temperar alimentos pode proporcionar uma série de nutrientes essenciais.

Segundo o eCycle, a quantidade de dois gramas, equivalente a uma colher de chá de cravo moído, oferece:

• Calorias: 21
• Carboidratos: 1 grama
• Fibra: 1 grama
• Manganês: 30% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
• Vitamina K: 4% da IDR
• Vitamina C: 3% da IDR

Leia mais:  Crianças serão vacinadas por grupos e com autorização dos pais

A presença de fibra pode ajudar na prevenção da constipação e na promoção da regularidade intestinal, enquanto a vitamina C contribui para fortalecer o sistema imunológico e a vitamina K é essencial para a coagulação sanguínea.

O manganês desempenha um papel fundamental na manutenção da função cerebral e na formação de ossos saudáveis. Além dos nutrientes mencionados, o cravo-da-índia também contém pequenas quantidades de cálcio e vitamina E.

CRAVO-DA-ÍNDIA É RICO EM ANTIOXIDANTES

Além de ser uma fonte de vitaminas e minerais essenciais, o cravo é rico em antioxidantes. Essas substâncias são conhecidas por reduzir o estresse oxidativo, diminuindo potencialmente o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

Um estudo realizado em laboratório descobriu que o eugenol, presente no cravo, consegue prevenir danos oxidativos causados pelos radicais livres de forma cinco vezes mais eficaz do que a vitamina E, outro antioxidante poderoso.

Assim como eugenol, o cravo-da-índia também contém vitamina C, que atua como um antioxidante no organismo, auxiliando na neutralização dos radicais livres, que são compostos capazes de se acumular e causar estresse oxidativo prejudicial.

Colocar o cravo em sua dieta, juntamente com outros alimentos ricos em antioxidantes, pode contribuir para a melhoria da saúde de maneira geral.

MÉDICO RECEITA ÁGUA DE AÇAFRÃO PARA DESINCHAR E MELHORAR O INTESTINO

Conhecido nas redes sociais por compartilhar “receitas reais”, o médico Renato Silveira Reis apresentou uma receitinha de água de açafrão para tomar todos os dias, que tem vários benefícios para o intestino.

Leia mais:  Insônia: o pior sono ocorre entre os 33 e 53 anos de idade, mostra estudo

Desinchar a barriga é uma das vantagens do shot. “A curcumina contida no açafrão reduz a inflamação da parede intestinal, do revestimento intestinal, e com isso você tem menos acumulo de líquido”, disse o médico.

Outro benefício é o uso da curcumina como probiótico, servindo de “alimento para as suas bactérias boas”. “Isso quer dizer que a consistência das suas fezes vai ficar muito melhor. Mais macia e mais fácil de sair”, contou.

Entre as vantagens está o aumento das bactérias boas, que melhora a imunidade. Segundo o médico, boa parte do sistema de defesa está no intestino. “Sua rinite, alergia, seus processos irão melhorar muito”, comentou.

Mas, afinal, como beber corretamente a água de açafrão? Primeiro, esquente 100 ml de água em uma panela até que suba pequenas bolhas e desligue o fogo. Coloque 1 colher de café de açafrão, 1 pitada de pimenta-do-reino e gotinhas de limão.

Abafe a panela e deixe em repouso por 8 minutos. Depois, beba o shot em jejum e aguarde, no mínimo, 30 minutos para comer.

Lembrando: sempre tenha cuidado a usar dicas compartilhadas na internet. As informações contidas na matéria não têm o intuito de substituir a consulta de qualquer profissional da saúde ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure o seu profissional da saúde.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana