conecte-se conosco


Política e Governo

Enivaldo dos Anjos toma posse como prefeito de Barra de São Francisco depois de 30 anos

Publicado

Político deixa 5º mandato de deputado para regressar ao Executivo Municipal: “Estou atendendo a um chamado de meus conterrâneos”

Deputado estadual no seu quinto mandato, Enivaldo dos Anjos (PSD) entrega o cargo na Assembleia Legislativa “para atender a um chamado de minha cidade”. Empossado no cargo de prefeito nesta sexta-feira (1º de janeiro), Enivaldo comanda a Prefeitura de Barra de São Francisco pela segunda vez depois de mais de 30 anos. Ao lado de Gustavo Lacerda (Republicanos), seu vice,  Enivaldo  foi eleito no dia 15 de novembro do ano passado com votação recorde: 15.844 votos (69,07%), contra Juvenal Calixto (PP), que obteve 3.983 (17,36%).

A posse foi restrita aos eleitos, devido à pandemia da Covid-19, e foi comandada pelo vereador mais votado nas eleições de novembro último, Borrinha Nery (PSD). O ex-prefeito Alencar Marim fez um discurso rápido para desejar boa sorte aos eleitos e se disse convicto de que o município “está em excelente mãos, aliando a experiência do prefeito Enivaldo dos Anjos e a juventude do vice Gustavo Lacerda e seu jovem secretariado”.

Alencar entregou, simbolicamente, a chave do gabinete ao novo prefeito e aproveitou para lembrar que seu antecessor. “Não vai precisar buscar a chave do gabinete em Conceição da Barra, como aconteceu comigo”, recordou. Eleito pelo PT em 2016 com o apoio do grupo de Enivaldo dos Anjos, o professor Alencar Marim deixou a sigla e se filiou ao Podemos. Ele volta a exercer sua profissão, como efetivo do município de Barra de São Francisco. Em 2012, Alencar já havia sido apontado por Enivaldo como seu vice na disputa municipal.

Ao lado de Enivaldo e Gustavo Lacerda, tomaram posse também os 13 vereadores eleitos em novembro, pela ordem de votação: Borrinha Neri (PSD), Lemão do Vitorino (PSD), Teco Ferreira (PSD), Jadeir Brum (Republicanos), Cabo Joncicle (MDB), Leandro Ais (Cidadania), Elivan do Vargem Alegre (Podemos), Lula Cozer (Republicanos), Sargento Farias (Cidadania), Fernando Carabina (Podemos), Rafael Malaquias (PSD) e Emerson Lima (PSD).

O PREFEITO

Filho de Astrogildo Romão dos Anjos, funcionário público, e de dona Samina, dona de casa, Enivaldo Euzébio dos Anjos nasceu em 8 de maio de 1950, em Barra de São Francisco. Radialista, advogado, serventuário da Justiça. Foi deputado estadual eleito em 1986, 1994, 1998, 2014 e 2018. Está deixando seu quinto mandato na Assembleia Legislativa para assumir o comando do Executivo de sua cidade, três décadas depois.

Sua carreira política começou efetivamente com a eleição de deputado em 1986. Cumpriu dois anos de mandato e, em 1988, elegeu-se, aos 38 anos, prefeito, cumprindo o mandato até meados de 1992, quando passou o cargo para seu então vice, Jaime Nery da Silveira, e foi ocupar a Secretaria de Estado do Interior, onde ficou até o final do Governo de Albuino Azeredo.

Eleito deputado em 1994, reelegeu-se em 1998 e, em 2000, foi escolhido conselheiro do Tribunal de Contas pela Assembleia Legislativa, ficando no cargo até aposentar-se, em 2010, por idade e tempo de contribuição. No mesmo ano, elegeu-se suplente de senador pelo PDT. Trocou de partido quando foi convidado pelo então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para organizar o PSD no Estado.

Em 2014, elegeu-se deputado estadual, foi 1º secretário e 2º secretário da Mesa até 2018, quando reelegeu-se deputado, cargo que agora deixa para ocupar o “chamado de Barra de São Francisco” confirmado por votação recorde nas eleições de 15 de novembro de 2020. Na Assembleia, teve atuação destacada na presidência da CPIs da Máfia do Guincho e da Sonegação, como líder do Governo de Renato Casagrande em 2019. Sua atuação sempre foi marcada pela independência.

Como prefeito, valorizou o servidor, criou o Polo Industrial, Vila Luciene e Vila Vicente, levou água tratada a todos os distritos. Seu sucesso valeu-lhe o convite para ser Secretário de Estado do Interior de 1992-1994.

O VICE-PREFEITO

Nascido em Vitória (ES), Gustavo Lacerda chegou a Barra de São Francisco ainda criança, com a família, o médico Roney Lacerda e dona Josedith Viana. Gustavo Lacerda (Republicanos) ocupa seu primeiro cargo eletivo. Foi criado na cidade, que aprendeu a amar. Valores como seriedade, competência e compromisso com o ser humano são herdados do pai, que até hoje exerce a Medicina no município.

Gustavo graduou-se em Tecnologia da Informação e coordenou mais de 10 escolas de informática do SESI. Coordenou a campanha de Enivaldo em 2014 em Nova Venécia. Em 2015, voltou para Barra de São Francisco. Foi diretor da Ciretran e, depois, diretor do Hospital Dr Alceu Melgaço Filho, com atuação destacada no cuidado com os servidores e atenção aos pacientes.

SECRETARIADO

Enivaldo dos Anjos toma posse com 12 dos 14 nomes de seu secretariado definido, além da Chefe de Gabinete. Somente ficarão para escolha posterior o secretário de Comunicação e também o secretário de Educação, que será escolhido ainda na primeira quinzena. O prefeito promoverá uma eleição direta entre os profissionais efetivos do setor. Os três mais votados formarão uma lista tríplice, da qual sairá o titular da pasta. A pasta será comandada interinamente pela subsecretária Lusiane Matias.

Os secretários municipais que já serão nomeados ainda hoje:

 Elcimar de Souza Alves, na Administração;

– Israelle de Souza e Silva, a “Israelle Cândido”, na Cultura;

– Marianne Cortes Cavalcante Faroni, em Obras;

– Capitão PM Valmer Francisco Simões, para Defesa Social e Guarda Municipal;

– Isaque Antonio da Silva, de Serviços e Limpeza Pública;

– Guilherme Silva Fernandes, no Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos.

– Shirley Teixeira Ribeiro, da Mulher, Habitação e Assistência.

– Clemilda José Satil Sala, da Fazenda, Patrimônio e Controle.

– Lislei Moreira Batista Medeiros, do Meio Ambiente.

– Rodrigo Falcão Nogueira, do Interior e Transportes

– Arilson Fábio Profiro, da Agricultura

– Márcia Profiro, Chefe de Gabinete.

– Lusiane Matias (subsecretária), interina da Educação.

Leia mais:  Falta de licenciamento ambiental impede obras na BR-101, diz ANTT
publicidade

Política e Governo

Casagrande tenta agendar vacina em Vitória contra covid-19, mas não consegue vaga

Publicado

Nesta sexta-feira, a prefeitura da Capital abriu 5.100 vagas para agendamento de idosos de 60 a 64 anos, mas as vagas foram preenchidas em três minutos

O governador Renato Casagrande tentou, mas não conseguiu fazer o agendamento no site da Prefeitura de Vitória para tomar a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. 

Nesta sexta-feira, a prefeitura da Capital abriu agendamento para idosos entre 60 a 64 anos, mas as vagas foram preenchidas rapidamente. Casagrande tem 60 anos e é morador de Vitória.

A assessoria de imprensa do governador confirmou que ele tentou fazer a marcação nesta sexta-feira, sem sucesso, e que Casagrande vai se vacinar seguindo o agendamento no site da Prefeitura de Vitória.

“O Governador irá vacinar seguindo o agendamento no site da Prefeitura de Vitória. Tentou agendar hoje (nesta sexta), porém não conseguiu”, informou por nota. 

Vagas esgotadas em minutos

O agendamento para a faixa etária de 60 a 64 anos, na Capital, começou às 15 horas desta sexta, mas acabou rapidamente. Ao todo, foram disponibilizadas 5.100 vagas. As marcações puderam ser feitas por meio do link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória On-line.

A Prefeitura de Vitória informou que foram contabilizados 17 mil acessos simultâneos ao sistema. Todas as vagas foram esgotadas em três minutos.

“A plataforma não apresentou instabilidade em momento algum. Isto porque a Sub-TI tem realizado alterações no sistema a fim de proporcionar aos usuários melhor navegabilidade, mesmo diante de um volume maior de acessos”, informou a prefeitura.

A aplicação das doses da vacina contra o novo coronavírus na Capital começam neste sábado (10). A vacinação acontecerá em oito unidades de saúde e em três postos volantes.

Neste momento estão sendo imunizados em Vitória, com a primeira dose, idosos com 65 anos ou mais. Também está sendo aplicada a segunda dose em idosos com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da vacina Coronavac entre os dias 19 de janeiro e 16 de março.

Leia mais:  Governo do Estado assina convênios para ampliar escolas em Rio Bananal
Continue lendo

Política e Governo

Governador Casagrande se reúne com Lula. ‘Aceno para 2022 está claro’, diz presidente do PT

Publicado

Segundo a assessoria do governador, a reunião, realizada na última terça-feira (06) foi da executiva do PSB e Casagrande participou apenas do início

Há pouco mais de um mês, o governador Renato Casagrande (PSB) foi anunciado como pré-candidato à Presidência da República para 2022. Especialistas entenderam o movimento como uma estratégia do PSB para ganhar musculatura nas discussões do cenário nacional. 

Afinal, é praticamente unânime a percepção de que o governador está muito mais inclinado à reeleição do que a uma aventura – difícil e arriscada – rumo ao Palácio do Planalto.

A candidatura à presidência é pouco provável. Entretanto, Casagrande não deve ficar de fora das discussões. Ele ocupa o cargo de secretário-geral do PSB Nacional e é uma voz importante dentro do partido. Além disso, ganhou projeção durante o combate à pandemia sendo, por diversas vezes, crítico à condução da crise sanitária pelo governo federal.

Lula e Casagrande

Ao que parece, a jogada do PSB já está surtindo efeito. No início desta semana, PT e PSB abriram caminho para o diálogo, com Lula e Casagrande conversando em reunião virtual organizada pelos dirigentes da executiva nacional das siglas.

Com Lula elegível, o PT ganhou fôlego nas últimas semanas e tem se movimentado no tabuleiro eleitoral sob a direção de seu maior líder. O principal objetivo, segundo integrantes da legenda, é dialogar com os partidos de esquerda e centro-esquerda em busca de apoio, principalmente, para um eventual segundo turno nas eleições.

“Temos que ter posições contrárias ao governo Bolsonaro e, neste sentido, PT e PSB têm muita convergência e, com isso, conseguem apresentar uma agenda comum. Então, o tom da conversa é um pouco isso. Se a gente tem convergência no agora, tudo sinaliza que a gente possa ter uma convergência para 2022. O diálogo foi de extrema importância, e pode render frutos para o futuro e começar a trazer um pouco mais de luz diante do cenário que a gente tem. O aceno para 2022 está claro”, disse a presidente do partido no Estado, Jackeline Rocha.

O governador evitou dar detalhes sobre o assunto. Segundo a sua assessoria, a reunião, realizada na última terça-feira (06), foi da executiva do PSB e Casagrande participou apenas do início do encontro. 

Já o PSB do Estado, informou que “a cúpula do PSB nacional, PT, PDT e outros partidos de esquerda, centro e centro-direita têm estabelecido diálogos no sentido de preparar ações para impedir o projeto de ultradireita de Bolsonaro à reeleição em 2022”.

Para o cientista político Aloísio Krohling, a aliança entre os partidos para as próximas eleições é uma possiblidade clara. Entretanto, apesar de o governador participar das discussões, não deve se colocar como protagonista no cenário nacional. 

“Existe um início de conversa, um movimento de aproximação. Casagrande deve tentar a reeleição, ainda mais que perdeu para Hartung da última vez. Apesar das críticas que se faz a ele na condução da pandemia, tem grande apoio aqui no Estado”, opina.

Leia mais:  Comércios do interior do ES voltam a funcionar a partir de segunda em horário especial
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana